segunda-feira, abril 14, 2008

Parmesan Muffins

Há tempos eu queria fazer uma receita de muffins salgados, e cheguei a ver e anotar algumas receitas maravilhosas em vários blogs. Mas talvez pela simplicidade dos ingredientes, foi esta que me conquistou. O crédito desta receita vai todinho para o Cabeça, um leitor do Cinara's Place que estava atrás de uma receita parecida com a dos muffins de parmesão da rede Starbucks. Ele encontrou esta aqui, e depois de modificar, fazer e aprovar, decidiu compartilhar comigo! Agora é minha vez de compartilhar com vocês, porque eu também a-d-o-r-e-i... Valeu, Cabeça! ;o)


Muffins de Parmesão

2 xícaras de farinha de trigo

1 colher (sopa) de açúcar

1 1/2 colher (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

1/2 colher (chá) de orégano

1/4 xícara de queijo Parmesão fresco, ralado

1 1/4 xícara de buttermilk

1/4 xícara de manteiga ou margarina, derretida

1 ovo grande

Queijo ralado para polvilhar

Em uma tigela grande, misture a farinha, o açúcar, o fermento, o bicarbonato, o orégano e o Parmesão ralado, misturando bem. Acrescente o buttermilk, a manteiga derretida e o ovo. Misture apenas até incorporar. Divida a massa entre 12 forminhas de muffins, enchendo 2/3 da capacidade, e polvilhe queijo ralado por cima. Asse em forno pré-aquecido a 200° C durante 15 minutos, ou até dourar.

Observações:

* Como eu queria usar mais queijo do que a receita pedia -- porque *amo* Parmesão -- eu reduzi a farinha para 1 3/4 xícara e usei 1/2 xícara de Parmesão em lascas.

* Eu acrescentei ainda 1/2 colher (chá) de uma mistura de cebola, alho e salsa desidratados, que eu sempre tenho em casa. Só porque gosto de "reforçar" o tempero!

* Não usei forminhas de papel desta vez, porque eu queria que os muffins ficassem crocantes por fora e macios por dentro. Eu apenas untei as fôrmas de muffins de metal, e eles ficaram do jeitinho que eu queria!

67 comentários:

Sabrina disse...

Adoro muffins, principalmente os salgados, em meu blog tem uma receita salgada bem light, que dá para comer sempre,rs.Vou experimentar fazer esse, ainda mais que acabei de comprar forminhas de silicone, e preciso estreiá-las, hehehhe.
bj

Cláudia disse...

Hummm, muito bom. Adoro coisas salgadas e esta receita já está anotada, e sua idéia foi excelente de diminuir a farinha e colocar lascas de parmesão, tô dentro!

bjs

A União Faz a Vida disse...

Amei a receita!

Claudia Lima disse...

Adorei a receita. Copiadíssima!
Bjs

Marizé disse...

Adoro bolinhos salgados, e no caso a minha preferencia também vai para a "casca" crocante e interior macio. Imagino que delicia devem ter ficado, pois o aspecto posso dizer que está lindo.

Bjs

Mónica Pinto disse...

Que lindos muffins, gostei bastante da receita e vou concerteza experimentar. Bjs

Filipa disse...

Ainda nunca comi muffins salgados mas adorei a sua receita e já está anotadíssima. Ficaram lindos!!

beijinhos

Anônimo disse...

Hmmmm, que delicia!! Estou com agua na boca!!! Adorei o reforco nos temperos!! Deve ter ficado maravilhoso!! EU tb amoooo queijo parmigiano!!!
bjsss

Ana disse...

Hummm, adorei, sera certamente testada aqui em casa... e soon!!
Aqui nos adoramos muffins, os doces sao os preferidos, mas ja fiz salgados q tbem eh sempre bem recebido.
Tem uma receitinha de "pizza muffins" q o Matheus adora, preciso postar la no blog um dia desses! hehe!
Parmesao eh bom demais ne Ci!!
Beijos!
Ana

Fabi disse...

Cinara, acredita que eu vim hoje para o trabalho pensando em fazer muffins salgados à noite!!! Sugestão anotada! Quantos muffins renderam?

Patricia Scarpin disse...

Amiga, que maravilha é essa? Chego a sentir o cheirinho, também sou alucinada por parmesão... :)
Nunca fiz muffin salgado, acho que deveria começar com esse aqui!

Elvira disse...

Confesso que sou mais virada para salgados que para doces. Esses muffins deixaram-me louca. Ficaram tão lindos, amiga! :-)

Beijos.

Ana Canuto disse...

Hummmmmmm que cara boa....também sou maluca por todo tipo de queijo.
Gostei da simplicidade dos ingredientes como vc citou. Inclusive, como tenho todos em casa, acho que vou me arriscar.

Beijocas.

Anônimo disse...

Olá Cinara, parabens pelo blog, sempre passo por aqui em busca de receitas mas nunca me manifestei. Adorei a ideia de mufin salgado mas tenho uma pergunta: o fermento é o mesmo utilizado para bolo?
Beijinho!
OBrigada :-)

Natércia Ramalho disse...

Cinara isso é de comer e chorar por mais já foram todos adorei um beijo. Natércia...

Ana Prazeres disse...

Perfeito, Cinara!
Adoro bolos salgados e fáceis!
Esta anotadissima...
Beijinhos

Goreti disse...

Ci, tbm adoro parmesão!!! Receita anotadíssima!!

Beijos!!!

Fabrícia disse...

Adoro muffin salgado...
Bjs

Nereime disse...

Sabe que eu nunca provei um muffin salgado...e este com certeza vou provar...estaá tentador!!!

laila radice disse...

saudades de seus maravilhosos muffins! bjs

Lua Limaverde disse...

Amiga, mais um muffin salgado pra eu me aventurar! Como você, também prefiro fazer os salgados sem a forminha de papel, ainda mais que quando tem queijo gruda tudo! Estão lindos!!! Beijos!

Natália Eleutério disse...

Devem ser muuuuuuuuuuuito bons, Nani do manjar de ideias

Batata Frita® disse...

Ci, estes muffins para uma festa, refeição ligeira ou para piquenique, são uma ideia muito interessante. Beijocas fofas

kini disse...

Minha querida amiga,mas assim fica dificil ,viu????
Cada vez que venho aqui fico babando...rsss!!!!
Bjs

Janna Joaninha disse...

aiiiiiiiii que delícia de receita!! adorei !!!!!!!!!!!!!
é bom variar num salgadinho!

Camila L disse...

Nossa, essa receita me chamou a atenção! É difícil achar coisas salgadas simples e gostosas! Doce é sempre mais fácil....

Cinara disse...

Sabrina, apenas lembre-se que, se você usar as forminhas de silicone para fazer estes muffins, eles não vão ficar douradinhos e crocantes embaixo! Para mim, essa é a única desvantagem do silicone: ele não doura! Mas se quiser fazer nelas, você pode reaquecer os muffins depois em forno elétrico ou convencional, e talvez eles fiquem com aquela casquinha por fora! ;o)

Cláudia, eu usei estes muffins como acompanhamento para um nhoque, e ficou bom demais... Acho que dá para usar no lugar dos biscuits, por exemplo!

Talula, obrigada!

Magia na Cozinha, não deixe de me contar se fizer os muffins, OK?

Marizé, eles são perfeitos para matar aquela fominha entre as refeições, amiga...

Monica, depois me conte se fizer!

Filipa, eu já tinha comido mas nunca tinha feito muffins salgados, e posso garantir que ficam ótimos! ;o)

Cozinha Quente, o melhor de tudo é que você pode colocar o tempero que quiser nestes muffins, ele é muito versátil mesmo!

Ana, o Cabeça me disse que já colocou pedacinhos de tomate e mais orégano nestes muffins para transformá-los em "pizza muffins"! Deve ficar delicioso também... Depois quero ver sua receita!

Fabi, esta receita rende 12 muffins. Como está escrito no modo de fazer, é só você dividir a massa entre as 12 forminhas! ;o) Depois me conte como ficaram!

Paty, este foi o primeiro que fiz, amiga, e virei fã! Fica ótimo como acompanhamento de massas! ;o)

Elvira, obrigada, querida! E o que mais gosto neles é que tudo é misturado à mão. Muito fácil, rápido e sem sujeira!

Ana, na próxima vez acho que vou adicionar um tiquinho de gorgonzola, que também adoro... ;o) Depois me conte se fizer os muffins!!

Anônima, fico feliz em saber que você gosta do Cinara's Place! Quanto à sua dúvida, o fermento desta receita é o mesmo utilizado para bolos, sim. É o fermento em pó químico, tipo pó Royal. Por isso este tipo de bolinho salgado é conhecido nos EUA como "quickbread", ou "pão rápido": não precisa sovar e nem deixar a massa descansar!

Natércia, estes muffins acabaram rapidinho, querida, senão garanto que eu te mandava alguns... ;o)

Anette, experimente estes muffins para acompanhar uma massa... Ficam perfeitos junto com um belo molho de tomate! ;o)

Goreti, eu tinha pensado em usar queijo parmesão ralado fino, mas segui a sugestão do Cabeça e usei aquelas "lasconas"... Ficou bom demais!

Fabrícia, agora também virei fã! ;o)

Nereime, prove que você não vai se arrepender!

Laila, agora preciso experimentar outros muffins salgados... :oP

Lu, eu achei esta massa bastante versátil! Dá para acrescentar pedacinhos de tomate ou bacon, por exemplo, além de permitir o uso de vários outros temperos... Vou fazer de novo com certeza, amiga! ;o)

Nani, garanto que são... Tanto que é impossível comer um só! :oP

Batata Frita, meu marido adorou a idéia de ter muffins salgados em casa, para comer de "aperitivo" enquanto o almoço ou jantar não fica pronto... Pena que não são nada light!

Kini, tudo bem, eu confesso, amiga... Eu quero que as pessoas babem com as minhas receitas! Mas juro que não faço por mal, viu? :oD

Janna, eu também adorei variar um pouco! Agora falta testar novas versões salgadas... ;o)

Camila, é o primeiro muffin salgado que faço, mas achei super prático! E perfeito para comer com uma manteiguinha ou requeijão, quando a fome aperta... :oP

Um beijo enorme para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Cinara,

que espetáculo! Estão lindos. Fico imaginanado quando vou colocar minha "fila de espera" em dia! Ainda por cima quando gostamos da receita, repetimos...então a fila vai aumentando.
Obrigado a Vic pelo carinho no post anterior. Gostaria só de esclarecer que morei na Luzitana, esquina com Benjamin Constant, acho que era perto do Largo das Andorinha...ah essa memória!!!
Fiquei emocionada com tantas lembranças, viver é assim,bom demais!
Abraços
Nora

Anônimo disse...

Adorei este muffins e ainda nem os provei.
Vão ser feitos no fim de semana, depois conto.
Parabésn pelo blog.

Laurinha disse...

Também sou ratinha, e sapeco mais queijo sempre que posso (leia-se: sempre!)
Vou experimentar, com certeza!
Beijinhos,

Irina Ferreira disse...

Que aspecto!!
Quase que sinto o cheirinho hiihih
Devem ter ficado óptimos :)

Mel L. Ramos Bryar disse...

Hummmm... Cinara..a única coisa que sinto falta de São Paulo(morei lá por 4 anos e 1/2 e voltei faz 4 meses para nossa querida Campinas) é o satrabucks e o muffin de parmesão deles nem me fale...eu gosto mais do que os de blueberrys!!! Ai, ai, ai...que fome de café grande americano aromatizado e muffins!!!bjs

Missy disse...

hummmm que bom.
estes muffins ficaram com um aspecto de já se comia !!!

bjka

Alessander Guerra disse...

Ai,ai,ai,ai,ai. Bateu um desejo parmesânico daqueles!

bjs
Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.com

Marcia disse...

Ci, nunca provei os muffins salgados, mas como adoro parmesão, acho que vou gostar! Passa lá no meu blog que tem um mimo p/ vc... Bjs

Cinara disse...

Nora, eu também tenho uma lista interminável de receitas para fazer... Mas acho que nunca vamos colocá-la em dia, pois sempre aparecem receitas novas e deliciosas para provar! ;o) Então você morou perto do Largo das Andorinhas! Portanto, perto da prefeitura também. Acho que você vai ter que nos fazer uma visita, amiga... Venha relembrar seus tempos de Campinas ao vivo, comigo e com a Vic!

Pão, bolos e cia., obrigada pela visita e pelos elogios! Depois quero saber *tudinho* sobre seus muffins, OK?

Laurinha, aqui em casa também somos todos ratinhos! Queijo é o que não falta por aqui, desde o frescal até o gorgonzola! Bom demais, né? :oP

Irina, fico feliz que tenha gostado! Realmente ficaram deliciosos, você devia experimentar!

Mel, ainda não tive a chance de comer no Starbucks no Brasil, mas nos EUA eu adorava! Mas mesmo lá, não tinha comido muffins salgados... Em breve o Starbucks vai abrir uma lojinha em Campinas e a gente mata a saudade! ;o)

Missy, e o difícil é comer um só... :oP

Alessander, adorei o "desejo parmesânico"!!!! Eu vivo tendo isso e nem sabia o nome!! :oD

Marcia, faça para acompanhar uma massa que você vai adorar! Ou mesmo para saborear em um lanchinho fora de hora... ;o) Pode deixar que vou passar no Açúcar com Canela em seguida, amiga!

Um super beijo para todos vocês!

Beatriz Belliard disse...

ja estou anotando, isto deve ser bom demais da conta ! beijinhos

Vera disse...

Vou fazer amanhã pra minha aula..as meninas vão adorar!
bjo

Anônimo disse...

Super facil de fazer e ficou muito gostoso, porem prefiro mais salgadinho...da proxima vez não vou colocar a colher de açucar e vou colocar um pouquinho de sal. Troquei 1/2 xicara de farinha de trigo por 1/2 xicara de fubá, pois combina muito com parmesão!E tambem troquei 1/2 xicar de farinha por mais meia de parmesão como vc fez,ficou muito bom!

Cinara disse...

Bia, é bom mesmo, amiga, experimente! ;o)

Vera, o melhor de tudo é que é super fácil de fazer, não suja nem batedeira!

Dani, eu também fiquei intrigada com a falta de sal, mas não acrescentei. Depois achei que o salgado do parmesão foi suficiente. Mas para quem gosta do muffin mais salgado, sua dica é perfeita! E a dica do fubá também, é claro... Obrigada pelo feedback!

Beijinhos, meninas!

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Muffins iguais aos seus, não há!!
Parabéns à vc e ao seu leitor que criou a receita.
Estava mesmo a "caça" de uma receitinha de muffin salgado.
Bjs, Ci

Cinara disse...

Obrigada, Dani! Como disse a sua xará aqui em cima, eles não são salgados demais... Se preferir, acrescente um pouquinho de sal, OK?
Beijos e bom final de semana!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Que notícia boa esta sua!!!! Não vejo a hora...quem sabe tomamos um café com muffins lá juntas!!!beijos

Juliana disse...

Maravilha, Cinara!!
Eu adoro muffins salgados (e doces tb, claro), pois acho práticops e fáceis de fazer.
Essa receita já se instalou na minha cabeça e vou ter que fazer...
Beijinhos

Cinara disse...

Mel, está combinadíssimo! Só falta descobrir onde vão abrir o Starbucks por aqui... Quem souber primeiro, avisa a outra, OK? ;o)

Juliana, tenho certeza de que você vai gostar, e ainda pode "personalizar" estes muffins acrescentando outros ingredientes. Super prático!

Um beijo, meninas!

Dona Francisquita disse...

Adoro tudo o que tenha parmesão e adoro tudo o que tenha açucar. Quando combino as duas coisas o resultado é explosivo. muito obrigada pela receita é óptima.
Sinta-se à vontade para visitar o meu blog, ele ainda é novo por isso ainda não tem muita coisa mas espero que goste http://acozinhadaxiquinha.blogger.com

Cinara disse...

Olá, Dona Francisquita! Fiquei feliz em saber que você gostou da receita! E pode deixar que em breve vou visitar o seu blog, viu? ;o)
Beijinhos!

Anônimo disse...

Cinara, experimentei a sua receita e ficaram bons mas... talvez um pouco secos demais e nada crocantes! Ficando de um dia para o outro tenho de guardá-los nalgum lugar especial, tipo numa lata?

Obrigada!

Cinara disse...

Oi, Alex! Desculpe a demora para responder, mas ando trabalhando demais! Olha, você pode deixar os muffins ainda mais crocantes levando-os de volta ao forno antes de servir, de preferência usando um forninho elétrico ou forno com grill. E quando ao armazenamento, eu guardei os meus muffins em um Tupperware, mas você pode guardar em uma lata ou outro recipiente fechado. Só não os deixe "abertos", ou apenas cobertos por um pano, senão eles ficam ainda mais murchinhos!

Anônimo disse...

Cinara
Adorei os muffins, não ficou tão bonito como o seu; pois fiz em forma de silicone, então não ficou tão crocante.
Obrigada por tantas receitas gostosas.
Coloquei mas está receita no meu blog tá.
beijos

Anônimo disse...

Cinara, esses muffins parecem deliciosos. Eu só tenho forminhas de papel. Será que consigo fazer assim mesmo? beijo!

Cinara disse...

Consegue, sim, Renata! Se eles ficarem branquinhos demais, depois de prontos você tira da forminha de papel e esquenta no forno ou em um forninho elétrico, até dourarem!
Mas não se esqueça de usar várias forminhas de papel uma dentro da outra, senão elas não aguentam o peso da massa!
Beijos!

grazi disse...

que delícia!!!

Anônimo disse...

Cinara, a-d-o-r-o teu blog, aqui encontro receitas super bacanas!E pode ter certeza que esse muffin de parmesão já é meu preferido!às vezes acrescento algumas coisinhas p/ incrementar, como um toque de noz-moscada, fica muito bom!
Bom, fiquei triste porque você não está mais atualizando, mas me divirto muito com as receitas que encontro por aqui. Adoro cozinhar e ver as pessoas felizes com o que eu faço.
Obrigada por compartilhar suas receitas!
Beijos.

lulu disse...

Adoro o modo como você se preocupa em explicar alguns termos técnicos e nomes diferentes de ingredientes. Isso é que ser didática e ter prazer em ensinar os que ainda estão só no misto frio!
Muito obrigada por me dar mais conhecimento culinário!
Um grande abraço.
lucimara.

Cinara disse...

Eu é que agradeço pelas suas palavras tão carinhosas, Lucimara! É um prazer compartilhar o que sei e o que continuo aprendendo sobre a culinária norte-americana, e comentários como o seu me incentivam ainda mais...
Beijos e uma ótima semana para você!

Unknown disse...

oi Cinara, uma amiga me recomendou o teu blog e eu simplesmente estou amandoooooo, eh tudo de bom!!! parabens pelas receitas, yummy yummy...onde encontro buttermilk aqui na Australia? eh o mesmo q double cream? thanks!!!

Cinara disse...

Obrigada pela visita e pelos elogios, Ge! Olha, eu acho que você deve encontrar buttermilk nos supermercados, mas não posso afirmar já que nunca estive na Austrália! E o double cream é o equivalente ao nosso creme de leite, não pode ser usado no lugar do buttermilk. Caso vc não encontre, pode fazer em casa rapidinho: acesse a minha receita de Buttermilk e veja como é fácil!
Beijos e volte sempre!

Unknown disse...

Oi Cinara, to fazendo os muffins de parmesao, mas nao cresceram que nem muffins. ficaram espalhafatinhos do jeito que eu pus na forma. o que sera que eu fiz de errado? bjos.

Cinara disse...

Cristina, podem ter acontecido várias coisas: se você seguiu a receita à risca, o problema pode ter sido com o fermento. Seu fermento está na validade? O forno estava pré-aquecido na temperatura correta? O jeito é tentar novamente, Cris. Se quiser experimentar os muffins de bacon e gorgonzola eu também recomendo! ;o)
Beijos!

Luciana disse...

Acabei de fazer esta muffim e ficou ótimo.. a receita é muito facil, o meu só levou um pouco mais de 15 minutos para assar....

Luciana disse...

Acabei de fazer esta muffim e ficou ótimo, eu acrescentei um pouco de bacon....achei a receita muito fácil...o meu levou mais de 15 minutos para assar....

Cinara disse...

Que bom que você gostou dos muffins, Luciana! E com bacon devem ter ficado ainda mais gostosos... :o)

Anônimo disse...

Olá! Acabei de fazer a receita... ficou muito boa! obrigada! Mas acredito que deveria ter seguido sua dica de aumentar o parmesão na receita... um pouco mais salgadinho ficaria melhor... mas ficou bem leve e fofinho... Parabéns pelo blog!

Cinara disse...

Olá! Fico feliz que você tenha gostado... Na próxima vez, capriche no queijo!!
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

OI Cinara, primeira vez que passo no seu blog! Amo o muffin de parmesão do starbucks e queria fazer uma receita que me lembrasse ele! Achei seu blog pelo google enquanto estava no supermercado! Comprei os ingredientes e o muffin está neste exato momento no forno!! hehehe
Pela cara vai ficar uma delicia!
beijos Júlia (www.maisju.com.br)

Anônimo disse...

É bom, mas não é igual ao do Starbucks!! Sigo na busca...