Não é raro eu receber emails de pessoas dizendo que tentaram fazer meus cookies ou muffins e que eles acabaram queimando, se espalhando demais na fôrma ou não cresceram... É claro que há várias razões para uma receita não dar certo, mas uma das principais é a regulagem do forno. E um fato recente chamou a minha atenção: o meu prédio sempre teve gás GLP encanado, e no começo deste ano o sistema foi mudado para o gás natural. Na primeira vez em que fui usar meu forno após a mudança, constatei que ele não estava mais esquentando como antes. (Tenho um fogão de seis bocas com 3 anos de uso, e o forno sempre aqueceu rapidamente e atingia a temperatura exata.) Chamei a empresa responsável e só então fui informada que o poder calorífico do gás natural é bem menor que o do GLP! De acordo com o site do CONPET, o gás natural chega a liberar três vezes MENOS energia na queima do que o GLP. Eles abriram mais a saída de gás, mas isso não resolveu o problema. Agora, se preciso assar algo a 180 C, preciso aquecer o forno a 210 C!
Mas como saber se o seu forno está bem regulado? Acredito que a única maneira seja usar um termômetro de forno. Eu uso um termômetro parecido com este aqui:
Eu já vi termômetros como este à venda em lojas de produtos para restaurantes e utensílios de cozinha, e o preço varia de R$ 15,00 a R$ 30,00. Acho que é um investimento que vale a pena, principalmente se suas receitas assadas não têm saído como deveriam... Com o termômetro, você pode saber se é preciso abrir ou fechar mais o gás. No caso de gás encanado em prédios, o ajuste é o mesmo, só que é feito em uma caixa externa, pelo zelador ou profissional capacitado.
Fotos: Getty Images e Amazon