domingo, maio 27, 2007

Chili

Esta é uma daquelas receitas chamadas Tex-Mex, que são as versões americanas de pratos típicos do México. Na verdade, alguns pratos como chili, nachos e fajitas foram criados pelos próprios texanos, com a ajuda e/ou influência de mexicanos e seus descendentes, daí serem chamados de "comida mexicana" por todos os Estados Unidos. Eu já estive no México e adorei a comida, mas acho que os pratos Tex-Mex agradam mais ao paladar dos brasileiros principalmente por não serem tão carregados na pimenta. Este chili é muito versátil e fácil de fazer, e pode ser bem suave ou bastante apimentado, de acordo com o gosto de cada um!


Chili

500g de carne moída (eu uso patinho)

1 cebola pequena, picada

1/2 pimentão verde, picado

2 dentes de alho amassados

1 lata de molho de tomate refogado, ou molho de tomate caseiro

1 1/2 xícara de feijão cozido, sem caldo

1/4 colher (chá) de pimenta chili em pó

1/4 colher (chá) de cominho

Sal e pimenta do reino a gosto

Em uma panela, doure a carne com a cebola, o pimentão e o alho. Misture o molho de tomate, o feijão e os temperos. Se o molho estiver muito espesso, acrescente 1/4 xícara de água. Deixe ferver e abaixe o fogo. Cozinhe com a panela tampada durante 15 minutos. Sirva com arroz, Doritos, tortillas ou no meio de um pão francês, e não deixe faltar o sour cream, ou uma generosa porção de coalhada... ;o)


Observações:

* Em vez de molho de tomate, eu uso um vidro de molho mexicano Uncle Ben's. Além de dar um sabor todo especial ao chili, o molho mexicano pode ser servido como entrada, junto com Doritos ou Dippas.

* O feijão pode ser o carioquinha mesmo, mas eu prefiro o Jalo ou o Rajado. Desta vez não acrescentei feijão porque queria aproveitar o resto da carne em uma lasanha de Macaroni & Cheese!

* Eu faço esta receita há anos e coloco os temperos "a olho", sem usar as medidas. Mas como a pimenta chili e o cominho são bem fortes, eu os aconselharia a acrescentá-los aos poucos, provar e decidir se é preciso adicionar mais. Ultimamente, tenho colocado também uma pitada de pimenta calabresa.

27 comentários:

Elvira disse...

Costumo fazer com frequencia. O meu marido adora! :-)

Anônimo disse...

Oi Cinara! Muuuito obrigada pelas boas vindas! Não tenha duvida que participarei do proximo encontro das blogueiras, rsrs. Ah! Fiz questão de te citar no primeiro post porque a 1ª receita de blog que fiz foi sua - sou aquela visitante que tentou fazer os muffins da Nigela e te escreveu porque a massa ficou muito líquida, lembra? Pois é... tentei de novo fazendo algumas adaptações e deu super certo!!!
Agora, esse chili hein! Nossa (babando). Eu amo comida mexicana e sou adepta da pimentinha, rsrs (embora quase morra cada vez que como ¬¬'). Com certeza vou testar porque tenho esse molho Uncle Ben´s em casa esperando pra ser usado :) - bjokas e ótima semana!

Silvia Arruda disse...

A minha receita de chilli é bem parecida com a sua... quem me ensinou foi o marido de uma prima do meu marido...
A gente come com doritos ou para rechear tacos, com acompanhamento de cream cheese, queijo parmesão ralado grosso, alface e tomate... fica muito bom!!!
Aliás, o chilli é um dos pratos que as pessoas mais me pedem para fazer...

Akemi disse...

Já é quase uma da manhã e vendo este chili me deu uma fominha! E agora??? :o)

Cláudia A. disse...

Que delícia Cinara. Como não compro molho pronto não costumo olhar a prateleira e, portanto, não sabia da existência do molho mexicano. Fiquei animada.

Maria.Helena disse...

hmmmm esse chilli deve ter ficado tudo de bom! Eu devo fazer agora em algum dia mais frio, pra "esquentar"...rs

Beijocas!!!

Carla Ventura disse...

Comida mexicana está entre minhas preferidas. Deve ser por causa da pimenta. Vou guardar essa pra comer com meus tacos!

Cris disse...

Ci:
Mais uma receitinha sua que vai para o meu caderno!!!! Adoro comida mexicana! Perto de casa abriu um restaurante mexicano e eu e meu marido sempre vamos lá!Com relação a molho, já comprei e fiz com carne em tirinhas. Ficou uma delícia, além de ser super prático. Já experimentou o molho madeira e o molho japonês? São muito bons!!
Quando vier para SP, me avisa que vou te receber com um chá de rainha lá em casa. Ser´´a um prazer!!
Bjs,

Cris

Cinara disse...

Elvira, o meu marido também adora, com bastante pimenta... :o)

Sheila, claro que me lembro de você! Que bom que os muffins acabaram dando certo, eu tenho feito sempre para meu filho levar na escola. Depois me conte se fizer o chili, OK?

Silvia, eu também uso este chili nos tacos! Aliás, eu já tenho um post pronto sobre tacos, mas achei que ficaria melhor publicar o chili primeiro. E ainda falta eu fotografar o guacamole, eu me esqueci na última vez! Eu também faço para visitas, porque além de gostoso, rende bastante... ;o)

Akemi, agora você vai assaltar a geladeira, amiga! Porque dormir com fome não dá... :o)

Clau, este molho mexicano é bom demais! Como ele costuma ser caro, quando vejo em promoção eu já compro uns quatro vidros. Compre que você vai gostar!

Maria Helena, deve ficar ótimo para levar no seu bento, você não acha? ;o)

Carla, como eu disse para a Silvia, é esta carne que uso nos tacos, que também devo publicar em breve... Como você, sou fã da comida mexicana!

Cris, em São Paulo, o único restaurante mexicano que fui é o Yucatán, que fica na Juscelino (eu acho). É muito bom e barato, já estive lá duas vezes! E agradeço muito o seu convite para o chá, vou aceitar com muito prazer... Ainda não tenho previsão de ir a São Paulo de novo (estive aí semana passada), mas eu te aviso sem falta, OK? Quanto aos molhos, acho que já experimentei todos, e nosso segundo favorito era o agridoce. Eu fazia com cubos de lombo de porco, e ficava delicioso! Mas acho que fiz tanto que enjoamos... :oD

Um super beijo para todas vocês, meninas!

Cláudia disse...

Cinara, eu faço um chili parecido com o teu, eu coloco feijão vermelho. Fica uma delícia e o meu marido adora. Brevemente postarei a minha receita. Que vontade que deu! hummm

bjos
Cláudia B.

Lua Limaverde disse...

Ai, Ci, adoro suas receitas com carne moída apimentada, rs. Sempre dão água na boca... :)

Vitor Hugo disse...

Chili! Hummm... depois do guacamole, preciso provar este prato! hhehehe

Já ia perguntar se sabia fazer nachos, hehehehe

Cinara disse...

Cláudia, quero conhecer sua receita! Eu faço este chili com freqüência, porque meu marido também adora! E eu também, é claro... ;o)

Lu, eu sabia que você iria gostar, amiga! O Sloppy Joes é mais adocicado, enquanto este chili é mais picante, mas ambos são super práticos e saborosos...

Vitor, em breve publicarei a receita dos tacos, feitos com este chili e servido com o guacamole. Ainda não publiquei porque esqueci de bater foto do guacamole, pode? Os nachos são pedaços de tortilla cobertos com uma pasta de feijão (com ou sem carne), e com queijo cheddar em cima. Eu não costumo fazer, porque nunca achei um queijo cheddar que preste! Mas sempre como nos restaurantes! ;o)

Um beijão para vocês!

Eli disse...

Humm delícia! Amo chili e vou fazer essa sua receita, pois faço uma outra versão. :)

Anônimo disse...

Cinara, que lindo prato!!! Eu amo comida mexicana, quando fiz intercâmbio fiquei numa cidadezinha no sul da California e a cerca da fronteira ficava nos arredores da cidade...na escola só havia mexicanos! Eu adorei! Aprendi sobre os EUA e o México e conheci essa maravilha de comida! Não gosto de feijão mas esse Chili é tudo de bom!!! Um beijo!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Beatriz Belliard disse...

aiaiai, eu nunca provei chili !!! Vou fazer sua receita, o seu esta de dar agua na boca ! bjs

Cris disse...

Chili com este friozinho... hum, boa pedida!

Cinara disse...

Eliana, eu me lembro que sua receita leva uma pasta de feijão, não é isso? É uma das variações que eu gosto muito também, e é a ideal para fazer nachos! A minha receita leva os feijões sem caldo, a carne é o que predomina, e a cremosidade fica por conta do molho de tomate, ou do molho mexicano. Mas tudo que leva pimenta me apetece, amiga! ;o)

Verena, seu intercâmbio em meio aos mexicanos deve ter sido bem apimentado, não, amiga? :oD Você deve ter se esbaldado mesmo, a culinária mexicana é muito saborosa...

Bia, o melhor de tudo é que é um prato super fácil e rápido de fazer! Se você gosta de uma boa pimenta, vai adorar este chili! ;o)

Cris, esta é aquela receita "velha de guerra", que você também deve fazer a toda hora... O H. adora, e ainda enche de Tabasco por cima!

Beijinhos para vocês, meninas!

Karen disse...

Eu também faço bastante chili con carne, geralmente com feijão preto! E uso uma lata de tomate pelado mesmo, faço quantidades enormes e congelo para os sábados, quando volto na hora do almoço e não tenho tempo de cozinhar! Tão bom!

Cinara disse...

Karen, adorei suas três dicas: usar feijão preto (deve ficar ótimo), usar o tomate pelado (super prático, sem tem em casa) e congelar um montão para poder comer quando quiser! Eu nunca congelo porque nunca sobra... :oP Bjs!

Mari disse...

Cinara, eu tenho uma dúvida, você pode me responder??

Eu comprei as coisas pra fazer chili, mas no supermercado, tinha uma mistura de temperos para chili e eu comprei, era cara mas eu estava com pressa. Será que pode usar só essa mistura para temperar? Parece que tem tudo que a sua receita pede.

Ahh, outra coisinha: feijão é obrigatório? faz muita diferença?? é que eu esqueci de comprar o carioquinha!

Beijos ;*

Cinara disse...

Oi, Marina! Claro que posso te responder! As misturas prontas para chili ou tacos já contêm todos os temperos, sim. Não precisa usar mais nada. Quanto ao feijão, pode fazer sem que fica gostoso do mesmo jeito... Aí na próxima vez você põe o feijão para ver a diferença. Eu mesma costumo fazer sem feijão, para cortar algumas calorias! ;o) Depois me conta se ficou bom, OK? Bjs e um ótimo domingo para você!

Unknown disse...

Você saberia aonde eu posso comprar a pimenta chili aqui na região de são paulo?
eu costumava fazer com um tal de "dark chili powder" que me mandavam dos EUA mas agora eu perdi contato e estou morrendo de vontade de fazer...

Cinara disse...

Rodrigo, a última pimenta chili em pó que eu comprei foi da marca Companhia das Ervas, que é vendida na maioria dos supermercados. No site acho que você descobre onde há um ponto de venda perto de você! Fora isso, eu diria que você vai encontrar o chili em lojas de produtos importados, empórios e no Mercadão.
Espero ter ajudado! ;o)

Sandra Pakalnis disse...

Oi Cinara.
Amo seu blog!
Só pra constar e para nossa tristeza a Masterfoods não fabrica mais o molho mexicano aqui no Brasil.Escrevi para eles e foi a resposta que obtive....

Cinara disse...

Obrigada, Sandra! Realmente, eu nunca mais vi o delicioso molho mexicano à venda, mas ainda tinha a esperança de que poderiam voltar a vender... É uma pena, pois eu achava uma delícia!!
Beijos e bom feriado para você!

Patricia disse...

oi cinara sempre que quero alguma receita dos eua venho conferir aqui. adoro seu blog e gostaria que vc postasse mais. gosto muito daqui.
chilli eh um dos meus pratos favoritos e ja conquistou a familia e amigos.
vim falar como faço minha versão.

# uso carne (coxão mole 1kg em cubos e acem moido 0,5kg) e feijão vermelho (0,5kg)
# sirvo acompanhado de arroz branco e fritas
# não uso alho pq acho que mexe no gosto
# uso 1 lata de cerveja, ela da um tcha, no sabor
# comecei usando 1 c de sobremesa dos temperos (paprica picante, cominho, pimenta do reino preta moida) e meia dedo de moça. hj ja uso 2 c de sopa de cada e 1 ou 2 dedo de moça. acostumamos com a picancia e sempre queremos mais
# tbm gosto de deixar paozinho na mesa. fica super gostoso e por ter leite no pao, ajuda a equilibrar a picancia se a pessoa nunca comeu.

essas sao minhas modificacoes, aprendi a fazer aqui com vc e uma receita de uma revista! eh uma delicia e nao tem uma pessoa que nao peça pra eu fazernovamente o famoso feijao apimentado!

beijos