segunda-feira, novembro 26, 2007

Manteiga Derretida

Este é mais um "supérfluo indispensável" que chamou minha atenção e decidi compartilhar com vocês: o "butter melter", um recipiente próprio para derreter manteiga e margarina no microondas. Ele é de plástico e tem capacidade para 200ml, e também pode ser usado para derreter chocolate. A tampa tem uma "lâmina" acoplada para cortar a manteiga e misturar o líquido quente.

Eu não sei quanto a vocês, mas inúmeras receitas minhas pedem manteiga amolecida ou derretida, e eu geralmente uso uma jarrinha refratária que não tem tampa. Se eu não cubro com plástico, a manteiga espirra dentro do microondas e faz uma sujeira enorme... Acho que *preciso* de um "butter melter"! E vocês, como derretem ou amolecem a manteiga para usar nas receitas?

36 comentários:

laila disse...

ah depende...se é pra amolcer tipo pomada, deixo ao lado do fogao e depois dou umas apertadas com a espatula, se é derreter é microondas emsmo...numa jarrinho desses medidores de vidro alto q tenho...sem tmpinha memso...na correria!ehehe bjos

Marizé disse...

Cinara, se eu desse de caras com esse "brinquedo" eu comprava!
Em relação á técnica usada por mim é mais ou menos como a Laila, mas ás vezes fica derretida demais do tipo manteiga clarificada, e demasiado quente.

Laurinha disse...

Pois é, qto à manteiga - para amolecer/derreter, uso uma jarrinha refratária, no microondas, devagarinho, mexendo com o garfo... até chegar no ponto.
Agora, qto ao brinquedinho, adoro, me policio tanto para não atulhar mais ainda meu armário - minha gaveta não comportamais...
Beijinhos,

Baú da Conceição disse...

Passando para conhecer melhor o seu blog. Quanta coisa boa. Tenho que passar mais vezes.
Beijinhos

Yara disse...

Eu uso um potinho mesmo, tipo ramequim, no microondas. Derreto devagarinho, mexendo de vez em quando com o garfo, até que as pelotinhas se dissolvam. Funciona assim com chocolate também. Mas se eu achasse um achado desse, comprava logo uma dúzia, hohoho!

Dani Toré disse...

No microondas derreto em uma jarra de vidro com plástico filme por cima, assim como vc.
Adoraria comprar um supérfulo desses*rs*. Frescura na minha cozinha é sempre bem-vinda*rs*.
Bjs

pipoka disse...

Mais uma boa ideia que vc tem para partilhar connosco! Era bom que cá em Portugal se conseguisse arranjar este objecto, pois seria bem útil para mim.

bjs

Cláudia disse...

É um supérfluo adorável.

bjs

risonha disse...

nunca vi nada disso por cá mas se encontrasse comprava imediatamente. eu derreto a manteiga no microondas, dentro de uma taça, mas de vez em quando fico com o microondas todo sujo.

Silvia Arruda disse...

Eu tb achei um supérfluo muito útil hehehehe
Eu derreto margarina no micro, direto em um refratário!

Nani disse...

Eu adoro esses acessorios para cozinha!
Beijos!

Juliana disse...

Ai, Cinara! Eu também não resisto a essas pequenas maravilhas. Ainda bem que onde eu moro não tem essas coisas que a gente adora, senão tava perdida...hehehehe
Adorei o butter amoleceitor.
Beijinhos

lunalestrie disse...

Eu achei legal, principalmente pra chocolate, que é o que me dá mais trabalho.

Letrícia disse...

Adorei essa mudernidade. Como eu tenho mais preguiça de limpar o microondas do que o fogão, costumo derreter a manteiga em uma panelinha, no fogo, mesmo.

Giovana Martini disse...

Também adorei este item supérfluo!
Onde tem para comprar? (risos)



Beijos!

Nora disse...

Oi amiga querida,

coloco no pirex e no chaos defrost do micro que não espirra fora...experimente pra ver. Noticias: Consegui localizar as favas de baunilha em Ribeirão Preto em breve terei extrato caseiro ....vê que chic!!!Obrigada
Abraços

Joana disse...

Querida Cinara, eu faço como a Laila e a Marizé, também sem tampa no caso do microondas :(.
Acho esse brinquedo bem interessante!
Bjokas

Mucha disse...

Eu derreto num tachinho no fogão, mas acho que vou ter de encontrar esse utilitário tão jeitosinho....

Julia Valsecchi disse...

Chique esse brinquedo !Eu derreto em um pequeno refratário básiquinho mesmo...
Ci queria saber se vc já fez ou tem receita de caramelo, igual dos rechios de chocolates... Preciso de uma receitinha fácil ....???
Beijinhos

Carla Ventura disse...

Pra chocolate deve ser excelente!
Eu sempre derreto esquentando aos poucos e mexendo pra desfazer as bolinhas.

Verena disse...

Ci, que chiquérrimo isso!!! Eu quero também!!!
Beijos, saudades!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cinara disse...

Laila, eu também vivo com pressa, então até para amolecer um pouquinho eu uso o microondas!

Marizé, esse é o problema! Às vezes queremos só amolecer a manteiga e ela acaba fervendo!

Laurinho, eu também preciso me policiar, mas muitas vezes acabo cedendo à tentação. Em breve vou mostrar um "supérfluo totalmente supérfluo" que comprei recentemente... :oP

Conceição, obrigada pela visita, querida! Espero que volte sempre!

Yara, eu faço como você, mas morro de preguiça de colocar o plástico, ou de ficar esperando para derreter devagar... :o/

Dani, não me dou bem com aquele plástico, amiga... Por isso tento usar tudinho com tampas!

Pipoka, eu nunca vi este utensílio aqui no Brasil, mas quando eu for aos EUA ele não me escapa! ;o)

Cláudia, obrigada, amiga! E como você derrete a sua manteiga?

Risonha, então você é como eu! Este utensílio seria muito útil para nós...

Silvia, sei que nem sempre é possível, mas eu gosto de ter um utensílio específico para cada coisa. Recentemente comprei uma caçarolinha de plástico para fazer ovos poché no micro! Lindinha, baratinha e com tampinha! ;o)

Nani, então você é das minhas!

Juliana, e eu adorei o termo "butter amoleceitor"! HAHAHAH!

Lu, o chocolate não me incomoda porque não espirra! Meu problema é limpar a sujeira depois...

Letrícia, você tem razão. Mas no fogão, a chance de queimar a manteiga é maior, não é? Ainda mais no meu caso, que faço um milhão de coisas ao mesmo tempo... O microondas pelo menos apita! :oP

Giovana, que eu saiba, só pelo site. Se a gente comprar "no atacado", será que tem desconto?? :oD

Nora, eu já estava com saudades de você, querida! Gostei da dica, nunca usei a função "descongelar" para derreter a manteiga! Vou tentar. E que ótimo você ter achado as favas! O meu extrato está lá, cada dia mais cheiroso... ;o)

Joana, e você viu que ele tem a graduação na lateral? Dá até para medir a quantidade certinha de manteiga derretida!

Mucha, como eu disse para a Letrícia, no fogão eu tenho medo de queimar a manteiga, já que faço várias coisas ao mesmo tempo... O microondas é mais "seguro" para mim! :oP

Julia, nunca fiz caramelo, amiga! Aliás, nem imagino como se faça... O que os americanos fazem muito é derreter balas de caramelo industrializadas (acho que colocam um pouco de água) e rechear bombons com o caramelo molinho, que depois endurece, mas não chega a ficar duro como a bala. Se você quiser eu procuro o método certinho de fazer isso e te passo, OK?

Carla, e a tampa já tem aquele "mexedor" acoplado, você viu? Perfeito! ;o)

Verena, por onde você anda, sumida?? Também estou com saudades! Mas não posso nem te dar bronca, porque também não tenho visitado ninguém... Você gostou do butter melter? Eu sei que você também adora estes kitchen gadgets... ;o)

Um beijo enorme para todas vocês, meninas!

Cris disse...

Eu quero esse brinquedinho de Natal! Vivo fazendo "lambança" no microondas quando esqueço do filme plástico...

Bjs,

Cris

Julia Valsecchi disse...

i, obrigada rs mais se der trabalho não esquenta não viu... Mais eu preciso de mais uma força, tenho algumas receitas de biscoitos natalinos mais não são aquela delicia de se babar sabe??
Queria saber se vc tem alguma deliciosa que possa cortar com cortadores,,,, Obrigada beijinhos

Alessander Guerra disse...

Cinara mais uma dica sua preciosa. Pra chocolate também deve ser bem prático.

até
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

bia disse...

Cinara, eu uso panelinha e fogao mesmo, nao tenho micro ondas, e as vezes eu tenho vontade de ter so para derreter chocolate e manteiga, mas a vontade passa logo quando penso onde vou colocar a dita cuja ! Mas achei bem interessante este achado ! bjs

Cinara disse...

Cris, até que enfim criaram um utensílio para quem costuma fazem "lambança" como nós! Agora só falta começarem a vender aqui no Brasil... :oS

Julia, até hoje eu só fiz os homezinhos de gengibre, que apesar de bonitos não costumam agradar ao paladar das crianças. Você pode fazer Sugar Cookies! Existem várias receitas na internet, mas eu nunca fiz. E você pode conferir a receita que a Laila. Estão lindos e parecem muito apetitosos! ;o)

Alessander, eu gostei muito, e devo comprar quando for aos EUA. Mas nesse ritmo, em breve vou precisar de uma cozinha duas vezes maior, só para guardar meus gadgets! :oD

Bia, como você vive sem microondas, amiga? Além de derreter manteiga e chocolate, aqui em casa usamos para esquentar leite, ferver água, descongelar e aquecer alimentos, fazer Brigadeirão, fazer arroz, fritar bacon, assar batatas... Eu não vivo sem o meu! Mas que ele ocupa um belo espaço, isso ocupa... ;o)

Um beijão para vocês!

Goreti disse...

Se visse uma dessas tomava posse rapidinho. É sempre legal modernizar nossas kitchens, e também facilitar o dia a dia, se bem que não sei se facilitaria, pois qualquer refratário serve "Para uma dona de casa normal",diga-se de passagem, não para nós para nos blogueiros apaixonados pela cozinha e afins, esse Butter Melter é o MustQuanto a maneira que dereto lá vai: Microondas Potência mínima, tempo + ou - 1 minuto, dependendo o quanto ela esta gelada. Ela amolece, e não fica demasiadamente quente, diria que morna pra fria.Perfeita para o seu Outback Style Bread.

Cinara disse...

Goreti, eu não resisto a uma novidade, principalmente quando ela significa menos sujeira na cozinha! E foi por isso que este utensílio me chamou a atenção: chega de limpar "espirros" de manteiga dentro do microondas! ;o) Beijos!

Valentina disse...

Sempre faço a minha no fogão mesmo. nao uso microondas. já dei dois.

Cinara disse...

Jura que você não usa microondas, Val? Eu gosto de usar porque acho que sujamos menos louça! Por exemplo: eu já esquento o leite para o meu filho direto na caneca dele! Se fosse no fogão, ia sujar uma leiteira também... ;o) Beijos, querida!

Crianças na Cozinha disse...

Ah, eu sou maisuma mini panelinha de inóx, até porque faz tempo que aposentei e me livrei do microondas aqui na minha cozinha!!

Cinara disse...

Jura que você consegue viver sem o seu microondas?? Eu nem imagino minha vida sem o meu... Mas deve ser uma questão de costume, certo? Eu não me acostumei à máquina de lavar louças, e tem gente que não vive sem ela! Mas o microondas continua firme por aqui... ;o) Beijos!

De Cordeiro disse...

amei isso... vou comprar

Cláudia disse...

Ci, eu derreto a manteiga numa xícara no microondas e coloco o tempo exato antes dela espirrar.
bjs

Cinara disse...

De Cordeiro, eu acabei ganhando este "gadget" do meu irmão, e está sendo super útil! ;o)

Clau, eu também fazia assim, mas este, como tem a tampinha, não espirra nada, caso a gente erre no cálculo... :o)

Beijinhos, meninas!