quinta-feira, janeiro 31, 2008

Pulled Pork

Há quase quatro meses uma leitora me pediu a receita de Pulled Pork, dizendo que era sua comida americana favorita. Eu fiquei intrigada e fui atrás de receitas para esta carne de porco desfiada que é servida em pães de hambúrguer. A maioria das receitas exige um slow cooker, uma panela elétrica muito usada nos Estados Unidos para fazer inúmeras receitas, como ensopados, sopas e cozidos. Mas além de não ter um slow cooker, eu não gosto de esperar horas para que um prato fique pronto, então procurei uma receita de Pulled Pork para panela de pressão. E não é que encontrei? A receita original foi adaptada especialmente para panelas de pressão, e é super fácil de fazer. E rende que é uma beleza!

Lombo de Porco Desfiado ao Molho Barbecue

1,2kg de lombo de porco sem osso

2 colheres (sopa) de azeite

1 cebola picadinha

2 dentes de alho amassados

Ingredientes para o molho:

1 xícara de catchup

2 colheres (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de molho inglês

2 colheres (sopa) de vinagre de maçã

1/2 colher (sopa) de mostarda

1/4 colher (chá) de chili em pó

1 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de pimenta-do-reino

1/2 xícara de água

Em uma panela de pressão, em fogo médio-alto, frite o lombo em azeite até dourar. Acrescente a cebola e o alho, e refogue até amolecerem. À parte, misture os ingredientes do molho e regue o lombo com ele. Deixe ferver e tampe a panela de pressão. (O molho vai parecer espesso demais, mas é o suficiente para cozinhar a carne.) Depois que abrir pressão, abaixe o fogo e cozinhe por 50 minutos. Solte a pressão lentamente, abra a panela e desfie o lombo de porco grosseiramente. Se desejar, ajuste os temperos e volte a cozinhar a carne na pressão por mais 10 minutos. Sirva em pães de hambúrguer. Rende de 8 a 10 porções. (E pode ser congelado!)

Para quem não conhece, este é um slow cooker:

E eu acabei de comprar esta panela de pressão da marca Nigro. Excelente!

27 comentários:

Letrícia disse...

Ai, Ci, não acredito que você está me fazendo ficar com água na boca a essa hora do noite!

Vou querer fazer com certeza!

Beijos e bom carnaval!

Isabel Salvador disse...

Cinara que sandocha maravilhosa.......e essas panelas novas são lindissimas.......bjokitas

Marizé disse...

Olá amiga, eu tenho uma slow cooker que eu ofereci a mim mesma no meu aniversário, adoro-a e uso bastante. Ainda ontem deixer grão a cozer á hora de almoço e no fim da tarde quando cheguei a casa estava pronto!
Estou sempre em busca de receitas para ela, e esta já está anotadissima.

Beijocas e bom fim de semana

Marcia disse...

Ci, não conhecia o pulled pork, nem o slow cooker. Amei a receita. Meus meninos adoram carne de porco; eles vão devorar esse sanduíche! Bom feriado, muitos bjs.

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Ci,

Só de ver essa montanha de carne desfiadinha dentro do pão me deu água na boca.
Receita anotada!
Bjs

cozinha da drica disse...

Ci amei e que apetitoso que ficou!!!!

Cris disse...

Tô "babando" de vontade de comer isso!!!!!

Bjs e bom carnaval, querida!

Cris

Anônimo disse...

Ai Cinara minha amiga!!!! se já gosto de lombo de porco no forno com molho barbecue imagine se não vou me fartar de comer este sanduíche de lombo?
Adorei!!!!!

Abraços

Eli disse...

Ci, que delícia! Essa não vai demorar aparecer por aqui. Minha panela de pressão é do mesmo modelo da sua, adoro mas a marca é outra. risos

risonha disse...

eu não fazia ideia do que era um slow cooker... sou uma ignorante mesmo.. lol

Sylvia disse...

Que coisa mais tentadora é essa carne, qunado voce falou em slow cooker pensei na hora em panela de pressao. Voce saberia qual seria o mecanismo dela, da slow cooker digo.

Flor de Sal disse...

Não conhecia, mas pode ter a certeza que vou ficar a conhecer ... e vai ter que ser brevemente!

Batata Frita® disse...

Bolas Ci, agora é que me vais fazer ir jantar!!! Beijocas fofas

Cinara disse...

, me desculpe por te deixar com fome quase na hora de dormir, amiga... É para me vingar da fome que fiquei quando vi seu sanduíche de lagarto! :oD Eu vi mas nem comentei, de tão faminta que estava! E olha a coincidência: eu também estou redescobrindo a panela de pressão, tanto que até troquei a minha, que estava velhinha... Vou publicar mais receitas para ela com certeza! ;o)

Belinha, obrigada, querida! A panela bege eu não tenho, só coloquei a foto para mostrar do que se trata. E é realmente linda! Mas por enquanto eu só tenho a de pressão, que é uma maravilha... ;o)

Marizé, essa é a grande vantagem da slow cooker: poder deixar algo cozinhando pela manhã e encontrar tudo pronto no fim da tarde! Para mim seria muito útil no inverno, pois adoro sopas... Nham!

Marcia, como eu já te falei, meu filho é muito "seletivo" na hora de comer, mas ele adorou este lombo desfiado! Só fique atenta à pimenta, caso eles não gostem de comida picante, OK?

Dani, a carne fica tão molinha que nem dá trabalho para desfiar... Imaginou? ;o)

Drica, este é daqueles sandubas pra gente comer e se lambuzar, amiga!

Cris, isto é o que eu chamo de "lanche suculento"!

Nora, e você viu que facilidade de fazer, amiga? Nem para desfiar dá trabalho, de tão macio que o lombo fica... Eu dispenso até o pão! ;o)

Eliana, eu estava "namorando" esse tipo de panela de pressão mais moderna há muito tempo, e finalmente decidi comprar para estrear esta receita. Também adorei! É mais segura, mais higiênica (a tampa não encosta na comida) e muito mais fácil de limpar. Nota 10!

Risonha, imagina, amiga! Aqui no Brasil pouca gente conhece essa panela, a menos que tenha morado nos EUA ou se interesse por eletroportáteis americanos. E foi justamente por isso que mostrei uma foto dela. Além de útil, é linda!

Sylvia, a slow cooker que minha mãe americana usava era do tipo mais comum: uma caçarola de cerâmica que vai dentro de um recipiente de metal, e entre os dois há um sistema de aquecimento elétrico. A temperatura se mantém constante durante várias horas, por isso é possível colocar os ingredientes pela manhã, deixar a panela ligada, sair para trabalhar e ter uma comida prontinha quando voltar, no final da tarde! Se quiser saber mais, clique aqui.

Flor de Sal, que saudades da sua visita, querida! Fico feliz que você tenha gostado... :o)

Batata Frita, despertei seu apetite, amiga? Juro que não fiz por mal... :oP

Um beijo enorme e um ótimo carnaval para vocês, meninas!

Carla disse...

Ci, não conhecia a slow cooker, muito interessante! A receita, como sempre, é excelente! Já está anotada =)

bjs, bom fim de semana e bom carnaval!

Marion disse...

Seu blog está nos meu favoritos e sempre que o visito me encanto com suas receitas, suas fotos, seu capricho. É um deleite! Parabéns!!
Bom Carnaval!

Danielle disse...

nossa que receita legal! nunca tinha visto e nem ouvido... ostei! bjkas dani

Cláudia disse...

Cinara, estou babando no monitor, eu adoro esse recheio, meu sogro faz, mas mais a moda brasileira, estou querendo o seu com esse molho de barbecue, nossa, bom d+!
E ainda bem que vc fez da panela de pressão! Ótima adaptação! Parabéns.
:-D

bjs

Cinara disse...

Carla, e é uma panela muito bonita também, você não achou? Se eu tivesse espaço, acho que até gostaria de ter uma... ;o)

Artisan, muito obrigada pelas palavras tão carinhosas... É uma alegria saber que as pessoas percebem o carinho que eu deposito no Cinara's Place!

Dani, fico feliz que você tenha gostado, querida!

Cláudia, que bom que você gostou! Eu pretendo fazer este lombo sempre, porque é fácil, rende um montão e é super gostosa...

Beijinhos e bom carnaval, amigas!

Maria Cecilia disse...

Ola,
Sou de Araraquara, onde fica a fabrica Nigro e posso dizer com orgulho voce vai ter essa panela de pressão por anos. Tenho duas, uma de quatro litros e outra de 4 1/2, há uns 15 anos.
Muito bom o seu blog
Cecilia Brandão

Cinara disse...

Olá, Cecília! Eu estou super satisfeita com minha nova panela da Nigro, e adorei ter a sua confirmação de que adquiri um produto de qualidade! Obrigada pela visita e volte sempre, viu?
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, vejo teu blog cerca de 1 ano, e nunca posto, mas preciso dizer...

SOU APAIXONADO por esse sanduicho, quando vou ao Arizona, onde eh bem comum este prato, e vc encontra varios "botecos" especializados, poderia comer uma semana seguida hehehe...

Enfim, ontem eu fiz o porquinho suar na panela de pressao, e ficou muito bom !!!

Bela receita !

Abracao,
Cabeca

Cinara disse...

Obrigada três vezes, Cabeca: por acompanhar meu blog há tanto tempo, por ter feito este comentário elogiando a receita e por ter me contado que a fez e a aprovou! Se você conhece o original (que eu não conheço), fico muito feliz em saber que o meu não decepcionou! ;o)
Um abraço e uma ótima semana para você!

Anônimo disse...

Cinara,

Eu lembrei o nome de onde sempre vou,
quando estou lah, e eh o mais parecido com tua receita.

Olha soh o SLOGAN... "Voce nao precisa de dentes, para comer nossa comida..."

http://www.honeybearsbbq.com/

Abracao,
Cabeca

Cinara disse...

Que slogan mais criativo, Cabeca, achei ótimo! Eu não conhecia esse restaurante, pois nunca estive no Arizona, mas vou vasculhar o site para ver se eles têm mais receitas gostosas que eu possa "copiar"... ;o)
Um abraço e boa semana!

Anônimo disse...

Professora, eu posso substituir o seu molho barbecue caseiro por um BBQ da Heinz, por exemplo? E qual seria a quantidade, então?
Seu Blog é simplismente sensacional.
Referencia na net brasileira.
Obrigado
Thiago

Cinara disse...

Olá, Thiago! Você pode usar um molho barbecue industrializado, sem problemas! Na receita, o molho caseiro rende cerca de 2 xícaras, então é só você usar 2 xícaras do molho Heinz. Eu só aconselharia a dilui-lo com um pouco de água, pois os molhos prontos costumam ser muito espessos.
Abraços e muito obrigada pelos elogios! ;o)