quarta-feira, dezembro 22, 2010

Classic Eggnog

Aqui está mais uma receita tradicional do Natal dos Estados Unidos: o Eggnog. Trata-se de uma bebida à base de ovos (crus, na maioria das vezes) que é bastante apreciada durante as festas de final de ano. Como eu não gosto desta "gemada americana com álcool", decidi pesquisar para atender aos pedidos de vários leitores que gostariam de provar esta bebida. E finalmente consegui encontrar uma receita de Eggnog que me parece confiável no blog Guilty Kitchen. Consultei a querida Elizabeth Nyland e ela permitiu que eu publicasse sua receita e suas variações. Thanks a lot, Elizabeth!


Eggnog Clássico

5 gemas de ovos

3/4 xícara de açúcar

1 xícara de creme de leite

2 xícaras de leite integral

1 1/4 xícara de uísque

1/4 xícara de rum

Uma pitada de sal

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1/2 colher (chá) de noz-moscada e um pouco mais para decorar

1. Bata as gemas com o açúcar com um fouet (batedor de claras) até formar um creme e o açúcar começar a dissolver.

2. Adicione o creme de leite, o leite, o uísque e o rum, e misture até incorporar.

3. Adicione a noz-moscada em pó e o extrato de baunilha, misture e deixe gelar bem.

4. Sirva com gelo e polvilhe um pouco de noz-moscada por cima, se desejar.

Rende cerca de 1,5 litro.

VARIAÇÃO 1: INCLUA AS CLARAS DOS OVOS.

Eu não uso as claras, mas essa é a forma tradicional. Para usar as claras, reserve 1/4 de xícara de açúcar. Bata as claras em neve até formar picos moles, depois continue batendo e adicionando o açúcar até formar picos firmes. Em outra tigela, bata 1/2 xícara de creme de leite. Misture as claras em neve ao creme de leite e sirva por cima do Eggnog, polvilhado com noz-moscada.

VARIAÇÃO 2: COZINHE OS OVOS.

Também é fácil fazer um Eggnog que não apresenta riscos à saúde. Siga a receita acima, mas não adicione as bebidas alcoólicas e misture apenas metade do leite e do creme de leite às gemas com açúcar, depois aqueça a mistura em banho-maria por cinco ou seis minutos, mexendo sem parar. Leve à geladeira até gelar bem. Na hora de servir, misture o restante de leite e creme de leite, o uísque e o rum.

VARIAÇÃO 3: EGGNOG SEM ÁLCOOL

Siga a receita, omitindo o álcool e adicionando mais 3/4 de xícara de leite integral, 2/4 de xícara de creme de leite e 1 ou 2 colheres (sopa) de extrato de rum. Deixe gelar e sirva.

(Foto: GettyImages)

(Foto: Hannah Kaminsky)

DESEJO A VOCÊS
UM FELIZ NATAL
E QUE 2011 SEJA
UM ANO DOCE PARA TODOS!
terça-feira, dezembro 14, 2010

Cutout Sugar Cookies


Atendendo a pedidos, segue uma outra receitinha de biscoitos que podem ser cortados em vários formatos diferentes, tanto para o Natal quanto para outras datas, como Páscoa e Halloween. É uma alternativa perfeita para quem não gosta do sabor do gengibre dos biscoitos Gingerbread Men! Este biscoito não tem um sabor muito marcante, por isso fiquem à vontade para usar essências mais fortes, como de coco, amêndoa, etc. A massa é muito fácil de trabalhar e rende que é uma beleza! Para decorar, eu usei uma pastinha simples de açúcar de confeiteiro e leite, sem corantes. Quem quiser biscoitos coloridos, pode conferir a receita do glacê clicando aqui.

Biscoitos de Açúcar para Decorar
3/4 xícara (150g) de manteiga, amolecida
1 xícara de açúcar
2 ovos
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
2 1/2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até formar um creme. Adicione os ovos e a baunilha, batendo até misturar. Com uma colher, misture a farinha, o fermento e o sal. (Se optar por misturar os ingredientes secos na batedeira, bata rapidamente, apenas até incorporar.) Cubra e leve à geladeira por pelo menos uma hora, ou de um dia para o outro.




Pré-aqueça o forno a 180° C. Abra a massa em superfície enfarinhada na espessura de meio centímetro, adicionando mais farinha se for necessário. Use cortadores de biscoitos no formato que desejar e coloque os biscoitos em assadeiras forradas com papel-manteiga (não untado). Ou faça como eu fiz: forre as assadeiras com papel-manteiga e abra a massa diretamente sobre ele. Em seguida, corte a massa com os cortadores de biscoitos e remova a massa que sobrar ao redor, que será reutilizada. (clique nas fotos para ampliar)
Asse de 5 a 7 minutos ou até as bordas ficarem levemente douradas. Deixe esfriar totalmente sobre uma grade antes de decorar. Receita original aqui.

Glacê para Decorar:
3 xícaras de açúcar de confeiteiro
4 colheres (sopa) de leite
1/2 colher (chá) de extrato de baunilha
Peneire o açúcar de confeiteiro e depois adicione o leite aos poucos, até obter a consistência desejada para decorar os biscoitos. Eu usei um saco de confeitar com o bico de furinho simples. Antes que o glacê seque, polvilhe os biscoitos com confeitos de sua preferência.

Para presentear, coloque os biscoitos em caixas ou latas, separados por folhas de papel-manteiga. Eles também podem ser feitos com antecedência e congelados, mas sem o glacê. Deixe os biscoitos descongelarem completamente em temperatura ambiente antes de decorá-los.
sexta-feira, dezembro 10, 2010

Chegaram as gotas de chocolate branco!


APENAS UMA NOTINHA RÁPIDA
PARA AVISAR
QUE AS GOTAS
DE CHOCOLATE BRANCO CHEGARAM!

ACESSE O SITE DA LOJINHA
E FAÇA JÁ O SEU PEDIDO!



sexta-feira, dezembro 03, 2010

Shiitake, Shimeji e Frigideiras


Como não sou diferente de todos que gostam cozinhar, mesmo tendo uma cozinha muito bem equipada, sempre acho que falta alguma coisa. Por isso não resisto quando vejo novos utensílios bonitos e úteis. Eu "pensava" que não estava precisando de mais nenhum tipo de panela, quando descobri estas frigideiras maravilhosas! Aí me dei conta de que eu estava realmente precisando de uma frigideira funda para preparar meu refogadinho de cogumelos frescos... E ela é realmente perfeita, além de ser leve e ter um design ultra moderno.


A frigideira estilo italiano Chef Gourmet eu ainda não estreei, mas quem não se sentiria um verdadeiro chef com uma belezinha destas na mão? As duas frigideiras são da marca Fortaleza e, além da qualidade, têm um preço super honesto. Para saber onde encontrá-las na sua região, é só acessar o site da Alumínios Fortaleza. E segue a receita do refogado de cogumelos, que pode ser servido de várias maneiras. Eu costumo servir com macarrão (no momento estou apaixonada pelo linguini), carne, no pão italiano e até como cobertura de pizza! E você pode trocar o shiitake e o shimeji por 200g do cogumelo de sua preferência. Todos ficam deliciosos!

Refogado de Shiitake e Shimeji
100g de shimeji
100g de shiitake fatiado
2 colheres (sopa) de manteiga
5 colheres (sopa) de shoyu
4 colheres (sopa) de saquê
Cebolinha picada, a gosto
No fogo baixo, refogue os cogumelos na manteiga por uns 5 minutos. Adicione o shoyu (eu uso o light, com menor teor de sódio) e cozinhe por 2 minutos, mexendo sempre. Acrescente o saquê (eu uso o Azuma Mirin), deixe refogar mais alguns minutos e está pronto! Adicione a cebolinha picada e sirva.
terça-feira, novembro 23, 2010

Deviled Eggs

Esta é mais uma receita da Elise, do Simply Recipes. É um prato bastante comum nos Estados Unidos, e pode ser servido como entrada, acompanhamento ou mesmo como um lanchinho rápido. E para quem está imaginando de onde surgiu o nome "Deviled Eggs", a explicação é simples: o termo "deviled" é usado na culinária desde o século XVIII para descrever pratos que levam bastante tempero e/ou pimenta, numa óbvia alusão ao calor do inferno. Mas podem fazer sem medo porque, apesar do nome, estes ovos são simplesmente divinos! ;o)


Deviled Eggs

1 dúzia de ovos cozidos

2 colheres (chá) de mostarda Dijon

1/3 xícara de maionese

1 colher (sopa) de cebola ralada

1/4 colher (chá) de molho de pimenta (usei Tabasco)

Sal e pimenta a gosto

Páprica para decorar (usei páprica picante)

Descasque os ovos cozidos e, com uma faca afiada, corte-os ao meio no sentido do comprimento. Remova as gemas com cuidado e coloque-as em uma tigela. Arrume as metades de claras em um prato para servir.

Usando um garfo, amasse as gemas e acrescente os demais ingredientes, menos a páprica. Misture até incorporar tudo. Com uma colher ou um saco de confeitar, preencha as claras com a mistura de gemas. Polvilhe com páprica e sirva. Rende 2 dúzias de deviled eggs.

(Receita publicada originalmente em abril de 2007)

quinta-feira, novembro 18, 2010

Novidades na Lojinha!

NÃO DEIXEM DE CONFERIR AS NOVIDADES
DA LOJINHA CINARA'S PLACE!

CHEGARAM LINDAS LATAS PARA PRESENTEAR NESTE NATAL: ELAS FICARÃO AINDA MAIS BONITAS RECHEADAS DE BISCOITOS, BALAS, BOMBONS OU O QUE SUA IMAGINAÇÃO MANDAR!



E PARA FAZER LINDOS PÃES E BOLOS, FÔRMAS ANTIADERENTES EM UM TAMANHO SUPER PRÁTICO! ABAIXO, DICAS DE RECEITAS PARA USAR ESTAS FÔRMAS!



RAMEQUINS DE PORCELANA BRANCA SÃO INDISPENSÁVEIS PARA FAZER VÁRIAS RECEITAS SALGADAS E DOCES. CONFIRA ALGUMAS DELAS ABAIXO!


Torta de Frango Americana
Pudim de Baunilha
French Toasts Assadas

NÃO DEIXEM SUAS COMPRAS DE NATAL
PARA A ÚLTIMA HORA!



sábado, novembro 06, 2010

Cinnamon Swirl Bread

Sabe quando você ouve uma música e fica com ela na cabeça? Isso acontece muito comigo, só que com comida! É só ver uma foto, um filme ou mesmo ouvir falar de algo apetitoso e pronto: fico com aquilo na cabeça até fazer e/ou comer. Pior ainda quando eu provo algo que gosto: fico alucinada para descobrir a receita e reproduzir em casa! Foi o que aconteceu com este pão de canela que eu provei em um café da manhã com as amigas. O pão é fofíssimo, saborosíssimo, uma coisa de louco! Na mesma hora pedi a receita (obrigada, Camila!) e poucos dias depois fiz o pão em casa. A minha receita rendeu 2 pães médios e eu comi (ai que vergonha...) um deles quase inteiro sozinha. Isso prova duas coisas: que este pão é irresistível e também que eu não tenho um pingo de autocontrole...


Pão de Canela

1 xícara de leite

6 colheres (sopa) de manteiga

2 1/2 colheres (chá) de fermento biológico seco

2 ovos

1/3 xícara de açúcar

3 1/2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1/3 xícara de açúcar misturado a 2 colheres (sopa) de canela em pó

Ovo e leite misturados, para pincelar

Manteiga amolecida

1. Derreta a manteiga no leite, sobre fogo baixo, sem deixar ferver. Deixe esfriar até ficar morno. Adicione o fermento, mexa gentilmente e deixe descansar por 10 minutos.

2. Em uma tigela, misture a farinha e o sal.

3. Na batedeira, bata o açúcar e os ovos (com a pá) até misturar. Adicione a mistura de leite, manteiga e fermento e mexa até misturar. Adicione metade da farinha e bata e velocidade média até misturar bem. Adicione a outra metade e bata novamente.

4. Tire a pá da batedeira e coloque o gancho de bater pão. Bata a massa em velocidade média por 10 minutos. Se a massa ficar grudenta demais, adicione 1/4 de xícara de farinha de trigo e bata por mais 5 minutos.

5. Aqueça uma tigela de metal ou vidro e unte-a com óleo de canola. Vire a massa dentro da tigela para que o óleo a envolva. Cubra a tigela com filme plástico e deixe descansar por pelo menos 2 horas.

6. Coloque a massa sobre uma superfície enfarinhada e abra em um retângulo da largura da fôrma onde irá assá-lo e com cerca de 50cm de comprimento. Espalhe 2 colheres (sopa) de manteiga derretida sobre a massa e por cima a mistura de açúcar e canela. Enrole a massa apertando bem e pressione as extremidades para fechar.

7. Unte a fôrma com manteiga. Coloque a massa na fôrma com a junção da massa para baixo. Cubra com filme plástico e deixe crescer por 2 horas.

8. Pré-aqueça o forno a 180° C. Misture um ovo pequeno com leite e pincele a superfície do pão. Asse por 40 minutos com a grade do forno posicionada no meio. Retire o pão da fôrma e espere esfriar. Fatie, sirva e pare de comer se for capaz!

PARA FAZER NA MÁQUINA DE PÃO

(e assar no forno convencional):

1. Coloque o leite, a manteiga, o fermento, os ovos, o açúcar, a farinha e o sal na máquina de pão, na ordem sugerida pelo fabricante. Selecione o ciclo Massa (Dough).

2. Quando o ciclo terminar, retire a massa da máquina e siga o modo de fazer acima, a partir do item 6.

Para ver fotos de como fazer este pão passo-a-passo, acesse a receita original.

sábado, outubro 16, 2010

Coconut Cupcakes

Como eu já mencionei aqui algumas vezes, minha mãe faz bolos maravilhosos, com recheios e coberturas que são ao mesmo tempo bonitos e deliciosos. Mesmo assim, decidi fazer alguns cupcakes para o aniversário dela. Mais uma vez, optei pelos mini-cupcakes, mas vocês podem fazer no tamanho tradicional sem problemas. Estes cupcakes de coco têm um sabor suave e delicado, e o glacê, que também tem sabor de coco, é doce na medida certa. Eu não usei o glacê da receita original porque não queria usar cream cheese. E este glacê também fica com a textura mais adequada para usar com o saco de confeitar!

Cupcakes de Coco

Para os cupcakes:

3/4 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 1/4 xícara de açúcar

3 ovos em temperatura ambiente

1 xícara de leite de coco

1 colher (chá) de extrato de baunilha

2 1/4 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 xícara de coco ralado adoçado

1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o açúcar e o leite de coco e bata até ficar cremoso, limpando as laterais da tigela.

2. Adicione os ovos, um de cada vez, batendo por 30 segundos após cada adição. Adicione o extrato de baunilha e misture rapidamente.

3. Em uma tigela, misture a farinha, o sal e o fermento. Adicione ao creme aos poucos, batendo apenas até incorporar.

4. Com uma colher, misture o coco ralado. Eu usei coco ralado úmido e adoçado, mas vocês podem usar o tipo que quiserem ou tiverem em casa.

5. Unte as forminhas para cupcakes ou forre com forminhas de papel. Encha as forminhas até 2/3 da capacidade e asse de 15 a 18 minutos, fazendo o teste do palito. Não deixe dourar demais, para que os cupcakes não fiquem secos. Deixe-os esfriar por dois minutos e depois transfira-os para o grade, pra esfriarem completamente.

Para o glacê:

2 xícaras de açúcar de confeiteiro, peneirado

5 colheres (sopa) de manteiga, em temperatura ambiente

2 colheres (sopa) de leite de coco

Coco ralado e confeitos para decorar

Na batedeira, bata o açúcar e manteiga até formar um creme leve. Diminua a velocidade e adicione o leite de coco lentamente. Quando todo o leite de coco tiver sido incorporado, bata em velocidade alta por pelo menos 5 minutos, até que o glacê fique leve e fofo. Quando os cupcakes estiverem frios, espalhe o glacê com uma colher ou use um saco de confeitar. Decore com coco ralado e confeitos a seu gosto.

domingo, setembro 26, 2010

Garlic Mashed Potatoes

Mesmo adorando batatas de todos os jeitos, sempre tive muita preguiça de fazer purê de batatas em casa. Eu *amo* purê de batatas e sei que é fácil demais de fazer, mas eu simplesmente não tenho esse hábito. Ou melhor, não tinha. Depois que muitos leitores me escreveram pedindo a receita do purê de batatas com alho do Outback, decidi pesquisar e achei uma receitinha facílima e deliciosa! Só que ela não é igual à do Outback: é mil vezes melhor, na minha humilde opinião. O purê do restaurante é muito seco para o meu gosto e, ao fazer em casa, cada um pode deixar o purê na textura que preferir!


Purê de Batatas com Alho

1,4kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios

1 colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (preta ou branca)

2/3 xícara de leite

3 colheres (sopa) de manteiga

Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Escorra as batatas e volte a panela para o fogo baixo. Adicione o alho em pó, o sal e a pimenta. Amasse as batatas com um amassador, adicionando o leite aos poucos, e depois a manteiga. Quem não tiver problemas com a gordura pode usar creme de leite em vez do leite, em quantidade um pouco menor. Eu testei dos dois jeitos, e preferi com creme de leite: o purê fica com uma cremosidade incrível!

Eu encontrei esta receita no site da McCormick, que fabrica o alho em pó que costumo usar. Além do alho em pó vendido a granel, já existem várias marcas desse ingrediente à venda no Brasil, mas quem não tiver pode usar alho fresco, em pasta ou em flocos. Segue a tabela de substituição que encontrei em vários sites:

1 colher (chá) de alho em pó equivale a

8 dentes de alho amassados, ou

4 colheres (chá) de alho em flocos, ou

4 colheres (chá) de alho em pasta


Atualização em 20/10/2010:

Nos comentários, as queridas Ana e Karinny sugeriram usar alho assado neste purê! Eu adorei a sugestão, então segue aqui uma receita de alho assado que eu publiquei há algum tempo:

Alho Assado

Cabeças de alho

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

Temperos a gosto (opcional)

Tire as cascas soltas das cabeças de alho, sem soltar os dentes. Corte a parte de cima das cabeças de alho, deixando parte dos dentes exposta. Eu usei um garlic baker, mas vocês podem usar qualquer recipiente pequeno que vá ao forno, forrado com papel alumínio. Coloque as cabeças de alho sobre o papel alumínio, derrame cerca de 1 colher (chá) de azeite por cima de cada cabeça e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir, acrescente raminhos de tomilho ou alecrim. Cubra com outra folha de papel alumínio, sem encostar nas cabeças de alho, para que o ar circule dentro do "pacotinho". Asse em forno pré-aquecido a 180° C, durante 1 hora. Sirva em seguida como aperitivo ou utilize em receitas.

sábado, setembro 18, 2010

Cinara no Vamos Cozinhar!

Já está no site Vamos Cozinhar o vídeo que eu gravei ensinando a receita do sanduíche Reuben! O vídeo faz parte da seção Boca a Boca, e eu fiquei muito feliz por ter a oportunidade de contribuir com esta receita. Cliquem aqui para ver o vídeo no Vamos Cozinhar, ou assistam no vídeo abaixo, que está em tamanho um pouco menor. Espero que vocês gostem!


segunda-feira, setembro 13, 2010

Apple Fritters


O que é, o que é: parece um donut, tem furinho no meio como um donut, é saboroso como um donut mas não é um donut? É um Apple Fritter! A massa é parecida com a de um bolinho de chuva, mas temos a sensação de que a culpa é menor, já que ela está envolvendo uma bela fatia de maçã... E todos nós sabemos que frutas fazem bem à saúde, certo? Esqueçam o detalhe da massa e da fritura, e saboreiem estes anéis de maçã empanados no lanche da tarde, no café da manhã ou mesmo como sobremesa, acompanhados de sorvete de creme...

Anéis de Maçã Empanados
1 ovo
2/3 xícara de leite
1 colher (chá) de óleo (eu uso canola)
1 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de canela em pó
1 pitada de sal
3 maçãs (eu usei Gala)
Óleo pra fritar
1/4 xícara de açúcar misturado com 1/2 colher (chá) de canela em pó
Em uma tigela, bata levemente o ovo, o leite e o óleo. À parte, misture a farinha, o açúcar, a canela, o fermento e o sal. Adicione os ingredientes secos aos líquidos e misture até incorporar (a massa ficará espessa). Descasque, tire o miolo e fatie as maçãs em anéis de 1cm de espessura.

Para retirar o miolo das maçãs, eu usei este utensílio:

Em uma panela ou frigideira, aqueça o óleo. Mergulhe os anéis de maçã na massa, deixe escorrer o excesso e frite um ou dois de cada vez, até dourar. Retire e coloque sobre papel-toalha. Polvilhe os anéis ainda quentes com a mistura de açúcar e canela. Sirva mornos. Rende cerca de 18 unidades. (Receita adaptada daqui.)

Caso não queira fazer todos de uma vez, fatie e frite uma ou duas maçãs e depois guarde o restante da massa na geladeira para usar no dia seguinte. Mas fatie as maçãs apenas na hora de fritar!
sexta-feira, setembro 03, 2010

Rocky Road Ice Cream

A primeira vez que eu ouvi falar em "Rocky Road" não foi em forma de sorvete, mas sim de um cereal que foi muito popular nos EUA nos anos 80. Quando fiz intercâmbio, uma das coisas que eu mais gostava era experimentar cereais matinais diferentes. Embora não fosse o meu favorito, eu gostava muito do cereal Rocky Road, composto por flocos de milho, mini-marshmallows cobertos com chocolate e amendoins picados. Extremamente doce e calórico, mas delicioso...

E o sorvete Rocky Road não fica atrás: até hoje é um dos sabores preferidos pelos norte-americanos! "Rocky Road" significa "estrada com muitas pedras": neste caso, os mini-marshmallows, amendoins picados e gotas de chocolate são as "pedrinhas" em uma "estrada" cremosa de chocolate... Uma verdadeira perdição! Receita original aqui.


Sorvete Rocky Road

1 lata de leite condensado

1/2 xícara de cacau em pó

1 1/2 xícaras de creme de leite

1 1/2 xícaras de leite

1 colher (sopa) de extrato de baunilha

1/2 xícara de amendoins picados

1/2 xícara de gotas de chocolate

1 xícara de mini-marshmallows

1. Em uma panela média, sobre fogo brando, cozinhe o leite condensado com o cacau em pó sem parar de mexer, até engrossar um pouco (cerca de 5 minutos).

2. Tire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. Adicione o creme de leite (eu usei de caixinha), o leite e a baunilha e misture até incorporar.

3. Leve à geladeira até gelar, ou de um dia para o outro.

4. Coloque na sorveteira de acordo com a orientação do fabricante. Eu bati durante 20 minutos. Tire da sorveteira e misture o amendoim picado, as gotas de chocolate e os mini-marshmallows com uma colher. Coloque o sorvete em um recipiente tampado e leve ao freezer.

quinta-feira, agosto 26, 2010

O que comemos quando comemos sozinhos

Quando me deparei com este livro no site Goodreads, o título me chamou a atenção e logo o coloquei na lista de livros que pretendo ler. A autora de "What We Eat When We Eat Alone" decidiu pesquisar os que as pessoas comem quando fazem suas refeições sozinhas e, segundo a descrição do livro, as respostas são surpreendentes. Ela analisa os aspectos bons e ruins de uma refeição solitária, o relacionamento que as pessoas têm com a comida e encerra cada capítulo com uma receita para quem costuma comer desacompanhado.


Então comecei a prestar atenção no que eu mesma como quando estou sozinha em casa, quando meu marido e meu filho vão a um jogo de futebol, por exemplo. É claro que sempre preparo algo fácil e rápido, como um queijo-quente, uma mini pizza, um shirred egg...


Acho que só costumo comer duas coisas "incomuns" quando faço uma refeição sozinha em casa: pipoca e sanduíche de pasta de amendoim com geléia! (Não ambos na mesma refeição, é claro!) E agora eu adoraria saber: o que vocês comem quando comem sozinhos?

terça-feira, agosto 17, 2010

Sloppy Joes

Esta semana eu fiz Sloppy Joes em casa e me lembrei do email que recebi do leitor Wilson, pedindo receitas de sanduíches tradicionais americanos. Onde eu morei nos EUA, Sloppy Joes era o sanduíche típico dos piqueniques, feito com um molho enlatado, que eu adorava! Basicamente, misturavam carne moída com o molho, esquentavam e serviam com pão de hambúrguer. Só isso! Como nunca vi o molho pronto para vender aqui (e os que minha mãe americana mandava acabavam super rápido) eu decidi fazer o meu próprio molho de Sloppy Joes. Procurei receitas na internet, e depois de experimentar várias e fazer algumas modificações, cheguei à que considero a mais parecida com o que eu comia por lá.


Sloppy Joes

800g de carne moída (eu uso patinho moído)

1 cebola picada

1 pimentão picado (verde ou vermelho)

1 lata de molho de tomate tipo Pomarola

1 xícara de água

3 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de chili em pó

1 colher (chá) páprica (não use picante!)

1 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de vinagre branco (usei de maçã)

1 colher (chá) de orégano

3 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

8 pães de hamburger

Em uma panela, frite a carne moída junto com a cebola e o pimentão picados, até secar o líquido da própria carne. (Eu costumo untar a panela com um tiquinho de azeite antes de fritar a carne.) Misture o molho de tomate e a água, misturando até incorporar. Acrescente os demais ingredientes, misturando bem. Deixe em fogo baixo por 10 ou 15 minutos, até engrossar o molho. Sirva sobre os pães de hambúrguer. Se quiser, sirva com alface e cheddar fatiado.

O termo "sloppy", que significa "estabanado", "descuidado" e até mesmo "sujo", vem do fato de que é impossível comer este sanduíche ser espalhar carne moída por todos os lados. Por isso, preparem os guardanapos e bom apetite! :o)

(Receita publicada originalmente em 9/01/2007)

sexta-feira, agosto 06, 2010

Moringas

Sei que eu falei que não ia mais sumir, mas tenho trabalhado tanto que não tenho tempo para cozinhar!! Também peço desculpas por não conseguir responder comentários nos posts e emails, mas tenho lido todos e pretendo responder a todos neste final de semana sem falta! E embora não haja novidades na minha cozinha, no meu quarto há: vejam só as lindas moringas que eu comprei da minha amiga Cláudia! A moringa de rosas azuis é a minha, a cor de rosa é da minha mãe. Esta é uma mini-moringa, com capacidade para 300ml, do tamanho perfeito para deixar na mesinha de cabeceira! Quem se interessar pode acessar a loja Casa da Cláudia: além das moringas, ela tem muitas outras coisas lindas!

domingo, julho 25, 2010

Liege Sugar Waffles

Vocês sabem que eu adoro waffles e que já publiquei aqui as receitas de waffles tradicionais, de waffles de chocolate e até uma french toast em forma de waffle. Mas ainda faltava testar uma receita de Waffles de Liege, uma das variedades de waffles belgas (outra é Waffles de Bruxelas) vendidas nas rua de Nova York. Eu não provei Waffles de Liege nestes simpáticos furgões que funcionam nas ruas de Manhattan, mas sim em um parque de diversões perto de onde morei. Por isso, nos EUA, esse tipo de waffle também é considerado "fair food", ou "comida vendida em feiras e parques".

Para muitos americanos, "waffle belga" é apenas uma variação dos waffles tradicionais, mas feitos em um aparelho com sulcos maiores e sempre acompanhados de coberturas como morangos, chantilly e chocolate. Mas, na verdade, os waffles da Bélgica são diferentes. O Waffle de Liege é feito com uma massa que leva fermento biológico, e não fermento químico em pó como os tradicionais. Ou seja, ele é parecido com um pão doce e fica melhor ainda quando é saboreado quente. A receita original leva "açúcar em pérolas" na massa: ao assar, as bolinhas de açúcar formam pontos doces e crocantes por todo o waffle. Eu usei cubos de açúcar cristal que passei pelo processador.


Waffles de Liege

7g de fermento biológico seco

1/3 xícara de água morna

1 1/2 colher (sopa) de açúcar

1/8 colher (chá) de sal

2 xícaras de farinha de trigo

3 ovos

1 xícara de manteiga derretida

1 colher (chá) de extrato de baunilha

3/4 colher (chá) de canela em pó

1 xícara de açúcar em pérolas

Em uma tigela, misture o fermento biológico seco, a água, o açúcar e o sal e deixe descansar por 15 minutos. Na tigela da batedeira, coloque a farinha e faça um buraco no meio. Adicione a mistura de fermento à farinha e bata em velocidade média até incorporar. Adicione os ovos (um de cada vez), a manteiga derretida (aos poucos), a baunilha e a canela. Bata bem após cada adição. A massa ficará espessa e muito grudenta.

Deixe a massa descansar dentro da tigela até dobrar de volume (cerca de 40min). Com uma colher, misture o açúcar em pérolas (ou açúcar cristal) e deixe a massa descansar mais 15 minutos. Enquanto isso, aqueça o aparelho de waffles.

Coloque uma bola de massa de 5cm no centro de cada divisória do aparelho de waffles. Asse de 3 a 5 minutos, até dourar. Cuidado ao remover os waffles, pois o açúcar que carameliza na superfície fica muito quente. Espere esfriar apenas o suficiente para devorar estas delícias!

Observações:

* Caso sobre algum waffle de Liege (o que é muito difícil), é só colocá-los em um saco ou recipiente plástico e levar ao freezer. Para descongelar, coloque em forno pré-aquecido por alguns minutos, ou descongele na torradeira. Eu uso a torradeira e eles ficam perfeitos!

* E nunca é demais relembrar: a pronúncia correta é "uófous"!