terça-feira, janeiro 08, 2008

Oreo Butter Cake

Quando minha amiga Vinni me mandou esta receita, tive certeza de que meu filho iria adorar este bolo. E eu também, é claro, pois também *adoro* Oreos! Então, quando decidi bater um bolinho para meu filho e um coleguinha que viria nos visitar, logo me lembrei desta delícia que a Vinni descobriu... E comprovei algo que eu já sabia: essa mineirinha tem "faro" para boas receitas! As crianças (e adultos) gostaram tanto do bolo que ele já foi eleito nosso "bolo oficial de férias". E é por isso que vou participar com ele do evento promovido pela querida Goreti, sobre o que preparamos para nossos pequenos durante as férias! Parabéns pela iniciativa, Goreti. Tenho certeza de que aprenderemos muitas receitas deliciosas para a criançada!

BOLO DE BISCOITOS OREO


225g de farinha de trigo

1 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de sal

85g de manteiga sem sal, cortada em pedaços

170g de açúcar

2 ovos, batidos

1 xícara (240ml) de iogurte natural (usei buttermilk)

1 colher (chá) de essência de baunilha

80g de biscoitos Oreo (ou Negresco), quebrados grosseiramente

Biscoitos Oreo inteiros para decorar (não usei)


1) Pré-aqueça o forno a 180° C e unte uma assadeira redonda de 20cm, com furo no meio.

2) Peneire juntos a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal.

3) Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até ficar claro e cremoso. Derrame os ovos aos poucos, cerca de 1 colher (sopa) de cada vez, batendo constantemente durante aproximadamente 2 minutos.

4) Na velocidade baixa, misture 1/3 da mistura de farinha apenas até misturar. Acrescente metade do iogurte e bata. Depois acrescente metade da mistura de farinha restante, seguida pelo iogurte restante, e a essência de baunilha. Por fim, acrescente o restante da mistura de farinha.

5) Por último, com uma colher, misture os biscoitos quebrados.

6) Derrame a massa na assadeira preparada, distribua os Oreos inteiros por cima e asse por cerca de 40 minutos, até que um palito inserido no meio saia limpo.

7) Deixe esfriar na assadeira por 5 minutos. Desenforme, deixe esfriar completamente e deixe as crianças atacarem!

39 comentários:

Letrícia disse...

Começou o ano com a corda toda, Ci! Que bolinho mais lindo!

Beijos!

Silvia Arruda disse...

Adorei a sugestão!!! Nunca vi bolo com bolacha no recheio!! Receita anotada!! :D

Anônimo disse...

Question: achei que o bicarbonato subsituísse o fermento...nessa receita vc usa ambos. Dá pra explicar quais as funções de cada um?
Bjs!

Mucha disse...

Hmmm... que ideia deliciosa.... Acho que aqui em casa os bruxinhos vão odiar!! ;)

Ana disse...

Ai ai ai Ci, aqui em casa esse bolo iria ser um sucesso com o Matheus, pois ele adooora Oreos!! (e assim como voce, eu tbem! mas eu sou a "esquisita" e gosto muito mais da parte da bolacha - sim, da bolacha e nao do recheio... vai entender, ne?!!)
Esta anotada, copiada e bem guardada p/ o proximo playdate aqui em casa, os amiguinhos com certeza tbem irao gostar!
Beijos!
Ana

Marcia disse...

Hmmm, que delícia! Bjs.

Laurinha disse...

Minha filha delirou quando viu... ela adora oreos...
Anotada!
Beijinhos,

Suzana Parreira disse...

Muito bonito e de certeza delicioso!

Bj

laila radice disse...

hummm pirei nesso bolo! deve ser um encanto!aproveito pra te desejar um maravilhoso 2008! bjocas

Sylvia disse...

Que bolo diferente,super criativo.Minha primeira visita ao seu blog ,mas com certexa , nao será aúltima. Adorei tudo o que vi

Goreti disse...

Oi Ci,
Como é bom ver vc na ativa, tava com saudades de me deliciar com esses posts recheados de gostosuras; e esse bolo menina, realmente é pra criançada cair na folia, e nós que não somos de ferro aproveitamos a deixa e entramos na festa junto com eles.

Marizé disse...

Cinara minha amiga, nem imaginas as saudades das tuas delicias, e o regresso não podia ser melhor, eu sou louca por oreo e um copo de leite fresquinho.
Esta receita vai directa para o meu caderninho.

Beijocas

risonha disse...

cinara, assim não dá!!! devias ter começado o ano com uma coisinha light, uma saladinha, etc... assim lá vou eu ter que copiar mais esta receita...lol
(daqui a dias a minha filha vai sair com o grupo da catequese e pediram para as crianças levarem lanche, acho que vou fazer esse bolo para elas)

Cinara disse...

Letrícia, obrigada, querida! Parece que este bolo será uma constante aqui em casa... ;o)

Silvia, eu também nunca tinha visto algo parecido! O interessante é que a bolacha não fica dura, mas também não chega a desmanchar... Fica parecendo pedacinhos de bolo de chocolate no meio do bolo branco!

Raquel, em algumas receitas, o bicarbonato de sódio realmente substitui o fermento em pó, que por sua vez contém bicarbonato de sódio (que é básico), cremor tártaro (que é ácido) e algum tipo de amido. Quando a receita pede os dois é porque ela contém algum ingrediente ácido, como o iogurte ou buttermilk. O bicarbonato vai contrabalancear a acidez desse ingrediente ácido, enquanto o fermento em pó fará o bolo crescer! ;o)

Mucha, o meu bruxinho detestou, e até o coleguinha dele, que é difícil para comer, devorou 4 pedaços... :oD

Ana, então você vai adorar mesmo este bolo, porque do Oreo sobra apenas a bolacha mesmo, o recheio "desaparece" no meio da massa! ;o)

Marcia, já imaginou com um sorvetinho e uma caldinha de chocolate? Eu comi assim também! :oP

Laurinha, eu entendo a sua filha: também delirei quando a Vinni me mandou esta receita com foto e tudo... ;o)

Suzana, obrigada, querida!

Laila, eu sempre gosto de testar bolinhos diferentes! Também te desejo um 2008 de muita saúde e prosperidade, amiga!

Sylvia, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Vou visitar seu blog em breve também, pode deixar! ;o)

Goreti, acho que nenhum adulto resiste a este bolo também, querida... Eu não resisti! Obrigada pelo carinho, viu?

Marizé, eu também estava com saudades de receber suas visitas aqui na minha cozinha, amiga! E fico feliz que você tenha gostado do bolinho... :o)

Risonha, juro que cheguei a pensar em postar alguma receita light, amiga, mas o problema é que não tenho nenhuma! Até as minhas saladas são calóricas, pois levam croutons, parmesão, molho de mostarda e mel... Estou perdida! :oD Depois me conte se fizer o bolo, OK?

Um beijão, meninas!

Danielle disse...

nossa que delicia!!
e que otima ideia esta amei! bjs dani

Elvira disse...

Eu gostava de ser criança na sua casa, querida Cinara! ;-)

Isso é tão bom, tão bom...!

Beijos.

Anônimo disse...

Oi, pessoal.

Antes de mais nada, desculpe. Sei que isto é chato e até um pouco deselegante. Mas sou novo neste mundo dos food-blogs. Novo e empolgado. Queria que vocês dessem uma olhada no meu site de jornalismo gastronômico: Comensais. Começou no dia 7 de janeiro. Está engatinhando ainda. Tenho certeza de que vai melhorar.

Abraços e beijos,

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que perdição de bolo é esse?? Também sou completamente doida por Oreos, já vou adicionar a receita ao meu delicious... :)

Posso tomar café da tarde aí? Prometo ajudar a lavar a louça. ;)

Nysa disse...

conheci bolachas oreo numa das férias de verao passadas em portugal e foi amor à primeira vista. isto já há anos... entretanto já as há aqui em munique mas um pouco caras. mas de vez em quando vale a pena e esse bolo parece valer :-) estou ansiosa para o experimentar! obrigada pela sugestao! beijocas

cozinha da drica disse...

Ci que bolo bom!!! E olha sua explicação sobre fermento e bicarbonato uau , estou impressionada!!Que mulher entendida...Sabe que cozinho de bisbilhoteira , mas vc é profissional!!! Bj

Filipa disse...

Adorei esta receita, já copiei!! Ficou lindo o bolo, que maravilha de receita não? Este bolinho com oreos é tudo de bom.
Beijinhos

Eli disse...

Ci que luxo esse bolo?!?! O Rapha vaí enlouquecer. :)

Cinara disse...

Dani, pode fazer que não vai sobrar uma migalha, eu garanto! ;o)

Elvira, obrigada, querida! Além de adorar comer o que eu faço, meu filho adora "exibir" meus dotes culinários para os amigos... E eu fico feliz, é claro!

Paulo, que bom que seu site já está no ar! Pode deixar que vou conferir em breve, OK?

Paty, estou te esperando para o chá, amiga! É só marcar! E não precisa nem ajudar a lavar a louça... ;o)

Nysa, este bolo leva apenas meio pacote de Oreos, então você ainda vai poder saborear o restante, portanto, vale a pena mesmo! Depois me diga se você fizer, OK?

Drica, eu aprendo graças aos leitores, amiga! É claro que sei muita coisa por causa da experiência, mas quando perguntam algo que não sei, eu vou pesquisar e aprendo junto! ;o)

Filipa, obrigada, querida! Ele fica muito gostoso mesmo, e não é difícil de fazer. Espero que você prove!

Eliana, tenho certeza de que o Rapha vai gostar muito! E você pode fazer nas forminhas de muffins também... ;o)

Um beijão para vocês!

Sheila disse...

Rá! Acha que não vou fazer tbm?
O fim de semana que me aguarde!!!
deve ficar bom com os cookies da Nabisco tbm neh? Acho que vou testar, rsrs

bjão e feliz 2008!!!!!

Ana Prazeres disse...

Não é possivel, eu estou no céu... o bicho verde levou-me e eu não percebi... Um bolo de oreos???? é bom demais!!!!!!
Beijoca enoooooooooooooorme

winnie disse...

Vai ser o próximo a ser feito, de certeza!

Agdah disse...

Imagine que na minha época, o Oreo se chamava Negresco. Eu acho que estou ficando velha...

Cinara disse...

Sheila, este bolo deve ficar bom com qualquer versão de Oreos, que é da Nabisco. Eu usei Negresco, da Nestlé, mas tem também o Bauny, da Marilan, que é igualzinho! ;o) Feliz 2008 para você também, amiga!

Anette, que bom vê-la de volta, querida! Espero que esteja totalmente recuperada! ;o)

Winnie, não deixe de me contar se fizer o bolo, OK?

Agdah, hoje tem de tudo aqui: Oreo (da Nabisco), Negresco (da Nestlé) e Bauny (da Marilan). Pelo visto, esse tipo de biscoito faz sucesso! ;o)

Beijos e bom domingo, meninas!

winnie disse...

Já está no forno, vamos ver o que de lá saí!

winnie disse...

Gostei muito do resultado final, está aprovado. Copiei a tua receita para o meu blogue, espero que não te importes.
Beijinhos

Valentina disse...

Ci, sabe que tive que me proibir de comer oreos pois sou louca por eles. Que delicia este bolo.Sai daqui tentação.

Cinara disse...

Winnie, eu adoro quando fazem as minhas receitas, querida! Pode publicar à vontade! É uma alegria enorme saber que você aprovou a receita... Já vou até lá conferir! ;o)

Val, eu também evito comprar Oreos porque adoro, mas meu filho gosta de levá-los à escola, então não há saída: acabo "roubando" alguns da criança! :oD

Beijos e boa semana, amigas!

risonha disse...

querida cinara, conforme te disse fiz ontem este bolo para a minha filha levar hoje na saída com o grupo da catequese... mas não resisti e ontem provei logo uma fatia... é DI-VI-NAL!!! adoramos a receita e o sabor do bolo, não é enjoativo e fica maravilhoso.
daqui a dias prometo que publico lá no meu blog, mas tinha que vir pessoalmente dar o meu testemunho como já fiz e já provei esta oitava maravilha do mundo.
beijos e bom fim de semana

Cinara disse...

Você não imagina como fico feliz em saber que sua família aprovou o bolo, Risonha! Obrigada por vir me contar do sucesso que ele fez... Será uma alegria ver esta receita em seu blog, querida! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Unknown disse...

Cinara, como eu tinha dito, fiz o bolo!!! Ficou igualzinho ao seu e ele realmente é um sucesso!!! Obrigada por postar essas maravilhas em seu blog!
beijo!

Cinara disse...

Que bom que você aprovou o bolo, Julia! Você vai publicar as fotos no Flickr? Depois vou dar uma olhada!
Um beijão e boa semana para você, querida!

priscila disse...

adorei a recita pena que agora não encontramos mais o biscoito OREO no Brasil... snif, snif, snif, eu também sou uma adepta da culinária Americana e estou realmente triste porque não encontro mais Oreo no Brasil.

Cinara disse...

Oi, Priscila! Jura que não tem mais Oreo para vender no Brasil?? Eu vi que ele sumiu das prateleiras, mas pensei que fosse algo temporário, como para mudar a embalagem ou algo assim... Mas vamos torcer para o Oreo voltar! Enquanto ele não volta, pode fazer este bolo com Negresco que eu garanto que fica muito bom também... ;o)
Beijos e boa semana para você!

grazi disse...

depois de tantos bons cometários, só resta fazer!!!!