quinta-feira, janeiro 25, 2007

French Toast Waffles

Eu adoro praticamente tudo que faz parte de um café da manhã americano, como waffles e french toast. French toast é um tipo de rabanada feita com pão de forma, e waffle é um tipo de panqueca assada em um aparelho próprio, que o deixa cheio de furinhos, perfeitos para serem preenchidos com manteiga, geléia, mel, maple syrup, etc. (A propósito, a pronúncia é "uófous".)

Esta receita mistura estas duas delícias: nada mais é que uma french toast feita no aparelho de waffles! O resultado é uma torrada adocicada, repleta de furinhos, que pode ser servida com os acompanhamentos citados acima, e também com frutas. A minha eu servi com mel e blueberries para minha cunhada e meu irmão, que mais uma vez foi o responsável pelas fotos. Será que eles gostaram de ser minhas cobaias? :oD


French Toast Waffles

2 fatias de pão de fôrma (pode ser integral)

1 ovo

1/4 colher (chá) de extrato de baunilha

3 colher (sopa) de leite (eu uso desnatado)

1/8 colher (chá) de canela em pó

Pitada de sal (opcional)

Spray para untar (ou margarina)


Pré-aqueça o aparelho de waffles. Enquanto isso, em uma tigela média e rasa, misture o ovo, a baunilha, o leite, a canela e o sal. Mergulhe as fatias de pão nessa mistura, encharcando bem. Unte a parte interna do aparelho de waffles, coloque uma fatia de pão no centro dele e feche-o. (Talvez caibam duas, dependendo do tamanho do seu aparelho.) Geralmente, quando pára de sair vapor pelas laterais do aparelho, a torrada está pronta. Se quiser, polvilhe com açúcar de confeiteiro antes de servir.

Observações:

1) Eu costumo fazer 4 fatias de pão com esta quantidade de líquido, porque prefiro torradas mais sequinhas.

2) Meu aparelho de waffles é antiaderente, mas eu unto mesmo assim (com spray), para ficar mais fácil de limpar.

3) Mantenha as torradas aquecidas enquanto prepara as seguintes. Eu as deixo dentro do forninho elétrico, na temperatura baixa, para continuarem crocantes.

30 comentários:

Elvira disse...

Que delícia! Estou-me imaginando a comer essa maravilha ao pequeno almoço. :-)

Cris disse...

Ci, amei esta primeira foto, ficou muito apetitosa, dá vontade de abocanhar o monitor. Acho que vou ficar para o café da manhã no domingo! brincadeirinha... Bjs!

Cris disse...

Boa nota sobre a pronúncia, é horrível ouvir "aparelho de ueifou" no shop time! Bjs.

Fer Guimaraes Rosa disse...

Ci, eu amo waffles, mas compro os meus [Belgian style] congelado. Adorei essa ideia de fazer com a french toast! hmm! :-) beijao,

Lua Limaverde disse...

Cinara, que simples, bonito e gostoso! Adoro receitas de coisas "café-da-manhã", pois pra mim servem também como lanche e jantar. Estou pensando em comprar um aparelhinho desse por causa do Ric - ele ama waffles - mas acho que por enquanto dá pra fazer essa french toast numa sanduicheira comum, será?
Aliás, que foto, hein? Matadora. :)

Itza disse...

Não tenho aparelho para fazer waffles... sempre fiquei indecisa se comprar ou não. AGORA QUERO UM!!! MInha filha, que é a minha companheira de visita dos blogs, me disse: Mamãe compremos já esta coisa de fazer isso tão bom! Se entendeu tudo, né! hahahahah Delícia, Ci!!!!Só não acho blueberry aqui, e eu gosto tanto!

Patricia Scarpin disse...

Cinara,
Comi muito waffle na minha lua de mel. O João, que não tem apetite de manhã, ficava besta comigo - parecia que eu estava em jejum havia dias!! risos

Com blueberries deve ficar uma delícia.

Cinara disse...

Elvira, quando acordamos com fome, então, não há nada melhor... ;o)

Agradeço o elogio em nome do Rico, Cris! E podem ficar para o domingo, sim. O L. pode ajudar fazendo ovos mexidos! :oD Quanto à pronúncia, eu também já ouvi de tudo, amiga...

Fer, aqui no Brasil os waffles congelados não "pegaram". De vez em quando aparece uma marca nova, mas nunca são bons. Geralmente, são fininhos demais! O jeito é fazer em casa...

Lu, com certeza dá pra fazer na sanduicheira comum, sim. Ou mesmo na frigideira, como a french toast tradicional. Eu também gosto de "almoçar" e "jantar" café da manhã, acredita? É tudo tão gostoso... ;oP
E as fotos do meu irmão ficam um show mesmo, obrigada!

Itza, compre que vale a pena! Eu costumo fazer waffles para servir às visitas, com sorvete e calda de chocolate quente por cima... Aff!
E as blueberries demoraram para chegar aqui também, sabia? Agora são fáceis de achar, ainda bem!

Eu também AMO waffles, Patricia! No hotel onde passamos o Reveillon tinha um buffet de crepes, tapioca e waffles no café da manhã. Já imaginou?? (Só dispensei a tapioca, que não gosto.) Eu saía quase rolando do restaurante, amiga... :o)

Beijão para todas!

Eli disse...

Cinara o meus querubins amam waffles e meu aparelho é igual o seu. risos Adorei essa receita aqui ela vai ser muito aprovada. risos

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Eliana! O aparelho só não é mais usado aqui em casa porque waffles não são exatamente light, infelizmente... ;o) Bjs

Silvia Arruda disse...

Cinara, sempre "paquero" uma máquina de waffles, mas ainda não adquiri uma. Depois desta dua receita e desta foto saborosa (hehe), me deu comichão de comprar uma!! :D

Camila L disse...

Oi, Ci. Eu tenho um aparelho de waffles igua ao seu! Mto prático mesmo!1 Agora gostei de saber q dá pra fazer french toast neles pq eu adoro mas detesto ter que fritá-las em óleo... Eu adoro waffles, mas não sou chegada em coisas doces pro cafá-da-manhã..então ficam pro lanche da tarde mesmo! Adorei!

Cinara disse...

Silvia, é uma delícia fazer waffles para visitas! Uma vez fizemos um "festival da panquecas e waffles" aqui em casa... Bom demais! Beijos...

Camila, já meu marido adora coisas doces no café da manhã! Nós evitamos por causa das calorias, mas sempre tem que ter um bolo, cookies, muffins... A vantagem desta receita é que não fica engordurada mesmo! Bjo!

Valentina disse...

Ci, adorei como voce fez as waffles muito mais pecaminosas ao paired them com o pao de forma.bjocas

Cinara disse...

Obrigada, Valentina! Pena que não dá para comer essas coisas todo dia. Eu a-d-o-r-o! Beijinhos...

Anônimo disse...

Oi Cinara, obrigada pela receita!
French toast com manteiga ou margarina, com geléia, com maple syrup ou mesmo sem nada é sempre ótimo.
Beijos

Cinara disse...

Concordo com você, Regina! French toast é boa até sem nada mesmo... ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Cinara...qual a marca do seu aparelho de waffle e qual o diametro???eu estou procurando um pra comprar mas até agora todos q achei são ou pequenos ou caros...obrigada... ^^

Cinara disse...

Olá, Wendy! Meu aparelho de waffles é da marca "America's Kitchen", e foi comprado há muitos anos pelo canal Shoptime. (É feito na China mesmo, viu?) Ele tem 21cm de diâmetro, e eu acho perfeito! Faz tempo que não vejo essa marca à venda, mas talvez você ache na internet... Boa sorte! ;o) Bjs!

Luisa Alexandra disse...

Gostei imenso desta receita e resolvi fazer também!
O resultado final foi fantástico!!!
Muitos parabéns pelo excelente blog e pelas receitas deliciosas que aqui tem.

Luísa Alexandra

Cinara disse...

Oi, Luisa! Que bom que você gostou da receita! É bem simples e saborosa, não é? Muito obrigada pelo comentário e pelos elogios... E volte sempre, é claro! ;o)
Um grande beijo!

Viviane disse...

Querida, me ajude numa questão. Onde posso encontrar esse spray para untar que vc sempre comenta??
Muito obrigada.
Bjocas.
Viviane
Se preferir responder por email:
sorvetinho@gmail.com

Cinara disse...

Viviane, eu vejo o spray da marca PAM (que é uma as melhores) à venda no supermercado Pão de Açúcar, mas não é sempre. Como é um produto que depende de importação, de vez em quando ele "some" das prateleiras. Também já vi no Sam's Club. Não sei de onde você é, mas talvez encontre em empórios ou lojas de alimentos importados!
Beijos!

ruth ramos disse...

Alguém pode me ajudar a descobrir onde levar meu aparelho de Waffles (esse mesmo da America's Kitchen)para consertar, pois acho que a resistência queimou ... e, pior, no meio da festa do meu filho ...Será que tem assistência técnica autorizada ou não precisa tanto?
Obrigada!
RUTH

Cinara disse...

Ruth, eu não acredito que haja assistência técnica autorizada dessa marca no Brasil, mas você pode levar a qualquer lugar que conserte eletrodomésticos que usam resistência, como torradeiras, chuveiros, forninhos elétricos, etc. Eu não sei onde você mora, mas não deve ser difícil achar.
Beijos e boa sorte!

H disse...

Oi Cinara!
Preciso de uma ajuda que talvez vc me possa dar...
da última vez que fiz waffles, talvez pq pus manteiga a menos, a massa ficou toda colada na máquina... não quis encharcar com água para não estragar, mas a realidade é que até hj está parada porque não sei como a devo limpar...
que me aconselha??
Obrigada

Cinara disse...

Oi, Helô! Eu também já tive o mesmo problema que você, o que foi uma surpresa, já que meu aparelho de waffles é antiaderente! Meu conselho é o seguinte: unte as duas placas do seu aparelho com óleo (por cima dos resíduos) e ligue-o para esquentar. Quando estiver quente, os resíduos devem ter amolecido, aí você pode raspá-los com uma faca (se não for antiaderente) ou com uma espátula de madeira. O óleo funciona mil vezes melhor que a água, mas tenha cuidado para não se queimar!
Espero que dê certo!
Beijos!

H disse...

Cinara
Só vi agora o comentário, vou tentar... realmente é antiaderente... e tb nunca pensei que acontecesse.
vamos ver se consigo :)
obrigada

Lil@ disse...

oi Cinara..
estou cada vez mais pensando em adquirir uma maquina de waffle... vc acha que vale a compra ou dá pra fazer tudo, inclusive waflle no formato da sanduicheira tradicional?? E onde encontro a manteira em spray para untar estes aparelhos?
Ah, e voce tem uma boa receita de waffles, que possa ter acompanhamentos doce e salgado?

Cinara disse...

Oi, Lila!! Não dá para fazer waffles na sanduicheira!! Eles precisam dos furinhos para ficar com a textura perfeita! Estes dias vi um aparelho de waffles da Cuisinart em oferta, mas não lembro onde. Pesquise no Google, é uma das melhores marcas.
E na barra lateral esquerda do meu blog vc vai achar o marcador "Breakfast" ou "café da manhã". Clique em qualquer um dos dois e vc achará todas as minhas receitas de waffle! O básico você pode servir tanto doce quanto salgado.
Bjs!