sábado, janeiro 19, 2008

Panetone

Sei que o Natal já passou, mas como eu fiz este panetone depois do Natal mesmo, achei que valia a pena compartilhar a receita com vocês. Principalmente porque eu gosto de panetone em qualquer época do ano! Tudo começou com as frutas cristalizadas que sobraram depois que fiz Christmas Fruitcakes para presentear. Eu já havia testado uma receita americana de panetone, há alguns anos, mas ficou horrível. Então encontrei esta receita, que é do manual da máquina de pão Britânia. Fiz uma vez e o panetone ficou um pouco cru em cima, mas eu descobri o problema: na minha máquina (que é da marca West Bend), eu preciso assar na opção "Sweet Bread", que é mais longa. Testei novamente e ficou perfeito! Acho que no próximo Natal vou presentear com panetones caseiros... ;o)


Panetone para Máquina de Pão

Para um pão de 600 gramas:

1 copo de água com 1 ovo (240 ml)
(coloque o ovo dentro do copo e complete o copo com água)
3 colheres de sopa de margarina
1 ½ colher de chá de sal
6 colheres de sopa de açúcar
1 ½ colher de chá de essência de panetone ou baunilha

4 colheres de chá de leite em pó
3 copos de farinha de trigo especial (720 ml)
2 colheres de chá de fermento biológico seco
½ copo de passas de uva (esperar pelo bip)
½ copo de frutas cristalizadas (esperar pelo bip)

Retirar a forma de assar de dentro da máquina de pão e adicionar todos os ingredientes na ordem acima exceto as passas de uva e as frutas cristalizadas. (Eu misturei as passas e as frutas e polvilhei com farinha). Recolocar a forma de assar na máquina de pão. Selecionar o tamanho do pão, a cor da casca e o ciclo recomendado. Fechar a tampa e pressionar o botão Iniciar/Parar. O bip da máquina de pão aciona aproximadamente 40 minutos depois de ligada. Depois de acionado o bip, abrir a tampa, adicionar as passas de uva e as frutas cristalizadas e fechar a tampa novamente. A Máquina de Pão continuará o processo de preparo do pão.

Depois de pesquisar muitas receitas para a máquina de pão, tive a idéia de criar um selo para identificar sites e blogs que possuem receitas para a máquina em seus arquivos! Como nem sempre elas estão na primeira página do blog, achei que o selo ajudaria as pessoas que navegam a web à procura de receitas para suas máquinas de pão. Fiquem à vontade para usar o selo que eu criei, e também para criar seus próprios selos! (A foto que usei é da capa deste livro.)

Instruções para inserir o selo em seu blog:

1) Clique com o botão direito do mouse sobre o selo, neste post ou na barra lateral. Salve a foto em seu computador.

2) Abra o seu blog e clique em "Personalizar" na barra superior.

3) Clique na opção "Adicionar um Elemento de Página" e escolha o elemento "Imagem".

4) Selecione "Imagem de Seu Computador", localize o selo que está salvo em seu computador e adicione-o. (Não é preciso selecionar a opção "reduzir para ajustar".)

5) Espere o selo aparecer e clique em "Salvar Alterações".

6) Posicione o selo onde quiser em seu blog!

41 comentários:

winnie disse...

Lá vou ter que experimentar!

cozinha da drica disse...

Ci , ótima idéia do selo.Sabe que não tenho máquina de pão mas está na minha lista de aquisições deste ano! E seu panettone está lindo! Bjs

risonha disse...

vou já tomar nota da receita e se não te importas vou "roubar" o selinho para colocar no meu blog ok?
adorei a ideia...

Anônimo disse...

Cinara,

Favor colocar meu nome na sua lista de "presenteáveis" no Natal de 2008.
O Panetone está lindo!
Muito boa a sua idéia do selo indicativo! Super útil para futuras
"padeiras" como eu que começam a engatinhar no mundo dos pães!
Parabéns!
bjos

Anônimo disse...

Adorei a foto do Panetone e a idéia do selo também. Gostaria de colocar no Mangia mas não consegui...vc pode me passar o endereço que uso para fazer o link com o selo?
Um beijo grande e ótimo final de semana!

Danielle disse...

que delicia!!!
sabe que ja me falaram que essa tal maquina não da muito certo, que bom ter outras referencias!! também estara na minha listinha de aquisições :) bjkas dani

Ana Cláudia Ruy Cardia disse...

ola, tudo bom:
adorei sua receita de panetone, entretanto, fiquei com uma duvida... essa receita e a mesma que se encontra no livrinho que acompanha a maquina? pois eu tentei fazer aquela receita e senti q o panetone ficou meio seco...... pensei em colocar melhorador da proxima vez e a essencia propria para o panetone... de qualquer forma, muito obrigada por compartilhar conosco a receita!! se vc tiver mais receitas pra maquina de pao nos avisee!!! hehehehe!!
beijinhos!!!
ana claudia


PS: sou irma da ana paula, do blog kitchen space!!!!!!

Agdah disse...

O problema aqui é encontrar frutas cristalizadas. Vendem uma mistura horrível que tem gosto de xarope com sumo de limão, mas só na época de fim de ano.

Eli disse...

Ci, demais essa sua receita!! Eu amo panetone! :)

Natércia Ramalho disse...

Adorei a receita como sempre são maravilhosas um beijo. Natércia:))

kini disse...

OK,defenitivamente vou comprar uma máquina de fazer pão...rsss!!!!
Já comeu as marrons todas????Rssss....
Bom findi.
Bjs

Marcia disse...

Ci, adoro panetone! Para mim, é umas das melhores coisas do holiday season. O seu está lindíssimo! Adorei a idéia do selo! Bjs

Anônimo disse...

Oi Cinara
Sou sua leitora assídua e já andei experimentando com sucesso suas receitas. Realmente este panetone é ótimo. Fiz, contra a minha vontade porque gosto das receitas originais, um 'chocotone' para meu neto.Ficou excelente. Experimente substituir a margarina por manteiga +banha. O resultado é excelente,fica muito mais macio e com uma textura muito boa mesmo.
Eu acrescento raspas de laranja e de limão alem da baunilha. Ah sim, usei gotas de chocolate meio amargo.
Um abraço
Alice
Ah sim. A ideia do selo é genial!

Ana disse...

Muito legal a receita Cinara!
Passei p/ minha irma, pois ela tem maquina de pao!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Winnie, espero que dê certo na sua máquina também! ;o)

Drica, obrigada, querida! E eu apóio a aquisição da máquina. Pão é bom demais... :o)

Risonha, vou adorar ver o selinho no seu blog, amiga! Acho que assim ficará mais fácil identificar os blogs quando estivermos procurando as receitas para a máquina... Fico feliz que tenhas gostado!

Vic, obrigada, amiga! Tenho certeza de que você vai aproveitar bastante a sua máquina de pão, e espero que o selinho a ajude a encontrar boas fontes de receitas! ;o)

Verena, o selinho é apenas uma fotinho que eu fiz, não tem link. É só você copiar a foto da minha barra lateral, ou deste post, e salvar no seu computador. Depois você entra em "adicionar elemento de página" no seu blog e escolhe "adicionar imagem". Aí você posiciona onde quiser em sua barra lateral! Se não conseguir mesmo assim, me manda um email que eu te ajudo. Aliás, obrigada por me chamar a atenção para isso: vou publicar uma explicaçãozinha no post para facilitar! ;o)

Dani, eu só tive boas experiências com a minha máquina de pão, sabia? Quando algumas receitas não dão certo, geralmente é culpa da receita. Mas quando a gente "pega o jeito" da máquina, consegue adaptar quase qualquer receita!

Ana Claudia, que prazer receber sua visita, querida! Olha, eu peguei esta receita no site da Britânia, por isso acredita que seja igualzinha à receita que está no manual. O que você pode fazer é aumentar um tiquinho a quantidade de líquido. Use os 240ml de água mais um ovo grande. O melhorador pode ajudar também, embora eu nunca tenha usado. O meu não ficou nada seco, pelo contrário: da primeira vez ficou cru, e na segunda eu acertei a modalidade de assar e ficou nota 10. Quanto às receitas, já tenho algumas aqui no blog, você já deve ter visto. Senão, é só olhar nos marcadores, em "Pães". Volte sempre, viu? ;o)

Agdah, assim não dá vontade de fazer, não é? As que eu comprei também não estavam grande coisa, mas hoje mesmo vi frutas cristalizadas lindas, bem suculentas no varejão... Acho que vai rolar outro panetone por aqui em breve!

Eliana, e com a máquina fazendo tudo, nem trabalho dá, amiga! :o)

Natércia, obrigada, querida!

Kini, já comi tudo e já estou com saudades dos marrons glacês, amiga... E fui "obrigada" a dividi-los com meu marido, acredita? Tentei esconder, mas não consegui... :oD Mas foram muito bem saboreados!

Marcia, obrigada, amiga! Este panetone ficou muito saboroso, só faltou a essência mesmo. E o melhor é que não precisamos esperar pelo Natal! ;o)

Alice, muito obrigada pelas dicas, querida! Seu chocotone deve ter ficado divino... Mesmo não sendo original, tem que agradar o neto, certo? Vou testar suas dicas com certeza, já as anotei junto com esta receita. Sempre que tiver dicas para melhorar minhas receitas, vou adorar recebê-las, viu? ;o)

Ana, já recebi a visita da sua irmã, amiga! Vamos trocar muitas receitas, pode deixar... ;o)

Beijo enorme e uma semana maravilhosa para vocês, meninas!

Fabrícia disse...

Oi Cinara sou amga da Cris e vim aqui conhecer seu cantinho. Muito gostoso ....
Abraços,
Fabricia.

Ana Cláudia Ruy Cardia disse...

obrigadissima pela atencao, cinara!!!
olhaa, eu ja usei o melhorador aqui em casa duas vezes e menina, a diferenca eh muito grande! o pao fica fofissimo!!!!!!!! outro dia fiz o italiano temeprado e coloquei uma colher e meia de cha de melhorador! o pao ficou maravbilhosoo!!! o melhor q ja fizemos aqui em casa! e ficou macio por mais tempo (pq eles endurecem rapido se nao ficam guardados em algum recipiente/ziploc, ne!!!)!!!
Vou passar sempre por aqui!!!
Beijinhos!!!!! uma otima semana pra vc!

Paula Amanda disse...

Oi Ci!

Também já fiz esse panetone na minha máquina de pão, ficou um delicia, mas não tão bonito quanto o seu!!!!
Já vou add o selo lá no meu blog!!!
Abraços,
Paula Amanda

laila radice disse...

mto bom esse selo! quem tem máquina de certo q vai amar!eu quero uma pra facilitar a vida, ams adoro ficar amassando e gastando as calorias pra depois em esbaldar! bjos

Marizé disse...

Coisas boas são para ser degustadas em qualquer época!

Gostei mesmo muito desta receita para a máquina do pão.

Vou usar o seu sêlo, acho muito boa ideia.

Beijocas

Patricia Scarpin disse...

Ci, que lindão ficou!
Nem imaginava ser possível fazer panetone na máquina de pão...

Lua Limaverde disse...

Ci, por enquanto a máquina de pão vai esperar, afinal a de waffles foi muito cara, rs. Mas adorei sua idéia do selo! E adorei mais ainda o banner dos gatinhos, fofo, espero que muitos gatinhos sejam adotados através do link! Ah, depois vou te mandar por e-mail um vídeo que fiz com o Mael, hehehe. Bj!

Cinara disse...

Fabrícia, fico feliz que você tenha gostado da minha cozinha! Em breve vou conhecer o seu cantinho também... Volte sempre, viu? ;o)

Aninha, você me deixou tão animada que hoje mesmo já fui atrás do melhorador! Mas acredita que não achei? Realmente precisamos de algo que deixe o pão macio por mais tempo, já joguei muito "pão duro" fora... Você usa o "Pão Certo" da Fleischmann? Agora estou enlouquecida para experimentar, amanhã mesmo vou sair à caça dele! ;o)

Paula Amanda, acho que este panetone vai ficar ainda melhor quando eu usar o tal melhorador de farinha... Estou ansiosa para ver como ficará a textura, que já é ótima! ;o) E fico feliz que você tenha aprovado o selinho!

Laila, sovar pão é realmente uma delícia, mas quando a correria não permite, a máquina de pão quebra um belo galho, amiga! ;o)

Marizé, já fiz esta receita outra vez, e ficou excelente de novo! Agora falta testar com o melhorador, depois eu atualizo o post dizendo como ficou. E adorei saber que você vai usar meu selinho, querida! :o)

Paty, eu estava com receio de testar esta receita e perder tudo, como aconteceu há alguns anos... A sorte foi que arrisquei! Ficou bonitão e gostosão! :oP

Lu, já fazia tempo que eu queria divulgar o trabalho deles, mas sempre me esquecia! Também espero ajudar a arrumar novos lares para muitos gatinhos! ;o) Mande logo o vídeo com o Mael, pois fiquei curiosa, amiga!

Um beijão para vocês, meninas!

. disse...

Oi,Cinara!

Preciso urgente de uma receita,quem sabe vc tem ou sabe fazer:Crocante de castanha de caju com gergelim,vc sabe?
Obrigada...
Bjs
Sonia novaes

Cinara disse...

Vou te responder por email, Sonia!
Beijinhos!

Ana Cláudia Ruy Cardia disse...

Olaa!!!
Olhaa, nao achei tao facil tbm, viu!!!!
aqui perto de casa eh beeem dificil de encontrar! fui encontrar o melhorador no interior de sp! heheheheh!!! mas tenho certeza de que em grandes supermercados como extra, carrefour e afins vc encontra, viu!!!!
Beijinhossss e boa sorte!!!!!

Goreti disse...

Sorte de quem fazer parte da sua listinha, hein!!!

Beatriz Belliard disse...

Um panetone na maquina de pao, da mesmo vontade de fazer mesmo fora do Natal, aqui todos gostam e no Natal ele fica sempre esquecido na mesa com tantas outras guloseimas ! beijinhos

Cinara disse...

Aninha, eu estou no interior de São Paulo, e está difícil também! Fui ao Extra e não tinha, nem no Pão de Açúcar e nem em vários supermercados menores... Minha esperança agora é o Carrefour! ;o)

Goreti, obrigada, querida!

Bia, eu já vou fazer este panetone de novo, só preciso encontrar o tal melhorador de farinha! ;o)

Beijinhos para vocês, meninas!

Adriana disse...

Oi Cinara , são 03:20 da manhã estou sem sono morrendo de fome , só tomando o suco de pepino da Dani e me deparo com esse panetone , tenha dó né amiga? rsrsrsr , e o que é pior amo panetone e NÃO TENHO MÁQUINA DE FAZER PÃO , mas com certeza vai ser minha próxima aquisição o playstation 2 das crianças que me perdõe rsrsrsr.
Brincadeira querida , como sempre vc nos surpreende e melhor nos presenteia com essas delicias . Um grande abraço e fique com Deus.

Cláudia disse...

Oi, Cinara, voltei e adorei o panetone, eu tenho esta receita e agora fiquei mais animada para fazer! Adorei o selinho do pão. Finalmente! As suas outras receitas anteriores estão maravilhosas tambem. Eu quero assistir Betty a feia, mas não consegui ainda acredita?

Vou tentar tb!

bjs,

Cinara disse...

Adriana, acho que também estou precisando do suco de pepino da Dani, sabia? E me desculpe por "atiçar" a sua fome de madrugada, foi sem querer... :oD Obrigada pelo carinho e fique com Deus você também!

Cláudia, bem-vinda de volta, amiga!!! Eu queria te mostrar o selinho antes de publicar para saber sua opinião, mas você estava viajando e eu quis aproveitar para publicar com o panetone... Depois me diga se gostou, OK? E assista Ugly Betty assim que puder! Eu assisti ontem e foi muito divertido, deve reprisar neste domingo! ;o)

Beijos e bom final de semana, meninas!

Ana Cláudia Ruy Cardia disse...

Poxa, quem diria que seria tao dificil encontrar esse melhorador, nao? heheheh!!!
espero que vc tenha sorte no carrefour!!!!!!
Beijinhos!!!!!

edinha disse...

Gostei muito do seu blog.
Gostei desta receita porque tenho máquina de fazer pão :)
Vou adicionar ao meu blog
Beijinhos

Cinara disse...

Aninha, ainda não encontrei o melhorador em envelopinhos, acredita? Tanto que já escrevi para a Fleischmann, mas ainda não responderam. Eu achei um melhorador na loja de produtos para confeitaria, mas ele vem em embalagens de 500g, e a validade não é longa. Mesmo sendo barato, achei um desperdício comprar e usar só um pouco...:o(

Edinha, fico feliz que você tenha gostado da receita! Você já viu as outras receitas que tenho para a máquina de pão? É só acessar o marcador "Pães", na barra lateral. Espero que goste das outras opções também! E muito obrigada pela visita e pelo elogio! ;o)

Um beijão, meninas!

Geórgia disse...

Adorei a idéia do selo e já vou copiá-lo para meu blog. Bjs.

Cinara disse...

Que bom que você gostou do selinho, Geórgia! Vai ser uma alegria vê-lo em seu blog, espero que ele ajude a levar até o Vida Prática ainda mais pessoas que procuram receitas para máquina de pão!
Beijos!

Anônimo disse...

Cinaraaa, tudo bom?
olhaa, cada vez q eu faco pao eu coloco umas duas colherzinhas de cha!!! Da do mesmo usar um pouquinho so, mas acho que vale a pena, viu! o pao fica beem mais macio! e macio por mais tempo, ne!
Pra sanar esse problema da pequena quantidade a sugestao eh... fazer paes sempre! heheheheh!!! colocar a maquina de pao pra fazer exercicios constantemente! ;)
Beijinhossss!!!!!!!!!

Cinara disse...

Oi, Aninha! Você acredita que eu *ainda* não consegui achar o Pão Certo? Estou até desistindo, vou acabar comprando o pacote de meio quilo mesmo. O problema de botar a máquina de pão para fazer exercícios sempre é que depois EU é que vou ter que fazer muito mais exercícios... para queimar as calorias! :oD
Beijão!

Anônimo disse...

Cinara
Fiz o panetoni, só que assei numa forma de pão no forno, o gosto ficou ótimo, mas a massa ficou pesada, e não leve como o Panetoni comprado(cacau show)etc...

Cinara disse...

Anna, o panetone feito em casa não fica tão fofo quanto os industrializados porque não leva química! Mas ele não fica muito pesado, não. Talvez ele precisasse ter descansado um pouco mais antes de assar!
Beijos!