quarta-feira, maio 09, 2007

Boston Cream Pie

O nome deste bolo é daqueles que exigem uma explicação. Primeiro, porque não se trata de uma torta (pie), mas sim de um pão-de-ló super fofo. Dizem que, provavelmente, isso se deve ao fato de que os primeiros colonizadores dos Estados Unidos assavam seus bolos em fôrmas de torta, já que não tinham fôrmas para bolo. Quanto à origem da Boston Cream Pie, o Hotel Parker House alega servir a sobremesa desde sua inauguração, em 1856. E a criação da receita é atribuída ao chef francês Sanzian, que foi contratado para a inauguração do hotel em Boston. Devido ao sucesso da Boston Cream Pie, em 1996 ela foi nomeada a sobremesa oficial do Estado de Massachusetts.

Esta receita é do livro "Old-Fashioned Home Baking", da Better Homes and Gardens. Como vocês podem perceber pelo tamanho do post, é uma receita relativamente trabalhosa, mas eu garanto que o esforço vale a pena! ;o)


Boston Cream Pie

1 xícara de farinha de trigo peneirada

2/3 xícara de açúcar

1 1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1/2 xícara de leite

1/4 xícara de óleo

2 gemas

1 colher (chá) de essência de baunilha

2 claras

1/4 colher (chá) de cremor tártaro

Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, o fermento e o sal. Faça um buraco no meio dessa mistura, e acrescente o leite, o óleo, as duas gemas e a baunilha. Bata na batedeira, em velocidade baixa, até incorporar. Depois, bata em velocidade alta por 3 minutos. Reserve.

Em outra tigela, bata as claras e o cremor tártaro até formar picos firmes. Misture as claras em neve à massa reservada, com movimentos delicados.

Derrame a massa em uma fôrma de abrir de 22cm, sem untar. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus centígrados, de 25 a 30 minutos. Ao tirar do forno, vire a fôrma de boca para baixo sobre uma grade. Deixe esfriar completamente. Tire o bolo da fôrma.

Para montar, corte o bolo na metade, horizontalmente. (Eu usei meu novo cortador de bolos, que tem um fio de inox preso a um tipo de alça de metal, e o fio pode ser ajustado em várias alturas. O corte fica perfeito!) Coloque a camada de baixo em um prato e espalhe o recheio por cima. Cubra com a segunda camada. Espalhe o glacê sobre o bolo, cobrindo as laterais. Guarde na geladeira.

Creme de Baunilha para o recheio

Em uma panela, misture 1/2 xícara de açúcar, 2 colheres (sopa) de farinha de trigo, 1 colher (sopa) de amido de milho e 1/8 colher (chá) de sal. Acrescente 1 1/4 xícara de leite. Cozinhe até engrossar, sem parar de mexer. Diminua o fogo e cozinhe por mais 2 minutos. Reserve. Em uma tigela, bata 2 ovos rapidamente. Acrescente 1 xícara de mistura quente aos ovos, e volte tudo para a panela. Cozinhe por mais 2 minutos, sem deixar ferver. Desligue o fogo. Acrescente 1 colher (sopa) de margarina e 1 1/2 colher (chá) de essência de baunilha e mexa até incorporar. Cubra a superfície com filme plástico e deixe esfriar. (Eu fiz este creme na véspera e deixei na geladeira.)

Glacê de Chocolate

Em uma panela, derreta 30 gramas de chocolate meio-amargo e 1 colher (sopa) de margarina em fogo baixo. Desligue o fogo. Acrescente 3/4 de xícara de açúcar de confeiteiro peneirado e 1/2 colher (chá) de baunilha, até virar uma farofa úmida. Adicione 2 colheres (chá) de água bem quente e misture. Acrescente mais 3 ou 4 colheres (chá) de água quente, uma de cada vez, até obter a consistência desejada. (O glacê fica grosso, mas com uma consistência boa para espalhar sobre o bolo.)

Para encerrar, uma curiosidade: no Dunkin' Donuts, meu donut favorito sempre foi o Boston Kreme, que é coberto com chocolate e recheado com um delicioso creme de baunilha. Esta semana fiz um teste na internet chamado "Que tipo de donut você é?", e, por coincidência, descobri que sou um Boston Kreme Donut!! Vejam só:


You Are a Boston Creme Donut



You have a tough exterior. No one wants to mess with you.

But on the inside, you're a total pushover and completely soft.

You're a traditionalist, and you don't change easily.

You're likely to eat the same doughnut every morning, and pout if it's sold out.

40 comentários:

Elvira disse...

Só apetece lamber o ecrã do computador! Que bolo magnífico! :-)

Cris disse...

Ai eu não acredito, é muita sacanagem virtual exibir este bolo para as amigas e não dar nem um pedacinho... por favor, não faça mais isto, estou babando aqui. Eh, o meu donut é o mesmo que o seu??? Assim não dá.

Anônimo disse...

Cinara, que maldade, amiga!!! Essa foto tá de doer...
Adorei o cortador de bolo, mas você comprou na AMAZON mesmo? Será que tem por aqui ??? Parabéns!
Um beijo!

www.mangiachetefabene.worpdress.com

Smas disse...

Ai, que delicia!
E adoeri o cortador de bolo!

Carla disse...

Isto não se faz, ver uma maravilha destas antes de tomar o pequeno almoço!! Está espectacular! =D

Beatriz Belliard disse...

Que bela e deliciosa visao ja cedo !! Deve ser uma delicia ! e esta cobertura lisinha ! lindo demais8 bjs

Cinara disse...

Obrigada, Elvira!

Cris, servi este bolo para a Elaine e o Adriano, na véspera do feriado. No dia seguinte não tinha mais nem uma migalha! E você tinha dúvidas de que nossos donuts seriam iguais? Só podiam ser... ;o)E você concordou com a descrição? Eu concordei!

Verena, o cortador de bolo eu comprei aqui em Campinas mesmo, em uma loja chamada Suriani.
Eu não costumo fazer bolos recheados, mas achei que seria um utensílio útil para ter em casa!

Smas, o cortador é ótimo mesmo! O corte fica igualzinho de um lado a outro do bolo!

Carla, é mesmo perigoso ter este bolo na geladeira! O pior é que ele fica ainda mais gostoso no dia seguinte... :o)

Bia, como não costumo fazer bolos com recheio e cobertura, meu maior medo era o glacê não dar certo! Mas eu segui a receita à risca e ficou perfeito. Foi um alívio! ;o)

Beijos e um ótimo dia para vocês!

Patricia Scarpin disse...

Ci, que bolo espetacular! Ficou lindíssimo!
Gostei bastante da receita, já tinha visto uma versão para este bolo no "How to be a domestic goddess" da Nigella.
Estou louca pra provar. :)

Ah, eu tenho um cortador de bolos desse - você está coberta de razão, é ótimo! :)

winnie disse...

Já tirei uma dedada de creme.
Estava bom, vou-me embora para não ter que comer o bolo todo.

Cláudia A. disse...

Essa receita e essas fotos são quase uma tortura. Como deve ser bom esse bolo/torta.

Maria.Helena disse...

ai eque liiiindo. eu tbm quero! rsrsr

Flor de Sal disse...

Tá querendo nos matar de inveja!!!???

Anônimo disse...

Que lindo, Cinara! E que delícia!
Por falar em lindo, adorei o novo visual do blog, muito, muito fofo! Passei algumas semanas afastada dos blogs e só vi por esses dias. Bjs.

Silvia Arruda disse...

Cinara do céu!! O bolo ficou lindo e fiquei morrendo de vontade de dar uma mordidonaaaaa :D
Só me esclarece uma dúvida: o que é esse cremor tártaro?? Onde encontro pra comprar?

Karen disse...

Vou boicotar este blog!!! rs

(Eu também sou um boston creme donut!)

Anônimo disse...

Cinara, nem acreditei quando vi essa receita, o Boston tb é o meu donut.
Agora surgiu uma dúvida, esse bolo lembra o donut?

Anônimo disse...

Cara Cinara,
Conheci este maravilhoso espaço hoje e virei fã.
Revendo receitas mais antigas, vi que vc postou a receita do pão australiano espetacular do Outback. Será que não teria como descolar a receita daquela "manteiga" leve que parece nuvem?
Obrigada
Prazer em conhecê-la!
Flávia

Cinara disse...

Pat, como eu não tenho suas mãos de fada para bolos, fiquei realmente muito orgulhosa de ter conseguido fazer este! O livro é de 1990, e eu não fazia Boston Cream Pie há anos... Esta acho que é uma das receitas mais tradicionais. E para alguém que não entende nada de bolos recheados, o cortador é um ítem de primeira necessidade! :oD

Winnie, Claudia, Maria Helena e Flor de Sal, primeiro, muito obrigada pelos elogios, meninas! E me desculpem se quase matei vocês de vontade de comer o bolo... A única solução é vocês fazerem em casa! ;o)

Renata, quem criou esta faixa de gatinhos na cozinha para mim foi a querida Luna, do Quiche de Macaxeira. Não foi um presente lindo? Eu adorei! :o)

Silvia, o cremor tártaro serve para estabilizar e dar mais volume às claras na hora de batê-las em neve. O meu eu trouxe dos EUA, mas aqui você já encontra nos supermercados, da marca de temperos Masterfoods. Eu já vi no Pão de Açúcar!

Karen, não me boicote, não, please... :oD
Quanto ao tipo de donut, eu não acho que você tenha um "tough exterior", você acha? Está certo que nos vimos só uma vez, mas você me pareceu mais meiga que durona... Corrija-me se eu estiver errada, OK? ;o)

Anônimo, bem-vinda ao clube dos Boston Creme Donuts!! :o)
E o bolo lembra bastante o donut, sim, só que a massa do donut é mais pesada. A massa do bolo é super fofa! Mas eu diria que eles têm em comum o creme de baunilha suave e a cobertura de chocolate cremosa... Enfim, um verdadeiro crime! :oP

Flávia, bem-vinda ao Cinara's Place! O prazer é meu em receber sua visita e seu comentário! Quanto àquela manteiga maravilhosa do Outback, eu li em vários sites que é só você bater a manteiga no liquidificador ou processador até ela ficar aerada. (Acho que é preciso esperar que ela amoleça antes de bater.) Como nada é acrescentado para dar mais sabor, eu escolheria uma manteiga bem saborosa, como a Aviação. Caso você decida experimentar, não deixe de me dizer se deu certo, OK? ;o)

Um grande beijo para todas vocês!

Agdah disse...

Cinara, darling, assim não há dieta que agüente!!!!

Márcia disse...

Cinara, dos céus!!!
Que bolo tuuudo de bom é este, filha?
Estou em cólicas por ele...
E nem me fale em Dunkinn´Donuts - abriu em Recife, ma faliu, então na minha ápoca de BSB eu devorava muuuuitas caixinhas com 12 mim...
que saudades!!!!
Beijos.

Anônimo disse...

Olá Cinara!!

Vim lhe agradecer por este PRESENTE!
Conheci seu site faz uns dois dias e fuquei maravilhada com todas as suas receitas maravilhosas. Morei um tempo nos EUA e o que mais sinto falta são de algumas guloseimas! Imagina minha felicidade ao descobrir seu site... então fucei tudo para ver se encontrava a minha preferida de todas - Boston Cream Pie - que eu comia quase que todos os dias em que morei em Connecticut.. mas como não tinha achado resolvi vir perguntar se você sabia tal receita e quando vi seu site agora nem acreditei!! To com um sorrisão de orelha a orelha! Não vejo a hora de fazê-la! MUITO OBRIGADA de novoooo!!! E parabéns pelo seu belo site... beijão

Cláudia disse...

Oi, Cinara, acho que dispenso meus comentários. Concordo com todos os anteriores. Tá PODEROSA, hein?

Bjos

Cláudia Benevenuto

Cinara disse...

Agda, honey, você me desculpa? :oD

Márcia, eu também amava Dunkin'Donuts, menina! A marca não vingou aqui, e agora não tem mais em lugar nenhum no Brasil... Já provei algumas imitações, mas não chegam nem aos pés dos originais. :o(

Patricia, que coincidência você achar exatamente a receita que estava procurando! Mas eu é que agradeço por você ter me contado sobre ela (e pelos elogios, claro!), porque fico realmente feliz quando as pessoas gostam das minhas receitas... Se tiver alguma sugestão de receita, não deixe de mandar, OK? ;o)

Cláudia, o bolo deu trabalho, mas valeu a pena, você não acha? Esta receita vai ser difícil de superar... :o)

Beijinhos para vocês!

Rosana Garcia disse...

maravilhoso !!!! mas vc tem alguma receitimnha light ?

Ana disse...

Cinara, que legal vc postar o bostom cream pie! Menina, voce gosta mesmo da culinaria americana e esta dando um show com as receitas, hein?! A foto esta de babar!
Acho esse um bolo muito gostoso, o creme de baunilha e a cobertura de chocolate sao perfeitos com o bolo fofinho, ne?!!!
Voce ja postou sobre "smores"??? Eh uma das coisas q eu acho bem americana e apesar de "messy" bem gostosinho. Nao sou fa de marshmallow, mas bolacha com chocolate derretido eh simplesmente irresistivel p/ mim!! Yum!!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Rosana, eu costumo dizer que tudo que eu faço é escandalosamente calórico! Dei uma passadinha em seu blog e entendo sua preocupação... Na verdade eu até tentei fazer sobremesas light, há alguns anos, mas achei tudo muito sem graça. Então, hoje eu acho melhor saborear uma fatia de um bolo "de verdade" em vez de ficar passando vontade! E depois queimar tudo na ginástica, claro, porque milagre não existe... ;o) Beijos e obrigada pela visita!

Ana, obrigada pelos elogios, amiga! Eu já pensei em publicar algo sobre S'mores, sim, mas ainda não publiquei por vários motivos. Primeiro, o S'mores tradicional tem que ser feito na fogueira (embora eu já tenha feito até no microondas). Segundo, nem sempre encontramos marshmallows por aqui. Daqueles coloridos tem sempre, mas os branquinhos são mais raros. E terceiro, não existem graham crackers no Brasil!!! Já tentei fazer com bolacha Maisena e Maria, mas não fica a mesma coisa... Então, achei que seria frustrante mostrar uma receita aqui que pouca gente poderia fazer, entende? Eu pensei até em pôr um link para a sua receita de graham crackers! Mas concordo plenamente com você: S'mores é algo bem americano e a mistura do chocolate e do marshmallow quentinhos e derretidos no meio das duas bolachas é irresistível mesmo! ;o) Beijinhos!

Anônimo disse...

Estou a babar até agora! Que aspecto delicioso! Mas acho que não me atrevo, com a minha falta de jeito para bolos ainda saía tudo ao contrário... :)

Cinara disse...

Witchie, eu também não tenho muito jeito para bolos, sabia? Mas esta receita é tão explicadinha que não tem como dar errado! ;o) Beijos e bom final de semana!

Pri disse...

Simplesmente MAGNÍFICO.
Vou tentar fazer nas férias, pros meus papis. Hum.
Fiquei curiosa, que donut será que eu sou? Depois faço o teste {rs}.
Já está na hora de dormir... adivinha com o que vou sonhar? Talvez que esteja mergulhando no creminho do seu bolo.
Bjinhos, amiga.

Cinara disse...

Obrigada, Pri! Se você conseguir fazer, tenho certeza de que seus pais vão adorar! Aproveito para desejar um feliz dia das Mães para sua mãe, e que vocês tenham um ótimo domingo! ;o) Beijão!

Rosana Garcia disse...

cinara com certeza vou fazer esse bolo ...cade as receitinhaas light ?///

Cinara disse...

Oi, Rosana! Eu já respondi seu comentário anterior aqui em cima, mas talvez eu não tenha sido clara: eu não faço receitas light. Eu disse que já fiz algumas, mas não gostei do resultado! Então, hoje eu não leio e nem guardo receitas feitas com adoçantes e ingredientes light. Acho que a coisa mais light que você vai achar por aqui é uma Salada de Feijão Preto. Fica deliciosa! ;o) Beijos e um ótimo domingo para você!

Anônimo disse...

Oi Cynara descobri seu blog ha algum tempo atras(atraves do forum cybercook) e virei fã,passo sempre por aqui para dar uma olhadinha.Lindo esse bolo/torta,fiquei com muita vontade de fazer/comer.Gostaria de saber se eu fizer sem o cremor tártaro ficará bom?Como se fala em inglês?Estou no Japão e talvez eu ache por aqui.Não procurei ainda porque nem sei como é a aparencia do cremor tártaro.Um abraço e parabéns pelas fotos.

Cinara disse...

Olá, Eliane! Obrigada pelos elogios, viu? Fico feliz em saber que você gosta do meu blog, porque ele é feito com muito carinho... ;o)
Quanto ao cremor tártaro, o nome dele em inglês é "cream of tartar", e é um pó branco igual ao bicarbonato de sódio. Para ver uma embalagem do produto, clique aqui.
Mas com certeza você pode fazer a receita sem ele, não acho que fará uma diferença muito grande. Se tiver outra dúvida, não deixe de escrever, OK? Beijos e uma ótima semana para você!

Anônimo disse...

Olá,eu de novo.Fiz o bolo e ficou realmente delicioso!!!Apesar do meu bolo ter abaixado um bolo rsrs
Não usei o cremor tártaro por aqui ,por isso não o usei.
bjus

Cinara disse...

Oi, Eliane! Adorei saber que você fez este bolo! Será que ele baixou um pouco por falta do cremor tártaro? Pode ser... Caso você faça de novo, bata as claras em neve um pouco mais firmes, talvez assim ele fique mais alto! Beijinhos!

WANDA LOVE disse...

ESSE BOLO DEVE SER A RECEITA DA MALDADE. AGORA QUE EU TENHO O MEU CREMOR TÁRTARO, VOU FAZÊ-LO AINDA HOJE.
UMA PERGUNTA: E SE EU DOBRAR A RECEITA ? COMO NÃO SEI O QUE É O DOBRO DE 1/4 DE ALGUMA COISA VOU MEDIR EM UM POR UM DE CADA VEZ.
QUER DIZER QUE, COMPRAR NO AMAZON DÁ SEMPRE CERTO, NÉ ? EU SOU NOVA NA PRAÇA.

Cinara disse...

Wanda, acho que você não precisa dobrar a receita: este bolo fica enorme!! Mas se quiser mesmo, o dobro de 1/4 é 1/2. Ou seja, em vez e usar 1/4 de xícara de óleo, você vai usar 1/2 de xícara de óleo.
Quanto ao site Amazon, eu já comprei várias vezes lá, e nunca tive problemas. Mas para o Brasil, eles só enviam livros, DVDs e CDs, OK?
Beijos, querida!

maiu :) manchinha da vaca disse...

Olá Cinara, tudo bom?
Bom, não é a minha praça cozinhar sabe, mas não resisti quando entrei em seu blog cheinho de coisas deliciosas, comecei a fazer um bem facinho o Hash Browns e simplesmente adorei, agora irei tentar fazer o Boston Cream Pie, espero conseguir, já anotei a receita, irei comprar hoje mesmo, parabéns viu! beeeijos da maiu

Cinara disse...

Oi, Maiu! Adorei saber que despertei a cozinheira que havia dentro de você... E você soube escolher muito bem: este bolo é uma delícia! Depois me conte como ficou, OK?
Beijos e bom final de semana!