sexta-feira, maio 04, 2007

Chicken Pot Pie

Chicken Pot Pie é uma torta de frango americana que tem uma massa deliciosa, quase folhada, e um recheio cremoso e bem temperadinho... Ela é uma unanimidade nos Estados Unidos, e embora existam algumas variações, todas as receitas levam frango, legumes picados e molho à base de caldo de galinha. Depois de pesquisar bastante, a receita que eu mais gostei foi esta. Já fiz várias vezes, e como não podia deixar de ser, fiz algumas modificações na receita original.

Já a idéia de fazer porções individuais em vez de uma torta grande é da Elise, do Simply Recipes, e a partir de agora só pretendo fazer Chicken Pot Pie desta maneira. A torta fica mais leve e é uma gracinha servir direto nos ramequins! Além de sujar menos louça, é claro... ;o)


Chicken Pot Pie (Torta de Frango Americana)

Massa:

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

3/4 xícara de gordura vegetal (150g)

6 colheres (sopa) de água gelada

Em uma tigela grande, misture a farinha e o sal. Incorpore a gordura vegetal usando um pastry blender ou duas facas, até a mistura ficar parecendo uma farofa grossa. Acrescente a água até a massa formar uma bola. Divida a massa em duas porções, formando duas bolas. Enrole em plástico e leve à geladeira por 4 horas, ou de um dia para o outro.

Abra uma das bolas para forrar o fundo de uma fôrma de torta de 22cm de diâmetro. Coloque a massa na fôrma, sem untar. Com a outra bola, abra a massa para fechar a torta e reserve.

Recheio:

1/2 xícara de manteiga ou margarina

1/2 xícara de farinha de trigo

1 colher (chá) de sal

Pimenta-do-reino a gosto

2 colheres (sopa) de cebola bem picadinha

500ml de caldo de galinha

3 xícaras de frango cozido e picado

1 lata de seleta de legumes

1/2 lata de milho cozido

Pré-aqueça o forno a 200 graus centígrados. Em uma panela grande, derreta a manteiga ou margarina. Misture a farinha, o sal, a pimenta e a cebola. Aos poucos, acrescente o caldo de galinha. Cozinhe, mexendo sem parar, até a mistura engrossar. Desligue o fogo e acrescente o frango e os legumes. Misture bem e espalhe sobre a massa na fôrma de torta. Cubra com a outra metade da massa, selando as bordas. Faça vários cortes na massa para permitir que o vapor saia. Pincele a massa com ovo batido. Asse por 30 minutos, ou até a massa dourar e o recheio estar borbulhando.

Rende 8 porções.

Observações:

1) Para fazer as tortinhas individuais, unte 8 ramequins de 8,5cm de diâmetro e 4,5cm de altura. Encha os ramequins com o recheio quase até a borda. Cubra com discos de massa um pouco maiores que os ramequins, selando as bordas com um garfo. Em vez de fazer cortes na massa, fiz um orifício no meio usando um cortador de biscoitos, e usei as "florzinhas" de massa para fazer o detalhe nas bordas. Pincele com ovo batido e leve ao forno.

2) Apenas meia receita da massa é necessária para cobrir os 8 ramequins. Quem quiser fazer a receita inteira pode congelar a outra metade para uma próxima vez. Foi o que eu fiz!

2) Esta torta fica ótima com restos de frango assado, em pedaços ou desfiado.

3) Quem não quiser usar seleta de legumes pode acrescentar batata, ervilha e cenoura picadinhos.

4) Quem optar por uma seleta de legumes que já contenha milho, deve usar 1 1/2 lata.

34 comentários:

Cláudia A. disse...

Nossa Cinara, que coisa mais apetitosa. Amei os ramequins individuais. E o bom é que não leva massa na base. Um beijo.

Eli disse...

Cinara que coisinha mais fofa! Eu vou ter que fazer. :)

Márcia disse...

meigooo...
amei as florzinhas, tão lindas...
Adouuuro torta de frango em todas as variações, essa aí já está salva e impressa!
Beijos e bom fim de semana.

Anônimo disse...

Oi Cinara, só para eu entender: quando vc faz no ramequim vc não coloca massa forrando o vasilhame não? Muito boa a receita. Quero experimentar. Beijos e obrigada. Karina

Cláudia disse...

Adorei, Cinara, achei interessante que não vai massa para forrar os ramequins. Mas se fizermos uma torta grande precisa forrar a forma com a massa, ou é identico ao modo de fazer com os ramequins?
Um beijo.

=^.^=
º

winnie disse...

Que coisa boa!
Babei!

Cinara disse...

Cláudia, estes ramequins são realmente muito versáteis!! Comprei na cidade de Pedreira, super baratinhos. E combinaram perfeitamente com esta torta! ;o)

Lica, faça que você não vai se arrepender!

Márcia, as florzinhas eu inventei na hora, porque não sabia o que fazer com os miolinhos da massa... E esta massa é tão gostosa que não dá para desperdiçar nada!

Karina, é isso mesmo. No ramequim não vai massa no fundo. É só untar o ramequim, encher de recheio e cobrir com aquela tampinha de massa. Achei que fica ideal! Depois me conte se você fizer, OK?

Cláudia, você pode fazer das duas maneiras. Geralmente, a torta grande leva massa embaixo e em cima, mas eu acho que a massa de baixo absorve muito líquido e fica meio soggy, não fica crocante. Mas você pode usar um pirex grande (eu uso daqueles redondos, de 22cm de diâmetro) e colocar apenas a massa por cima, cobrindo o recheio. Fica deliciosa dos dois jeitos, eu garanto! :o)

Beijos e um ótimo final de semana para vocês!

Anônimo disse...

Ci, que coisa fofa! Amei sua idéia dos ramequins! Deu água na boca!
Vou anotar para testar!
Beijos e ótimo final de semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Carla disse...

Adorei,que apetitosa!! fotos lindas!

bom fim de semana!

Natércia Ramalho disse...

Cinara que coisa mais bela adorei a receita e tambem o seu cantinho, fiquei fascinada...um beijinho.Natércia.

Ana disse...

Eu tbem gosto de chicken pot pie, mas gosto de fazer em casa, eh muito mais saudavel e saborosa, nao eh mesmo?!!
A sua esta simplesmente PERFEITA Cinara!!! Adorei, me deu ate vontade! Acho q vou fazer! hehe!
Beijos!!
Ana

Ahh, e muuuito obrigada pelos parabens no meu blog, adoro quando vc aparece por la!!

Anônimo disse...

Cinara,

tenho feito tuas receitas e estou amando. Pretendo fazer esta o mais breve possivel. Obrigada pela gentileza.
Abraços
Lana

Anônimo disse...

Tem um ar delicioso! Vou ter de fazer, para provar! :)

Patricia Scarpin disse...

Que delícia servir algo tão bonito! Ci, que charme!

Cinara disse...

Winnie, quando respondi os comentários anteriores, o seu não havia aparecido ainda! Acho que publicamos na mesma hora... Fico feliz em saber que fiz você babar! :oD

Verena, a idéia dos ramequins não foi exatamente minha, mas tentei "enfeitar" um pouquinho mais... E agradeço os elogios! ;o)

Muito obrigada, Carla!

Natércia, muito obrigada pela visita e pelo carinho... Espero que você volte sempre!

Ana, eu nunca comi Chicken Pot Pie em restaurantes nos EUA e nem industrializadas, você acredita? A minha mãe americana fazia from scratch mesmo, e eu virei fã! Obrigada pelas palavras carinhosas, amiga... Também adoro suas visitas, viu? ;o)

Lana, adorei saber que você tem feito receitas minhas! E eu é que agradeço pelo comentário carinhoso... :o)

Witchie, pode fazer que é sucesso garantido!

Pat, fiquei toda orgulhosa com seu elogio! Vindo de uma artista na cozinha como você, é para eu ficar MUITO convencida... :oD

Um grande beijo e um final de semana fabuloso para vocês!

Geórgia disse...

Adorei a idéia dos ramequins, pois leva menos massa e engorda menos. Vou testar com certeza! Bjs.

Cinara disse...

Geórgia, você disse tudo: menos massa, menos calorias! E a gente tem que cortar calorias onde pode, não é mesmo? ;o) Bjs e bom final de semana!

Ana disse...

Cinara, sorte a sua q sua mae americana era prendada! hehehe!!
Logo q eu mudei p/ ca achei a tortinha bonitinha e comprei uma daquelas congeladas... blergh! Muito salgada, muito articifial, achei horrivel.
Porem gosto muito da ideia dessa torta e do recheio de frango e legumes, entao aprendi a fazer em casa tbem.
Eh uma delicia quando esta friozinho! hummmm!!!

Karen disse...

Que vontade!!!

Cinara disse...

Ana, fiquei curiosa para conhecer a sua versão da chicken pot pie! Quando fizer, não deixe de publicar no Kitchen Space, OK?

Karen, na próxima vez que eu fizer, eu te chamo, combinado? ;o)

Beijos e ótimo domingo para vocês, meninas!

laila radice disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
laila radice disse...

nossa q lindas q ficaram...vi uma outra versao da chicken pot pie no mixirica...acabei fazendo a massa co uma parte de fuba e no recheio coloquei uma pero..ficou mto bom..mas nao teve o charme das florzinhas...cm sempre uma otima receita...obrigada

Cinara disse...

Olá, Laila! Você acredita que não vi a Chicken Pot Pie da Tatu? Depois vou lá conferir, com certeza! Muito obrigada pelos elogios, viu? Obrigada pela visita e volte sempre! ;o) Bjs!

laila radice disse...

cinara, digo o msm obrigada pelo elogio e pela visita e apareça, q sempre será uma honra.
um bjo

Carol Emboava disse...

Que lindaaas tortinhas! As florzinhas estão um charme!

Cinara disse...

Obrigada, Carol! ;o) Bjs

Valentina disse...

Ficaram lindas pequetitas ci.So gosto de porções individuais sempre que posso. E esta decoracao com florzinha..um show!

Cris disse...

Ci, acho que esta é minha receita americana favorita, minha mãe americana fazia com biscuits e é a que sempre faço, assim eu já comi lá mas nunca fiz, ficou linda!!! Vou experimentar logo!

Cinara disse...

Val, eu reparei mesmo que você sempre dá preferência às porções individuais. Dependendo da receita, acho que dá mais trabalho, mas sem dúvida fica mais bonito e evita que a gente coma demais! ;o) Beijão!

Cris, eu nunca fiz e nunca comi wsta torta com biscuits, mas imagino que fique ótima também! Mas eu sou fã desta massa mais folhadinha, que também é super fácil de fazer. Tenho certeza de que todos aí vão adorar... Bjs!

Maria.Helena disse...

amei isso de usar porções individuais... vou aderir!!!

Bjs

Cinara disse...

Eu também pretendo fazer estas porções indviduais sempre que possível, Maria Helena! Ficam muito práticas e graciosas, não é mesmo? Bjs!

Carol Doher disse...

Ola!!! Fiz essa massa e coloquei um recheio de frango desfiado com milho. Ficou demais!!!! A massa é folhada, leve e deliciosa. Parabéns.
Tenho um blog sobre comida, vou postar um link para seu blog nessa receita, que amei!
Beijo, Carol (www.condimento.com.br)

Anônimo disse...

Esta receita da para fazer com outro tipo de carne?obg vou fazer como vc fez para ver se fica bom

Cinara disse...

Eu já fiz com sobras de peito de peru e ficou ótimo!! ;)