quinta-feira, novembro 30, 2006

Dutch Babies

Calma, gente. Não pensem que eu assei bebês holandeses para comer no café da manhã... "Dutch Babies" são panquecas assadas no forno que crescem bastante e depois abaixam. Esta receita eu peguei no Bakingsheet. E como explica a Nic, ao contrário das panquecas comuns, esta massa possui mais ovos em relação à quantidade de farinha, o que as faz crescer quase como um suflê. Mas ao contrário de um suflê, elas precisam "murchar" ao sair do forno, e com certeza murcharão.

Dutch babies precisam ser servidas assim que saem do forno, para que a textura fique perfeita, e ficam ótimas com geléia, mel, frutas ou maple syrup. A panqueca terá as bordas levemente crocantes e o interior macio, quase parecendo um pudim firme. É o que eu tentei mostrar na foto lá embaixo, com a panqueca cortada.

Eu fiz na minha adorada caçarolinha de ferro, de 22cm, mas ela pode ser feita em outros recipientes que possam ir ao forno, contanto que sejam rasos.

Diz a receita que cada panqueca serve duas pessoas, então, eu decidi fazer uma só e dividir com meu marido. Acho que foi suficiente, mas se tivesse uma para cada um, não iria sobrar nem uma migalha! :o)


Dutch Babies

2 ovos grandes

1/2 xícara de farinha de trigo

1/2 xícara de leite (eu usei desnatado)

1 colher (sopa) de açúcar

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1/4 colher (chá) de sal

1/2 colher (sopa) de margarina sem sal, derretida

Pré-aqueça o forno a 220 graus centígrados. Coloque uma caçarola ou frigideira de ferro fundido (ou outra que possa ir ao forno) para aquecer dentro do forno. Misture bem todos os ingredientes, batendo à mão mesmo. (Eu usei um fouet.) Retire a frigideira do forno e unte com margarina ou cooking spray, derrame a massa na frigideira quente e leve-a de volta ao forno. Asse por 15 ou 20 minutos, até o Dutch Baby estar dourado e "inflado". Ele começará a "murchar" assim que for retirado do forno. Passe-o para um prato e sirva imediatamente. Nós comemos com mel e geléia... Nham!

20 comentários:

Anônimo disse...

I like your blog, even though I don't understand much. Maybe you'll visit one of mine?

http://jokespanglish.blogspot.com

and

http://pcstations.blogspot.com

Thanks and happy blogging!

Patricia disse...

Cinara, que delícia!

Já tinha lido a respeito destas panquecas, mas confesso não ter ficado muito curiosa. Vendo as suas, mudei de opinião!

Panqueca quentinha com mel não tem jeito, devoro tudinho!

Cinara disse...

Hi, Jonathan! I have plans of having a bilingual blog (portuguese and english), but I still haven't figured out the best way to do it... Meanwhile, if you have any questions about my posts, I'll be glad to answer them. I've visited Jokespanglish, and you have really funny jokes over there! And the pictures are hilarious... Thanks for your visit!

Patrícia, eu adoro Dutch Babies! Nos EUA eles costumam polvilhar açúcar de confeiteiro por cima, antes de servir, e ainda usar outros toppings. Eu omiti o açúcar para cortar calorias, claro. E usei geléia diet. Bjs!

Anônimo disse...

Oi, Cinara.. aqu estou eu de novo! Acabo de voltar de um farto almoço mineiro e ainda assim fiquei com vontade de comer esas panquecas!!!!!! Q delícia!

lunalestrie disse...

Ai, parece ótimo, meu marido não pode nem ver essa foto, ele é louco por panquecas! Aliás, Cinara, onde você mora é fácil encontrar maple syrup? Beijinho.

Cinara disse...

Oi, Camila! Estas panquecas são deliciosas, e acho que vão bem mesmo depois de um almoço mineiro... Como sobremesa, né? :o) Bjs!

Lu, eu moro em Campinas, e antes só encontrava Maple Syrup em lojas de importados. Hoje é mais fácil, tem até no varejão perto da minha casa! Eu não gosto de Maple Syrup, por isso não comprei, mas a garrafinha custa cerca de 24 reais. Eu não tenho certeza, mas acho que tem uns 250ml. Posso confirmar para vc, pois vou lá todas as semanas. E eles também vendem peanut butter Peter Pan, e esse eu sempre compro! (14 reais o pote médio.) Beijos...

Eliana Scaramal disse...

Estou com a Patricia, panqueca quentinha com mel é dificil de segurar a onda. hehehe Essa parece ser uma delícia!

Cinara disse...

Eliana, é tão boa que nem dá peso na consciência de comer... Bjs!

renata lampião disse...

Delícia é uma palavra singela pelo que me mostra a foto. Amei, e amei a panelinha de ferro também.

Cinara disse...

Obrigada, Renata! Eu também acho essa panelinha de ferro a coisa mais fofa... Bjs!

valentina disse...

Cinara, que interessante esta receita. Nao conhecia.E olha que sou fazinha de panquecas. Esta foto da panqueca cortada foi otima para dar nocao da textura.bjs

Cinara disse...

Valentina, eu li que esta panqueca é uma mistura de suflê com omelete, e é a descrição perfeita. Mas ela fica mais "pesada" que as panquecas tradicionais, por isso satisfaz mais.
Bjs!

lunalestrie disse...

Cinara, depois que você falou que era fácil encontrar aí, eu pensei: "não é possível que não tenha aqui em Fortaleza" pois já tinha ido em algumas lojas e supermercados e nada, mas acabei encontrando num empório de importados aqui, hoje à tarde e logo ao lado vi a Peanut Butter Peter Pan, logo lembrei de ti e claro que comprei! Agora estou mais empolgada para testar as dutch babies! Beijos!!!

Cinara disse...

Que bom que você achou, Lu! Quem gosta de maple syrup o usa sobre panquecas, waffles, french toast, em tudo. E depois me diga se você gostou da pasta de amendoim... Beijos!

Ana disse...

Muito legal vc ter feito essa receita Cinara!
Eu ja estou com uma receita de dutch babies p/ testar faz um tempao... so q sempre acho outras receitas e essa continua no bottom da lista. Preciso me organizar e fazer logo, pois fiquei com vontade de ver sua paqueca!!
Ana

Cinara disse...

Esta panqueca é bem fácil e rápida de fazer, Ana, e como ela satisfaz mais que as panquecas convencionais, uma só é suficiente. Não precisa ficar fazendo aquela "pilha" de panquecas... ;o)

Anônimo disse...

Ci, que bonitinhas... estou com vontade de experimentar, mas antes acho que vou ter que comprar uma caçarola... fala para mim direitinho qual loja que é na Orozimbo. Bjs!

Cinara disse...

Cris, eu comprei na loja Bordon, que vende equipamentos para restaurantes, balanças e utensílios domésticos. Vindo da sua casa, fica duas quadras antes da Av. Brasil, do lado direito mesmo. Tem estacionamento na frente. Eu paguei 18 reais na caçarolinha, achei barato! E não tinha no ambulante de Minas onde comprei a chapa... Vai lá que vale a pena! Bjs!

Aline Moraes disse...

Fiz e ficou ótimo!!!

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Aline! :o)