Eu preciso admitir: estas fotos não fazem jus a estes scones. Em outras circunstâncias eu nem publicaria esta receita porque as fotos não estão à altura, mas ela é tão fácil e deliciosa que eu não via a hora de compartilhar com vocês. São os scones mais fofos e saborosos que eu já fiz ou já comi! Aqui em casa eles não duraram nem um dia, ao contrário de outros scones, que ficaram bem mais sequinhos. (Para ver outras fotos, acessem a receita original.) Além disso, aproveitei esta receita para estrear o tapete de silicone que ganhei da minha amiga Vic. E o tapetinho é mesmo uma maravilha: os scones ficaram dourados, não grudaram e tanto o tapete quanto a assadeira ficaram limpinhos! Vou usá-lo para fazer cookies também!
Scones de Creme e Gotas de Chocolate
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 xícara de açúcar
2 1/2 colheres (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
100g de manteiga ou margarina gelada e picada
1 xícara (240ml) de creme de leite gelado
3/4 xícara de gotas de chocolate meio-amargo
Para pincelar e polvilhar a massa:
1 ovo levemente batido
2 colheres (sopa) de açúcar
1. Pré-aqueça o forno a 220° C.
2. Misture os ingredientes secos.
3. Usando um garfo ou os dedos, incorpore a manteiga à massa até ficar parecendo uma farofa grossa.
4. Adicione o creme de leite e as gotas de chocolate. Misture rapidamente com uma colher ou espátula. Não misture demais.
5. Em uma superfície enfarinhada, abra a massa no formato que quiser, deixando-a com 2cm de espessura.
6. Pincele a massa com o ovo batido e polvilhe açúcar por cima.
7. Corte em quadrados ou triângulos. (A minha ficou mole, por isso os pedaços ficaram desiguais.) Coloque em assadeira forrada com papel vegetal ou tapete de silicone.
8. Asse de 14 a 16 minutos ou até dourar. O rendimento vai depender do tamanho em que os scones forem cortados!
Observação: Fiquei devendo uma explicação para quem nunca provou scones! O scone parece mais um pãozinho que um cookie. A massa dele é mais fofa e aerada, com uma casquinha por fora. E ele não pode ser cortado em pedaços pequenos, senão pode ficar seco demais. Acho que podemos compará-lo às nossas broinhas!