domingo, janeiro 13, 2008

Blackberry & White Chocolate Muffins

Pouco antes do Natal eu me deparei com suculentas amoras no varejão, e decidi comprá-las mesmo sem saber exatamente o que iria fazer. Bom, quem conhece a nossa blogosfera sabe que não é nada difícil encontrar inúmeras receitas deliciosas para usar qualquer ingrediente que tenhamos à mão, certo? Comecei a pesquisar e encontrei esta receita no blog da Chris. Só de ler já achei a receita maravilhosa, e olha que o blog dela nem é de culinária! Mas ela sabe o que é bom: estes muffins são inesquecíveis! Confiram a minha versão:


Muffins de Amora e Chocolate Branco

300g farinha de trigo
2 colheres (sopa) de fermento em pó
150g açúcar

1 ovo
1 colher (sopa) de extrato de baunilha
225ml de leite
60g manteiga derretida

150g amoras
110g de gotas de chocolate branco

Pré aqueça o forno a 190° C. Em uma tigela, misture a farinha de trigo, o fermento e o açúcar. Reserve. Em outra, misture o ovo, a baunilha, o leite e a manteiga e bata na batedeira ou à mão. (Eu bati à mão, com um fouet.) Acrescente a mistura de farinha ao creme, aos poucos, batendo sempre, até formar uma mistura homogênea, cremosa. Adicione as amoras e as gotas de chocolate branco, e mexa suavemente com uma colher, pois as amoras se despedaçam facilmente. Encha as forminhas de muffin até cerca de 2/3 de sua capacidade e asse por aproximadamente 20 minutos, ou até dourar.

Observações:

1) Eu usei um tiquinho mais manteiga do que pedia a receita original porque achei que a massa precisava de um pouco mais de gordura.

2) Também usei uma quantidade maior de amoras, porque elas estavam tão gorduchas e doces que não resisti...

37 comentários:

Karina disse...

Menina, esses muffins são de dar água na boca... adoro amoras, minha avó tinha no quintal. Bjos e bom domingo.

Natércia Ramalho disse...

Cinara que maravilha os seus muffins adorei, me desculpe a falta de vizitar o seu blogo mas a minha saude ainda está muito mázinha obrigada pelo seu amor e carinho.u beijo Natércia...

Isabel (pipoka) disse...

Essa conjugação é maravilhosa! Adoro chocolate branco e sou fã de amoras! Mas terei que deixar para fazer na época das amoras (só em Agosto/Setembro), pois acho que estes muffins perderiam muito se fossem feitas com amoras congeladas.

bjs

Filipa disse...

Estão lindos esses muffins!! Adorei a conjugação dos ingredientes, adoro tudo o que leva chocolate branco!
Já copiei :-)
Beijinhos

risonha disse...

por favor!!! que queres matar-me certo? só pode ser, com uma maravilha dessas...

winnie disse...

Que bom, até babei só e olhar para a amoras.

Sylvia disse...

Adoro amoras ,acho que a combinacao com chocolate branco da um equilibrio especial. Ficaram maravihlosos

Anônimo disse...

Cinara,
Você está correndo sério risco de me encontrar batendo à sua porta para provar os Muffins!
Maravilhosos!
Adorei ver as toalhinhas no cenário!
Bjos!

Valentina disse...

Amoras são tão deliciosas! Estes muffins devem ter ficado deliciosos Ci.E estou vendo na foto o lindo presente que recebestes no ano passado.Chique você.

Marcia disse...

Ci, seus muffins estão lindos demais! Eu adoro amoras, mas tem sido difícil encontrá-las bem doces. Vou passar a receita para minha cunhada: ela só gosta de chocolate branco! Bjs

Café Vinil Poá disse...

a ainda restou um´pé uma delicia...
Biejos

Laurinha disse...

Que delícia! Adoraria deliciar-me com unzinho agora mesmo!!
Hummmmmm!
Beijinhos,

Lua Limaverde disse...

Ci, que delícia! Amora pra mim é uma coisa chique, amiga, assim como esses muffins... Beijos!

Nysa disse...

hum.. receita está anotada, pois leva chocolate branco que eu adoro! ficaram lindos, parabéns! beijocas

Cinara disse...

Karina, eu também adoro, e foi uma ótima surpresa achar essa caixinha "fora de época"! ;o)

Natércia, que alegria ver seu comentário aqui, querida! Obrigada por ter passado aqui no meu blog, mesmo não estando tão bem de saúde... Estou rezando por você, viu?

Pipoka, com certeza ficam melhor com as amoras frescas, e eu também fiquei surpresa em encontrar amoras tão suculentas nesta época! Surpresa e feliz, claro... ;o)

Filipa, eu também adoro receitas que levam chocolate branco, ainda mais com uma frutinha para equilibrar a doçura dele! :o)

Risonha, que bom que você gostou, querida! E espero que você sobreviva, viu? :oD

Winnie, amoras são mesmo deliciosas, não são?

Sylvia, você disse tudo: a combinação de amoras com chocolate branco ficou perfeita! ;o)

Vic, você viu como as toalhinhas ficaram lindas na foto? Meu cenário ficou mais lindo graças ao seu talento... ;o) E pode vir quando quiser, viu?

Valentina, obrigada, amiga! E eu adoro mostrar o quanto gostei de tudo que ganhei... ;o)

Marcia, acho que dei sorte de achar estas amoras, amiga! Quase não acreditei... E se sua cunhada gosta de chocolate branco, não deixe de indicar os cookies de macadâmia para ela! São maravilhosos... :oP

Julia, você ainda tem amoras em casa?? Que maravilha! Com este calor, eu bem que adoraria tomar um milk shake de amoras... ;o)

Laurinha, sabe aquelas horas em que dá uma fominha, tipo no meio da tarde? É nessa hora que eu adoro comer um muffin, um pedacinho de bolo ou um cookie! E este aqui mata a fome divinamente, amiga... :oD

Lu, eu sempre gostei de amoras, mas só depois que comecei o blog é que descobri as receitas com amoras! Agora estou cada vez mais apaixonada por esta frutinha, amiga...

Nysa, obrigada, querida! O sabor do chocolate branco fica ainda melhor junto com a fruta azedinha... Nham! :o)

Beijos e uma semana maravilhosa para vocês, meninas!

Janna Joaninha disse...

no natal, eu tinha destas.. e não sabia o que fazer com elas. serviram somente como enfeite porque ninguém teve coragem de comer, de tão lindas!!!!

mas agora, com essa receita... não há como resistir em jogá-la na "panela" hehehehe

bjs

laila radice disse...

ah quem resiste a essas gorduchas mais deliciosas???
e esses muffins estão uma coisa...parecem tão bons!! qdo encontrar as benditas eu testo! bjos

Marizé disse...

Que união fantástica, amoras e chocolate branco, doce e ácido!

Estão lindos Cinara, e aprovados por si só podem ser uma delicia.

Beijocas

Sheila disse...

Hmmmmmmm
amoras e chocolate branco? Deve ter ficado uma mistura muito boa... o azedinho de um com o doce do outro. Amei!

Patricia Scarpin disse...

Ci, ficaram maravilhosos! E com o paninho combinando, então... Um charme só.

Silvia Arruda disse...

Ficaram lindos, só para variar!!

Anônimo disse...

Adoro muffins! Vou fazer também e te conto depois.

Tudo de bom em 2008!

Davi

Danielle disse...

que delicia!!! amei a receita!!!!
mas na falta de amoras por aqui talvez eu tenha de substitui-las :(
mas devem ter ficado delicia!
bjs dani

cozinha da drica disse...

Ci amo suas rceitas de muffins , já fiz o de Nutella e o de chocolate ...este com certeza irei fazer!

Pimpona by Nacos & NOC's disse...

Chocolate branco e amoras.... fico a salivar só de imaginar... =p
Um beijinho *

Cinara disse...

Jana, você poderia ter feito milk shake de amoras, que também é delicioso... Mas agora elas devem sumir do mercado, porque não é mais época de amoras. Se você achar algumas, compre sem hesitar!

Laila, boa sorte, amiga! Eu já fui atrás de mais uma caixinha e não achei mais... :o( Acho que viciei nas amoras! :oP

Marizé, obrigada, querida! Eu também adorei a mistura de sabores...

Sheila, eu achei estas amoras no varejão do 8o. BPM. Vou ficar de olho para ver se aparecem novamente!

Paty, obrigada, amiga! Também estou apaixonada por minhas toalhinhas bordadas... :o)

Silvia, obrigada, querida!

Davi, não deixe de me contar mesmo, viu? E um 2008 maravilhoso para você também!

Dani, acho que estes muffins ficam bons com qualquer fruto silvestre, como framboesas ou blueberries. Mas eu gostei mesmo foi do toque do chocolate branco! ;o)

Drica, eu acho os muffins muito práticos, por isso estou sempre testando receitas novas... Fico feliz que você goste!

Pimpona, é uma combinação divina, não é? Eu virei fã de carteirinha!

Um beijão para vocês!

Mónica disse...

Bem, só de olhar fiquei a babar... devem de ser uma delícia de perder a cabeça. Vou apontar esta com certeza ;)

Unknown disse...

Grande Cinara.....
Seu blog é muito apetitoso...
Queria seu e-mail....
Escreva para mim:
abruzadin@uol.com.br
Ok?

Cinara disse...

Monica, eu recomendo demais estes muffins... Depois me conte se você fizer! ;o)

Zazá, obrigada, amiga! Já tem mandei um email, grande Zazá Lee...

Beijinhos para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Amiga, que loucura essas fotos!!! O negócio é que não vou achar amoras frescas nesta época...será que posso usar as congeladas? Com o chocolate branco deve ficar dos Deuses!!!
Amei a receita!
Estou com saudades!!!!
Beijos mil!
www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cinara disse...

Verena, minha amiga, também estou com saudades! Fico feliz que você tenha gostado dos muffins!Olha, acho que você pode usar amoras congeladas sem problemas. Mas com as amoras frescas o sabor ficou maravilhoso, pois estavam bem docinhas... Eu sempre acho que as frutas congeladas perdem um pouco o sabor.
Beijos e bom final de semana, querida!

Cris disse...

Ci:

No sábado encontrei mirtilos no mercado por R$ 0,99 a caixinha. Comprei logo duas e estava pensando o que fazer com elas e você,mais uma vez, me "salvou"! Vou fazer essas muffins,porque acho que amoras e mirtilos são frutas com as mesmas características!

Bjs,

Cris

Cinara disse...

Você tem toda razão, Cris! Dá para substituir as amoras por mirtilos sem qualquer problema! E tenho certeza de que vão ficar igualmente deliciosos... ;o) Se sobrarem alguns mirtilos, você ainda pode fazer estas panquecas!
Beijos, amiga!

Anônimo disse...

Oi Cinara, td bem? eu iria fazer o pão do outback (lembra q perguntei como fazer sem máquina?) mas ao ver essa receita não resisti!
A minha não levou o choco branco não deu tempo de comprar), então acrescentei um pouco mais de açúcar (minhas amoras não estavam tão docinhas). Usei +ou- 300g de amora :D
Sucesso total e o rendimento maravilhoso! Usei minhas formas de pão de mel, mas gostaria de saber se dá pra usar as de papel (já que não encontro as de silicone)
bjokas e já estou pensando em criar um blog culinário com fotos!
bjokas
Bia

Cinara disse...

Bia, que legal que você gostou dos muffins!!! Devem ter ficado abarrotados de amoras deliciosas...
Olha, você pode usar as forminhas de papel, sim, mas o ideal seria colocá-las dentro de uma fôrma de muffins de metal. Se não tiver as fôrmas de metal, vai precisar usar 2 ou 3 forminhas de papel juntas, senão elas não agüentam o peso da massa! Mesmo usando 2 juntas, às vezes não agüentam, abrem e a massa escorre todinha...
E eu dou o maior apoio para você criar o seu blog de culinária! É uma delícia compartilhar nossos sucessos na cozinha! ;o)
Beijinhos!

pcpriscila disse...

Poxa, um tenho amoras no quintal....

Cinara disse...

Então faça estes muffins AGORA MESMO, Priscila!!!! Eles ficam simplesmente divinos... ;o)
Beijos!