sexta-feira, novembro 02, 2007

Homemade Vanilla Extract

Eu nunca tinha ouvido falar em extrato de baunilha caseiro, por isso achei o máximo quando vi a receita no blog da Jen, há alguns meses. Com a curiosidade aguçada, pesquisei em mais alguns sites e concluí que além de fáceis, os métodos são bastante parecidos! O que mais me empolgou, além de poder ter um extrato de baunilha autêntico, foi saber que poderia usar favas de baunilha já empregadas em outras receitas. Portanto, se eu continuar usando favas para cozinhar, terei um suprimento eterno de extrato de baunilha!


Extrato de Baunilha Caseiro

250ml de vodca

2 favas de baunilha


Corte as favas ao meio, no sentido do comprimento.

Coloque-as dentro de uma garrafinha limpa e seca (eu usei um vidrinho de azeite de 250ml), e encha a garrafinha com vodca. Tampe bem, sacuda a garrafinha e depois guarde em um local escuro e seco. Sempre que se lembrar, pegue a garrafinha e dê uma boa sacudida. (Eu tenho feito isso quase todo dia.) Dois meses depois o extrato já deverá estar pronto para ser usado! Daqui dois meses eu volto para mostrar o resultado, OK? ;o)

Observações importantes:

1) À medida que for usando o extrato, adicione mais vodca à garrafinha. Faça o mesmo com as favas de baunilha usadas. Quando houver favas demais na garrafinha, descarte as mais antigas.

2) Quando empregar favas usadas (fervidas no leite, por exemplo), não se esqueça de lavá-las em água corrente antes de colocá-las na vodca.

3) É possível usar outras bebidas alcoólicas, como rum, mas segundo minhas pesquisas, a vodca é a que menos interfere no sabor da baunilha. Com o tempo, o cheiro da vodca deve praticamente desaparecer.

Fontes:

The Barmy Baker

The Vanilla.Company

The Traveler's Lunchbox

79 comentários:

Carla disse...

Cinara adorei o seu extracto!! Quando puder irei experimentar, já copiei a receita!
Bjs bom fim de semana!

Vitor Hugo disse...

Uma dica rápida, se possível use um frasco de vidro âmbar para proteger mais da luz.

Ah, e use vodka de boa-excelente-3-vezes-destilada-qualidade, certo? =D Ou então, álcool de cereais.

sylvia disse...

Cinara , fiquei com uma dúvida .A fava é colocada juntamente com as sementes na garrafa ?
Adorei essa idéia !

Isabel (pipoka) disse...

Uma verdadeira maravilha, até já estou a sentir o cheirinho!

Anônimo disse...

Ci, adorei a receita!! Gosto de usar baunilha nas receitas, mas a essência não é nada se comparada ao extrato.
Adorei!
Beijinhos - Priscila.

laila radice disse...

ai baunilha...fala sério é incrivel, o perfume, a belezura das sementinhas o fato de vir de uma orquidea...tudo é mágico!!

Nani disse...

Nossa que maravilha! Mas nem sei onde encontrar este tipo de baunilha aqui, sei que no mercado de Sp vende, mas estou tão longe, hehehe
O dia que estiver sobrando garrafas de extratos você pode perfeitamente me mandar um, rsrsrs
Beijocas!

Paula Amanda disse...

Olá Cinara!!!

Obrigada pelo link!!!!
Essa idéia do extrato das favas de baunilha são muito legais!!!!
Abraços,
Paula Amanda

Cinara disse...

Carla, o melhor de tudo é que é super fácil de fazer, não é? Depois me conte se você fizer, OK? ;o)

Vítor, obrigada pela dica! Nenhuma das receitas que vi indicava o uso de frascos escuros, mas faz todo o sentido do mundo...
Quando à vodca, eu usei Absolut, que era a que eu tinha em casa. Acho que é das boas, não é?

Sylvia, é isso mesmo. Você só precisa cortar a fava no sentido do comprimento e deixá-la aberta, para as sementes ficarem expostas. Parte das sementes se desprenderá das favas sempre que você sacudir o frasco. É lindo ver aquelas deliciosas partículas flutuando... ;o)

Pipoka, mal posso esperar para ver como estará daqui dois meses!!!

Priscila, já separei algumas receitas para testar o meu extrato caseiro... O duro é que ainda faltam 7 semanas!

Laila, você tem toda razão! Agora eu estou doidinha para ver de perto uma planta de baunilha, com orquídea e tudo... ;o)

Nani, adorei a sua idéia, amiga!! Acho que frasquinhos com extrato de baunilha caseiro renderiam ótimos presentes... Assim que eu comprar e usar mais favas, você será a primeira a receber um vidrinho de extrato! (É sério, viu?)

Beijos e um ótimo final de semana para vocês!

Anônimo disse...

Nem precisa dizer que eu adorei a idéia e a receita. Vou ver se no Mercado Municipal daqui de RPreto tem (obrigado Nani, pela lembrança!).A dúvida: se eu não usar as favas por mais de dois meses...desprezo-as? e reponho outras? A partir dos 2 meses é que o extrato é considerado para o uso?... Obrigado mai uma vez
Abraços

Gourmandisebrasil disse...

Tenho um extrato de baunilha que já tem uns 4 anos, sempre repondo um pouquinho.

bjo,
Nina.

Vitor Hugo disse...

Melhor vodka impossível! =D Pior que tem mesmo uma Absolut Vanilla!

Normalmente, esses macerados são armazenados em frasco escuro. Mal não vai fazer, né? heheheh

Sou doido para usar a fava mesmo, mas achar por essas bandas de cá é difícil. Mesmo que tivessem seriam ainda mais caras que o normal, hahahah

Batata Frita® disse...

Boa dica Cinara. Vou experimentar.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

É por essas e outras que amo esse blog!!!
Vc é "A TAL"!!! Pesquisa aqui, busca ali e descobre maravilhas.
Obrigada, querida, por dividir essa excelente dica.
Bjs, bjs, bjs

Sheila disse...

Ciiii
minina chiqueeeeeeee

adorei, ficou lindo e to doida pra que os dias passem logo e vc conte como ficou sua experiencia!!!!

O que fará primeiro com esse extrato, já tem alguma idéia?

bjão

Laurinha disse...

Que delícia!!! Eu já fico rodeando meu açúcar, que está com uma fava dentro, até poder usar... sei bem o que é.
!!
Adorei a possibilidade de fazer o extrato de baunilha em casa, o perfurme deve ser bem outro! Adorei!
Beijinhos,

Cláudia disse...

Cinara, que maravilha. Adorei o extrato, vamos aguardar, depois quero sentir o cheirinho gostoso, tá?

Bjs

Cinara disse...

Nora, por onde você andava, amiga? Eu estava com saudades dos seus comentários! Vamos às suas dúvidas: a maioria das receitas recomenda que esperemos pelo menos 2 meses para usar o extrato, porque ele leva esse tempo parar "apurar", e ficar forte o bastante para ser usado em receitas. Depois desse tempo, você não é obrigada a colocar mais favas. Se não tiver, deixe apenas as que colocou lá no começo. Caso você tenha mais favas para acrescentar, acrescente sem tirar as favas antigas. Você só vai descartar alguma fava (das mais antigas e murchinhas) se o vidro ficar cheio demais, com mais de 10 favas, por exemplo. Se restar alguma dúvida, não deixe de escrever, OK? ;o)

Nina, que maravilha ter um extrato já em uso!! Eu estou super ansiosa para testar o meu... :o)

Vítor, que bom que acertei na vodca! Vou ficar de olho para ver se acho pequenos frascos escuros, para quando eu tiver extrato suficiente para presentear... No ano que vem eu pretendo trazer um maço de favas de baunilha dos EUA. Tem para vender aos montes do eBay! Se você ainda não tiver comprado, eu te mando algumas, OK? ;o)

Batata Frita, depois me diga se aprovou, OK? ;o)

Dani, obrigada, amiga! Como eu mesma não conhecia esta receita, imaginei que o pessoal fosse achar útil como eu achei... ;o)

Sheila, a cor fica super linda mesmo, não fica? Eu separei duas receitinhas simples para testar a "potência" do meu extrato: cupcakes e biscoitinhos de baunilha. Eu não quero fazer algo complicado para não mascarar o sabor do extrato! Aí vou ver se ele atingiu o ponto certo ou não... ;o)

Laurinha, o meu extrato ainda está com cheiro bem forte de vodca, mas já dá para sentir a presença da baunilha... Fico imaginando como estará daqui várias semanas!! Quanto ao açúcar baunilhado, eu não sei bem onde ele pode ser empregado... Depois vou dar uma pesquisada! ;o)

Cláudia, com certeza, amiga! ;o)

Beijos e uma semana maravilhosa para vocês!

Gourmandisebrasil disse...

Oi Cinara, entrei em contato com o produtor das batatas. O site ainda está em construção (http://www.nascente.com/).
A empresa produtora chama-se Grupo Nascente. Encontrei uma reportagem sobre eles: http://abbabatatabrasileira.com.br/revista03_007.htm

bjinho,
Nina.

® disse...

Ci,
Se com cupuaçu eu já fico pra lá de bagdá...imagine com vodka..rs
Amo toda essa dedicação em buscar uma receita, fazer e nos ensinar.
Obrigada! Bjinhos...:]

Cris disse...

Esse extrato deve ser ótimo, né? No sábado, tentei ir ao Mercadão aqui em SP para comprar a fava de baunilha (único lugar que achei que seria fácil de encontrar...)para fazer o seu pudim, mas parece que todo mundo teve a mesma idéia (seu blog está dando muito ibope rs) e não consegui lugar para estacionar, acredita? Vou tentar novamente no próximo fim-de-semana!!!

Bjs,

Cris

Laila disse...

Sensacional, meu último vidrinho só tem suficiente para um doce, estava tão triste de não ter para o Natal, bem a tempo. bjs

Marcia disse...

Oi, Cinara! Que idéia fantástica -adorei! Tenha uma ótima semana. Um beijo,

Agdah disse...

Menina, que útil. só mesmo vc, Cinara.

Cinara disse...

Nina, muito obrigada pela gentileza, querida! Na reportagem tem alguns telefones, e eu já liguei para tentar descobrir se acho essas batatas para vender por aqui, mas não consegui falar em nenhum... Vou continuar tentando! ;o)

Amehlia, cada receita nova que eu decido fazer vira praticamente uma missão, e não sossego enquanto não faço! Eu fico super feliz quando dá certo, e ainda mais quando as pessoas gostam e fazem também... É uma delícia! :o)

Cris, morri de rir com você, amiga! O dia em que o estacionamento do Mercadão lotar por minha causa eu vou estar bem na fita! ;o) Eu não sei bem onde fica, mas você pode tentar o Empório Santa Luzia também!

Laila, o meu extrato caseiro talvez não fique pronto antes do Natal, mas acho que vou testá-lo em alguma sobremesa mesmo assim... Quem não arrisca não petisca! ;o)

Márcia, que bom que você gostou! Eu também achei uma ótima idéia, e não podia guardar só para mim, não é? ;o)

Agdah, acho que esta receita será um marco neste blog: antes e depois do extrato de baunilha caseiro!!! :oD

Um beijo enorme e uma semana incrível para vocês!

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu AMEI esta dica - vou fazer assim que usar as minhas favas, ô idéia boa!

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu não tinha comentado ainda, mas simplesmente AMEI essa coisa de fazer o extrato em casa. Ainda tenho uma fava aqui das que a Valentina mandou, e além disso comprei outra, por incrível que pareça, numa loja Mundo Verde. Eu tomei um susto, olhei pro lado e pro outro e era verdade, rs. Uma fava de baunilha em Fortaleza, hehehe. Beijos!

Cinara disse...

Quer dizer que você achou uma fava perdida aí em Fortaleza, amiga? Fiquei imaginando a sua expressão de surpresa... :oD Agora já tem o suficiente para produzir seu próprio extrato! Estou ansiosíssima para usar o meu!!! Beijinhos, Lu!

Anônimo disse...

Ci,
ficou uma graça o vidrinho! Espero que fique maravilhoso!
Depois conte, ok?
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Camila L disse...

Cinara, acabei de voltar do Galleria e passei na loja de importados de lá. Achei as favas de baunilha e não pude deixar de lembrar dos seus 2 posts sobre essa iguaria! Acabei não comprando pela pressa que estava, mas com certeza voltarei! E não achei tão caro assim: 2 favas por 13.80 num vidrinho lindo! Beijos......

Cinara disse...

Verena, pode deixar que vou contar exatamente como o extrato estará daqui algumas semanas, e também minha primeira receita feita com ele... ;o)

Camila, que notícia MARAVILHOSA você acaba de me dar!!! Eu havia ligado nessa loja há uns dois meses, quando começou a minha busca, mas eles não tinham! Acho que mais gente deve ter procurado também... E o preço está ótimo mesmo, só resta saber de onde é a fava: a melhor para fazer doces é a Bourbon, que vem de Madagascar. E tem as favas do México e do Tahiti, que também podem ser usadas sem problemas! Também vou dar uma passadinha por lá... Super obrigada pela dica, querida!!

Um beijo enorme para vocês...

Marizé disse...

Cinara, que maravilha poder aproveitar as vagens de baunilha usadas.

Obrigada amiga.

Beijocas

Cinara disse...

Marizé, eu estou apaixonada pela idéia de fazer meu próprio extrato de baunilha, amiga! Não vejo a hora de experimentá-lo em uma receita... ;o) Beijinhos!

Valentina disse...

ci, que bom que voce fez o caseiro.show! E o vidro fica lindo com a fava dentro.

Cinara disse...

Obrigada, Val! Estou contando os dias para testá-lo em uma receita... ;o) Beijos!

Mila disse...

Cinara,

leio seu blog sempre e qd vi o extrato de baulinha feito em casa tinha q comenatar... aonde vc compra suas favas??
vc ja viu no ebay a venda? ja comprou por la? são confiaveis!?

Cinara disse...

Oi, Mila! As minhas favas eu ganhei de uma amiga que comprou em São Paulo, no Empório Santa Luzia (www.santaluzia.com.br), e sei que você também vai encontrar as favas no Mercado Municipal. Quanto às favas vendidas pelo eBay, no link que coloquei do blog The Traveler's Lunchbox ele recomenda 2 ou 3 sites confiáveis, inclusive o eBay. Dá uma olhadinha lá! Eu pretendo encomendar um maço pelo eBay no ano que vem, quando eu for para os EUA, já que o preço compensa bastante! Se tiver dúvidas, me escreva, OK? Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, onde posso encontrar as favas aqui em campinas?

Cinara disse...

Dani, quando eu procurei, não encontrei as favas em lugar nenhum por aqui. Mas a Camila disse aqui em cima que viu para vender na loja de importados do Shopping Galleria, o Empório Michellutti. Eu ainda não consegui ir até lá, mas você pode ligar para saber se ainda tem!
Beijos!

Katia Mine disse...

Cinara,
Adorei esse extrato de baunilha.
Já fiz e coloquei no meu blog.
obrigada pela receita
bjos

Cinara disse...

Kátia, o meu já deve estar no ponto, mas ainda não testei... Estou ansiosa para ver como vai ficar o sabor!!
Beijinhos!

Unknown disse...

Cinara e demais, primeiramente parabéns pelo seu blog, a fava de Baunilha pode ser encontrada no www.mercadolivre.com.br é so vcs digitarem fava de baunilha que vai aparecer um vendedor, mas tem um detalhe: não sou eu que vendo e não conheço o vendedor, mais o valar anuciado é de R$ 3,00 por fava + os custos com transporte, não sei vocês mais como é um valor muito irrisório vou arriscar comprar uma, caso chegue compro outras, sim o vendedor esta ate bem qualificado nos seus pontos de venda, abraço e ate.

Cinara disse...

Muito obrigada pela dica e pelo elogio, Nabal! No eBay há várias pessoas que vendem favas de baunilha, mas eu nunca cheguei a procurar no Mercado Livre! Como você disse, o preço está ótimo, e acho que vale a pena arriscar... Vou dar uma olhada lá agora mesmo!
Um abraço!

Dani disse...

Olá Cinara, adoro seu Blog. E gostei muito da dica do extrato de Baunilha. Arrisquei a compra pelo Mercado Livre, e chegou direitinho. São duas mulheres que vendem de Maresias litoral de SP. Meu extrato ta lá no armário curtindo faz 15 dias, não vejo a hora de usar.
Abraços

Cinara disse...

Dani, que dica mais valiosa!!! E o que você achou das favas? São grandes e gordinhas ou mais fininhas? O preço é bom? Depois vou dar uma olhada no Mercado Livre! Depois me conte como ficou seu extrato, viu? Eu não vivo mais sem o meu... ;o)
Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Cinara, eu diria que as Favas são de tamanho médio, paguei R$ 3 por cada uma delas + frete.

Postei hoje uma foto das favas e do Extrato em meu blog, depois você olha e me diz se é uma boa fava. To contando nos dedos o prazo para poder enfim usá-lo (mas não sei ainda em qual receita..rs - aceito sugestões)
http://paladar.wordpress.com/2008/07/01/extrato-de-baunilha/#more-171

Bjs

Cinara disse...

Dani, o preço está excelente! Vou dar uma olhada nas fotos agora mesmo, OK?
Quanto às dicas, se você for como eu, vai usar seu extrato em praticamente tudo: bolos, biscoitos, pudins, arroz doce... Qualquer coisa fica mais gostosa com um tiquinho de baunilha! ;o)
Beijos!

Flávia disse...

Cinara! que legal vc colocar essa essência no seu post! Adorei! Não vejo a hora de fazer também! Amo o sabor da baunilha e sempre me perguntei se os que vendem no comércio são honestos, e agora vou tirar a "prova dos 9", ehehehe! Obrigada pela dica. Beijinhos, Flávia

Cinara disse...

Flávia, você vai perceber que o aroma da bebida alcoólica é mais forte no extrato caseiro, mas ela some totalmente quando você mistura o extrato a uma massa de bolo, por exemplo. O que sobra é apenas o sabor divino da baunilha...
Depois me conte se você fizer, OK?
Beijos e bom final de semana!

Flávia disse...

Cinara, quero fazer urgente, pq amo baunilha, mas acho que só vou saborear daqui a 2 meses, não é isso? e quanto à bebida, mantenho mesmo sua indicação de vodka? e quero achar baunilha, mas não sei onde...moro no Rio, acho que na Casa Pedro, talvez...mas assim que fizer te dou notícias. Já até separei o vidro, de um azeite, como vc sugeriu...p.s.: viu que te mandei um e-mail sobre o cinnamonn rolls? helpppp!!! aquilo é bom demais, Cinara! proibitivo prá quem quer reduzir um manequim a menos..(eu...) bjnhs, Flávia

Cinara disse...

Oi, Flávia! É isso mesmo: o extrato precisa ficar "curtindo" por pelo menos 3 meses antes de ser usado. Aí você passa um pouco para um vidrinho menor, e preenche com mais vodca. E a bebida tem que ser vodca sim, segundo minhas pesquisas. Quanto às favas de baunilha, se você não achar aí no Rio, já escreveram aqui que tem gente que vende pelo Mercado Livre, e que são boas e baratas!
E eu não recebi seu email, não, Flávia... Eu vi que você comentou no post dos cinnamon rolls e eu respondi lá, mas email eu não recebi. Se você mandou um email além de fazer o comentário lá, me mande novamente, please! ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Cinara. Estou comprando favas de baunilha pelo E-bay e o preço está ótimo. Estou pagando aproximadamente R$ 36,00 por 40 favas, já incluso o frete. Supostamente são favas de Bourbon de Madagascar, "premium grade". Quando (se) chegarem eu te aviso! rs

Cinara disse...

Oi, Fábio! Muito obrigada pela dica, o preço está excelente! E eu agradeceria muito se você pudesse me mandar um email (ou comentar aqui novamente) para falar sobre a qualidade das favas. Espero que você receba tudo certinho, e que as favas sejam de primeira qualidade! ;o)

Home Made Chef De Cordeiro disse...

precisa ser bebida alcoolica?

Cinara disse...

Acho que precisa ser bebida alcoólica, sim, porque é ela que vai "curtir" a baunilha. E eu não vi nenhuma receita que usasse algo não alcoólico...
Beijos!

Unknown disse...

Alguém testou com álcool de cereais em vez de vodka?

Kika disse...

Cinara, a minha baunilha já ficou pronta sim, já estou usando e adoro. Também fiz um pouco usando anis, fica ótima também. Realmente tô devendo um post no blog pra mostrar como ela está agora.

Cinara disse...

Alberto, como te escrevi, acho que você poderia consultar o Vitor Hugo para saber se ele utilizou o álcool de cereais!

Kika, fico feliz que você tenha aprovado a receita do extrato! E a dica do anis é preciosa, muito obrigada! O Alberto aqui em cima já estava procurando uma alternativa para a vodca! ;o) Bjs!

cidinha disse...

Cinara, sou nova por aqui, meu nome é Cidinha, e estou amando tudo, quanto ao extrato de baunilha, eu uso na mesma quantidade da essencia de baunilha que se compra no mercado?????

Cinara disse...

Oi, Cidinha! O extrato de baunilha caseiro é para ser usado na quantidade que a receita pede, como se fosse a essência industrializada. (Depois dos dois meses iniciais, é claro!) Obrigada pela visita e pelos elogios!
Beijos e um ótimo feriado para você!

Unknown disse...

Oi Cinara, tudo bem??

O meu cunhado está indo para New York e eu pedi para ele trazer as favas de baunilha para mim. Mas ele me perguntou se é permitido trazer, se tem alguma restrição com a Anvisa e outros órgãos?? Você sabe me informar??

Tentei procurar no site da Anvisa mas não encontrei nada.

Você poderia me ajudar??

Fico no aguardo.

Obrigada.

Cinara disse...

Talita, como eu te respondi por email, não sei dizer se há algum problema em trazer favas de baunilha do exterior para o Brasil, mas eu trouxe meio quilo de favas de São Francisco no ano passado e não tive problema algum! Mas se você quiser ficar mais tranquila, mande um email à Anvisa e aguarde a resposta deles. Mas eu arriscaria trazer direto! ;o)
Beijos!

Mayra disse...

Cinara,
Tenho feito várias receitas do seu Blog, e me apaixonei por isso aqui.
Agora estou na caça às favas de Baunilha, pq aqui em Brasília tá difícil de achar. Vou ver se éço à minha mãe que me mande de São Paulo, ou vou comprar pelo Mercado Livre.
Tbm Amo cozinha, e a cada dia descubro mais delícias. Tô louquinha pra fazer esse extrato e usar nas minhas receitas.
Tbm estou na empreitada de fazer cupcakes, mas estou com dificuldade de encontrar a bendita forma. Ê dureza, rsrsrs.
Parabéns pelo Blog, e continue colocando delícias para testarmos ok?
Bjos!

Cinara disse...

Obrigada pela visita e pelos elogios, Mayra! Adorei saber que você tem feito as minhas receitas... :o) Já ouvi dizer que você pode comprar as favas de baunilha no Mercado Livre, que são bem mais baratas e têm qualidade! Quanto às formas de muffins, você já procurou em lojas que vendem artigos para padaria e confeitaria? Não tem Etna em Brasília? Eu já vi formas lá! Se quiser tentar pela internet, visite o site da Barra Doce (www.barradoce.com.br). Lá tem com certeza!
Beijos!

Mayra disse...

Cinara, aqui em Brasília não tem essa loja, mas na barradoce já vi, vou comprar de lá.
As favas comprei no mercado livre, e amei. Paguei 2 reais em cada, e compensa. Fiz o vanilla pudding pra experimentar e fiquei louca pela danada da baunilha. Só tenho uma dúvida: Coloquei as favas pra fazer o extrato há dois meses como vc diz neste post, mas no outro vc diz que esperou 4 meses, pq?

Cinara disse...

Oi, Mayra! Que bom que você achou favas de baunilha boas e baratas! Em relação aos meses, aconteceu o seguinte: embora a receita original diga que o extrato está pronto após dois meses, eu achei melhor deixar curtindo um mês a mais (quanto mais tempo vc esperar, mais forte fica o extrato). E acabaram virando quatro meses porque eu demorei para fazer o post! Mas o prazo de dois meses está correto, sim.
Beijos!

Kit Cake disse...

Cinara! Que maravilha! Era tudo o que eu queria!

Beijos

Cinara disse...

Obrigada, Kit Cake! ;o)

Karina disse...

Oi Cinara, dia desses juntei o pessoal do trabalho e pedimos favas de uma pessoa de São Paulo. Ele tem um site bacana, foi bem recomendado e manda tudo pelo correio, com precinho camarada (R$ 2 por fava + frete). As favas vêm embaladas a vacuo, o que é bem bacana. Tô louca para preparar o extrato, mas em dúvida se posso usar uma garrafinha de água (vidro) + rolha. Beijão

Cinara disse...

Obrigada pela dica, Karina! Se possível, me mande um email com o nome desse vendedor para eu poder indicar para meus leitores! Quanto à sua dúvida, vc pode usar qualquer tipo de garrafa de vidro, com tampa ou rolha, contanto que fique bem fechada e permita que você a chacoalhe com vigor! ;o)
Beijos!

Cláudia Augusta Bolos disse...

Oi Cinara, estou já faz um tempo com as favas compradas mas não consigo achar uma garrafa virgem adequada para fazer o extrato, você utilizou garrafa de azeite usada mesmo?? será que não pega gosto?? Beijos!!!!

Cinara disse...

Cláudia, eu usei garrafinhas de azeite mesmo, mas antes lavei MUITO bem com água quente e álcool. Deixei de molho alguns dias em água e detergente, depois em água quente e depois com álcool dentro. Assim não sobra nenhum resíduo ou cheiro de azeite, eu garanto! Mas você também pode fazer direto na garrafa de vodca, tomando o cuidado de acrescentar a quantidade certa de favas de baunilha em relação à quantidade de bebida.
Beijos e feliz 2011!

Juci Freitas disse...

Oi Cinara,
Eu poderia já começar o extrato com umas 10 favas?? Olha a exagerada aí ... rss
Mas gostaria de saber.
Bjs

Cinara disse...

Oi, Cuca! Desculpe a demora para responder! Você pode começar com quantas favas quiser, mas acho que seria um desperdício... A menos que você coloque as 10 favas em 1 litro de vodca: assim você terá uma quantidade maior de extrato pronta mais rapidamente.
Beijos!

solange disse...

eu nao consuigo fazer mousse alguem me pode ajudar quem poder o meu msn e solagem@live.com.pt obrigada ajudem-me porfavor.................

Unknown disse...

Arrasou, Cinara! Será que posso tentar com cachaça? No momento estou sem vodka.

Cinara disse...

Isabela, é claro que vc pode tentar, mas eu acho que a cachaça vai deixar um sabor diferente no extrato... A vodca é indicada por seu sabor original ser a mais suave. Caso decida tentar, me avise como ficou, OK?
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Olá Cinara!! Adorei essa dica!!! Só uma dúvida, conforme for usando a essência eu posso acrescentar mais vodca na garrafa e mais favas, assim eu sempre vou ter essência, correto? Mas a minha dúvida é, conforme eu for acrescentando mais vodca e fava eu posso continuar usando ou precisa de mais tempo para curtir a mistura?
Outra dúvida, se eu quiser fazer com 1 litro de vodca e mais favas, para poder render mais, o prazo será de 2 meses também para curtir? Muito obrigada!! bjss Alexandra

Cinara disse...

Olá, Alexandra! Desculpe a demora para responder. Você não precisa adicionar mais favas todas as vezes que completar o vidro com vodca, pois as favas continuam liberando sabor por bastante tempo. Mas vc precisa sim esperar curtir mais um tempinho antes de usar. O que eu faço é ter 2 vidros "em andamento". Eu uso só um, enquanto o outro está curtindo. Quando completo o primeiro, deixo de usar esse e passo a usar o segundo. E assim por diante. ;) E o tempo de espera é o mesmo, independente da quantidade de favas. Só assim vc terá um sabor bem concentrado!! Beijos e bom final de semana!!