sábado, maio 19, 2007

Homemade Peanut Butter

Esta é uma receita que venho querendo experimentar há algum tempo, mas estava dependendo do óleo de amendoim, que não encontrava em lugar nenhum! Quando estava prestes a ir para São Paulo procurar o bendito óleo, uma das lojas de produtos naturais que eu havia consultado me ligou, dizendo que havia chegado!! Fui buscar ontem, e ontem mesmo fiz pasta de amendoim em casa pela primeira vez! A receita original feita no processador vocês encontram aqui, e tem também a receita feita no liquidificador. Eu fiz no processador, porque achei que iria sobrar um monte de pasta de amendoim no fundo do copo do liquidificador, além de confiar mais na potência do meu bom e velho Walita Master!


Pasta de Amendoim Caseira

2 xícaras de amendoim torrado e sem pele (300g)

1 colher (sopa) de óleo de amendoim

1/2 colher (chá) de sal (omita o sal se usar amendoins salgados)

1 colher (sopa) de açúcar (coloquei por minha conta!)

No processador de alimentos, usando a lâmina de metal, processe os ingredientes sem parar durante 2 ou 3 minutos. Os amendoins moídos formarão uma bola, que desaparecerá lentamente. Continue processando até obter a consistência desejada. Se necessário, desligue o aparelho e limpe as laterais do recipiente com uma espátula.

Para fazer pasta de amendoim crocante (crunchy peanut butter), misture 1/2 xícara de amendoins torrados picados quando terminar de processar. Guarde na geladeira, em um recipiente bem fechado. O óleo pode subir para a superfície. Se isso acontecer, misture antes de usar.

Rende 1 xícara de pasta de amendoim cremosa ou 1 1/2 xícara de pasta de amendoim crocante.

Observações:

Como era de se esperar, a consistência da pasta de amendoim caseira não é igual à das industrializadas. Eu processei bastante, mas mesmo assim, a textura ficou um pouco granulada. Por isso, ela não é tão boa para comer pura ou passar no pão.

Como nem sempre encontro pasta de amendoim para comprar e também morro de pena de usar pasta de amendoim importada nas receitas, a pasta de amendoim caseira deve servir perfeitamente para esse fim. Vou experimentar alguma receita com a pasta que fiz ontem, e publicarei em breve o resultado, OK? ;o)

Atualização em 11/06/2007: Consegui deixar a pasta de amendoim um pouco mais cremosa! Eu tentei bater apenas os amendoins, seguindo a sugestão da Luna, para ver se eles soltavam óleo suficiente para fazer a pasta, mas não deu certo. Eles formam uma bola granulada que não se dissolve. Então, acrescentei o óleo e continuei batendo, e praticamente todos os pedacinhos de amendoim desapareceram!! Acho que acrescentando o óleo no início, ele impedia o atrito necessário para moer bem os amendoins. Portanto, o ideal é processar os amendoins puros primeiro, e só depois acrescentar o óleo. No fim, sua dica ajudou muito, Lu, obrigada! ;o)

35 comentários:

Valentina disse...

Que delícia.Gosto de uma boa pasta de amedoim.É difícil encontrar óleo de amendoim no Brasil então?

laila radice disse...

ai e eu tenho o oleo mas nao tenho o amendoim..fiquei louca pra afzer..pq na verdade tenho uma receita de molho de amendoim q vai uma grande quantidade de pasta de amendoim...mas nao sei q marca é boa, acabo nunca comprando...mas agora meus problemas acabaram....eba!!! bjos e brigadão Cinara

oquefazerprojantar??? disse...

adorei a receita! Não se poderá fazer a pasta com menos óleo?
Barrar uma bolacha de pipoca de arroz com essa pasta de amendoim e um fio de mel... uhmmmmm! delicioso!

Lua Limaverde disse...

Ci, é igualzinha a receita que fiz com castanha-de-caju, mas sabe o que eu descobri? Não sei se é a mesma coisa com o amendoim, mas se tirar o óleo da receita fica bem melhor porque a nut vai soltando o próprio óleo e a textura fica mais parecida com a industrializada. Mas aí tem que ser no processador mesmo. Dá uma olhadinha
aqui. Beijos!

Cláudia A. disse...

Muito bom saber da possibilidade de fazer pasta de amendoim em casa. Amei.

Anônimo disse...

Cinara, também estou com vontade de testar essa receita há séculos, mas não acho o óleo de amendoim por aqui...eu também fico com dó de usar a pasta importada para fazer biscoitos, cakes, etc...esse pode ser um bom substituto.
Beijos e ótimo final de semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Ana disse...

Legal vc fazer em casa, eh mais granulosinha, mas eh natural Cinara!!
Tente usa-la em peanut butter muffins (que voce pode colocar pedacinhos de jam dentro, viram pb&j muffins), ou nos famosos peanut butter cookies q eles fazem aquele "crisscross" com o garfo antes de assar, sabe?!
Hoje postei um cinnamon swirl bread, muito bom, e eh outra coisa q aprendi por aqui e meu filho adora!!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Val, aqui na minha cidade foi difícil achar o óleo de amendoim, sim. Com certeza em São Paulo deve ser mais fácil. Mas o que tenho aqui agora deve durar um bom tempo! ;o)

Laila, eu também acho que esta receitinha caseira vai ser nossa salvação para as receitas que pedem pasta de amendoim! Eu já comprei os amendoins torrados, sem pele e sem sal, em uma loja de produtos para padarias e confeitarias. Se você fizer alguma receita usando esta pasta de amendoim caseira, não deixe de me contar como ficou!

O Que Fazer Pro Jantar, obrigada pela visita e pelo comentário! Eu acho que a quantidade de óleo que a receita pede já é bem pequena... Você achou muito? Uma colher de sopa de óleo praticamente desaparece no meio dos amendoins. Mas segundo a Luna, aqui embaixo, talvez possamos até omitir o óleo. Vamos testar? ;o)

Lu, adorei sua sugestão, amiga! Na próxima vez vou tentar fazer sem o óleo. Mas acho que é justamente o óleo que deixa a textura igual à industrializada, não é? Mesmo soltando o próprio óleo, acho que os amendoins ficariam ainda mais granulados... Mas vou experimentar e depois te conto!

Clau, além de garantir que sempre teremos pasta de amendoim à disposição, será uma economia e tanto! ;o)

Verena, você pode tentar fazer sem o óleo, como sugeriu a Luna aqui em cima. Caso não fique a seu gosto, dá uma olhada no site do fabricante do óleo que comprei (www.pazze.com.br) e eles podem te dizer onde encontrar na sua cidade!

Ana, amei a sugestão dos peanut butter muffins e dos cookies, mas vou aproveitar para pedir a sua ajuda: você teria alguma receita *boa mesmo* de peanut butter cookies? Eu já testei uma meia dúzia de receitas, e nenhuma ficou realmente boa! Se você puder me mandar, eu agradeço! (cinaracmfARROBAhotmailPONTOcom)
E depois vou ver seu cinnamon swirl bread, que eu também amo de paixão!!! :o)

Um grande beijo e um ótimo domingo para vocês!

Anônimo disse...

Cinara, querida, bom dia,
Gostei da receita, vou tentar fazê-la. É interessante como as coisas mudam, né? quando eu era criança (e isso já vai longe) os óleos culinários que nós brasileiros tínhamos à venda eram os de amendoim e algodão. Ambos modificavam o sabor dos alimentos mas a gente nem sentia, pois não tinha com que comparar. O óleo de soja é coisa mais ou menos recente e, por não deixar sabor residual, acabou por dominar o mercado.
Um abraço,
Isabella.

Maria.Helena disse...

Adorei a dica, como sempre.
Agora eu é que vou à caça do óleo de amendoim! rsrsrs

beijocas

Anônimo disse...

Cinara, a descoberta do seu blog já me valeu o dia. Tão bom acordar em um domingo de manhã e ter uma surpresa boa me esperando, a apenas um click!Cada receita divina, um sonho. Você conseguiu reunir aqui minhas duas paixões: culinária (embora a minha seja bem amadora) e fotografia (as do seu irmão são bárbaras).Parabéns por este espaço, já está nos meus favoritos. Beijinhos x

Lua Limaverde disse...

Cinara, não posso dizer com certeza porque nunca fiz com amendoim, não sei se a castanha é mais oleosa, mas o que eu fiz ficou bem mais uniforme sem óleo, por incrível que pareça. Só tem que ter paciência e processar bastante. :D

Agdah disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Agdah disse...

Cinara, menina, tem gente que mata e morre pela peanut butter que é "chunky", com os pedacinhos dentro. De qualquer forma, muitas das industrializadas levam outras coisas, até gordura hidrogenada, essa é naturalíssima e melhor. Procurei óleo de amendoim quando estava em SSA e não encontrei.

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu jamais pensei que desse pra fazer pasta de amendoim em casa... Que interessante!
Fiquei curiosa agora pra ver que receita vc vai postar. ;)

Cinara disse...

Isabella, a minha mãe disse exatamente isso! Ela até se espantou com a dificuldade que tive em encontrar o óleo de amendoim... Eu tenho quase a mesma idade que você (estou com 38), mas só tenho lembrança do óleo de soja mesmo. Hoje passei a pasta de amendoim no pão, de manhã, e já me acostumei com a textura granuladinha! Se você fizer, depois me diga se gostou, OK? ;o)

Maria Helena, se você não encontrar por aí, veja se a loja Baldoni não pode te mandar pelo correio. (fone: 3251-2355) Se eles não puderem, eu te mando!

Silvia, você é que me deixou feliz, com palavras tão carinhosas! Fico feliz que você goste do meu blog, é um prazer compartilhar o que faço. E agradeço em nome do meu irmão também! Obrigada pelos elogios, e estou esperando mais visitas e comentários seus!

Lu, na próxima vez vou fazer meia receita só com amendoins. Se não ficar legal, é só acrescentar o óleo, certo? Como o óleo não é fácil de achar, será ótimo se der certo sem ele, mais gente vai conseguir fazer! :o)

Agda, eu achei uma receita de pasta de amendoim caseira que levava a gordura hidrogenada, além de um monte de outras coisas. Você tem razão, esta receita é bem melhor, muito mais saudável. E eu até já me acostumei com a textura dela!

Pat, ainda estou pesquisando uma receita nova para usar esta pasta de amendoim caseira, e até pedi uma receita para a Ana. Mas estou aberta a sugestões! ;o)

Beijinhos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Elvira disse...

Em França, o óleo de amendoim é muito usado, para frituras e tudo. Sempre achei estranho não o encontrar com facilidade em Portugal ou noutros países...

Obrigada pela dica do "peanut butter" caseiro. É óptima! :-)

Cinara disse...

Elvira, acho que o óleo de amendoim tornou-se muito caro para ser usado como antigamente. E o óleo que eu comprei é prensado a frio, não é refinado e está escrito que é impróprio para frituras... Ainda bem que o vidro é pequeno, pois eu nem saberia onde mais usá-lo! E eu é que agradeço por você ter colocado meu link no post de sua deliciosa sopa de frango, querida! Beijinhos...

KetyMarques disse...

Oi, obrigada pela sua visita e pelos elogios, sabe é pelos cachecóis que se começa mesmo, rsrsrs.
Nossa vc faz muitas coisinhas deliciosas, uma hora vou parar o tricô e ir para cozinha com uma de suas receitas!
Beijinhos, apareça sempre que quizer!

Cinara disse...

Kety, eu sei que todo mundo começa pelos cachecóis, o problema é que eu comecei e parei neles!! :oD Eu adoro fazer ponto cruz, mas no momento, meu hobby é mesmo a cozinha... Obrigada pela visita e volte sempre! Bjs!

Ana disse...

Amiga, ja fiz peanut butter muffins e Matheus adorou, vou achar minha receitinha p/ vc!
Tbem ja fiz 2 receitas de cookies com peanut butter, uma q ia um montao da pasta e os cookies ficavam meio "crumbly", meio secao, sabe?
A outra q fiz foi uma receita de chocolate chips com peanut butter na massa, essa nos gostamos bastante, esta postado no meu blog, de uma olhadinha aqui: http://kitchenspace.blogspot.com/2006/05/and-more-cookies-we-were-going-to-have.html

Outra receitinha com peanut butter q eu fiz e o pessoal aqui em casa gostou foi uma de "Peanut Butter Brownies" (http://kitchenspace.blogspot.com/2006/10/peanut-butter-brownies-matheus-has.html)
Na minha opniao brownies devem ser de chocolate, mas essa eh uma variacao q agrada aos q gostam de peanut butter- eu ja sou mais chocolatra e nao troco meu cacau pelo amendoim!! hehe!
Beijos!!
Ana

Cinara disse...

Oi, Ana! Eu acabei fazendo uma receita de peanut butter cookies que achei no All Recipes, e gostei bastante. Os cookies ficaram meio secos, mas a culpa foi minha, por ter deixado demais no forno. A receita diz que são chewy. E também coloquei chocolate chips em metade da massa. Mas vou testar a sua receita sem falta!
Também gostei da sua sugestão de Peanut Butter Brownies. Eu já fiz uma vez, mas o meu ficou com gosto de nada, nem parecia que tinha PB. Mas estou empolgada mesmo é com o P&J Muffins, que devem ficar deliciosos!!! Vou aguardar a sua receita, OK? Beijos e obrigada pela ajuda, amiga!

Ana disse...

Cinara, olha so a receita com peanut butter q eu achei, lembrei de voce!!
http://savorynotebook.blogspot.com/2005/08/chocolate-peanut-butter-pie.html

Ai, desculpa entupir seu comment box com links p/ receita... vou te mandar um e-mail, prometo! hehe!
Beijos!

Ana

Cinara disse...

Ana, que sacanagem essa torta!! Aliás, esse blog inteiro é uma delícia... Essa torta eu vou fazer de qualquer jeito! Não se preocupe por ter mandado os links por aqui, eu é que agradeço por você se lembrar de me mandar estes links super gostosos! :o) Beijinhos, amiga!

Lua Limaverde disse...

Cinara, que bom que a dica valeu a pena, ainda que por acidente, rs. Pensando bem, o amendoim é bem mais duro que a castanha, talvez seja por isso que não dá pra fazer sem óleo. Beijos!

Cinara disse...

Lu, é para você ver como vale a pena testar *todas* as dicas... ;o) Beijão!

FRANZ disse...

Que legal encontrar esse Blog. Eu adoro manteiga de amendoim mas as que existem no Brasil não se igualam as que têm na Europa. Lendo o rótulo de uma que minha irmã trás de lá, percebi que os ingredientes são os óbvios mas não estou conseguindo encontrar o óleo de amendoim em pequena quantidade (só de 18 litros para mais). Agora lendo a dica, vou tentar encontrar nas lojas de produtos naturais. Sobre a receita, estava pensando em comprar um pacote de amendoim torrado de um quilo e já salgado, assim o trabalho seria menor. Será que dá certo?

Cinara disse...

Olá, Franz! Fico feliz que você tenha gostado da receita! Desde que a descobri, é a única que consumimos aqui em casa. Quanto ao amendoim, eu já compro o amendoim torrado, picado e sem sal. (Para ver qual é, clique aqui.) Você pode comprar o amendoim já torrado e salgado, mas acho que a pasta de amendoim ficaria salgada demais. A receita pede pouco sal, e tenho a impressão que o amendoim que já vem salgado fica muito impregnado de sal... Mas se você preferir assim, pode fazer que não tem erro!

Mirela disse...

Cinara, vim dar um palpitezinho... Eu faço a pasta de amendoim sem óleo, sem sal nem açúcar, porque gosto dela purinha, e bem, eu sei que parece frescura, mas eu sinto o gosto do óleo cru e não me agrada. O que eu faço é o seguinte: Eu aqueço os amendoins torrados e sem pele no forno, só pra ficar morninho. Quando ele fica naquele ponto de bola granulada, eu "amasso" a bola com uma colher e insisto batendo com o processador. Ela vira um creme logo logo, se se vc parar depois de uns 5 minutos, fica Crunchy, se bater mais um pouco ja fica creamy...
Beijo

Cinara disse...

Oi, Mirela! Adorei você ter vindo me contar como faz a sua pasta de amendoim! Talvez eu não tenha conseguido fazer a pasta sem o óleo porque não aqueci os amendoins... Na próxima vez vou tentar fazer do seu jeito, até porque o meu óleo de amendoim acabou! ;o)
Beijos e obrigada!

Anônimo disse...

Cinara`Place, ocorreu-me uma ideia, que tal fazer com o amendoim cozido ao inves de torrado?. Aqui no nordeste do Brasil usam-se muito amendoim cozido

alzenirse disse...

Sugiro que faça a pasta com amendoim cozido. Aqui no nordeste no Brasil, usam-se muito amendoim cozido, desta forma ele não ficará granulado. Obs. cozinha-se o amendoim com casca grossa depois retira-se a amêndoa. Teste

Cinara disse...

Muito obrigada pela dica, Alzenirse! Já anotei para testar.
Beijos e bom final de semana!

Ópera Cacau disse...

Cinara,
Fiz uma receita aqui que deu super certinho...
Peguei umas 5 paçocas de rolha bem sequinhas, aí juntei manteiga derretida até o ponto de pasta. Mas tem que colocar a manteiga e esperar ela gelar um pouco, já que quando úmida ela fica com textura diferente da gelada.
Ficou simplesmente a mesma textura da Peanut Butter que fazem em Miami.
Vai uma quantidade meio grande de manteiga, mas não fica gordurosa.
Beijos,
Carol
www.operacacau.blogspot.com

Cinara disse...

Muito obrigada pela dica, Carol!! Já anotei para experimentar em breve. Depois eu te conto! ;o)
Beijos e bom feriado!