quarta-feira, abril 09, 2008

Homemade Vanilla Extract - Parte 2

Como prometi, estou de volta com o resultado do extrato de baunilha caseiro que eu fiz em novembro do ano passado. Depois de quatro meses descansando e levando pelo menos uma "sacudida" por semana, o extrato está pronto para ser usado! Segundo as receitas que consultei para fazer meu extrato de baunilha, o ideal é decantar uma pequena quantidade do vidro grande para um recipiente menor. Então esperei as sementes de baunilha repousarem no fundo para depois encher um vidrinho pequeno com o perfumado líquido âmbar... Depois preenchi o vidro original com mais vodca e acrescentei mais uma fava. Com o passar do tempo, o extrato deverá ficar com a cor e o sabor cada vez mais pronunciados. Essências, nunca mais! ;o)

Para saber como fazer o seu próprio extrato de baunilha, clique aqui.

39 comentários:

Fabrícia disse...

Ficou perfeito...tb prefiro natural...feito em casa....
Bjcas.

Anônimo disse...

O que se aprende em seu Blog!
Adorei esta receita. Não gosto nada das essências artificiais que compramos por aí...e sou fã de tudo o que se puder fazer em casa, mas esta não sabia mesmo! Já vou experimentar. No Verão passado, ( aqui é em Junho/Julho)aprendi e fiz essência de alfazema. Claro que não se come, mas é muito agradável para as almofadinhas que põe tudo a cheirar bem e a de compra é caríssima! Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

Cris disse...

Só estou esperando o feriadão para ter tempo de ir ao Mercadão da Cantareira de abastecer de favas de baunilha, porque não achei em outro lugar para comprar e vou fazer esses extrato. J´´a sinto o cheirinho...

Bjs,

Cris

Pitadasdilu disse...

Adorei Cinara, bem que eu gostaria de encontrar favas de baunilha por aqui... mas enquanto isso vou ter que ficar com a essência...
Bjos, Lú.

Ana Canuto disse...

Oi Cinara:
Nem me diga, esses extratos são fortíssimos e artificiais ao extremo.
Outro dia meu filho derramou dentro do armário e ninguém aguentava o cheiro que durou uns três dias.

Grande garota, vou fazer sua receita, afinal já que as favas são caras, temos um aproveitamento imenso fazendo em casa, com a vantagem de não ser sintético.

laila radice disse...

está lindo..q cor fantastica! bjs

Nereime disse...

Fico imaginando o aroma...que perfeição!!!Ótima dica!!!
bjs

Natália Eleutério disse...

Que rica ideia para se fazer em casa porque a baunilha é cara.

Anônimo disse...

Cynara, estou acompanhando o processo desde novembro e aguardava ansiosa o resultado, agora espero ver o extrato em alguma receita sua!!!
Gostaria de uma ajuda sua, se por acaso você teria uma receita de buttercream para cobrir bolos, daqueles que ficam bem lisinhos.
Parabéns pelo blog.

Laurinha disse...

Que cor linda que está!!!Hummm, imagino o perfume...
Já está anotada!
Beijinhos,

Odete disse...

Por aqui sao vendidas favas ja dentro de garrafinhas desse tipo e tem-se a opcao de fazer o extrato ou simplesmente usar as favas.
Muito boa dica e ficou com uma cor forte, linda.

Marizé disse...

Eu não dispenso o extracto caseiro, e além disso sinto pena de deitar as vagens de baunilha para o lixo, são uma preciosidade, e são todas "recicladas" em extracto e em açucar baunilhado.

Bjs

Mónica Pinto disse...

Esta dica é fantástica Cinara. Eu já tinha guardado nos favoritos esta sua receita de extracto de baunilha caseiro. É muito útil pois não gosto nada de químicos e aditivos. Obrigada. Bjinhos

Anônimo disse...

Porque não comecei a fazer meu extrato em novembro? Hoje já estaria com uma maravilha como a sua prontinha!
Mas sempre é tempo, não é?
Vou atrás das favas!
bjos

Marion disse...

Ah! Eu também não quero mais saber de essência, nada como o extrato da verdadeira baunilha... Anteontem fiz um mero sagu e adicionei umas gotinhas de extrato de baunilha: voilà! ficou delicioso. Desde seu post de 26.10.07 - Vanilla Pudding, que estou para fazer, mas como estava de regime...
O extrato que tenho foi meu filho que trouxe, mas vou comprar as favinhas, seguir tua receita e não vou mais depender da boa vontade dos viajantes. Você é demais!
Beijos

Filipa disse...

Está lindo e com uma côr fantástica. Já tomei nota de tudinho e vou fazer a essência em casa também.

Beijinhos

cozinha da drica disse...

Ci que maravilha este vidro de extrato!! Tb vou tentar econtrar as favas!! Bjks

Dani Rollemberg & Rosa Benvenga disse...

Oi Ci,
quando vc ostou a parte I desse homemade vanilla extract, eu corri para fazer também, e o meu está da mesma cor que esse seu da foto.
Agora vou passa-lo para um vidro menor.
Adorei a dica, aliás, como adoro tudo da sua cozinha.
Bjs

Anônimo disse...

Olá, faz tempo que visito seu blog e nele consegui a melhor receita que já fiz de chocolate chip cookies. Sucesso Absoluto!

Gostaria de saber onde você conseguiu as garrafas de vidro para fazer o extrato.

Para todos, a dica de onde obter as favas de baunilha, mesmo para quem mora fora de São Paulo, como eu.

www.bombayfoodservice.com.br

Eles vendem as mais diversas ervas e temperos, online e por telefone. Já comprei e achei muito bom.

Isabel de Miranda disse...

Um muito obrigada por partilhar estas dicas tão importantes!!!Além de ser natural,é só poupar,fazer com as favas já servidas noutras receitas...beijinhos doces

Isabel de Miranda disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ana disse...

Muito chique voce hein Cinara??!!
Adorei!
Ana

Fabi disse...

Nada melhor do que ingredientes feitos em casa... Como a Ana disse, ótimo para aproveitar as favas que são super caras. Beijos!

Rosi disse...

Eu fiz, eu fiz e já está prontinho, cheirozinho e sendo usado, muito obrigada! Bjos.

Goreti disse...

Minha linda, seguindo a sua dica no 1º post sobre o extrato, fiz e ficou perfeito, igualzinho ao seu...Thanks!!

Beijos!!!

Cinara disse...

Fabrícia, obrigada! Sem contar que o sabor é *muito* melhor... ;o)

Bombom, este extrato é fácil de fazer e o sucesso é garantido! Depois me conte se fizer, OK? Agora fiquei curiosa para conhecer sua essência de alfazema... Deve ser uma delícia!

Cris, faça que vale a pena, amiga! Acabei de usar em um arroz doce, e ficou o máximo!!!

Luciana, isso é mesmo um problema... Não é fácil encontrar as favas fora dos grandes centros! Mas talvez você consiga comprar pelo correio, como sugeriu a Rose, lá embaixo! ;o)

Ana, e o sabor do extrato caseiro é uma coisa do outro mundo... E as favas são caras mesmo, mas o resultado vale a pena: tanto para usar as sementes em doces, quanto para fazer o extrato!

Laila, obrigada, queridona!

Nereime, agora não vai faltar extrato de baunilha por aqui!

Nani, sempre morri de pena de pagar caro por um vidrinho de essência artificial de baunilha... A médio prazo, a essência caseira fica bem mais barata!

Paulinha, como eu disse aqui em cima, já usei o extrato em um arroz doce e ficou divino! Em breve publico a receita, mas também quero fazer algo para que o sabor da baunilha fique bem pronunciado... ;o)

Laurinha, obrigada, amiga! Agora só vou usar este extrato nas receitas! ;o)

Odete, que praticidade poder comprar as favas dentro das garrafinhas! Aqui mal encontramos as favas... Obrigada pela visita!

Marizé, você é das minhas, amiga! Eu reaproveito tudo que é possível, ainda mais produtos tão caros quanto as favas de baunilha!

Monica, obrigada, querida! Faça que você não vai se arrepender... ;o)

Vic, e eu só tenho este extrato graças a você, amiga, que me deu aquelas belíssimas favas de Magascar! A que comprei por aqui é tão mirradinha, coitada...

Marion, obrigada, fico feliz que você tenha gostado da receita! Não deixe de me contar quando fizer o seu extrato, OK?

Filipa, você vai adorar, amiga!

Drica, aqui em Campinas você acha as favas naquela loja de importados do Galleria e no Dona Oliva, no Shopping Dom Pedro. Faça que vale a pena, amiga!

Dani, obrigada pelo carinho, amiga! Fico super feliz em saber que seu extrato também ficou lindão... Agora quero conferir as receitas! ;o)

Rose, adorei saber que você gosta dos meus chocolate chip cookies! Se dependesse do meu filho, eu também faria todas as semanas! ;o) Quanto às garrafas de vidro, a grande é de 250ml, e era uma garrafa de azeite. Eu lavei bem e esterilizei com água fervendo. E a pequeninha era de um vinagre de amora que eu ganhei. Mas você deve encontrar as duas em lojas que vendem equipamentos para restaurantes! E *muito* obrigada pela dica do Bombay! Com certeza vai ajudar muita gente que passa por aqui! :o)

Cozinhar com os anjos, e depois de tudo isso, o resultado ainda é um extrato maravilhoso... ;o)

Ana, você acha, amiga? Obrigada! :oP

Fabi, sem falar que o sabor da fava é outra coisa, certo? ;o)

Rosi, adorei saber que você também já usa seu extrato! Agora não podemos mais viver sem ele, não é mesmo?

Goreti, que delícia, amiga! E o melhor de tudo é que é super simples, não é mesmo?

Um beijo enorme para todas vocês, meninas!

Cinara disse...

PAULINHA, eu me esqueci de responder sobre o glacê, me desculpe! Olha, eu não sou expert em bolos confeitados, por isso não tenho muitas opções aqui, como você já deve ter visto... Eu tenho uma receita de buttercream que vai em cima do Devil's Food Cupcakes, mas como usei com saco de confeitar, não sei se ele ficaria lisinho. Desculpe não poder te ajudar neste momento!
Um beijão!

Anônimo disse...

Cinara, muito obrigada de qualquer maneira e ainda mais pela atenção.
Beijos

Anônimo disse...

Oi, Cinara! Queres mesmo saber como se faz um "óleo essencial" a frio?Basta pôr num vidro (frasco)ou num recipiente de loiça (eu fiz num de loiça) 250g de flores secas ou 500g de flores frescas (eu pus flores e as folhas mais tenrinhas mas muito aromáticas de alfazema).Juntas750ml de óleo inodoro-amêndoas,milho(eu pus de girassol).Tapas, agitas e colocas ao sol(até pode ser à janela)e deixa-lo aí por 2 a 6 semanas.Eu retirava à noite e colocava outra vez de manhã. Ao fim desse tempo (6 semanas) coei com um pano fininho .Depois guarda-se em frascos escuros com rótulo.NOTAS: O azeite é o melhor para este método porque não rança.Estes óleos guardam-se durante um ano, mas são melhores nos primeiros 6 meses.A essência de alfazema serve para fricções em membros doridos ou para aliviar as dores reumáticas .Eu uso nas "almofadinhas" que perfumam as gavetas.Adiciono às sementinhas. Bjs.Bombom
Do Manual de Terapias Naturais
"Plantas Medicinais" de Andrew Chevallier

Letrícia disse...

Que lindo ficou, Ci. Tinha me preparado toda para fazer aqui em casa (já tinha separado os ingredientes e tudo), mas andava enrolando com isso. Agora me animei de novo!

Beijos!

Cinara disse...

Bombom, muito obrigada por me ensinar a fazer o óleo essencial de alfazema! Ainda não sei onde encontro flores de alfazema por aqui, mas vou me informar. Não sei quando terei tempo de fazer, mas vou adorar ter a essência para perfumar minhas gavetas... ;o)

, não deixe de fazer, amiga! Garanto que você vai *amar* o sabor e o aroma deste extrato... :o)

Beijos e bom domingo, meninas!

Nysa disse...

Espectáculo, obrigada pela receita/maneira de fazer extrato de baunilha :-) beijocas

Valentina disse...

ah, que bacana que fizestes o teu. por aqui é muito facil se achar extratos de otima qualidade e preco bem acessivel, por isso sempre compro o meu.bjocs e parabens pela aventura.

Cinara disse...

Nysa, obrigada, querida!

Valentina, como você deve saber, amiga, aqui não encontramos extrato de baunilha de jeito nenhum, nem caro e nem barato... Os produtos que estão à venda são apenas essências, totalmente artificiais! Por isso não hesitei em fazer em casa. Ainda bem que não dá trabalho algum! ;o)

Beijos e boa semana, meninas!

Sabrina disse...

Adorei seu blog, cheio de dica, e essa do extrato de baunilha é a melhor, vou correndo fazer o meu. Cinara's place já está nos meus sites favorittos, irei vizitar sempre. Bjs
Sabrina
http://blogpannacotta.blogspot.com/

Cinara disse...

Obrigada pela visita e pelos elogios, Sabrina! Fiquei muito feliz... :o) Ando na maior correria estes dias, mas prometo visitar seu cantinho em breve, OK?
Beijos!

Anônimo disse...

Oi
Cinara
Fiz o extrato em vidro esverdeado, como vi num comentário que o ideal seria vidro escuro.
Mas será que esverdiado foi uma boa idéia? melhor que o branco?
Estou só esperando os meses passarem para provar.

Anônimo disse...

Mas uma pergunta eu pedi para comprar em SP, paguei R$12,00 cada fava.
Na internet achei a R$3,00 de uma pessoa que mora em São Sebastião - Maresias ( 11) 8147-2636, será que posso confiar a qualidade?
beijos

Cinara disse...

Anna, se você guardar o vidro em um lugar fresco, ao abrigo da luz, acho que pode usar qualquer vidro. No momento estou usando um vidro transparente e outro marrom.
Quanto às favas vendida pela internet, eu não saberia dizer se a qualidade é boa... Você pode ver se outros compradores falam bem do vendedor, caso exista essa opção. Senão, você compra só algumas para testar. Se forem boas, você compra mais!
Beijos!