sexta-feira, novembro 30, 2007

Honey-Lime Salmon

Eu estava ansiosa por compartilhar com vocês um momento marcante em minha vida: eu cozinhei um peixe pela primeira vez! E o mais incrível é que ficou maravilhoso! Até poucos meses atrás eu não comia peixe, e com exceção de atum enlatado, nunca havia feito prato algum à base de peixes ou frutos do mar. Mas em recente viagem a Pedreira com Sheila e Giovana, provei um salmão e achei delicioso. Semanas depois, provei outro salmão em um restaurante, e também gostei muito. Conclusão: tomei coragem e decidi fazer uma receita com salmão que achei na revista Better Homes & Gardens.

O que me animou foi dar de cara com belíssimos filés de salmão fresco à venda no Pão de Açúcar. Embora eu não entenda nada de peixe algum, eles me pareceram bem frescos, estavam rosadinhos (não alaranjados) e o preço estava bem "salgado"! (Podem me corrigir se eu estiver errada, mas neste caso me parece que o mais caro costuma ter mais qualidade.) Com o peixe comprado e a receita escolhida, não havia como voltar atrás... Fui em frente e não me arrependi: o salmão ficou macio, bem temperadinho, no ponto certo! Estou realizada! ;o)


Salmão ao Mel e Limão

3 colheres (sopa) de mel

Suco de meio limão

1 colher (chá) de cominho em pó

1 colher (chá) de coentro em pó

1 colher (sopa) de água quente

3/4 colher (chá) de casca de limão ralada

Sal e pimenta-do-reino a gosto

4 filés de salmão (cerca de 150g cada)

1. Pré-aqueça uma frigideira com sulcos (ou grill elétrico) em fogo médio. (Eu usei uma "bistequeira", igual a esta aqui.)

2. Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Passe a mistura nos filés. (Eu deixei os filés de salmão marinando nessa mistura durante 1 hora.)

3. Unte a frigideira com um pouco de azeite e grelhe os filés com a pele para cima, durante 4 minutos. Com cuidado, vire os filés e grelhe do outro lado por mais 4 ou 5 minutos, até que eles estejam totalmente "opacos". (Essa dica foi valiosa para o salmão não ficar ressecado!)

4. Se desejar, espalhe folhas de coentro fresco picadas por cima dos filés. Eu não tinha em casa, por isso não usei. Mas acho que não fizeram falta!

34 comentários:

Janna Joaninha disse...

parabéns pela iniciativa... vai ver que se continuar pelo mundo dos frutos do mar não vai se arrepender!

e salmão não tem jeito de ficar ruim. boa escolha!

Lua Limaverde disse...

Ficou lindo!!!! Ci, eu também nunca fiz peixe em casa, só o velho atum enlatado, rs. Eu adoro salmão e alguns peixes, mas ainda não criei coragem pra fazer em casa, esse seu post vai me empolgar, amiga!
Agora sushi e frutos do mar, nem pensar, hehehe.

Laurinha disse...

ARRASOU!!!
Menina, que lindão que ficou, hummm que cara boa!
Anotada!
Beijinhos,

Ah e parabéns pelo obstáculo vencido!!!

Lígia disse...

ficou lindo, cinara!
salmão realmente é um peixe muito fácil de fazer. foi o primeiro que eu fiz, também.
:)

Nani disse...

Até eu fiquei com vontade de comer este teu peixinho, parabéns pela iniciativa de fazê-lo, cozinha é assim mesmo né?! Inovando e renovando a cada dia.
Beijos

Lílian disse...

Surpreendente, Cinara!!! Agora segura o bolsoooooo...

Letrícia disse...

Ci, que legal que a sua primeira experiência com peixe foi boa! A minha não foi totalmente bem sucedida - fiz uma moqueca, mas fiquei tão ansiosa que acabei mexendo demais e desfazendo todo o peixe :-P
Mas espero tentar de novo! O problema é que aqui é tão longe do mar que o peixe chega num desânimo só.
Beijos! Bom final de semana!

Cláudia disse...

Tô louca para comer um salmonzinho, este molhinho já esta anotado. Esta maravilhoso. Parabéns pela inovação.

Bjs

laila radice disse...

olha até eu q nao curto muito o salmão fiquei tentada...esta super apetitoso!
fiquei curiosa...oq há em pedreira? é q meu avo esta pretsando consultoria lá e minha avó comentou d eumas lojas de louças...é verdade Ci?
bjos

Cinara disse...

Janna, esta vida de blogueira está fazendo eu me aventurar muito mais, sabia? Tanto na hora de provar quanto na hora de cozinhar... Estou adorando! ;o)

Lu, eu dou o maio apoio, amiga!!! Eu estava morrendo de medo de me frustrar, ainda bem que deu certo! E peixe cru eu também não encaro, não... :oP

Laurinha, obrigada! Com este sucesso, agora estou animada para testar outras receitas com peixinhos! :o)

Lígia, e eu escolhi sem saber se seria fácil, pois não tinha nenhum parâmetro de comparação! Se a receita não fosse bem explicadinha, acho que eu teria deixado o salmão esturricado, com medo de ficar cru no meio... :oD

Nani, eu realmente estou adorando experimentar coisas novas... Acho que agora terei corage de ousar mais!

Lílian, tem o detalhe do bolso mesmo... Meu marido gostou tanto que na próxima vez terei de fazer o dobro de filés! :oP

Letrícia, eu ainda estou muito longe de fazer uma moqueca! Estou com inveja da sua coragem! E você tem razão: os peixes fresquinhos parecem pedir para ser cozinhados! ;o)

Cláudia, que bom que você gostou! E viu como é simples de fazer? Como meu nervosismo já passou, agora eu acho que foi fácil... :oD

Laila, você nunca foi a Pedreira? É a capital da porcelana do interior de São Paulo!! E hoje em dia, além da porcelana, tem lojas de artigos de vidro, plantas artificiais, decoupáge, panelas de cobre, barro e ferro e mais milhares de opções!! Nós passamos o dia todo lá, e as meninas fizeram a festa... Quando quiser vir a Pedreira (fica a meia hora de Campinas), me avise que te faço companhia! ;o)

Beijos e um ótimo final de semana para vocês, queridas!

Isabel (pipoka) disse...

Cinara,

Achei engraçado vc dizer que agora, como blogueira, se aventura mais, pois acontece o mesmo comigo. Ficamos experimentando ingredientes novos e outros modos de cozinhar.

Quanto a esta receita: amei, pois salmão é um dos meus peixes favoritos. Quando o tempero é certo e o peixe é bem fresco, o resultado final só pode ser BOM.

bjs

risonha disse...

eu também me aventuro muito mais na cozinha agora do que antes, até o meu marido me diz "lá andas tu a inventar outra vez"....lol
o peixe ficou lindo e a receita é excelente.

Paula Amanda disse...

Cinara,

Parabéns duas vezes, por insistir na coragem de provar algo de que não gosta e pela sua receita!!!!
Agora descobriu um novo mundo cheio de opções, ainda mais salmão que é super versátil!!!!
Abraços,
Paula Amanda

Marcia disse...

Ci, fiquei com água na boca. Seu salmão ficou lindo! Bjs, e bom final de semana!

Marizé disse...

Eu adoro salmão, fiquei a salivar com esse tempero de mel.
Parabéns amiga para quêm se iniciou no peixe você fez uma refeição gourmet!

Beijocas

Giovana Martini disse...

Linda foto!
Que ótima receita!
Anotado.


Beijos!

kini disse...

Cinara,muitos parabéns,pois o prato ficou lindooooo!!!!!!
Adorei a receita.Adoro salmão.
Bom fm-de-semana
Bjs
Kini

Cinara disse...

Pipoka, para mim, essa é mais uma vantagem de ser blogueira: as amigas cozinham tantas receitas maravilhosas e as compartilham em seus blogs que nós ficamos literalmente tentadas a provar coisas novas! ;o)

Risonha, e não é uma delícia conhecer novos sabores? Meu marido às vezes sente ciúme do tempo que dedico ao blog, mas bem que ele gosta de ser "cobaia" das minhas "invenções"... :oD

Paula, obrigada, amiga! E você tem razão: já estou de olho em novas receitas com salmão... ;o)

Marcia, muito obrigada, querida!

Marizé, para a primeira vez, acho que fui até ousada demais, você não acha? Acho que tive sorte de escolher uma receita que era impossível dar errado! ;o)

Giovana, obrigada, amiga!

Kini, obrigada pelo incentivo! Agora também virei fã de salmão... ;o)

Um beijo enorme e um domingo excelente para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Oi Cinara
faz tempo que não nos falamos...estive super cupada trabalhando e viajando, mas já retornei pra vida comum e pro blog.
Este seu salmão está divino...de comer de joelhos..rsrsrs
bjo
Vera

Valentina disse...

Sou louca por peixes então este teu salmão me encantou. que bacana que tua primeira tentada foi um sucesso.

Anônimo disse...

Nooosa que beleza! Parabéns!
Abraços
Nora

Cinara disse...

Vera, eu também estou em falta com as colegas blogueiras, amiga... Até tenho conseguido postar, mas está difícil visitar todo mundo! Fico feliz que você tenha gostado do meu salmãozinho! ;o)

Valentina, eu fiquei em êxtase, amiga! Ficou até melhor do que eu esperava... Agora estou animada a "arriscar" ainda mais! ;o)

Nora, obrigada, querida!

Um beijo e uma semana maravilhosa para vocês, meninas!

Sheila disse...

Cinara do céu, como assim??? Que salmão é esse amiga minha???
To babando, na boa! Vc sabe como gosto de salmão neh? hahahaha
o seu tá divino, com aspecto maravilhoso, perfeito!!!!
Pra quem não gostava nem tinha feito um, saiu infinitamente melhor que a encomenda =D

ai que vontade de dar uma garfada nessa foto!!!! hahahha

bjão e boa semana amiga!

Camila L disse...

Cinara, acho q vc tá enganando todo mundo... não é seu primeiro peixe coisa nenhuma! Ficou divino!!! Deve estar saborosíssimo! Um beijo

cozinha da drica disse...

Cinara , eu amo salmão mas este seu está demais!!!! Comece a fazer sim receitas com peixes , pois vou fazer todas!!!! Bj

Cinara disse...

Sheila, eu me lembrei de você enquanto comia este salmão, amiga... Tenho certeza de que você iria adorar! Só pode ter sido sorte de principiante, o que mais? ;o)

Camila, meu marido disse algo parecido: ele achou que ficou tão bom que as pessoas poderiam achar que eu comprei o peixe pronto e fotografei aqui em casa! :oD O bom é que agora me animei para provar outras receitinhas... :oP

Drica, e eu que perdi todo este tempo da minha vida sem comer salmão?? Acho que é culpa de alguns peixes "mal-feitos" que experimentei... Mas agora vou correr atrás do prejuízo, pode deixar! ;o)

Beijinhos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Patricia Scarpin disse...

Sou super fã de peixes e acho que este salmãozinho aqui tem tudo para aparecer lá em casa e se tornar um favorito, amiga! Que delícia!

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado, Paty! E o melhor é que ele é rápido e fácil de fazer... ;o) Beijinhos, amiga!

Marcia disse...

Se este é o primeiro, fico imaginando os próximos....

Cinara disse...

Eu só espero conseguir repetir a "proeza", Marcia! ;o) Beijos!

Angela Oeiras disse...

Olá, fiz a sua receita de salmão e ficou delicioso... obrigada por compartir estas maravilhas...

Pode ver aqui:

http://lacasitaverde.blogspot.com/2008/05/salmn-la-miel-y-limn-salmo-em-mel-e.html

Cinara disse...

Que bom que você gostou do salmão, Alegna! Este ainda é meu preferido, mas vou testar uma outra receita, que leva açúcar mascavo... Gostei do salmão "caramelizado"! ;o)
Beijinhos!

Luiza FM disse...

Nossa! Provavelmente é igual ao salmão do Silver Spoon, o restaurante dos Estados Unidos!
Parabéns pelo blog! É uma maravilha ter todas essas receitas testadas, com comentários pessoais e etc. Muito frustrante ir pra cozinha com uma receita que vc não sabe se realmente dá certo! Graças a Deus alguém que me mostrou como fazer pancakes e o aussie bread mesmo!!!
Testarei-os todos!!!

Cinara disse...

Luiza, eu não conheço esse restaurante americano, mas quer dizer que copiei uma receita deles sem saber? Bacana! ;o) Obrigada pela visita e pelos elogios... O meu objetivo é exatamente esse: que as pessoas consigam reproduzir a receita em casa, com a maior chance possível de dar certo! Não deixe de me contar se testar alguma receita minha, OK?
Beijos!