quinta-feira, março 01, 2007

Buttermilk


Como eu me esqueci de explicar o que é buttermilk na receita do Triple Berry Coffeecake, decidi fazer um post a respeito. Segundo minhas pesquisas, aqui no Brasil buttermilk é chamado de "leitelho", e é um resíduo da fabricação da manteiga. Nos Estados Unidos, o buttermilk à venda nos supermercados é feito através da adição de uma cultura de bactérias ao leite desnatado. O buttermilk tradicional ou "caseiro" é bem líquido e levemente ácido, enquanto o industrializado é espesso e azedo.
Nas receitas americanas, o buttermilk confere uma textura mais leve a pães, panquecas e waffles, e é usado como base para sopas e molhos para salada. Quando encontro duas receitas parecidas, sempre dou preferência àquela que leva buttermilk. E o melhor de tudo é que é super fácil de fazer! Para cada xícara de buttermilk que a receita pedir, coloque 1 colher (sopa) de suco de limão ou vinagre branco em um recipiente graduado, e acrescente leite até completar uma xícara. Deixe descansar por cerca de 10 minutos antes de usar. Simples, não?

83 comentários:

Lua Limaverde disse...

Cinara, adorei, agora você vai ter que fazer toda uma série com ingredientes desconhecidos dos brasileiros! Eu sempre tenho algumas dúvidas quando vejo receitas estrangeiras, apesar de que agora, através de você e outras meninas, elas estão ficando mais claras. Beijinho! :)

Patricia Scarpin disse...

Cinara,

Gostei da dica!

Sempre que uma receita pedia buttermilk eu substituía por coalhada.

Anônimo disse...

Tô com a Luna: a partir de vocês é que estou descobrindo ingredientes que jamais pensei existir - e o melhor, aprendo a fazer o "genérico"!!!
Beijos.

Anônimo disse...

Menina que dica boa!!!
Nunca tentei fazer buttermilk em casa! Ultimamente tenho usado meu kefir..
Adorei!
Beijo,
Tatu

Anônimo disse...

Cinara,
muito obrigada mesmo pela dica, como eu disse antes sempre deixei de fazer as receitas com Buttermilk pois só lembro de ter visto o ingrediente na fazenda dos meus avós quando faziam manteiga...looooong time ago! Adorei o post!!!!
Obrigada!
Beijos mil e ótimo finde!

Anônimo disse...

Menina, eu sempre quis saber que diabos era butter milk! Que bom ver a explicação detalhada, com foto e tudo, amei :) beijos!

Anônimo disse...

Seu blog eh otimo! Linkei ao meu! :)

Cinara disse...

Lu, que bom que você gostou! E eu adoraria sua ajuda, caso você tenha sugestões de ingredientes para eu postar... ;o)

Pat, é possível usar iogurte, coalhada ou sour cream no lugar de buttermilk, mas uma vez usei iogurte e a receita não ficou boa, talvez por causa da consistência. E leite e vinagre (ou limão) é certeza termos em casa sempre, não é? ;o)

Márcia, que bom que consegui fazer um post de "utilidade pública"! :o) Fico feliz que tenha sido útil para você!

Tatu, se você tem sempre kefir em casa, pode usá-lo no lugar de buttermilk sem qualquer problema! Não o citei como substituto por dois motivos: não me lembrei dele, e acho que muita gente nem sabe o que é... Que tal você fazer um post sobre ele? ;o)

Verena, eu é que agradeço a você! Sua pergunta me mostrou que várias pessoas poderiam ter a mesma dúvida, por isso fiz o post. Valeu! :o)

Que legal que você gostou, Lu! Como o buttermilk tem quase a mesma textura do leite, só é um pouco mais espesso, fica difícil perceber isso na foto. Mas sei que você captou a idéia...

Obrigada, Luiza! Agora você precisa deixar o link do seu blog para eu poder visitá-lo. Obrigada pela visita e volte sempre! ;o)

Beijos a todas e bom final de semana!

Cris disse...

Ci, esperamos agora uma receitinha com buttermilk! Bjs!

Cinara disse...

Cris, a receita com buttermilk é a Triple Berry Coffeecake! Mas vou publicar waffles em breve, com opção de usar buttermilk. ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Novamente venho agradecer por poder aprender mais um pouco. Admiro muito esta vontade de ensinar sempre que você tem, e que, com suas publicações tem me ajudado a me tornar uma dona de casa melhor. Obrigada e parabéns
Um abraço
M Célia

Cinara disse...

Obrigada, M. Célia! Fico *super* feliz quando as pessoas acham os meus posts úteis, você nem imagina... E eu também aprendo muito aqui, porque quando me perguntam algo que não sei, vou pesquisar! É uma troca muito enriquecedora, pode ter certeza! E se tiver alguma dúvida, me escreva que será um prazer responder, OK? ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Foi ótima a sua dica. Tenho a receita de panqueca americana adaptada, em que vai o sour cream e na adaptação disseram para fazer exatamente o que voce disse.Leite com limão ou vinagre. Sour cream e buttermilk é a mesma coisa?

Cinara disse...

Claudia, sour cream e buttermilk não são a mesma coisa. O buttermilk é pobre em gordura, enquanto o sour cream é bastante gorduroso. Além disso, o sour cream é bem mais consistente que o buttermilk. Para fazer sour cream, eu acrescento suco de limão ao nosso creme de leite de lata, sem o soro. Acredito que ele seja equivalente à coalhada seca. No lugar do sour cream, além da coalhada, você pode usar iogurte natural de consistência firme. Espero ter ajudado! ;o) Bjs!

Paula disse...

Oi Cinara, que legal esta informação. Tenho feito um monte de receitas que pede este ingrediente, mas eu substituía por leite. Tinha visto uma receita de buttermilk mas era muito trabalhosa e volumosa. Vou testar a sua. Bjs.

Cinara disse...

Obrigada, Paula! Pode fazer esta receita que não tem erro... E mais fácil, impossível! ;o) Beijão!

Silvia N. disse...

Oi Cinara, fiquei feliz em encontrar seu site. Fiquei na dúvida sobre a receita de sour cream. Sour cream pode ser creme de leite com limao, yogurte, ou coalhada? Ou as tres opções? E buttermilk seria leite com suco de limao ou vinagre. Obrigada! bjs

Cinara disse...

Oi, Silvia! Vamos à dua dúvida: Quando a receita pede sour cream, eu sempre uso iogurte natural de consistência firme ou coalhada seca. O creme de leite com limão eu uso para comer ao natural, quando a receita diz para servir sour cream como acompanhamento para tacos ou batatas assadas, por exemplo.
Já o buttermilk precisa ser bem mais ralo, portanto, eu faço a mistura de leite e suco de limão ou vinagre. É provável que um iogurte natural bem ralo faça o mesmo efeito, mas prefiro não arriscar...
Espero que tenha ficado claro, mas se você ainda tiver dúvidas, não deixe de escrever de novo, OK? ;o) Beijão!

Joaninha disse...

Cinara, nem imagina a ajuda que me deu! Dei voltas e voltas para tentar perceber em que consiste para poder fazer uma receita.
Bjs e obrigada!

Cinara disse...

Que bom que meu post foi útil, Joaninha! Se tiver outras dúvidas quanto a ingredientes americanos, não deixe de me escrever! Beijos!

Anônimo disse...

Eu peguei algumas receitas de panquecas americanas, e praticamente todas levam buttermilk, depois de procurar pelo google achei a sua dica do vinagre ou limão no leite...

Mas ainda tenho algumas dúvidas:

1)eu acho q colocar vinagre ou limão no leite vai talhar o leite em vez de deixar ele mais grosso como buttermilk, isso não atrapalha?? Pode jogar o leite talhado na receita???

2) Eu gostaria de saber qual vc prefere, vinagre ou limão??? Eu fico imaginando se o limão não vai deixar a receita com sabor de limão:\

Meu email é: lycosa_nephila@hotmail.com

Obrigado!!!

Cinara disse...

Olá, Sérgio! Vou responder suas perguntas aqui, porque talvez outras pessoas tenham as mesmas dúvidas. E depois te mando por e-mail também! Vamos lá:

1) Segundo a minha experiência, o vinagre ou limão não chega a talhar o leite, apenas dá uma leve fermentada, por isso ele engrossa um pouco. Não fica com aparência de talhado, e nem com cheiro de talhado. E você pode colocar a mistura na receita sem medo, eu garanto! (Mas não espere mais do que os 10 ou 15 minutos necessários para fazer o buttermilk!)

2) Eu faço o seguinte: quando faço receitas salgadas, uso vinagre para fazer o buttermilk, e quando faço doces, uso limão. Mas isso é puramente "psicológico", porque sei que, na verdade, tanto faz. O leite não fica com gosto nem de vinagre e nem de limão, e nem a sua receita. E como eu uso vinagre de maçã para tudo, ultimamente tenho usado vinagre para fazer o buttermilk empregado em receitas doces também, porque nem sempre tenho limões em casa.

Espero tê-lo ajudado.
Um abraço e volte sempre!

Anônimo disse...

Olá!!!

Valeu mesmo a explicação!!! Eu fiz uma experiência aqui e percebi q o leite ficou mais grosso e com sabor diferente, não sabor de leite azedo, mas tipo daquelas caixinhas longa vida de yogurte q tem pra vender nos supermercados, e bebendo percebe-se q ficou mais grosso, como creme de leite de garrafinha, depois vou colocar açúcar e alguma polpa de fruta pra ver se fica bom, mas acho q não vai ficar igual aos yogurtes longa vida!!!

Ainda não fiz as panquecas, quando fizer, se vc quiser eu posto aqui o resultado e a receita tbm (isso se a receita prestar)!!!

Brigadão abraços!!!

Cinara disse...

Sérgio, espero que suas panquecas fiquem ótimas! Depois me diga como ficaram, OK? ;o)

Anônimo disse...

Olá!!!

Realmente ficaram boas, não sei dizer se ótimas, pois nunca tinha experimentado panquecas americanas, então não sei o q um americano já acostumado acharia delas, mas pro meu gosto ficou ótimo sim, apesar de eu ter colocado um pouco de açúcar a mais do q deveria e não ter "Maple Syrup" pra acompanhar, mas na próxima eu corrijo isso!!!!!

Ah, se vc souber onde eu posso encontrar Maple Syrup, eu agradeceria:)))

Abração!!!

Cinara disse...

Sérgio, eu já vi Maple Syrup à venda no Pão de Açúcar, mas nunca comprei porque não sou muito fã. Costumo comer minhas panquecas com mel, manteiga ou geléia! Não sei de onde você é, mas deve encontrar Maple Syrup em lojas de alimentos importados. Boa sorte! Abraços e uma ótima semana para você.

Anônimo disse...

Vlw!!!

Eu sou de Sampa!!! Vou dar uma procurada no Pão de Açúcar!!!

Abração!!!

Multiplicando Arte disse...

Oi Cinara, descobri vc pesquisando Buttermilk. Tenho uma receita de nugets em q o frango fica marinando no Buttermilk e depois é empanado em biscoito salgado e assado.Vou testar depois te digo se ficou bom. Mto obrigada.
Rita
RJ

Cinara disse...

Rita, essa sua receita de frango deve ficar boa demais! Eu adoraria saber como ficou, não se esqueça de vir me contar, OK? ;o) Beijos!

graça lima disse...

CINARA

OBRIGADA POR SUA RECEITA DE BUTTERMILK. ESTAMOS COLOCANDO NO BLOG OUTROS TRAÇADOS QUE NÃO SÓ OS DO LÁPIS E A ARTE DA GASTRONOMIA É SEMPRE BENVINDA!

Cinara disse...

Graça, eu é que agradeço pela sua visita! Beijos e um ótimo feriado para você...

Anônimo disse...

Olá Cinara, estava pesquisando sobre buttermilk justamente para fazer os nuguets marinados no buttermilk que a "Ritacezar" comentou, vi a recita no GNT no programa festas de Nigela, que por sinal ADORO! Não perco um...passa as sextas feiras as 18:00hs no GNT.Cada receita otima, mas sempre com algum ingrediente que não conheço!Valeu a dica de como fazer buttermilk, agora vou tentar fazer os nugets! Valeu! Sou de Campinas tb!Parabens pelo blog! Tb sou apaixonada por culinaria, mas estou começando...Dani

Cinara disse...

Oi, Dani! Que bom que minha "receita" de buttermilk foi útil para você! Eu não tenho tido tempo de assistir TV, mas já vi alguns "Nigella Feasts" e gostei muito, bem como a nova série do Jamie Oliver, "Em casa com Jamie". E que tal você se juntar à "comunidade blogueira campineira", criando seu próprio blog? Você disse que está começando, mas não seria legal registrar os seus progressos? Pense na idéia... ;o) Beijos e uma ótima semana, Dani!

Otavia Paiva Sommavilla disse...

Valeu pela dica! tenho algumas receitas de bolo que não conseguia testar, pois no Brasil não se encontra buttermilk...
beijos

Cinara disse...

Otavia, eu também uso o buttermilk quando alguma receita pede iogurte natural e eu não tenho em casa. Sempre deu super certo! Quem diria que um pouquinho de limão ou vinagre no leite faz tanta diferença, não? ;o)
Beijos!

WANDA LOVE disse...

OLÁ, CINARA !!!
CONHECI SEU BLOG, MUITO MARAVILHOSO, ATRAVÉS DO RAINHAS DO LAR. É O UMA MÃO LAVA A OUTRA E HÁ ESPAÇO PARA TODO MUNDO, NÉ ?
ADOREI A MANEIRA DE FAZER BUTTERMILK, EU NÃO FAZIA IDÉIA DE COMO FAZER, MESMO TENDO ALGUNS LIVROS DE RECEITAS AMERICANAS.
O CREMOR TÁRTARO, EU O COMPRAVA NA CONFEITARIA COLOMBO,VELHOS TEMPOS,ATUALMENTE, VIVO NUMA MONTANHA, LONGE DE TUDO E DE TODOS. NÃO SEI COMO RESOLVER O PROBLEMA, AQUI EXISTE : PÃO E PÃO, NADA MAIS. SE POSSÍVEL VOCÊ OU ALGUÉM ME DÊ UMA DICA DE ONDE COMPRAR.
SEREI SUA FÃ, VICIADA EM FAZER DOCES QUE SOU.

Cinara disse...

Olá, Wanda! Muito obrigada pela visita e pelos elogios! Eu adoro trocar estas experiências com os leitores, assim todo mundo aprende e consegue ficar mais "craque" na cozinha! Já te mandei um email sobre o cremor tártaro, OK?
Beijos e volte sempre!

Claudia Lima disse...

Eu moro nos EUA e uso direto o "buttermilk" para receitas. É maravilhoso e deixa tudo super fofo. Não dispenso!
Bjs

Cinara disse...

Eu também adoro esse ingrediente! Mesmo não havendo buttermilk industrializado aqui no Brasil, eu não deixo de usar, até porque é super fácil de fazer, não é? ;o)
Beijinhos!

Unknown disse...

Ai, Cinara, você é minha Ídala!
Sabe que estudei com chefs americanos..as receitas viviam falando em "leitelho" e nunca consegui uma receita-explicação simples assim!
Beijo

Cinara disse...

Obrigada, Karla! Fico muito feliz quando meus posts são úteis... Aliás, este é o objetivo deste blog: ajudar todo mundo a fazer receitas dos EUA com ingredientes brasileiros, sempre que possível! ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Oi, Cinara!
uma vez eu ouvi alguém dizer: o óbvio tem que ser dito.
E é isso, vc falou o óbvio e todo o mundo amou, inclusive eu, que nunca fiz receitas que levavam essa buttermilk, e agora só vou fazer, inclusive colocar no lugar do leite qdo pedir leite na receita!
Amei a dica!
bjnhs,
Flávia

Cinara disse...

Obrigada, Flávia! Eu também sempre dou preferência às receitas que levam buttermilk: é realmente simples, fácil e deixa tudo mais fofinho e saboroso... ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, eu conheci um casal de ancião americano e eles me emprestaram um livro de receita dos anos 60, uma raridade em português/inglês com essa receita, ou seja, para uma xicara de leite acrescente 1 colher de sopa de vinagre, e me disseram que o limão não seria o ideal, pois não chega a aproximar do buttermilk americano, ok!

Um grande abraço,

Cesar Saldanha

Cinara disse...

Obrigada pela dica, Cesar! Ultimamente tenho usado apenas vinagre de maçã mesmo, então, vou continuar usando só o vinagre.
Um abraço!

Yone disse...

Oi, Cinara,

Achei seu blog por acaso, pois tenho uma receita de cupcake e não sabia o que era o tal do "Buttermilk" !

Grata pela dica,
Bjs, Yone

Cinara disse...

Yone, fico feliz por ter sido útil! Volte sempre, viu? ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

DÉA disse...

Oi Cinara, estou adorando suas dicas.
Queria tirar uma dúvida. O leite pra fazer o buttermilk é o desnatado ou o integral?
Beijoooooo

Cinara disse...

Obrigada, Déa! Para o buttermilk, o ideal seria usar o leite integral (por ter mais gordura), mas já usei o semi-desnatado e também deu certo. Só acho arriscado usar o leite desnatado, porque ele não atingiria a consistência ideal.
Beijos!

Anônimo disse...

Oi, Cinara !
Posso usar o Leite Longa Vida para fazer Buttermilk ou tem que ser aquele de "saquinho" ?
Adoro seu Blog e suas receitas .Um abraço,
Rejane.

Cinara disse...

Rejane, você pode usar o leite Longa Vida, sim. É o que eu uso! Mas, como eu escrevi aqui em cima, dê preferência para o integral, OK? ;o)
Beijos e obrigada pelos elogios!

Alessandra Foletto disse...

Oi Cinara, lembra de mim eu era a menina que mora em londres e te escreveu perguntando da maquina de pao....acabei que nao comprei nenhuma pq achei o fermento fresco e comprei uma batedeira melhor...agora ela bate meu pao hehe
Adorei a dica do Buttermilk...aqui eu consigo encontrar, mas sempre que mando uma receita pra minha mae nao sabia o q subistituir...no livro da nigella ela manda usar pra 200ml de buttermik 100 g de iogurte + 100 ml de leite semi desnatado, mas sua dica foi mto boa tbm.
Comecei meu blog faz pouco tempo pra colocar umas coisinhas q faço aqui é http://thecakeland.blogspot.com/
obrigada pelas receitas e dicas
bjos
Ale

Cinara disse...

Claro que me lembro de você, Alessandra! E acho que ter comprado a batedeira mais "possante" foi uma ótima opção, pois uma boa batedeira é indispensável! ;o)
E pode deixar que logo vou visitar seu blog!
Beijos!

Só Quero festa! disse...

Tá no forno, estou roxa para deliciá-los.E q massa!!!!!!!!parece um osrvete!bjos

Maria disse...

Olá Cinara! Tudo bem?
Eu moro na Coreia do Sul, e meu namorado é americano. Amo cozinhar, mas tudo o que eu faço ele diz, vc deveria usar buttermilk!
Pra falar a verdade eu ja estava de saco cheio do tal do buttermilk, mas... graças a vc, salvou minhas receitas no paladar do boyfriend! hahah
Muitooooo obrigada, sua explicacao é otima, e relamente, eu tenho q concordar com ele... as receitas ficam otimas com buttermilk!
PS: Lindo seu blog! ja sou sua seguidora!!!
beijos

Cinara disse...

Olá, Maria! Muito obrigada pelo comentário tão carinhoso... Fico muito feliz em saber que minha dica foi útil para você! O buttermilk deixa tudo mais fofinho e saboroso mesmo, seu namorado sabe das coisas... ;o) Não sei se vc encontra buttermilk pronto aí na Coréia do Sul, mas como é simples de fazer, dá para usar em todas as receitas sem problemas!
Beijos e uma ótima semana para você!

Valeria disse...

Cinara, seu blog foi uma das melhores descobertas minha na internet nos ultimos tempos. Muitissimo obrigada por todas as receitas e dicas.

Unknown disse...

Pergunta idiota:
Vinagre branco eh vinagre de tinto branco ou vinagre de alcool???/

Cinara disse...

Valeria, adorei saber que você gostou do Cinara's Place! Muito obrigada pela visita e pelos elogios!

Dani, sua pergunta não é idiota, não! Para mim, vinagre branco é qualquer vinagre claro, mas eu daria preferência ao vinagre de maçã (que eu uso) ou ao vinagre de vinho branco mesmo.

Beijos!

Raquel disse...

ADOREI!!!
Se conseguir uma boa receita de clam chowder com ingredientes brasileiros vou ficar nas nuvens! é uma sopa maravilhosa mas não sei qual ingredientes usar aqui...

Márcia disse...

Copy/paste do seu texto aqui: http://aromadoce.blogspot.com/2010/05/o-que-e-buttermilk.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+AromaDoce+(Aroma+Doce)

Cinara disse...

Puxa, Raquel, infelizmente não vou poder te ajudar com a receita de clam chowder: eu não gosto de frutos do mar e só de pensar nessa sopa eu já sinto calafrios!! A minha mãe americana adorava, mas eu não podia nem com o cheiro... Mas se precisar de ajuda para adaptar alguma receita que vc encontrar, é só me escrever!
Beijos!

Anônimo disse...

Bem, mil obrigadas! Já ia começar a bater com a cabeça nas paredes --'
Estava a pensar fazer um tipo diferente de cupcakes (costumo fazer de chocolate negro), mas a receita que encontrei envolvia buttermilk e não fazia a mais pálida ideia do que seria tal coisa. Ainda pensei que fosse algo parecido com natas.
Depois de ler o post lembrei-me da mousse de limão que faço às vezes. Uso iogurte grego e depois de adicionar o limão aquilo fica mais espesso. O princípio químico deve ser o mesmo. Enfim, isto não importa para nada.

Obrigada pela ajuda, assim já posso fazer os meus cupcakes de chocolate branco ^^
Beijinho*Beijinho*
Rita

Blog - util.necessario - Ana disse...

Oi Cinara.
Eu estava " pegando" uma receita de pãozinho e tinha esta tal de "buttermilk" e só você para resolver meu problema.
Posso colocar no meu blog para outras leitoras?
Ah!!! Mas tem outra dúvida. A receita tem: 1 xícara de farinha de trigo e 1 xícara de farinha para bolo.
Qual a diferença???
Bjs, Ana

Cinara disse...

Rita, fiquei feliz em saber que meu post ajudou a fazer a receita que você queria! Espero que o resultado tenha sido ótimo! ;o)

Ana, pode colocar a receita de buttermilk no seu blog, sim. Só não deixe de colocar um link para a minha receita, OK? ;o) A farinha para bolo leva um pouco de amido de milho (maizena), e geralmente não é usada em pães. Eu diria que você pode usar apenas a farinha comum, mas caso queira "fazer" a farinha para bolo, a proporção é a seguinte: 3/4 xícara de farinha comum peneirada, misturada a 2 colheres (sopa) de amido de milho.

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Blog - util.necessario - Ana disse...

Oi Cinara, vou fazer a receita e colocar sua dica do Buttermilk. Depois dê uma passadinha lá no blog e veja que sempre coloco o link do blog de onde "achei" a informação, afinal como blogueira sei o tempo que a gente gasta ( com todo carinho, mas gasta) para fazer o blog e acho suuuuuuper lógico o link. Super obrigada por todas as suas dicas.
Bjs, Ana

Juci Freitas disse...

Cinara,
Hoje eu fiz iogurte e tirei o soro com peneira e gaze. O soro ficou bem translúcido, ou seja, sem nada do iogurte.
Este soro poderia substituir o buttermilk?
Amei seu blog. Parabéns. Bj

Cinara disse...

Oi, Cuca! O soro não pode ser usado no lugar do buttermilk porque ele precisa realmente conter leite, que deixamos azedo com o suco de limão ou vinagre. Ele até engrossa um pouquinho. Ou seja, um iogurte bem ralo é mais parecido com o buttermilk do que o soro, entende? Eu já li que o soro pode ser usado para preparar conservas de repolho (chucrute), conservas de pepino ou gengibre, gatorade caseiro, e para o molho de grãos como feijão, arroz integral, aveia, grão de bico, lentilha, etc.
Obrigada pela visita e pelos elogios!
Beijos!

Vanessa Anacleto disse...

Cinara, cheguei aqui fazendo pesquisas sobre cupcakes e seus ingredientes originais. Amei seu blog, vc está de parabéns.

Abraço

Cinara disse...

Muito obrigada, Vanessa! :o)
Beijos e bom final de semana!

Jéssica Reis disse...

Cinara, amei sua dica! Estou começando a fazer cupcakes e vc tem me ajudado muito! Continue assim!
Muito obrigada!
bj

Cinara disse...

Obrigada, Jessie! Fico feliz em poder ajudar... ;o)
Beijos!

Sybil disse...

Uma padeira super famosa, cheff de cozinha, que apresenta um programa na tv e tudo falou que buttermilk é leite mais manteiga, morno ...
e como fica?? rsrsrs ai ai ai nem acreditei!

Cinara disse...

Jura, Sy? Como é que a mulher fala um absurdo desses?? Acho que ela traduziu butter+milk e tirou as conclusões dela... Coitado de quem tentar fazer as receitas com essa mistura!! :o)
Beijos!

Marina disse...

Estava vendo um filme que tinha frango empanado e fiquei com muuuita vontade de comer,vou fazer no sábado.Mas nunca usei o buttermilk em nenhuma receita...espero que fique bom no frango empanado...rs...que venha o sábado!

Cinara disse...

Marina, você vai deixar o frango de molho no buttermilk? Fica realmente delicioso: o buttermilk deixa o frango macio e suculento! Depois me conte!

Carol disse...

Olha so você mesmo, sou sua fã ja faz algum tempo, seu blog ta minha lista de favoritos, e agora procurando para entender o bendito Buttermilk achei você falando dele, obrigada pela ajuda viu! Beijocas e boas festas.

Cinara disse...

Que bom que meu post te ajudou, Carol! :o) Também desejo a você um feliz Natal e um 2012 maravilhoso!
Beijos!

regina disse...

BOA NOITE,VOce ME ESCLARECEU muitas duvidas em uma so leitura. Entao gostaria que voce postasse um passo a passo de como os confeiteiros americanos fazem aqueles bolos lindos,que levam uma cobertura branca antes da pasta americana. obrigada.

Pedro Frazillio disse...

Cinara,

trouxe dos EUA um "saquinho" com pó que usa-se para fazer molho Ranch (sou viciado). A receita é simples, 1 copo de buttermilk + 1 copo de mayonnaise + o pózinho e PRONTO. A minha duvida é: no caso do molho ranch, é seguro fazer com leite e vinagre? Seria mais indicado fazer com limao? Minha mae dsse que buttermilk pode ser "coalhada", portanto, posso substituir o buttermilk pela coalhada, ou iogurte, ou até mesmo o creme de leite (sem soro)? Qual a sua opiniao, pois dessa vez o buttermilk nao sera usado para bolo, mas sim para molho de salada! Obrigado!

Cinara disse...

Já te respondi por email, Pedro! ;)

Nathália disse...

O buttermilk pode ser feito com leite desnatado?

Daniela Pastana Cuevas disse...

Cinara, adorei suas receitas, quero testar todas.
Sou de São Paulo no Brasil, mas recem adquirimos um sítio no interior paulista e estamos cultivando nosso próprio alimento. Tanto vegetal quanto animal.

Milho é algo que será o carro forte do nosso cultivo, pois vai alimentar tanto a familia quanto os animais.

Os EUA é um pais que possui muitos milhos coloridos, e falo dos crioulos, aqueles que passam por gerações de certas famílias, aqueles que são cultivados de forma orgânica e não recebem nenhum tipo de produto toxico, da semente até a colheita, assim como a agua da rega e o tratamento do solo.

Vc tem alguma receita usando milho verde colorido ou ainda pipoca de grãos coloridos (já que quando estoura o grão mantem a cor mas a pipoca será sempre branca).

No aguardo por mais receitas. E parabéns pelo site!

Daniela Pastana Cuevas