sábado, abril 12, 2008

Mercadão de Campinas faz 100 anos

O Mercado Municipal de Campinas, mais conhecido como "Mercadão", comemora hoje 100 anos com uma série de eventos artísticos e culturais. Localizado na Praça Carlos Botelho, na região central de Campinas, o Mercadão foi inaugurado em 12 de abril de 1908 pelo prefeito Orosimbo Maia. Pelo local passava na época a antiga estrada de ferro funilense, transportando sacas de açúcar mascavo, fardos de arroz e feijão, entre outros produtos.

No final de 2005, o prédio projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo foi totalmente renovado: a fachada foi pintada, o telhado foi reformado, os toldos dos boxes foram trocados e padronizados; o estacionamento passou a ser automatizado e ganhou novas vagas. O Mercado recebeu, também, nova comunicação visual, projeto paisagístico, processo de higienização, e recapeamento asfáltico. Hoje ele faz parte do roteiro turístico de Campinas, e foi eleito uma das Sete Maravilhas da cidade.

Fontes: Portal da Prefeitura de Campinas e Jornal O Correio Popular

20 comentários:

Nogueirajcs disse...

Eu adoro Mercados. Esse é lindo. O último que vi e gostei imenso foi am Barcelona em 2006 perto das "Ramblas".

:)

Anônimo disse...

Não sei porquê, todas(os) gostamos muito de Mercados...ou sei?...As cores, os perfumes, os gostos ,o movimento...Só que os modernos, são pequenos e acanhados. Não há como os antigos! São uma espécie de sala de visitas onde nos sentimos bem, mesmo a gastar dinheiro!Obrigada por nos ter mostrado o de Campinas. Um dia chegarei lá... Bjs. Bombom

Lílian disse...

Que bacana o post!
O brownie ficou ótimooooooooo. Obrigada mais uma vez pela assessoria. : )

Natércia Ramalho disse...

Menina adorei essas fotos do Mercadão como dize ai alguém agora não temos coisas como as de antigamente um beijo. Natércia...

Ana Canuto disse...

Oi Cinara.
Eu morava nas imediações da Pucc Central e costumava ir muito ao Mercado.
Frequentávamos um boteco do Sr. Pachola, bem no início do mercado, próximo a esta porta que aparece na foto.Havia muitas fotos dos famosos e artistas que passaram por lá. Não sei se ainda existe, mas vale a pena conferir inclusive pelos tira-gostos deliciosos e cervejinha bem gelada.

Um abraço

flavia fiorillo disse...

Que lugar lindo! Adoro mercados e feiras, adoro comprar meus ingredientes eu mesma e cozinhar. Chegando agora, posso sugerir um série de receitas usando perú, carne pouco usada aqui e muito popular do lado de cima do Equador?
beijos

Valentina disse...

Lembro quando fui ao mercadao pela primeira vez. fiquei maravilhada com os produtos a venda. Era perto da epoca de natal...

Mel L. Ramos Bryar disse...

Cinara...vc pôs a minha idéia em prática...queria falar do "Mercadão", mas não tive tempo...eu amo este lugar!!! Claro que não se compara ao de São Paulo, mas para nós Campineiros é uma preciosidade!!! Obrigada por compartilhar esta maravilha de nossa cidade! Beijos

Cinara disse...

Nogueira, eu só fui "descobrir" os mercados recentemente, quando decidi desenvolver mais os meus "dotes culinários"... Por isso, quando estive na Europa acabei não prestando atenção neles! Garanto que na próxima viagem isso não vai se repetir! ;o)

Bombom, infelizmente, por causa da violência que tomou conta da minha cidade, eu não vou a este mercado há muitos anos... Mas lembro que ele era muito pitoresco mesmo, e até hoje há coisas que só se encontra lá! Quero ver se dou um pulinho lá ainda esta semana, para prestigiar os 100 anos do mercado!

Lílian, obrigada, amiga! Que bom saber que o brownie ficou bom! Pode "gritar" sempre que precisar de um help, OK? ;o)

Natércia, eu sou totalmente a favor de preservar o nosso patrimônio histórico e cultural. Ainda bem que o Brasil tem dado cada vez mais importância a isso!

Ana, o Bar do Pachola ainda existe, sim, mas não pertence mais à família do Pachola há alguns anos. Esse bar foi inaugurado junto com o Mercadão, você acredita? Eu estive lá há muitos anos, quando era repórter de TV, mas depois que os camelôs tomaram conta dos arredores do mercado, nunca mais fui... Mas esta semana vou ver como estão as coisas por lá! ;o)

Flavia, vou adorar receber suas sugestões de receitas! Eu *adoro* carne de peru... :o)

Valentina, eu nunca estive no Mercadão de São Paulo, mas pretendo ir em breve. Só que antes quero "revisitar" o Mercadão local para prestigiar seus 100 anos!

Mel, eu também acabei fazendo um post rápido, pois achei que a data não poderia passar em branco! Como eu disse aqui em cima, faz muitos anos que não vou ao Mercadão, mas esta semana mesmo vou matar as saudades... :o)

Um beijo enorme e uma ótima semana para vocês!

Cláudia disse...

Falamos tanto do mercado de S.Paulo, que realmente é lindo, mas o nosso também vale a pena. Já fui lá muitos anos atrás, acho que agora deve estar melhor, preciso ir novamente! Valeu a dica e a homenagem a mais um marco na história de Campinas!

bjs

Marizé disse...

Ainda um dia quêm sabe, ficarei a conhecer.
Lindas imagens!

Bjs

Nereime disse...

Que lindo esse mercado, quando for a Campinas não posso deixar de visitá-lo, valeu a dica!!!

Anônimo disse...

Cinara, amiga
Quem diria....morei na Rua Luzitania no meu tempo de PUCC. Bons, digo, excelentes tempos!
Boas lembranças da minha avózinha, já faleciada, com quem ia ao mercadão. Então, parabéns a este que faz parte de uma das maravilhas da cidade de Campinas.
Pergunta: O Taquaral também faz parte? Por que ele era bem bonito..

Abraços
Nora

Cris disse...

Ci:

Não acredito que já fui tantas vezes para Campinas e não conheço o Mercadão!!! E eu adoro um Mercadão! Sábado vou bem cedinho ao Mercadão da Cantareira aqui em SP fazer umas "comprinhas básicas", inclusive vou comprar favas de baunilha para fazer o seu extrato. Mercadão é tudo de bom, né?

Bjs,

Cris

Anônimo disse...

Muito bom você ter feito esta homenagem ao nosso "Mercadão"!Para ele ser perfeito só falta o pastel de bacalhau do de São Paulo!Eu estudei no Colégio Sagrado Coração de Jesus que era vizinho de fundos do Mercadão e é com carinho que me lembro da alegria que tinha quando comprava macinhos de amôres-perfeitos nas suas bancas externas para dar à professora e colocar entre páginas do livro de leitura...Saudade que dá!
Recadinho para a NORA: A Lagoa do Taquaral também é uma das sete maravilhas de Campinas. Ficou em terceiro lugar na votação.
Em primeiro lugar está a Estação Ferroviária da Companhia Paulista, em 2º a Catedral, em 4º o prédio central do Jockey Club ali ao lado da estátua de Carlos Gomes, em 5º o Mercado, em 6º a Escola de Cadetes e em 7º a Torre do Catelo.
E aí? Lembra de todos eles?

Bjos

Cinara disse...

Cláudia, você tem toda razão! Precisamos prestigiar primeiro o nosso mercado, não é mesmo? A última vez em que estive lá, o mercado estava bem decadente, uma tristeza... E mesmo depois das reformas, acabei nunca mais indo. Mas pretendo corrigir isso ainda esta semana! ;o)

Marizé, quando você vier me visitar, pode deixar que eu a levo para conhecer o mercado, amiga! ;o)

Nereime, com certeza vai valer o passeio! Aí você me avisa e a gente marca um encontro, que tal? :o)

Nora, a rua Luzitana começa pertinho da casa da minha mãe, sabia? Mas acho que você morava lá no final, perto da Pucc, certo? Que mundo pequeno, amiga... Quanto ao Taquaral, a Vic já respondeu tudo aqui em cima, com detalhes! Infelizmente, o parque precisa de cuidados urgentes. Há poucos dias uma matéria no jornal mostrou que a lagoa está poluída, que não há policiamento no parque e que a caravela afundou 2 metros!! É uma pena, mas vamos ver se com as denúncias pela imprensa, a prefeitura toma providências.

Cris, a região ao redor do mercadão de Campinas foi tomada pelos camelôs, e a falta de locais para estacionar (além da falta de segurança) acabou afastando muita gente. Mas agora o mercadão tem seu próprio estacionamento controlado, então fiquei mais animada a ir! Depois eu conto minhas "impressões"... ;o)

Vic, eu também estudei no Coração de Jesus lá no centro, amiga!!! Depois preciso te mostrar as fotos... Eu também sempre ia ao mercadão com a minha avó e com a minha mãe, pois é coladinho no colégio. Muito obrigada por responder à pergunta da Nora! Acho que de todas as maravilhas de Campinas, a única que está bem abandonada é a Lagoa do Taquaral...

Um super beijo para vocês, meninas!

Vera disse...

Puxa, eu não conheço este mercadão!
Vou visitar!
Brigadão pela indicação!
Bjo

Cinara disse...

Vera, vê se avisa quando vier ao Mercadão, viu? Aí a gente combina de comer um pastel juntas! :o)
Beijão!

Anônimo disse...

Cinara,
Parabéns pela iniciativa de criar um blog com receitas americanas. Eu também adoro muitos pratos da culinária americana caseira. Tenho algumas receitas de 30 anos atrás, mas sinto muita dificuldade em adaptá-las (sou péssima na cozinha). A primeira que eu vou fazer será de waffles, pois só uso misturas prontas que peço sempre que alguém viaja.
Abs,
Ana Lúcia

Cinara disse...

Fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place, Ana Lúcia! Se eu puder te ajudar com alguma receita que você queira adaptar, me escreva, OK? E depois me conte o que achou dos waffles! A receita que tenho aqui é bem simples e nunca falha, espero que você goste... ;o)
Beijos e boa semana para você!