domingo, março 04, 2007

Boston Baked Beans

Com certeza muita gente vai achar esta receita super estranha: Feijões assados? Com açúcar mascavo? E com MELADO?? Pois acreditem, é uma delícia! Onde eu morei, no nordeste dos Estados Unidos, é comum comer baked beans como acompanhamento de bistecas de porco, carne vermelha ou de frango, lingüiça e até cachorro-quente. Já no sul dos EUA, eles comem baked beans com cornbread, que é um bolo de fubá feito na frigideira de ferro. (Eu fiz na minha caçarolinha.) Vou publicar a receita do cornbread em seguida, OK? Vocês podem ver a receita original de baked beans aqui.

Feijões Assados à moda de Boston

500g de feijão jalo

6 xícaras de água

200g de bacon picado

1 cebola pequena, picada

1/3 xícara de melado

1 colher (chá) de sal

5 colheres (sopa) de açúcar mascavo

1 colher (sopa) de mostarda

1/2 colher (chá) de pimenta do reino

2 dentes de alho amassados

Deixe os feijões de molho em 6 xícaras de água durante 4 horas. Cozinhe em panela de pressão por 10 minutos, usando a mesma água do molho. Acrescente mais, se necessário. Depois de cozido, tire o feijão e reserve o líquido.

Pré-aqueça o forno a 150 graus Celsius. Em uma tigela ou cumbuca grande, sem untar, misture os feijões, o bacon e a cebola. À parte, misture o melado, sal, açúcar mascavo, mostarda, pimenta e uma xícara do líquido reservado. Misture bem. Junte aos feijões e misture. Cubra a tigela.

Asse por 2 horas e meia. Acrescente o líquido restante e mexa novamente. Asse por mais 1 hora e meia, ou até o caldo engrossar. Remova a tampa nos últimos 30 minutos de forno.

Rende 8 porções.

Eu fiz estes baked beans especialmente para a minha amiga Cris e a família dela. Além do cornbread, servi lingüiça calabresa frita em fatias fininhas. Acho que eles aprovaram! BTW, a foto lá de cima foi a própria Cris quem bateu... Thanks, Cris! ;o)

15 comentários:

Anônimo disse...

Cinara, lembro que quando morei nos EUA também estranhei essa coisa de feijões com açúcar...só que estive na fronteira com o México, onde eles comem muito feijão mas salgado e não sou fã da leguminosa...shame on me... não provei os baked beans...! A foto ficou ótima, até eu fiquei com vontade de experimentar! O Cornbread parece delicioso! Mostra a caçarola...
Um beijo e ótima semana!

Agdah disse...

O cornbread eu adoro, mas o baked beans...Oh, Lord!! Em IOWA, eles adoram e o de lá é feito com ketchup. Agora, imagine, a pobre nordestina acostumada a comer feijão com farinha, carne de sertão e molho de pimenta...!!!!

Eli disse...

Ci que diferente essa receita?! Adoro seu blog porque estou sempre aprendendo, diferente ou não vou testar ai te conto o que achei. :) Ah estão lindas as fotos!

Akemi disse...

Parabéns a vc e a Cris! Esta foto está de dar água na boca! A comida japonesa sempre tem essa mistura de doce/salgado, então acho que não estranharia este feijão!

Cinara disse...

Verena, eu também não sou fã do feijão comum, mas adoro receitas diferentes que levam feijão. (Tem outras duas aqui no meu blog!) Vou publicar a receita do cornbread amanhã, mas se quiser ver a caçarola agora, é só dar uma olhada no meu post Novas Manias. E eu fiz Dutch Babies nela também! ;o)

Agda, com certeza é bem diferente do que você estava acostumada... Sei que os americanos costumam comer os baked beans enlatados, mas este feito em casa é muito melhor!

Lica, eu acho esta receita muito saborosa e prática, porque pode ser congelada. Aliás, acho que vou tirar um potinho do freezer agora mesmo, para devorar no jantar... :oD

Akemi, obrigada, amiga! Eu demorei para publicar esta receita porque tenho certeza que a maioria das pessoas vai estranhar, e muito! Mas o engraçado é que eu não diria que ele fica realmente "doce". Como vai cebola, bacon, sal e outros temperos, acho que fica um sabor bem equilibrado.

Beijos e uma boa semana para vocês!

Cris disse...

Ci! Realmente o feijão ficou uma delícia! E tudo combinou, o encontro esteve ótimo, precisamos repetir. Eu comi feijões doces na Inglaterra também, mas no café da manhã! E gostei... O blog em inglês já foi inaugurado, é só você botar as receitinhas lá... vou te autorizar... Pode? think about it... Bjs!

Elvira disse...

Sou danada por feijão, e já ouvi falar muito sobres esta receita, que parece excelente, de facto.

Lua Limaverde disse...

Cinara, eu já tinha ouvido falar de feijões assados, até tenho uma receita aqui (em algum lugar do meu caderno), mas nunca comi, sua "cumbuca" de feijão me deixou com água na boca, eu gosto muito de feijão! Agora, amiga, tem que ter paciência porque demora, né? É uma receita especial, ótima para visitas, como você fez. E com essa linguiça assada, ai, ai... :)

Cinara disse...

Cris, feijão no café da manhã já é para o H, que adora comida fria logo cedo... Mas tem que ser fria! E precisamos marcar outra "noitada" daquelas, sim. Aliás, o niver do seu hubby está chegando... ;o) Bjs!

Elvira, esta receita é muito boa mesmo... Vou comer uma porçãozinha daqui a pouco, amiga! :o)

Lu, é demorada, sim. A gente fica "presa" em casa o dia inteiro! Mas vale a pena, porque rende bastante e dá para congelar. E combinou muito bem com a lingüiça, mas eu fritei mesmo, não assei. Não usei óleo, só fritei na frigideira de cerâmica. Ficou *super* macia... Nham! ;o)

Beijos, meninas!

Pri disse...

Oiê Cinara,
Tudo bem com vc?
Este fim de semana conhecí uma lojinha que vendia produtos japoneses. E fiquei com muita vontade de provar aqueles doces de feijão, sabe?
Agora, vendo esta sua receitinha, o desejo dobrou... aaaaaa... socoooro! Hihihi!
Bjinhos, amiga, e boa semana!!

Cinara disse...

Oi, Pri! Eu já ouvi falar, mas nunca comi esse doce de feijão japonês! Mas ontem jantei baked beans, e estava bom DEMAIS! ;o) Beijos e boa semana para você também...

Valentina disse...

Ci, aqui na Inglaterra também é bem comum comer este tipo de feijao. Sao presenca marcante nos fry-ups. Detesto o que compra-se pronto.Mas o caseiro é muito gostoso. So que não consigo comer beans on toas. Como com ovos, salsicha e cogumelo. A toast pode até vir do lado com um tad of butter.but that's it.bjocas

Cinara disse...

Val, eu também prefiro os baked beans feitos em casa! Ainda não comi com salsicha, mas deve ficar ótimo! Nos EUA eles fazem a salsicha grelhada na churrasqueira, e fica uma delícia... ;o) Bjs!

Ana disse...

ótima receita!!! fiz hoje e as horas de espera valeram a pena!!! Obrigada!

Cinara disse...

Que bom que vc gostou, Maria Isabel!! Também sou fã desta receita! ;) Bjs!