segunda-feira, novembro 06, 2006

Pears with Ham and Blue Cheese

Esta receita não é americana, mas escrevi o nome em inglês só para manter o padrão... :o)
Eu vi esta receita de pêras com recheio de gorgonzola e presunto de Parma no blog da Valentina, e não podia deixar de fazer, já que ela usa alguns de meus ingredientes favoritos! Devo dizer que eu esperava um sabor mais marcante, e não foi o resultado que eu obtive. Fiquei até um pouco decepcionada! Por outro lado, isso é bom para quem tem medo de que o sabor do gorgonzola se sobressaia. Achei que ele fica bem sutil, mesclado à pêra e ao presunto de Parma. É uma entrada bonita, elegante e que tem tudo para agradar a todos os paladares! Já agradeci à Valentina pela idéia, e agora a compartilho com vocês, com minhas pequenas modificações:

Pêras com Gorgonzola e Presunto de Parma

Pêras

Presunto de Parma – uma fatia por pêra (minhas pêras eram grandes, usei três fatias em cada uma!)

Rúcula ou espinafre (eu usei alface)

Queijo gorgonzola

Creme de leite fresco dissolvido num pouquinho de leite (eu usei creme de leite de caixinha)

Ligue o forno – 160oC.

Pegue uma daquelas ferramentinhas culinárias que tiram o miolo de maçãs, por exemplo, e retire o miolo da pêra – pelo fundo. Também faça um corte no fundo da fruta para que ela fique em pé. Mantenha o formato, não destrua a fruta. A cavidade dever ser só grande o suficiente para você rechear com o queijo. Pegue a pêra recheada, envolva cada pêra com uma fatia do presunto (eu prendi com palitos de dente), coloque numa forma refratária rasa, regue com o creme de leite, envolva com papel alumínio e leve ao forno por 15 minutos. Após os 15 minutos retire o papel alumínio e devolva ao forno assando por mais 20 minutos.

Retire do forno e ponha de lado para esfriar um pouco. Enquanto isso prepare os pratos de salada individuais: forre cada um com uma quantidade de rúcula/espinafre. Transfira as pêras para os pratos, e regue com a calda do creme.

Obs.: Na próxima vez, além do corte para que ela fique em pé, eu vou cortar uma "tampinha" do fundo da pêra antes de tirar o miolo e recheá-la, porque o gorgonzola derreteu e acabou escorrendo tudo. Claro que eu coloquei tudo de volta lá dentro antes de levá-la ao prato, mas acho que a tampinha vai segurar o queijo e evitar que algo tão delicioso seja desperdiçado! :o)

12 comentários:

Anônimo disse...

Ci, que linda foto... pena que não moramos nem no mesmo bairro... mas agora temos mais um motivo para as visitas... as degustações! Beijos!

Cinara disse...

Thanks, Cris! E o melhor de tudo é que acho que esta receita pode ser classificada como "light". Eu a fiz como uma entrada, mas não consegui comer mais nada depois! :o)
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, estas pêras parecem bem gostosas...

Sou queijólatra, por isso já me animo quando vejo algo com queijo!

Akemi disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Cinara disse...

Akemi, eu acabei de olhar o cake de pêra e roquefort da Karen e realmente parece muito apetitoso... Vou esperimentar! Beijos e obrigada pela dica!

Akemi disse...

Cinara, que fora! Troquei seu nome! Que vergonha! Me perdoa!!!!! Vou arrumar meu post correndo!

Akemi disse...

CINARA, já experimentou fazer o cake de pêra e roquefort da Karen? Deve ficar muito bom tbm! Mil vezes desculpa!!!!!! ai que vergonha!

Cinara disse...

Não esquenta, Akemi! Você só devia estar com a Patricia na cabeça. Afinal, são tantos blogs... ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Eu fiz e aconteceu o mesmo...o queijo vazou...então fiquei pensando que da próxima vez vou cortá-la em cima...deixar uma tampinha...digamos assim ou quem sabe fazer um fundo falso com migalhas de pão????
Beijos

Cinara disse...

Gostei da idéia de cortar uma tampinha em cima, Joelma. Com certeza vai resolver o problema! Obrigada pela dica e pela visita! Vou visitar seu blog também... Beijos!

Valentina disse...

Cinara, acho que voce colocou bem: o gosto nao fica tao forte. Foi isso que me deixou bem encantada pois as vezes o gosto pode ser meio overwhelming. Amei a tua apresentaçao.Desculpe o atraso na visita.

Cinara disse...

É o que todos me perguntam, Valentina, se o gosto não vai ficar forte demais... Mas é deliciosamente mild, não é? Obrigada pela visita! Bjs!