Eu sempre ADOREI pipoca de todos os tipos: salgada, doce, caramelada, com manteiga por cima, com pimenta, com mostarda, feita no micro-ondas, na panela ou na pipoqueira elétrica, comprada do pipoqueiro na frente da escola, no cinema e principalmente feita
Minha "receita secreta" é levar a panela ao fogo alto, com um pouco de óleo e um tiquinho de manteiga, colocar o milho até cobrir o fundo da panela (com um grão ao lado do outro, não amontoados), adicionar o sal e esperar. Depois que as pipocas começam a estourar, é só mexer sem parar (no meu caso, girar a manivela) até não ouvir mais nenhum estouro. O milho também precisa ser de ótima qualidade, para render pipocas graúdas e saborosas.
É claro que eu também tenho uma pipoqueira elétrica há muitos anos. A pipoca estoura no ar quente, o que a torna muito mais saudável, mas o sabor fica meio sem graça. Aí a gente tem que derreter manteiga para jogar por cima, e a proposta da pipoca saudável vai pro beleléu...
Outra coisa que não é nada saudável é este quarteto de temperos em pó para pipoca que comprei nos EUA. Os sabores são Sour Cream & Onion, Zesty Nacho, Cheddar Blend e Bacon & Cheddar. Eles são totalmente artificiais, mas de vez em quando eu uso um pouquinho, só para dar um "tchan" mesmo.
Mas uma receita de pipoca simples e super gostosa que eu ainda não conhecia era a de Kettle Corn. Este tipo de pipoca leva sal e açúcar, e é incrível como ela é doce e salgada na medida certa. Como diz o nome, antigamente ela era feita em tachos de ferro, mas hoje existem máquinas modernas e enormes para fazer Kettle Corn, muito comum em parques e feiras nos Estados Unidos. Entre os presentes de Natal que recebemos da minha família americana, havia três pacotinhos de pipoca para micro-ondas no sabor "Kettle Corn", e seu sabor delicioso e diferente nos surpreendeu. Lá fui eu atrás da receita, e garanto que a Kettle Corn caseira ficou ainda melhor!! (Receita original aqui.)
Kettle Corn
1 1/2 colher (sopa) de óleo (eu uso canola)
1/4 xícara de milho para pipoca
1 1/2 colher (sopa) de açúcar
Sal a gosto
Em uma panela grande, coloque o óleo e 3 grãos de milho. Acenda o fogo e tampe a panela. Preste atenção: quando o terceiro grão de milho estourar, o óleo está pronto. Adicione o restante do milho e o açúcar. Gire a panela para misturar bem. Tampe a panela e sacuda gentilmente (ou gire a manivela, se tiver uma panela própria), deixando a tampa entreaberta para o vapor sair. Quando estourar tudo, coloque as pipocas em uma tigela grande e coloque sal a gosto (cerca de 1 colher (chá) para esta quantidade de milho).