quinta-feira, janeiro 11, 2007

New York Style Cheesecake

Esta é mais uma receita que demorei alguns anos para dominar, mas que agora posso chamar de "infalível". Pelo menos cinco pessoas me garantem que conseguiram fazer um cheesecake perfeito graças a esta receita, o que é um motivo de muito orgulho para mim, claro! Entre elas está a prima do meu marido, que sempre foi fã desta sobremesa, e agora aposto que sabe fazê-la melhor que eu. Aguardo seu comentário, Paula... ;o)

Existem inúmeras receitas de cheesecake: com creme de leite, leite condensado, sour cream, suco de laranja, mel... A lista de variações é infinita, e o engraçado é que o termo "New York Style" se aplica a várias delas. Eu chamo a minha assim porque morei no estado de Nova York, e acho que esta é a textura dos cheesecakes servidos lá: smooth, rich and decadent!

Cheesecake

Massa:

1 pacote de bolachas maizena

5 colheres (sopa) de manteiga amolecida

Bata as bolachas no processador até virar uma farofa. Adicione a manteiga e misture bem. Forre o fundo e as laterais de uma fôrma de abrir de 23cm de diâmetro com a massa, pressionando com as pontas dos dedos. Leve para gelar.

Recheio:

750g de cream cheese

4 ovos grandes em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

2 colheres (sopa) de suco de limão

1colher (chá) de baunilha

1 pitada de sal

Pré-aqueça o forno a 180 graus (médio-baixo).

"Afofe" o cream cheese no processador, depois acrescente os ovos, um a um, pelo tubo. Adicione os demais ingredientes na ordem, batendo após cada adição. Depois de tudo misturado, bata mais 3 minutos sem parar. (O creme ficará borbulhando.) Não esqueça de limpar os lados da tigela para soltar o cream cheese.

Coloque o recheio na fôrma preparada com a massa de biscoitos e leve ao forno por 40 minutos, ou até a superfície dourar levemente e ao enfiar um palito ele saia úmido. Aumente o forno para 220 graus (médio-alto) e asse por mais 10 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Leve para gelar e sirva com calda de framboesa, geléia de morango, goiabada cremosa, etc. O cheesecake dura até 3 dias na geladeira.



Observações importantes:

1) A menos que você tenha uma batedeira Kitchen Aid, ou outra de potência similar, eu não aconselho fazer este cheesecake na batedeira. Eu tenho uma Planetária, e ela não dá conta! Tem que ser no processador mesmo.

2) Para evitar rachaduras na superfície, um problema comum dos cheesecakes, assim que tirar o cheesecake do forno, vire um refratário sobre a fôrma para impedir que o calor saia muito rápido. Acho que papel alumínio também deve servir. Isso evita que o cheesecake esfrie rápido demais e rache. Comigo sempre funciona.

3) Ao contrário do que diz a receita, eu não costumo forrar a lateral da fôrma com a massa de bolachas maizena, mas apenas o fundo. Às vezes a massa da lateral fica queimadinha, e eu acho que isso interfere no sabor...

4) Este cheesecake eu cobri com goiabada cremosa, que comprei pronta e diluí um pouco mais com um pouquinho de água, em fogo baixo. Também adoro usar uma calda importada de frutas vermelhas, que às vezes encontro no Pão de Açúcar. É dinamarquesa, se não me engano...

5) A altura deste cheesecake não está correta. Ele deve ficar mais alto, e a fôrma redonda de 22 ou 23cm é a ideal mesmo. Eu fiz em uma forma maior para render mais. Shame on me... :o)

47 comentários:

Fer Guimaraes Rosa disse...

o cheesecake foi a primeira sobremesa que aprendi a fazer logo que pus os pes no hemisferio norte. so que o meu era canadense. ha muitas variacoes mesmo e acho que o meu era sem assar [o recheio]. hoje eh muito dificil eu comer um cheesecake. acho que preciso fazer um meu, neh? :-)) beijos!

Regina disse...

Cinara, vc só faz maravilhas! Não entendi um negócio: a planetária não dá jeito por causa do volume do creme, é muito? Eu só tinha feito a versão de geladeira, sem assar, essa parece demais :**)

Anônimo disse...

Ci, teu cheesecake ficou lindão! E com calda de goiaba, então... Ficou a minha cara! :D

Não vou conseguir fazer a receita, pois o meu processador é um da Black & Decker, bem pequenino. E quem me dera ter uma Kitchen Aid!! Ainda chego lá!

Vc usa aquele cream cheese que vem no potinho pequeno ou existe outro tipo aqui no Brasil para vender?

Lua Limaverde disse...

Cinara, o que é isso, minha filha, você quer assassinar quem passa por aqui? rs Que lindo! Tenho que comentar o que está por baixo do cheesecake também, que prato mais bonito, uau! Mais uma receita pra lista!!

Anônimo disse...

A minha sobremesa favorita! Uhuhu! Mais uma receita pra eu testar.. aliás, não vou testar pq não tenho processador... mto triste isso!!! Vc vai ter q fazer pra todas e convidar-nos para um chá da tarde! Ehehe... Obrigada pela receita! Bjã

Silvia Arruda disse...

Cinara, este cheesecake deve ter ficado uma delícia!! Gosto muito da combinação queijo + goiabada
Bjo

Cinara disse...

Eu nunca fiz cheesecake sem assar, Fer, embora já tenha visto receitas... Pessoalmente, acho que cheesecake algum pode ficar ruim! Bjs!

Obrigada, Rê! Não é por causa do volume do creme que a Planetária não dá conta, mas por causa da consistência do cream cheese. Ele acaba ficando em "pelotes", independente do tipo de pá que você use para bater. A velocidade e a lâmina afiada do processador conseguem "desintegrar" o cream cheese, como deve ser. Se ainda tiver dúvidas, escreva! Um beijão...

Que bom que você gostou, Pat! Realmente, o ideal é usar um processador grande. Eu tenho um Walita Master Plus. Tenho um pequeno também, que uso para picar cebola e temperos. E aquela Kitchen Aid é meu sonho de consumo, amiga! Com certeza ainda chegamos lá...
Quanto ao cream cheese, eu sempre uso o Philadelphia Original, que vem em potinhos retangulares de 150g. Portanto, são 5 potinhos para esta receita. Tem o Polenghi, que também pode ser usado sem problemas. Eu não usaria o da Doriana, que é um creme vegetal com gosto de queijo, pois acho que não daria o mesmo resultado. Beijos!

Lu, eu estava esperando alguém comentar sobre o prato... Eu levei este cheesecake na chácara do tio do meu marido, que é artista plástico. Foi ele quem escolheu o prato de porcelana bege sobre o sousplat de madeira. Ficou bonito, né? E o pratinho azul é porcelana inglesa antiga, com desenho oriental. Ele coleciona pratos antigos, avulsos, e eu quase fiquei doida olhando o armário da chácara! :o) Beijos...

Eu sei que você adora cheesecake, Camila! Embora você já faça o seu, vale a pena provar este. Vamos combinar o chá, sim! Beijinhos...

Fica delicioso mesmo, Sil. Aliás, ele é bom até sem cobertura nenhuma! :o) Beijos!

Anônimo disse...

Ci, eu também sou fã de cheesecakes e já comi vários seus, todos estavam maravilhosos! A última foto com o prato azul ficou linda, amei. Bjs! Até sábado!

Anônimo disse...

Ah, já ia me esquecendo, achei ótima a dica de virar um refratário sobre o cheesecake para ele não rachar. Bjs!

Lua Limaverde disse...

Cinara, lindos demais, os pratos e o sousplat, quase que pergunto se você morava num lugar com jardim (deu pra ver o verde nas janelas, ao fundo), aí você comentou da chácara, deve ser linda! :)

Akemi disse...

Que cheesecake maravilhoso, Cinara! Ainda não fiz com calda de goiabada, é uma ótima combinação! E este prato, muito lindo, adorei!

Anônimo disse...

ai ai ai, lindíssimo. Só fiz cheesecake uma vez, ficou bom mas não ficou assim... uma brastemp, rs.. e rachou... portanto a dica do refratário foi TUDO de bom! rs

beijocas queridinha!!!

Cinara disse...

Obrigadinha, Cris! Essa dica do refratário é mais ou menos recente. Aprendi em um site de culinária onde tinha um fórum discutindo cheesecakes, acredita?? Beijos e até sábado!

Lu, a chácara é MARAVILHOSA! Que eu saiba, ela já saiu até em revistas de decoração. Lá tem até um recinto para pavões, decorado com um mosaico gigantesco que ele mesmo fez! A cozinha (onde bati as fotos) tem vista para uma mata enorme, que faz parte da propriedade dele. Quem me dera fazer sempre as refeições com aquela vista... Beijos!

Obrigada, Akemi! Esta foi a primeira vez que fiz com goiabada também, e aprovei! Beijinhos...

Que bom que você gostou da dica, Maria Helena! É para isso mesmo que a gente troca idéias, não é? Ajudando umas às outras, todo mundo se aperfeiçoa! Beijão

Eli disse...

Cheesecake e com calda de goiabada é pra matar mesmo! Estou morrendo aqui com as fotos.

Cinara disse...

Obrigada, Eliana! É realmente uma mistura irresistível... Ai, minha dieta! :o) Beijos

Valentina disse...

O teu cheesecake está lindo Cinara.E só aprovo esta calda de goiaba pois sou viciada em qualquer coisa que tenha goiaba.

Cinara disse...

É mesmo, Valentina? Então preciso te passar a receita de uma sobremesa gelada de goiaba que a minha cunhada faz! Eu não sou tão fã de goiaba, mas essa sobremesa é divina! Vou pegar a receita e te passo por e-mail, OK? Bjs!

Valentina disse...

Estou aguardando anciosamente. Super obrigada ja adiantado.

Anônimo disse...

Estimada Cinara, passei no seu blog por acaso, pois procurava receita de cheesecake original.Antes tinha entrado no site www.elicheesecake.com que é de uma loja em chicago que faz de inúmeras formas o mesmo. Mas não consegui receita. Amo de paixão esta sobremesa mas nunca consegui a receita de uma original que comi no restaurante Outback ( Canadá) com calda de amora.Você conheçe ela? Já foi lá? A de lá pareçe que usa ricota e é uma das melhores que comi. Acho que as que vendem em lojas economizam no creme cheese e no final ficam com gosto de nada. Vou testar a sua.Parabens pelo blog.

Cinara disse...

Olá, Elizabeth! Eu adoro o Outback, e já fui em vários, no Brasil e nos EUA, mas não no Canadá. O engraçado é que, como eu faço cheesecake em casa, é uma sobremesa que eu raramente peço em restaurantes! E você tem razão: quando economizam no cream cheese, o cheesecake fica sem gosto de nada! A minha receita usa 5 potinhos, como você deve ter visto. Se fizer o cheesecake, não deixe de me dizer como ficou, OK? Obrigada pela visita e volte sempre!

Anônimo disse...

Olá Cinara!
Estava procurando na internet receita de cheesecake quando encontrei o seu blog, fiquei apaixonada. Morei nos EUA e tenho saudades de tudo que é de lá, portanto suas receitas e seus comentários são maravilhosos.
Gostei muito de você, mesmo não a conhecendo pessoalmente.
Beijos
Elisabet

Cinara disse...

Olá, Elisabet! Muito obrigada pelas palavras carinhosas... Fico feliz que você tenha gostado do meu blog! E, como eu, você também deve ter tido uma boa experiência nos EUA. Também morro de saudades, menina! Obrigada pela visita, pelo comentário e volte sempre... Beijão!

Anônimo disse...

Oie Cinara... sou eu escrevendo de novo XD (acho q já estou viciada em seu blog ^^)

Enfim, será q eu posso estar usando um liquidificador para "afofar" o cream cheese??

Cinara disse...

Oi, Marina! Olha, se o seu liquidificador for hiper-potente, acho que até dá para você afofar o cream cheese nele. Mas onde você vai misturar todos os ingredientes? Como eu escrevi nas observações, o cheesecake só fica com aquela textura "aerada" se for muito bem batido, e o cream cheese bem incorporado aos demais ingredientes... Por isso recomendo o processador mesmo. Aí é sucesso garantido! ;o)
Beijos e escreva sempre que quiser, viu?

Clau Clau disse...

vou testar essa tb!!
aliás dá vontade de faezr tudo que tem aqui no seu blog, uma coisa melhor q a outra!!

Unknown disse...

Cinara , venho acompanhando ( e claro , testando sias MARAVILHOSAS receitas há cerca de 2 meses , mas esse cheesecake foi o maximo !!!!

Cinara disse...

Clau, só agora vi que seu comentário ficou sem resposta! Eu devo ter lido quando você escreveu, mas foi na época em que eu estava afastada do blog... Peço mil desculpas e agradeço os elogios!

Priscilla, adorei saber que você tem feito e aprovado as minhas receitas! Este cheesecake é uma das sobremesas que mais pedem para eu fazer... Pena que não é nada diet! :oD

Beijos e feliz 2010!

Nathália disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nathália disse...

Oi, Cinara!! Achei seu blog lindo visualmente e com ótimas receitas! Também morei um tempo nos USA e adoro todas as comidas de lá! Uma dúvida quanto ao chessecake: vc usa a lâmina do processador mesmo ou aquele outro acessório de bater (tipo uma pá mas sem corte)? Nunca fiz esse chessecake "verdadeiro" de forno, só aquele sem assar, que só vai pra geladeira...
Obrigada e parabéns pelo blog!

Cinara disse...

Muito obrigada pela visita e pelos elogios, Marie! Eu uso a lâmina do processador para fazer esta receita, porque a pá dupla não mistura o cream cheese direito, já que ela fica encostada lá no fundo. A lâmina faz o serviço perfeitamente! Não deixe de me contar o resultado, OK? ;o)
Beijos!

Deborah Martin Salaroli disse...

Isso é coisa que se faça, menina???
Dá água na boca, de tão suculento que é!
Estou louca para experimentar...
Mas é preciso encontrar uma oportunidade para fazer.
Enquanto isso, vc me permite colocar a receita com as fotos no meu blog? É o www.delicias1001.blogspot.com
Visite-o e veja se está à altura de sua delícia.
Aguardo sua resposta. Se preferir, meu e-mail é marsala@uol.com.br

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado da receita, Deborah! Já te mandei um email, OK?
Beijos!

Deborah Martin Salaroli disse...

Olha só o link aqui. Obrigada pela partilha. Se vc quiser fazer o mesmo com alguma minha, fique à vontade...
http://delicias1001.blogspot.com/2010/06/cheesecake-new-york-style.html

Cinara disse...

Obrigada por me mandar o link, Deborah! Em breve vou lá conferir!
Beijos!

Nathália disse...

Após muito olhar pra essa foto e ensaiar fazer a receita, enfim fiz esse cheesecake e ficou ótimo!!! O meu ficou baixo, pois não usei a forma certa, só tinha em casa uma maior. Cobri com uma geléia dinamarquesa de cereja, combinou bem. Parabéns pelo blog, Cinara, adoro!! Lembra-me muito da época que passei nos USA.

Cinara disse...

Nathália, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas!! Adorei saber que você aprovou o cheesecake... É uma das minhas sobremesas favoritas também! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Sandra Reis disse...

Cinara
Hoje postei no meu blog essa receita maravilhosa. Foi o melhor cheesecake que já fiz. Minha batedeira é fraquinha, bem porcaria e mesmo assim deu certo. Se vc tiver um tempinho vou ficar feliz em te receber para avaliar.
Um beijão e bom fim de semana.

Cinara disse...

Sandra, acabei de ver o seu cheesecake e ficou DIVINO! Lindo e com certeza delicioso com aquela geleia de vinho... Aliás, já anotei a dica!
Beijos e bom fim de semana para vc também!

PunkBelle disse...

to a algum tempo tentando fazer cheesecake, mas uma coisa me impede, o cream cheese... os da marca danubio e philadelfia servem ou eh algum mais especifico pra cheesecake?
eu fico na duvida como o danado com torradas e nao faço o cheesecake...

Cinara disse...

Punkbelle, o cream cheese ideal é um mais consistente, vendido nos EUA em tabletes, mas você pode usar os que temos aqui sem problemas! Eu costumo dar preferência ao Philadelphia, mas pode ser qualquer outra marca.
Beijos e bom final de semana!

susi disse...

Eu tenho uma Kitchen Aid que eu rouxe de lá dos USA e nem foi tão cara. qual batedor eu uso ? muda alguma coisa no preparo ?

Cinara disse...

Oi, Susi! O preparo na Kitchen Aid não muda nada, pode seguir a receita à risca. O batedor que você usa é a pá, não aquele de bater claras, OK? ;)

Bruninha disse...

Cinara, Houston, we have a problem! Só tenho o processador pequenininho rsrs. Como você disse que viu a dica do refratário num fórum sobre cheesecake, talvez lembre se é suficiente para quem não tem processador simplesmente deixar o cheesecake em temperatura ambiente. Foi a dica que vi no vídeo em que a Dani Noce, divulgando o Philadelphia, fazia um Cheesecake natalino. Ela tb assava em banho maria...
Depois de ver várias receitas, a sua inclusive, to por fazer sem o banho maria (que só vi no vídeo dela). Já usou sour cream, em vez de apenas o suco do limão? Adorei o blog! bjs

Anônimo disse...

Passando aqui pra dizer que já fiz essa sua receita de cheesecake 63818152281 vezes e nunca mais me deixaram fazer uma sobremesa de jantar diferente! Só sucesso!

Anônimo disse...

Passando aqui pra dizer que já fiz essa sua receita de cheesecake 63818152281 vezes e nunca mais me deixaram fazer uma sobremesa de jantar diferente! Só sucesso!

Anônimo disse...

Passando aqui pra dizer que já fiz essa sua receita de cheesecake 63818152281 vezes e nunca mais me deixaram fazer uma sobremesa de jantar diferente! Só sucesso!

Marina Labes disse...

Melhor cheesecake da vida. Faço desde que vc postou! Sucesso garantido na família toda!😋