sexta-feira, novembro 24, 2006

Mexican-style Black Bean Soup

Como vocês podem ver, o feijão preto está em alta aqui em casa... Achei esta receitinha super fácil e rápida neste site e mal pude esperar para provar! E o resultado ficou ainda melhor do que eu esperava!! Como lá dizia que era "à moda Mexicana", eu já acrescentei isso ao nome da receita, porque nós também adoramos comida mexicana e Tex-Mex. Na próxima vez vou seguir o conselho do site, e servir esta sopa com guacamole e tortilla chips. Como eu não tinha nenhum dos dois, foi com saltines mesmo!



Sopa de Feijão Preto à Moda Mexicana

1/2 colher (sopa) de azeite

1/2 cebola bem picadinha

1 ou 2 dentes de alho, amassados

2 xícaras de feijão preto cozido e escorrido

1/2 colher (sopa) de suco de limão

1/4 colher (chá) de cominho

1/4 colher (chá) de orégano

1 colher (sopa) de salsinha picada

Sal e pimenta do reino a gosto

2 xícaras de água


1. Aqueça o óleo em uma panela média. Doure a cebola e o alho.

2. Acrescente os demais ingredientes, junto com a água, e espere abrir fervura.

3. Amasse parte dos feijões com um amassador de batatas (eu usei o mixer), o suficiente para engrossar a base líquida da sopa. Com a panela semi-tampada, deixe ferver em fogo baixo por 10 minutos.

4. Sirva quente, com cebolinhas fatiadas, iogurte ou sour cream por cima.

Serve até quatro pessoas.

Observações:

1) Ao acrescentar a água, pode parecer que 2 xícaras seja um exagero, mas esta sopa engrossa bastante, ainda mais depois de fria. As sobras podem ser diluídas com um pouco mais de água.

2) Eu adicionei uma pitada de pimenta chili em pó por minha conta, antes de ferver, e ficou ótimo. E como não podia deixar de ser, depois de pronta, ainda pusemos algumas gotas de Tabasco na sopa... A nosotros nos gusta la pimienta! :o)

Esta receita está participando do Rei da Quinzena do Colher de Tacho!

15 comentários:

Ana disse...

Oi Cinara!!!
Happy Thanksgiving p/ vc tbem! Obrigada por passar la no blog!
Engracado ne, eu nao ligo muito p/ o feijao preto p/ comer com arroz, porem a-d-o-r-o esse tipo de black bean soup!! Eh mesmo uma delicia!
Eu tbem gosto de comer com uns crackers, e por aqui eles tbem gostam de servir com um dollop of sour cream on top!
Ana

Anônimo disse...

Cinara, a sua sopa parece deliciosa! Além de parecer muito prática de fazer, também!

Não como feijão, mas de feijão preto gosto - doida, né? risos

Cinara disse...

Oi, Ana! Aí nos EUA eu comi aquela "15 bean soup", e adorei! É a primeira vez que faço sopa de feijão preto, e gostei muito. Na receita diz para servir com sour cream, e deve ficar bom demais, mas estou tentando cortar calorias onde posso. Não que as crackers sejam light, mas...
Beijos!

Patricia, você não é doida, não. Eu também não como feijão comum, desses que se come com arroz. Mas adoro vários pratos diferentes com feijão (preto ou marrom), como esta sopa, caldinho de feijão, baked beans, etc. Aliás, em breve vou postar a minha receita de baked beans, que fica uma coisa do outro mundo! Bjo!

Fer Guimaraes Rosa disse...

hmmm, muito bom! tomei uma sopa de feijao preto na quarta-feira na casa de uma amiga, mas no tinha esse toque mexicano. gostei muito! beijos,

Cinara disse...

Obrigada, Fer! O toque mexicano ficou bom mesmo. Mas eu sou suspeita, porque ponho cominho e chili em quase tudo... ;o) Bjo!

Anônimo disse...

Ci, gostei da receita, aqui também gostamos muito de tex-mex, mas gostei mais ainda de sua tigela, conte-me mais sobre ela, parece bem antiga né? Beijos!

Valentina disse...

Querida Cinara, no ha umas 6 semanas tenho estado numa maratona terrivel.saindo do trabalho as 7.30pm. E nisso tenho tempo , as vezes, para postar minhas receitas, mas nao para visitar outros ,..e muitas vezes para responder a mensagens deixadas. Enfim, estou muito satisfeita por ter finalmente vindo aqui hoje.Que lindo este post! a foto! amo xicaras assim querida. e a receita, e claro. vou colocar o link lá no trembom.espero que voce nao se importe.espero ter mais tempo da qui pra frente. ando exausta.bjs

Cinara disse...

Que bom que você gostou da minha taça de consomê, Cris! (É "consomê" mesmo, tem no Aurélio.) Eu comprei ontem mesmo, em um antiquário aqui perto de casa. É da marca "Royal Epiag" da antiga Checoslováquia, e pela marca no fundo eu vi na internet que ela data de 1945 e 1958. E ainda paguei baratinho! Estou muito orgulhosa do meu "achado"... :o)

Oi, Valentina! Fico super feliz que você tenha arrumado um tempinho para me fazer uma visita... Eu estava esperando desde que fiz sua pêra com gorgonzola, e com uma certa ansiedade, admito! Você sabe como blogueiras novatas precisam de aprovação... :o) Agora, sabendo que você anda tão ocupada, fico ainda mais lisonjeada. Claro que pode pôr meu link no seu blog, eu vou adorar!
Eu também adorei a xícara assim que a vi, e como descrevi para a Cris, aqui em cima, fiquei fascinada por descobrir de que período ela é. Só me falta eu arrumar mais um hobby pra minha cabeça...
Um grande beijo!

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu gosto muito de feijão, principalmente o preto, mas acabo não fazendo muito por preguiça de usar panela de pressão. O problema é que sopa de feijão eu gosto mais ainda, mas cadê o feijão cozido? Às vezes eu peço pro meu marido comprar um pouco em self-service só pra fazer a bendita da sopa.
Tudo isso pra dizer que a sua parece mesmo deliciosa!!! :)

Cinara disse...

Obrigada, Luna! Mas sabe que eu ADOREI a sua idéia de pegar o feijão no self-service? Sério! É uma ótima solução para aqueles dias de correria!
Aqui em casa a minha empregada cozinha um saquinho de 1kg inteiro, e eu congelo nas porções que costumo usar.
Também fica super prático! Bjs!

Anônimo disse...

Cinara,
Por demais formosa a sua cozinha, comadre.
Como amante fervorosa da culinária amercana, você conhece a escritora MFK Fisher? Se não, cuida de comprar correndo o "Alfabeto para gourmets". Eu prometo que voc~e vai pirar.
Um beijo

Anônimo disse...

Ah! Eu resenhei o livro lá no Rainhas... se tiver interesse procure no arquivo Arte para comer ou Procure no Rainhas.

Cinara disse...

Obrigada pela visita, pelos elogios e pela dica do livro, Katita! Já li sua resenha no Rainhas, e realmente parece apaixonante! Aliás, já gostei da Fisher pela foto, com o gatinho no colo... Não tenho encontrado muita gente que gosta de gatos E de cozinha, você acredita? Vou comprar mesmo!
E cadê a resenha do "Como Cozinhar um Lobo?" Adorei essa seção do blog de vocês, vou ler tudinho com calma...
Beijão!

Akemi disse...

Sabe que aqui sempre colocamos tabasco nas sopas? Esta de feijão preto deve ficar divina! Vou experimentar qualquer noite fria destas!

Cinara disse...

O Tabasco combina muito com esta sopa, Akemi! Mas aqui em casa a gente coloca Tabasco em *tudo* mesmo... :o)