sexta-feira, novembro 17, 2006

Measurements

A Patrícia me fez uma pergunta interessante no post anterior, e eu achei que deveríamos trocar uma idéia a respeito... Ela quis saber se eu usava xícaras americanas como medida. Para ser sincera, eu nunca tinha pensado muito a esse respeito, embora eu tenha o hábito de seguir as receitas à risca. Eu usava aquelas jarras medidoras de plástico, brasileiras, baratinhas, vendidas em supermercado mesmo, e também aquelas de vidro, da Marinex. E apesar de praticamente só fazer receitas americanas, nunca me ocorreu conferir se as medidas eram equivalentes.

Isso só aconteceu no começo deste ano quando eu comprei esta jarra medidora da OXO nos Estados Unidos (foto acima). Nela, é possível ver o nível do ingrediente de qualquer ângulo, sem precisar erguer a jarra para ver se está correto. É super prática e bonita também. Mas então eu decidi comparar a jarra OXO às minhas jarrinhas brasileiras, para ver se as medidas batiam. Foi com alívio que constatei haver pouca diferença entre as medidas, tão pequena que não chegaria a comprometer o resultado das receitas. Ainda mais usando a mesma jarra para medir todos os ingredientes, para tudo ficar proporcional.

Eu já estava imaginando se todas aquelas receitas que deram errado no passado não foram culpa das medidas erradas! Em alguns casos, talvez, mas não na maioria. Podemos usar ovos como exemplo: se a receita não especifica "ovos grandes", os resultados podem variar de acordo com o tamanho dos ovos utilizados, certo? Às vezes eu compro ovos "jumbo", em outras, compro ovos "grandes", que na verdade são bem pequenos... Isso vai afetar a quantidade de líquido na receita, certo?

Minha mais recente dúvida foi quanto às medidas de manteiga e margarina. Até pouco tempo, sempre que a receita americana pedia "um tablete de margarina", eu não tinha dúvidas: usava um tablete inteiro (100g) daquelas margarinas tipo Forno e Fogão. Mas há alguns meses fiquei chocada ao descobrir na internet que uma colher de sopa de margarina americana equivale a 14 gramas, enquanto a nossa equivale a 20 gramas! Fiquei furiosa comigo mesma porque a vida inteira usei mais gordura do que as receitas pediam! Mas eu fiquei mais tranqüila quando pensei melhor. A menos que eu use quilos e quilos de margarina em uma receita, alguns gramas a mais não farão diferença, certo?

Enfim, eu escrevi tudo isto porque são conclusões às quais cheguei sozinha, e gostaria de saber outras opiniões, mesmo que elas me contradigam. Às vezes alguém conhece um tipo de receita que desanda se pusermos um grama a mais de farinha ou de líquido... Aliás, a troca de conhecimento é uma das coisas mais interessantes destes food blogs, vocês não acham? ;o)

16 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cinara, adorei seu blog, adorei os cookies e o Cookie (amo gatos). vou voltar sempre.

Cinara disse...

Obrigada, Luna! Que legal que você também gosta de gatos! O post do meu gato Cookie ficou um tempão sem comentários, coitadinho... :o)
Volte sempre mesmo!

Eli disse...

Cinara eu uso um copo de medida desses bem baratinhos, que vem medidas de xícaras, ml,e gramas. Também tenho uma balança digital. Agora engraçado eu tinha certeza que no Brazil um colher de sopa era igual a 10g. Esse tipo de post é ótimo sempre trocamos experiencias valiosas com eles.

Cinara disse...

Pois é, Eliana, eu nem sei se existe um padrão por aqui. Se você olhar no papel que envolve as barrinhas de margarina para culinária, verá que todas estão divididas em 5 partes de 20g cada uma, e cada parte é chamada de "1 colher de sopa". Mas isso não quer dizer que o mesmo seja válido para outros ingredientes. Se for uma colher de sopa de fermento, tenho quase certeza de que são 10g, como você disse. Realmente, a culinária não é uma ciência exata! :o)

Anônimo disse...

Gostei muito das informações que colocou neste post, obrigada!! Morei alguns anos nos EUA e quando voltei pro Brasil trouxe um medidor de lá. E tbm constatei que as diferenças são mínimas, e como vc, tbm não acredito que alterem os resultados das receitas!

Vivianne

Anônimo disse...

Cokieeees...

adoooro

cade os meus ???

bjuuuuuuu

Akemi disse...

Depois que comecei a fazer receitas em gramas, fico toda perdida com medidas em xícaras. Cada país segue uma de capacidade diferente, fico louquinha! rsss
Eu tbm, pelas minhas experiências, sei que usar medidas diferentes assim como ovos de tamanhos diferentes alteram bastante o resultado final das receitas. Foi um ótimo post, Cinara!

Cinara disse...

Obrigada pelo feedback, Vivianne! Pelo jeito tivemos experiências parecidas nesse assunto... ;o)

Gi, pode deixar que logo faço cookies para você!

Akemi, e o trabalhão de ficar tranformando ounces em gramas, pounds em quilos, etc.? Eu ainda prefiro as medidas em xícaras, apesar de tudo, e fico torcendo para o resultado ficar igual ao da receita! :o)

Anônimo disse...

Cinara, que delícia ler o teu post! Obrigada por me citar de forma tão generosa (sem parecer que eu estava tentando boicotar as suas medidas). :D

Fiz uma tabelinha no Excel com medidas brasileiras, americanas e algumas inglesas (estas preciso preencher mais, atualizar).
Colhi as informações de sites que considero confiáveis (como o allrecipes, por ex.)

A xícara de farinha de trigo padrão do Brasil, por exemplo, tem 120g, enquanto que a americana tem 140g. O tal stick de manteiga tem 113g (ou 115g em alguns livros e sites).
Já fiz algumas receitas antes de padronizar e o resultado era bom, não dava errado, apenas o rendimento não batia com a receita original.

Adorei o seu post e concordo que trocar informações é sempre importante e muito bom!

Um beijão!

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado do post, Patrícia. Realmente, ele foi inspirado na sua pergunta, e está rendendo uma boa troca de informações! Eu adoraria ver a sua tabelinha no Excel, você poderia me mandar por e-mail? Se você quiser esperar para atualizar as medidas inglesas, eu aguardo... ;o) Beijos!

Anônimo disse...

Cinara,eu fico possessa com as receitas que pedem um tablete de manteiga porque existe o de 100 e o de 200g. Se for em um livro ou revista atual a falta de detalhamento (existe essa palavra?) nao se justifica.No mais, as medidas sao universais ou ao menos deveriam ser.Bj

Cinara disse...

É um problema mesmo, Renata. É por isso que muita gente prefere as medidas bem explicadinhas, com os pesos certinhos, em vez de "tabletes", "xícaras" e "colheres". Eu já prefiro assim mesmo, porque tenho uma preguiça de ficar pesando tudo...
Ah, e "detalhamento" existe, sim! ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Cinara, acho muito importante ter uma consistencia nas medidas. Se usar uma xicara comum, tem que ver se ela tem mesmo as medidas de 1 xicara [8oz/200gr?], senao vira bagunca e as receitas dao errado mesmo... Vou olhar essa jarrinha, nunca vi assim, achei bem legal. beijos! :-)

Cinara disse...

Obrigada por participar do "debate", Fer! Quanto à jarra, depois que eu comprei esta de plástico vi que tinha de aço inox também, super linda! Acho que custava uns US$15, enquanto esta eu paguei US$6. Além de práticas, são baratas! :o)

Valentina disse...

Cinara, coloco as medidas exatas no meu blog pois uso medidas de varios lugares principalmente receitas australianas em que a cup e 250ml. e a colher de sopa e de 20ml e nao 15. o tamanho dos ovos é tricky pois a diferença entre um grande e um pequeno pode ser significativa. Confesso que com 'baking'sou fussy pois acho que as medidas tem que ser precisas pois é uma alquimia e ao contrario de comida do dia-a-dia (vou chamá-las assim) uma alteraçoa de ingrediente 'significativa' altera a receita.Nao é so uma xicara, mas como as pessoas percebem uma xícara.Tem gente que poe redonda..outras com menos que a borda..Adorei a tua iniciativa deste artigo. assunto pertinente.

Cinara disse...

Esse seu cuidado com as medidas é muito importante, Valentina, e talvez seja um dos motivos do sucesso do seu blog! As pessoas conseguem reproduzir a receita com mais exatidão, com resultados mais uniformes. E a gente quer mais é que todos consigam repetir nossas receitas, não é? ;o)