quarta-feira, março 14, 2007

Waffles

Aqui em casa não costumamos comer waffles no café da manhã, mas sim como parte de uma sobremesa que chamamos carinhosamente de "sorvete com sacanagem": uma fatia de waffle, sorvete e calda de chocolate. Tem também o "sorvete com MUITA sacanagem" -- o nosso preferido -- que além do waffle e do sorvete, tem uma calda de chocolate quente, bem grossa, tipo aquela do McDonald's. Desta vez não fiz a calda para economizar nas calorias, mas prometo publicá-la em breve... Esta é a receita de waffles que eu faço há anos, e é do livro New Cook Book, da Better Homes and Gardens. E repito: a pronúncia é "uófous", OK? ;o)

1 3/4 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

2 ovos

1 3/4 xícara de leite

1/2 xícara de óleo (eu uso de canola)

Em uma tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Em outra tigela, bata levemente os ovos, o leite e o óleo. Acrescente à mistura de farinha de uma só vez. Misture apenas até incorporar, deixando a massa levemente "empelotada". Asse no aparelho de waffles, sem abrir a tampa, até parar de sair vapor pelas laterais. Retire e sirva com mel, geléia, manteiga, calda de chocolate, Nutella, frutas, sorvete, ou com o que sua imaginação mandar!











Para quem quiser variar, aqui vão duas sugestões:

Buttermilk Waffles: Reduza o fermento para 1 colher (de chá) e acrescente 1/2 colher (chá) de bicarbonato. Substitua o leite da receita por 2 xícaras de buttermilk.

Chocolate Waffles: Reduza a farinha para 1 1/2 xícara e acrescente 1/3 de xícara de chocolate em pó e 1/3 de açúcar à mistura de farinha. Acrescente 1 colher (chá) de extrato de baunilha à mistura líquida.

58 comentários:

Anônimo disse...

Amiga, que perdição esses Waffles!!!! Eu sou fã, fiz meu marido me dar uma "waffleira" (máquina para fazê-los, acredita? Mas com buttermilk devem ficar mais interessantes! Hummm! E esses acompanhamentos??? Ai,ai,ai!
Estou louca esperando o pão australiano...
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Eli disse...

Ci, a sua receita é igual a minha, e a sua máquina também parece ser irmão da minha. hehehe Olha aqui sirvo no café da manhã, como sobremesa assim com sorvete e calda, e salgado também. Eles são mesmo adorado neste doce lar. ;)

Lila disse...

oi Cinara, o nome da sobremesa não poderia ser outro...rs...
sabe que nunca fiz em casa? outro dia comprei pronto, mas não gostei muito porque tava murcho...
beijos

Lua Limaverde disse...

Como eu já te disse, Cinara, eu vou comprar uma maquininha dessa por tua causa, eu nem sou fã de waffle, mas eu vejo os que você faz e fico com vontade! Até porque nunca comi waffle caseiro e meu marido simplesmente ama! Receita guardada para quando tiver o aparelho. Ah, o sorvete com muita sacanagem é realmente muita sacanagem, hehehehe. Beijos! :)

Pri disse...

Aiaiai... que tesouro!
Tb nunca fiz waffles em casa, mas é bom ter a receitinha aqui bem guardada!
D-E-L-Í-C-I-A.
Bjinhos pra vc!!!

Maria.Helena disse...

hahaha...olha o complô com a minha dieta! ;)

Adorei, pois estava esperando essa receita pra estrear "direito" minha maquininha...rs... (estreei com as suas french toasts, lembra?) rs


Beijocas
MH

Anônimo disse...

Ah, eu ADORO waffles, mas não tenho a máquina... Vou ficar só babando por causa das fotos. Beijinhos.

Cinara disse...

Verena, você viu que faço French Toast Waffles no aparelho? Fica uma delícia também...
E agüente mais um pouquinho que farei o pão australiano nos próximos dias, OK? ;o)

Lica, este aparelho é muito bom, adoro o tamanho dos "furos" que ele deixa! Quanto maiores, melhor! E nunca fiz waffles salgados, embora já tenha visto algumas receitas... Que tal você publicar alguma?

Lila, os waffles comprados prontos não são tão bons quanto os caseiros mesmo... Os waffles congelados geralmente não têm gosto de nada, e são super fininhos. Estes aqui crescem que é uma beleza! :o) Obrigada pela visita e volte sempre!

Lu, se depender de mim, você vai ter dezenas de aparelhos na sua cozinha, amiga... Eu adoro um gadget! ;o) Este aparelho seria legal para você, que sempre recebe amigos em casa. Você consegue fazer uma sobremesa (ou café da manhã) diferente, rápida e sem fazer sujeira! Seu marido ia adorar...

Pri, obrigadinha! ;o)

Maria Helena, esta receita é em sua homenagem, amiga!!! E não é para sair da dieta, não, senhora. Faz os waffles, come um só e distribui o resto para a família! Depois me conte se gostou, OK?

Renata, às vezes que também queria NÃO ter a máquina... A tentação é grande demais! :oD

Beijão a todas vocês!

Agdah disse...

Eu adoro "úófous" com a tal da "maple syrup" então, mas ando resistindo a comprar a máquina por falta de espaço. Agora, você me atentou!!!

Patricia Scarpin disse...

Ai, que vontade!!! Faz tanto tempo que comi waffles, em uma visita ao Fran's café meses atrás.

Ci, manda um aqui pra mim, amiga! ;)

Lua Limaverde disse...

Ci linda, não sei o que aconteceu lá no Chá, a única coisa que consegui pensar foi você ter escrito o C minúsculo, "cinara", ao invés de "Cinara" ou algo assim. Tudo é muito automático, então algumas coisas eu não sei como acontece. :( Se continuar me avisa, viu?
De qualquer forma, já coloquei teu link no perfil. Beijos! :)

Anônimo disse...

Cinara! Tenho uma máquina de Waffle Britania e, depois de uns 5 meses que eu comprei, começou a grudar toda a massa!!! Aconteceu com vc tb? Qual a marca da sua?? Gosto tanto de waffles, mas agora tô sem máquina e tenho medo de comprar outra...

Carla Ventura disse...

Ai,waffles me lembrou meu café da manha na praia...fazia um sanduíche de waffle com queijo. É, eu usava como pão :P Com sorvete e calda é pecado! Na sua massa de waffles eu confio, viu? Só falta comprar a máquina, meu sonho de consumo...

Anônimo disse...

Eu estou louca pra adquirir uma máquina. Qual tu me indicaria?

Cinara disse...

Agda, eu também só não tenho mais bugigangas na minha cozinha por falta de espaço! Tenho coisas guardadas até na casa da minha mãe, acredita? Mas o aparelho de waffles até que é pequenininho, vai... ;o)

Pat, eu nem sabia que tinha waffles no Fran's Café! Mas aposto que os meus são melhores... :oD Em vez de eu mandar waffles para você, acho melhor você vir tomar um chá aqui em casa, que tal? ;o)

Lu, tudo resolvido lá no Chá da Tarde! Obrigada pela paciência, amiga...

Adriana, o seu aparelho Britania não era anti-aderente? O meu é, mas eu comecei a untar porque no começo a massa sempre grudava um pouco... Mas depois não grudou mais. Você ligou no SAC da Britania? Mesmo fora da garantia, talvez eles possam te dar um suporte, ou talvez você possa trocar apenas as placas onde os waffles assam. O meu aparelho é da marca "America's Kitchen", e comprei no Shoptime há muitos anos. O que tem para vender lá agora não é bom, porque os furinhos ficam muito "rasos" e isso deixa os waffles secos demais. Mas ligue na Britania, talvez você consiga "ressuscitar" o seu aparelho! ;o)

Carla, muito obrigada pela confiança, amiga! E gostei da sua idéia: sanduíche de waffle deve ficar bom demais! :o)

Beijinhos, meninas!

Cinara disse...

Oi, Andrea! Sua resposta acabou ficando de fora da resposta acima porque publicamos ao mesmo tempo, mas vamos lá! Atualmente eu não sei quais aparelhos estão à venda, mas na minha opinião, você deveria ficar atenta aos seguintes detalhes: como os melhores waffles têm os furos grandes, os "dentes" do aparelho precisam ser grandes a altos. "Dentes" baixinhos e pequenos resultarão em um waffle mais parecido com uma panqueca quadriculada! E eu daria preferência aos anti-aderentes, embora isso não dispense uma "untadinha básica" no começo. O meu tem 21cm de diâmetro, que acho um tamanho ótimo. Quem tem família grande deve optar por um maior, é claro. Faça o seguinte, se você achar algum na internet e ficar na dúvida, me mande o link que eu dou uma olhada, OK? Beijos e obrigada pela visita! ;o)

Cris disse...

Ci, esta sua receita parece ótima, pois não precisa bater as claras em neve! O meu aparelho de waffles mais fundinho é para "belgian waffles", talvez seja esta a diferença daqueles mais rasos e nos Est. Unidos quem tiver a facilidade e puder pedir para alguém trazer... o meu custou 9 dólares e funciona perfeitamente. Bjs!

Cinara disse...

Cris, esta é a receita "Easy Waffles" do nosso livro! Ela mostra a opção de bater as claras em neve, mas eu já fiz dos dois jeitos e não vi diferença alguma... E eu ia mencionar os Belgian Waffles, mas achei que ia mais confundir do que explicar! ;o) Bjs!

Akemi disse...

Qie lindos e deliciosos, Cinara! Já está na minha lista! Adorei a forma como vocês chamam os waffles na sua casa! rsss

Cinara disse...

Obrigada, Akemi! E o nome é motivo de muitas brincadeiras, mesmo! Quando recebemos amigos e perguntamos se querem "sorvete com sacanagem", eles nunca sabem o que esperar... :oD
Beijão!

Valentina disse...

Ci, lindos os teus. Apetitosos mesmo. Só acho waffles muito doce para o paladar então não como há muito tempo.bjocas

Cinara disse...

Valentina, você não deve ter percebido, mas na minha receita de waffles nem vai açúcar. O doce fica por conta dos acompanhamentos... ;o) Beijão!

Elvira disse...

Sou louca por gaufres (ou wafles)! Um destes doas tenho de comprar a maquina para fazê-los em casa.

Cinara disse...

Elvira, vale a pena ter o aparelho de waffles, sim! Agora quero testar as Gaufres de Liége, da Cris... ;o) Bjs

Vera disse...

Uau ! você tem uma receita de gauffres como aquelas que eu comia na Bélgica ! que bom, vou experimentar !

Cinara disse...

Bri, espero que você goste! Estes waffles são mesmo chamados de "belgian waffles" nos EUA! Depois me diga como ficaram, OK? Bjs!

nilza disse...

Amei cada receita!!!
Estou precisando urgentemente da receita pasta de amendoim americana. Meu email
nilzatsouza@ig.com.br


Obrigada de coração

Cinara disse...

Nilza, por sorte você me pegou online, e acabei de mandar um e-mail para você com o link da receita, OK?
Bjs e obrigada pela visita!

Anônimo disse...

Nossa, em meio a tantos comentários femininos fico até com vergonha de postar o meu. Mas quero agradecer pela receita, que proporcionou um belo festival aqui em casa no último final de semana.

Duas dicas para variar na receita: colocar uma pitada de açucar na massa para dar uma acentuada no sabor, e fazê-los com queijo ralado em cima (veja no post do link acima para umas fotos).

Estou louco para testar as French Toast Waffles! Acho que vou ter que ir atrás dos ingredientes esse próximo final de semana! ;)

Cinara disse...

Oi, Pedro! Que bom que você gostou da receitinha! E muito obrigada pelas dicas, vou testar com certeza! E você não vai se arrepender de provar os French Toast Waffles, que também ficam ótimos... E se você tiver dicas novas para eles também, eu agradeço, porque adoro testar novidades nas receitas que já fiz! ;o)

Unknown disse...

Que delícia de Waffle!! Eu costumo fazer uma receita que leva 3 colheres de fermento e por isso fica muuuuito fofinha!! Mas ela leva açúcar também e eu queria fazer para uma amiga que não pode comer açúcar... você salvou o meu "chá da tarde"!! vou fazer sua receita!! Depois eu conto o resultado.

Cinara disse...

Oi, Julia! Eu gosto do fato desta receita de waffles não levar açúcar: além de economizar algumas calorias, não fica doce demais e podemos abusar das coberturas doces! Não deixe de me contar o que achou, OK? Beijos!

Anônimo disse...

FIZ e AMEI! parabéns....

Cinara disse...

Fico feliz, Laurie! ;o)
Beijão!

Unknown disse...

Olah, eu moro nos eua e aqui todos amam waffles!
Fiz sua receita, muito rapida e facil. Parabens, realmente ela eh muito gostosa!
Obrigada!

Cinara disse...

Fiquei feliz em saber que você gostou da receita, de Maracuja! Tem gente que prefere bater as claras em neve, mas eu acho que assim já fica bom demais... ;o)
Beijos e boa semana!

Anônimo disse...

Cinara
Parabéns por seu "place". Fiquei absolutamente feliz enquanto navegava nele, obrigada. Você tem um extremo bom gosto e é muito divertida.

Estou fazendo cursos de gastronomia depois de passar a vida mexendo com leis e escrevinhações em jornal, como é bom deixar o escritório e gastar tempo na cozinha!

Uma coisa: moro em Curitiba/Pr, aqui no sul do Brasil e olha só, quando me casei, trocentos anos atrás (estou divorciada pela 2ª vez)ganhei vários aparelhos de "uófol" (minha querida sogra alemã chamava de váfell e foi quem me ensinou a fazê-los) que foram estragando com o tempo. Acredita que eu não encontro mais desses aparelhos por aqui? Só tem o que eles chama "sanduicheira", com as chapas lisas. Não entendo o que houve, principalmente porque o sul é terra de alemães.
Se alguém tiver uma dica de onde comprar o aparelho com as chapas quadriculadas, por favor me dê um toque *sob*

Adorei seus cupcakes, adorei tudo. Você é um amor. Abraços a todas.

Anônimo disse...

Cinara me ajuda a comprar a minha maquina de waffles estou em duvisa se da Cuisinart ou da Hamilton Beach me ajuda?Se voce tambem estiver em duvidas da eficiencia dos dois aceito sugestoes para outras marcas.Obrigada.

Cinara disse...

Lupe, muito obrigada pelos elogios! Fico muito feliz, porque faço este blog com muito carinho... :o) Quanto aos aparelhos de waffle, evite comprar as marcas nacionais, pois já me disseram que não são boas. Vou copiar uma resposta que dei aqui em cima: Atualmente eu não sei quais aparelhos estão à venda, mas na minha opinião, você deveria ficar atenta aos seguintes detalhes: como os melhores waffles têm os furos grandes, os "dentes" do aparelho precisam ser grandes a altos. "Dentes" baixinhos e pequenos resultarão em um waffle mais parecido com uma panqueca quadriculada! E eu daria preferência aos anti-aderentes, embora isso não dispense uma "untadinha básica" no começo. O meu tem 21cm de diâmetro, que acho um tamanho ótimo. Quem tem família grande deve optar por um maior, é claro. Faça o seguinte, se você achar algum na internet e ficar na dúvida, me mande o link que eu dou uma olhada, OK? ;o)

Anônimo, acho que essas duas marcas são ótimas, mas confira as dicas que eu dei aqui em cima! Não há nada melhor que um Belgium Waffle, que é aquele com os furos bem grandões... ;o)

Beijos e boa sorte na compra de seus aparelhos!

Unknown disse...

Oi Cinara,
acabei de chegar dos Estados Unidos e lá conheci essa maravilha que é o waffle, meu Deus que perdiçao!!!! minha amiga so pegava no frizer e colocava na torradeira...hummmmmm
Ja peguei sua receitinha. ms queria tirar umas duvidas com vc. Ainda nao tenho uma maquina, mas gostaria de adquirir uma mas preciso da sua ajuda pois comprarei pela internet e nao tenho como saber se o furinho é grande ou nao pois nao conheço nenhuma marca. Outra coisa é que se eu fizer essa receita sua posso congelar os waffles? aguadro seu comentário, se puder mande pra mim um link dos modelos que vc me indica pelo meu e-mail: psicologiaju@hotmail.com
obrigadinho

Unknown disse...

dá uma olhada neste modelo de maquina de waffle...
se for bom quero comprar.
minha boca chega a salivar!!!
http://www.jacotei.com.br/maquina-de-waffle-hamilton-beach-26050-proctor-silex.html

Cinara disse...

Oi, Ju! Já te respondi por email. Depois me conte qual modelo você escolheu, OK? Espero que você faça waffles deliciosos por aí! ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

oi cinara, gostaria de saber se da pra usar sanduicheira normal pra fazer waffles...
ah e a receita de buttermilk foi uma otima, pois tava ha muito tempo tentando descobrir o que era!

Cinara disse...

Olá! Fico feliz em saber que o post do Buttermilk foi útil para você! Quanto à sua pergunta, acho que não vai ficar bom fazer waffles na sanduicheira, primeiro porque vai ficar como uma panqueca, e segundo porque existe a chance de ficar cru no meio... Além disso, a graça dos waffles são mesmo os furinhos! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Cinara disse...

Olá, Celso! Muito obrigada pelo convite para conhecer seu café colonial! Pela sua descrição, será realmente super completo! Vou começar indicando para meu cunhado e a família dele, que moram em Curitiba. E assim que eu estiver na cidade, com certeza farei uma visita ao Carmela Dolce! Não deixe de avisar quando inaugurar, OK?
Abraços e muito sucesso com seu empreendimento!

Anônimo disse...

Eu estava procurando uma receita de waffles (pq a que veio no manual da minha máquina é ruim)e acabei encontrando no blog da Elise Machado (Salada Mista)e ela indicou a receita aqui do seu blog....eu fiz esse receita e é maravilhosa...eu fiz a tradicional, mas acrescentei açúcar na massa...fica uma casquinha crocante...só vou usar essa receita agora
e pra cobrir eu usei manteiga, canela em pó e leite condensado (mas só a manteiga já ia bem...pq sua receita é maravilhosa)

ahhh...me dá coisas qdo eu ouço alguém dizendo "ueifou"

Cinara disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário, Patrícia! Fico feliz que você tenha aprovado a receita... Com leite condensado deve ter ficado divino!! E concordo com você: "ueifou" é de doer! :oD
Beijos e boa semana!

Louise disse...

Oi Cinara, adoro seu blog!
Gostaria de saber quantos waffles dá esta receita?
bj

Cinara disse...

Fico feliz em saber que você gosta do Cinara's Place, Louise!! Mas sabe que eu nunca contei quantos waffles rende esta receita?? No meu aparelho, acredito que renda uns 5 waffles redondos grandes. Sei que dá e sobra para mim, meu marido e meu filho! Na próxima vez vou anotar e coloco o rendimento na receita, OK?
Beijos!

Camila disse...

Cinara,
Sou super fã do seu blog, já copiei algumas receitas mas a 1a aventura foi com o Waffle... com direito a Maple Syrup e Caramel!!! haha
Comprei uma máquina e com a sua receita me senti nos Estados Unidos de novo!!! Deliciaaaaaaaaa!!!
Obrigada e um super bjo :)

Cinara disse...

Eu é que agradeço seu comentário tão carinhoso, Camila!!! Em breve vou publicar uma receita de waffles salgados que tenho certeza que vc vai adorar...
Beijos!

Camila disse...

Humm... assim que postar já encaro o teste!
Ah, quero compartilhar com vc uma receita de pancakes, pra onde posso enviar?
Bjo

Cinara disse...

Camila, clique no botão na lateral esquerda do blog escrito "email". Ou então veja meu endereço de email na página do perfil!
Beijos!

Anna disse...

Acabei de fazer os waffles, deliciosos.
Sobrou posso congelar? depois como aqueço?
Beijos

Cinara disse...

Pode congelar, sim, Anna! Congele os waffles prontos (não a massa) dentro de sacos plásticos tirando bem o ar. Depois você pode descongelar na torradeira ou no forninho elétrico, eles ficam perfeitos! Só fique de olho para não queimar.
Beijos e boa semana!

Lil@ disse...

Quanto rende esta sua receita? E posso congelar, ja que somos só dois em casa e ´provavelmente deve sobrar a massa?
Waffle combina com recheios salgados tb??

Cinara disse...

Lila, o rendimento vai depender do tamanho do seu aparelho de waffles. Você não pode congelar a massa nem guardá-la na geladeira por muito tempo, mas pode congelar os waffles prontos e depois descongelar na torradeira ou no forno.
Eu tenho uma receita de Waffles de Queijo e Ervas que fica uma delícia:http://cinarasplace.blogspot.com.br/2012/02/cheese-and-herb-waffles.html

Priscila disse...

Adoro suas receitas, pena vc não postar mais com tanta frequência...
Poderia me passar a receita da calda de chocolate?
Meu e-mail: pridemoraes@gmail.com