domingo, novembro 19, 2006

Blueberry Pancakes

Em casa nós não temos o hábito de comer muito no café da manhã, mas no feriado eu acordei disposta a fazer algo diferente. Eu adoro *tudo* que faz parte de um american breakfast, mas decidi fazer um prato que não fazia há muito tempo: panquecas com blueberries. Eu costumo comê-las com margarina ou geléia. Já meu marido prefere mel e requeijão -- juntos, sobre a mesma panqueca! Gostos à parte, panquecas de blueberry são deliciosas por si só...


Panquecas com Blueberries

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

2 colheres (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1 ovo batido

1 xícara de leite

2 colheres (sopa) de óleo

1 xícara de blueberries (aproximadamente)

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Em outra tigela, misture o ovo, o leite e o óleo. Acrescente à mistura de farinha de uma só vez, e misture apenas até incorporar. (Eu misturei tudo usando um fouet.)

Derrame cerca de 1/4 de xícara de massa em uma frigideira quente e levemente untada, sobre fogo baixo. Em seguida, espalhe cerca de uma colher (sopa) de blueberries frescas ou congeladas sobre a massa (a quantidade de blueberries pode variar de acordo com o gosto de cada um, é claro...). Vire a panqueca quando a superfície estiver borbulhando e as bordas levemente secas. Rende de 8 a 10 panquecas.

Obs.: Como vocês podem ver pela foto, minhas panquecas ficaram um pouco escuras. Foi porque eu as fiz em uma chapa de ferro fundido, untada com cooking spray. Mas ficam muito mais saborosas dos que as feitas em frigideira antiaderente!

41 comentários:

Anônimo disse...

Cinara, adoro essas panquequinhas americanas... Amo comê-las com mel!

Já vi algumas receitas de blueberry pancakes mas nunca tentei fazer - as suas estão com uma cara ótima, deu vontade de provar!!

Eli disse...

Eu adoro panquequinhas com uma manteiguinha e mel, aiiiiii... Mas nunca fiz dessa forma. Só uma pergunta essa massa pode ser guardada em geladeira pronta? Por quanto tempo?

Cinara disse...

Estas panquecas são bem simples, Patrícia. A receita é de um dos livros que eu mais uso, o New Cook Book, da Better Homes and Gardens. Eu ainda não fiz a versão que usa buttermilk no lugar do leite, mas imagino que as panquecas fiquem ainda mais saborosas...

Eliana, eu nunca guardei massa pronta de panqueca na geladeira, mas já vi receitas que podiam ser feitas de véspera, apenas para fritar pela manhã. Como eu li em algum lugar que o fermento pode perder a eficácia se a massa ficar na geladeira, além da massa ficar mais grossa, eu nunca tentei fazer isso. Mas graças à sua pergunta, eu achei este site com um verdadeiro debate sobre o assunto: http://www.baking911.com/asksarahbb/index.php?showtopic=797
Aqui as opiniões se contradizem, mas todos concordam que preparar as panquecas com a massa fresca é o ideal. Bjs!

Anônimo disse...

Yummy... e que saudades de tomar um breakfast genuíno!!! Bjs!

Akemi disse...

Adoro panquecas com maple syroup. Adorei a receita e vou testar no primeiro domingo que tivermos um tempinho mais sossegado! Depois te conto!

Cinara disse...

Eu também, Cris... Para ter ainda mais saudade, entre no site do IHOP e dê uma olhada no menu! (www.ihop.com) É o cúmulo do masoquismo! ;o)

Akemi, o bom desta receita é que não precisa bater claras em neve e nem usar batedeira. Não faz sujeira alguma!

Anônimo disse...

Cinara, as panquecas ficaram lindas! Achei legal voce fazer na chapa de ferro. Eu nunca tentei. Uso sempre um griddle eletrico. beijos! :-)

Cinara disse...

Fer, depois dê uma olhada no meu post "Novas Manias". Acho que foi o segundo que escrevi. Virei fã das chapas e panelas de ferro! Logo vou colocar a receita dos English Muffins aqui, e só consegui deixá-los perfeitos com a chapa de ferro, que mantém o calor por igual. Enquanto todo mundo aposta nas modernas chapas elétricas, eu volto para a panela da vovó... Cada louco com sua mania, né? Bjos!

Valentina disse...

Cinara, como voce amo blueberries. E que panquecas maravilhosas querida. De dar fome!!

Cinara disse...

Obrigada, Valentina! Imagine como eu sofria quando não havia blueberries para comprar aqui no Brasil! Agora são fáceis de achar, graças a Deus. Bjo!

Anônimo disse...

Cinara.. que legal ter encontrado algumas muitos receitas americanas, e faceis de fazer.La eu cozinhava dairy and gluten free mais algumas jewish recipes, nada espetacular, mas aprendi muito. Bem estou no RS Brasil agora e sei q vc gosta de coffe creamer que tem pelo sul se vc quiser posso te lever alguns. Let me know.
beijos
Rose

Cinara disse...

Olá, Rose! Fico feliz que você tenha gostado das minhas receitas! Hoje você continua fazendo apenas alimentos gluten and dairy free? Se tiver alguma receita aqui que você goste, e não consiga adaptar, me avise que eu tento achar uma substituição, OK? E super obrigada por se oferecer para me mandar o creamer, é muita gentileza sua! Mas felizmente eles já estão sendo vendidos aqui, na rede de hipermercados Big. Já fiz até um pequeno estoque, caso decidam parar de vender! ;o) De qualquer forma, muito obrigada, Rose! Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Queridíssima Cinara,

A visita diária em seu blogger passará a ser algo sagrado! Pela primeira vez acertei no waffles! Meu esposo amou...
Preciso de dicas de comidas que agrade a moçada, já que minha enteada americana virá morar conosco... Desde já agradeço. beijos...Sandra Ventura

Anônimo disse...

à própósito... meu esposo viajará parao os Est. Unidos na próxima terça, passará 15 dias. Ele pediu que fizesse uma listinha... Quais ingredientes seriam essenciais em minha cozinha? Agradeço...
Tenho muitos temperos...e algumas coisas que compro no Sam's club.

Cinara disse...

Oi, Sandra! Que bom que as receitas estão dando certo! Geralmente, a moçada gosta de muito de comida tex-mex, e eu tenho algumas receitas aqui, é só procurar nos Marcadores. Mas o ideal seria você perguntar do que sua enteada gosta, para não errar! ;o) Quanto à listinha de ingredientes, hoje em dia encontramos quase tudo por aqui, embora seja mais caro. As coisas que não temos aqui não podem ser trazidas de lá por serem perecíveis, como sour cream, buttermilk, half & half, cream cheese em tablete, queijo cheddar, queijo monterey jack, etc, e mesmo esses ingredientes a gente consegue substituir por aqui. O que dá para trazer são enlatados e misturas secas para muffins, cookies e bolos, mas isso podemos fazer aqui de forma mais saudável... Se o seu marido gostar de pasta de amendoim, isso vale a pena trazer. Inclusive lá tem gotas de pasta de amendoim que ficam divinas em cookies! E se ele gostar de maple syrup, para servir sobre panquecas, precisa trazer de lá também, porque aqui é difícil de achar. Desculpe se não consigo lembrar de mais nada, mas é que tenho conseguido "me virar" com o que temos aqui, e acabo não sentindo mais tanta falta dos produtos americanos... Beijos!

Anônimo disse...

BOM DIA, QUERIDA!

é bom receber suas respostas..me deixa muito feliz! A pasta de amendoim é sagrada em nossa lista, aquela com pedaços de amendoim, oq é aquilo? hummmmmmm......
Perguntas o q faço com um preparados envelopados de taco, o red curry sauce e o curry summer sauce. grata e beijinhos...

Cinara disse...

Sandra, eu *amo* peanut butter de qualquer jeito, cremosa ou chuncky... Nham! E já te respondi sobre os produtos por email, OK? Beijos!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Cinara, td bem?!Fiz panquecas americanas estes dias e mencionei as suas como receitas saborosas de panquecas...este é um prato tipicamente americano que é uma delícia, não é? Vc sabe alguma informação sobre a origem das American Pancakes? beijos

Cinara disse...

Oi, Mel! Eu adoro perguntas como a sua, pois mesmo quando não sei, vou pesquisar e fico sabendo! Achei um site legal sobre a história de vários alimentos, se quiser ver, clique aqui. Basicamente, as panquecas americanas (como são atualmente) surgiram na Europa, na Idade Média, e chegaram aos EUA com os colonizadores. Elas inclusive têm vários outros nomes dentro dos EUA, como "hotcakes" e "flapjacks".
Beijinhos e uma ótima semana para você!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Oi Cinara! Obrigada pela resposta eu entrei no site e gostei muito, tem bastante dados interessantes...sobre vários alimentos e pratos...obrigada pela dica!! Bjs

Anônimo disse...

Aonde posso achar blueberry em SP!?!?!?!? hehehe não consigo achar essa coisinha em lugar nenhum XD

Outra coisa, pode-se colocar algum outro tipo de fruta? Eu estive pensando no em colocar morango cortadinho...será q fica bom???

Esses dias fiz o cookies de mm's... ficaram PERFEITOS!!!!!!!

Cinara disse...

Marina, você vai achar blueberries congeladas no Pão de Açúcar. Pelo menos aqui em Campinas sempre tem! Caso você não ache, pergunte ao fabricante onde você pode encontrá-las na sua região: www.demarchi.com.br
Mas com morangos também deve ficar uma delícia! ;o)
E adorei saber que você aprovou os cookies de M&Ms!! :o)
Beijos!

Silvana disse...

Oi Cinana,

Sou novata neste tipo de culinária, gostaria de pedir que você postasse a receita simples de panquecas, a comum mesmo. Ou basta tirar as blueberries desta receita?
Sou do sul e aqui adoramos comer panquecas com melaço da colônia.
Abraço e felicidades, tu és muito prendada!

Cinara disse...

Olá, Silvana! Muito obrigada pela visita e pelos elogios! Quanto às panquecas, é exatamente o que você concluiu: as panquecas comuns que eu faço é com esta receita mesmo, só que sem as blueberries! Eu faço esta receita há anos, é infalível. Espero que vc goste! ;o)
Beijos!

Nathália disse...

Oi, Cinara!! Adoro seu blog! Queria saber se dá certo se eu fizer a pancake sem as blueberries, ou seja, sem fruta nenhuma, só a panqueca normal usando essa receita? Obrigada desde já!

Nathália disse...

Ah, só agora que eu vi que a Silvana perguntou a mesma coisa no post anterior e vc já respondeu... assim sendo, vou pra cozinha preparar as panquecas!!

Cinara disse...

Oi, Nathália! Obrigada pela visita e pelos elogios! Acabei de ver que você fez a pergunta e depois viu a resposta acima... Depois me conte o que achou das panquecas, OK? ;o)
Beijos!

Nathália disse...

Oi Cinara! Aproveitei o feriado pra fazer as pacakes pro café da manhã. Fiz sem as blueberries, ficaram muito gostosas!! Só achei que a receita não rende muito e eu não consegui fazer com que elas ficassem bem redondas e grossas como as americanas...

Cinara disse...

Oi, Nathália! As panquecas americanas são menores que as nossas, parecidas com os crepes franceses. Como diz a receita, ela rende de 8 a 10 panquecas, mas com 15cm de diâmetro no máximo. Para ficarem mais redondas, derrame a massa na frigideira com uma concha de pegar feijão, e passe a parte de baixo da concha sobre a massa, espalhando e formando um círculo. Se elas não ficaram grossas é porque a massa espalhou demais, talvez por estar mais líquida do que deveria. A massa deve ficar espessa e espalhar pouco na frigideira: você é quem vai espalhar com a base da concha. Mas fique tranquila, pois a prática leva à perfeição... ;o)
Beijos!

Nathália disse...

Ah, acho que foi isso... minha massa ficou mais líquida do que deveria então!! Obrigada pelas dicas, vou tentar fazer usando a concha na próxima vez!

Nathália disse...

Oi, Cinara! Fiz novamente as panquecas e dessa vez acrescentei bananas e coloquei maple syrup por cima!! Ficou uma delícia, você já fez assim? Beijos!

Cinara disse...

Nathália, ainda não fiz as panquecas com banana, mas tenho certeza de que devem ficar divinas... Vou experimentar! ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Olá Cinara, gostaria de saber se posso fazer essa receita sem as blueberies, sem que fiquem mto adocicadas, para comer com mel, manteiga ou afins... eu adoro blueberry, mas meu marido não.
Alias, amo seu blog! Bjs e obrigada!

Anônimo disse...

a propósito, sou a Adriana.

Cinara disse...

Oi, Adriana! Fico feliz em saber que você gosta do Cinara's Place! Como eu disse aqui em cima, as panquecas comuns que eu faço é com esta receita mesmo, só que sem as blueberries! Eu faço esta receita há anos, é infalível. Pode fazer que não tem erro! E depois me conte, OK?
Beijos e boa semana!

Casa Conforto disse...

Cinara, td bem. Gostaria de saber onde encontro cremor tartaro. Moro em Jundiai, to louca pra fazer a receita de biscuit.

Abcos,

Simone

Cinara disse...

Oi, Simone! Aqui em Campinas tem cremor tártaro (da marca Arcolor) para vender em lojas de artigos para confeitaria, mas você acha também no Pão de Açúcar e em hipermercados, da marca Masterfoods. Entre no site da Arcolor e da Masterfoods que eles devem informar onde vc encontra os produtos.
Beijos!

Paty disse...

Cinara, adoro suas receitas, e inclusive já me tornei expert em cookies graças ao seu site.. hehe.
Faz um tempo que estou com vontade de fazer panquecas tradicionais, mas fico em duvida com tantas receitas diferentes que acho por aí... vc já viu aquela que vai 1 xic. leite, 1 xic. farinha e 1 ovo? (vi o jamie oliver fazendo)
e como posso fazer chocolate chip pancakes?

Cinara disse...

Oi, Paty! Fico feliz em saber que você curte o Cinara's Place! Eu não vi essa receita do Jamie, mas a minha receita básica de panquecas é esta aqui, só que sem as bluberries. Repare que ela também leva 1 xícara de leite, 1 de farinha e 1 ovo! Faço esta receita há anos e é infalível. Para fazer panquecas com gotas de chocolate é só adicionar as gotinhas à massa antes de preparar as panquecas. Para esta quantidade de massa, eu diria que 1/2 xicara de gotas é suficiente.
Beijos e bom carnaval!

Gabriela disse...

oi Cinara, estou adorando seu blog, fiquei com uma dúvida o que é esse cooking spray? Consigo encontrar aqui no Brasil?

Elen disse...

Oie Cinara!!
Eu fiz as panquequinhas!! Ficaram divinas!!
Olha só!!
http://www.comimuito.com/2014/09/panqueca-pro-cafe-da-manha.html
Bjooo e obrigada!!