quarta-feira, janeiro 26, 2011

Pulled Pork

Esta é mais uma receita da categoria "sanduíches americanos típicos": carne de porco desfiada servida em pães de hambúrguer. As receitas tradicionais exigem uma slow cooker (ou crock pot), uma panela elétrica muito usada nos Estados Unidos para fazer inúmeras receitas, como ensopados, sopas e cozidos. Quando decidi fazer este lanche pela primeira vez eu ainda não tinha uma slow cooker, por isso procurei uma receita de Pulled Pork para panela de pressão. E não é que encontrei? A receita original foi adaptada especialmente para panelas de pressão, é super fácil de fazer e rende que é uma beleza!


Lombo de Porco Desfiado

ao Molho Barbecue

1,5kg de lombo de porco sem osso

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picadinha

2 dentes de alho amassados


Ingredientes para o molho:

1 xícara de catchup

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de molho inglês

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

1/2 colher (sopa) de mostarda

1/4 colher (chá) de chili em pó

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/2 xícara de água

Em uma panela de pressão, em fogo médio-alto, frite o lombo em azeite até dourar. Acrescente a cebola e o alho, e refogue até amolecerem. À parte, misture os ingredientes do molho e regue o lombo com ele. Deixe ferver e tampe a panela de pressão. (O molho vai parecer grosso demais, mas é o suficiente para cozinhar a carne.) Depois que abrir pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 45 minutos. Solte a pressão lentamente, abra a panela e desfie o lombo de porco grosseiramente. Se desejar, ajuste os temperos e volte a cozinhar a carne na pressão por mais 10 minutos. Sirva em pães de hambúrguer. Rende de 8 a 10 porções. (E pode ser congelado!)

Para fazer na slow cooker: depois de dourar o lombo em uma panela comum e refogar com cebola e alho, coloque a carne no recipiente da slow cooker e cubra-a com o molho barbecue e 1/4 de xícara de água. Tampe a panela e cozinhe de 6 a 8 horas na temperatura baixa, até a carne desmanchar. Retire o lombo, desfie e ajuste os temperos, se necessário.

Para quem não conhece, esta é uma slow cooker igualzinha à minha:

A panela é composta por uma caçarola de cerâmica que vai dentro de um recipiente de metal, e entre os dois há um sistema de aquecimento elétrico. A temperatura se mantém constante durante várias horas, por isso é possível colocar os ingredientes pela manhã, deixar a panela ligada, sair para trabalhar e ter uma comida prontinha quando voltar, no final da tarde! Se quiser saber mais, clique aqui.

(Receita publicada originalmente em 31/01/2008)

domingo, janeiro 16, 2011

Apple Cake (ou "O Melhor Bolo de Maçã do Mundo")

O que você faz quando vê uma receita com o título: "O Melhor Bolo de Maçã do Mundo"? Eu também fiquei super curiosa quando vi esta receita no blog da Paula, mas o tempo foi passando e eu não fiz. Então vi a mesma receita no blog da Akemi, e não pude mais ignorar o destino: eu tinha que fazer este bolo!! Embora eu já tenha algumas receitas de bolos de maçã, inclusive uma de muffins de maçã que ainda não publiquei, esta aqui é realmente especial. A receita original é da tia Martha, mas eu aproveitei as dicas da Paula e da Akemi, fiz minha pequena alteração adicionando uvas passas e apresento agora a minha versão!


Bolo de Maçã

1 xícara de óleo (eu uso canola)

3 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1 colher (sopa) de canela em pó

1 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

3 ovos

3 maçãs pequenas, picadas em cubos

1/2 xícara de uvas passas

1/2 xícara de nozes picadas (não usei)

1 colher (sopa) de extrato de baunilha


Pré-aqueça o forno a 180° C. Peneire a farinha com a canela, o bicarbonato e o sal; reserve. Na batedeira, em velocidade alta, bata os ovos, o açúcar e o óleo até o creme ficar amarelo claro. Junte os ingredientes secos e bata mais um pouco, só até incorporar. (A massa fica bem espessa.) Com uma colher, misture as maçãs picadas, as passas, as nozes (se usar) e a baunilha. Divida a massa em 2 formas de bolo inglês (tem na lojinha Cinara's Place!), untadas e enfarinhadas. Asse de 50 a 60 minutos, fazendo o teste do palito. Desenforme ainda morno e deixe esfriar completamente antes de servir. E acredite se quiser: este bolo fica ainda mais gostoso no dia seguinte!

sexta-feira, janeiro 07, 2011

As Boas Surpresas de 2010

Nada como começar o ano avaliando as realizações do ano que passou, e para o Cinara's Place, 2010 foi um ano de muitas conquistas e reconhecimentos! Entre eles, a inauguração da Lojinha, a apresentação de uma receita no site Vamos Cozinhar, a realização de parcerias e promoções e a chegada à marca de 1 milhão de acessos. Já no final do ano, fui surpreendida mais duas vezes.

(clique nas imagens para ampliar)

Em novembro, o Cinara's Place foi citado na revista de bordo da empresa aérea Gol. Eu só fiquei sabendo graças ao caro leitor Jorge, que ainda me mandou um exemplar da revista pelo correio. Obrigada mais uma vez, Jorge!

(clique nas imagens para ampliar)

E, em dezembro, minha querida amiga Nereime me mandou um email dizendo que havia saído uma nota sobre o Cinara's Place na revista Gula! Assim meu coração não aguenta...

Não estou querendo me vangloriar, e sim agradecer a todos os leitores-amigos que prestigiam o Cinara's Place com suas visitas, comentários e indicações!! Também quero agradecer às duas revistas pela honra de ter sido citada em suas publicações de grande renome e abrangência. Espero que estas surpresas deliciosas se repitam em 2011!