segunda-feira, abril 28, 2008

Portuguese Rice Pudding

Na época em que comprei minha panela de pressão nova, fiquei feito doida atrás de receitas diferentes para usá-la. Uma delas foi a de Lombo de Porco Desfiado ao Molho Barbecue, que ficou magnífica! Então, quando vi em outro blog (não me lembro qual!) um comentário da querida Risonha dizendo que fazia arroz doce na panela de pressão, eu logo escrevi para ela pedindo a receita! Já é a terceira vez que faço esta sobremesa, e ela foi aprovada até pela minha mãe, que também faz um arroz doce delicioso... Então, aqui está a minha versão, apenas um pouquinho mais doce que a receita original da Risonha e com um toque de baunilha!


Arroz Doce na Panela de Pressão (Receita Portuguesa)

1 xícara de arroz

2 xícaras de água

1 litro de leite

1 pau de canela

casca de 1 limão

1 pitada de sal

1 colher (sopa) de margarina

DEPOIS DA PRESSÃO:

1 1/2 xícara de açúcar

6 gemas

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

(a medida é uma xícara de chá com cerca de 200ml)

Colocar os sete primeiros ingredientes na panela de pressão e levar ao fogo. Quando abrir pressão, diminuir o fogo e contar 3 minutos. Apagar o fogo e deixar em repouso até sair todo o vapor. Abrir a panela e juntar o açúcar e as gemas desfeitas num pouco de leite. Levar ao fogo brando sem parar de mexer, até atingir a consistência desejada. Se achar que está ficando muito seco e se for necessário, juntar um pouco mais de leite. Por último, acrescentar o extrato de baunilha e misturar bem. Polvilhe açúcar e canela por cima, e sirva morno ou frio. (Eu uso só canela e gosto de servir bem gelado!)

41 comentários:

Filipa disse...

Cinara que lindo ficou o arroz doce! E que querida foi a risonha, não?

beijinhos

Natércia Ramalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Natércia Ramalho disse...

Cinara como eu gosto tanto pode ser um pratinho para esta mesa um beijo. Natércia...

Manuela © disse...

Adorei a receita. Nunca fiz arroz doce na panela de pressão. Vou experimentar, pois adoro receitas rápidas :)

Luciana Macêdo disse...

Estes doces caseiros "mais simples" (sem cremes, chantily etc.)são os preferidos da família. Gostei desta versão panela de pressão.
Bjs!

Ana disse...

Ci, eu tbem faco arroz doce na panela de pressao!! Minha mae sempre fez usando a panela e foi assim q aprendi.
So q na minha receita nao vai ovos, nos usamos leite condensado p/ engrossar.
Arroz doce eh o doce preferido do meu pai, entao ja viu ne, sempre tem la na casa da minha mae!!
Ta lindo o seu!
Beijos!
Ana

Agdah disse...

De vez em quando meus comentários desaparecem... mas eu dizia, que lá em casa adoramos arroz doce.

Cris disse...

Ci:

Eu simplesmente amo arroz doce, mas quase nunca faço porque meu marido não come....E quando faço, uso o microondas, mas esse eu vou fazer e me acabar de comer. Sozinha!!!!

Bjs,

Cris

Silvia Arruda disse...

Eu adoro arroz doce... de qq jeito!
As suas tacinhas ficaram lindas! :)

Marizé disse...

Tenho de perder o medo de cozinhar na panela de pressão.
A Risonha foi uma querida.
Beijos para as duas

Anônimo disse...

Cinara, cheguei através do post do xarope de bordo da Agdá. E achei o teu blog muito bom. Parabéns pelos textos e pelas fotos ( por sinal, sou um fã de boas fotos!).
Vou colocá-la lá no meu blog roll. Posso ?

Fabi disse...

Oi Ci, fiz os English Muffins neste fim de semana e foram um sucesso! Adorei a receita, ficam levinhos e deliosos! Este método de "assá-los" na frigideira achei o máximo! Vou fazer sempre. BJOS!

Fabi disse...

De novo: de-li-ci-o-sos!! Agora foi!

Leila disse...

adoro rice pudding. quase nunca faco mas sempre compro o organic rice pudding da Rachel's,uma delicia. Gostei da receita e tb fiquei curiosa para experimentar na panela de pressao.
ficou lindo o teu pudding.
beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Ci, nunca fiz arroz doce na panela de pressão - eu amo esta sobremesa!

Ana Canuto disse...

Muito bom hein....eu vi quando você mostrou a panela....a minha é igualzinha só que com mais capacidade. Já tenho há alguns anos e é maravilhosa.

Beijos da Ana.

Natália Eleutério disse...

Adoro arroz doce,bjs

Laurinha disse...

Depois dos risotti, agora vem a sobremesa! Adorei, vou experimentar! É tão rápido de fazer - o tradicional fico mais de hora cuidando...
Beijinhos

Anônimo disse...

Gosto muito de arroz doce, tal como aletria doce. Não costumo fazer na panela de pressão e costumo primeiro cozer em água até evaporar e depois é que acrescento o leite. Acho que o arroz coze mais facilmente em água, depois cozinha lentamente em leite abundante. Vou experimentar também.

laila radice disse...

Cinara adorei!!!semana passada eu pedi a minha avo pra fazer...mas esse jeito esta otimo..e as gemas devem deixá-lo super cremoso...bjs

Goreti disse...

Humm, que dilícia, mas eu prefiro quentinho

Beijos!!!

Anônimo disse...

Oi, Cinara!
Sempre passo por aqui, mas nunca comentei. Gosto muito do eu blog, porque você mostra a comida americana sob um ponto de vista muito legal.
Eu sempre corri para restaurantes brasileiros todas as vezes que fui aos EUA, porque achava difícil encontrar outras comidas que não fossem junk food.
Sobre o arroz doce, eu nunca fiz em panela de pressão. Sempre fiz o simples mesmo, com leite e leite condensado, mais umas raspinhas de laranja. Vou tentar este para ver como fica.
Parabéns pelo blog!

risonha disse...

olha só... mas que honra ver a receita do meu arroz doce na panela de pressão neste blog que eu muito admiro.
querida cinara, ainda bem que gostaram e que saíu bem.. fico muito contente por isso
e assim que tiver tempo vou enviar-te mais receitas para panela de pressão ok?
beijos

Axly disse...

Huuuuum... gostei da idéia Cinara!!!
Mas aqui em casa quem reina com o arroz doce é mamãe, acho que vou chorar no colinho dela um pouco pra ver se ela me faz ainda hoje! Nada como um pouco de manha... hahahaha.
Mas me lembra infância, até na escola às vezes comiamos na hora da merenda. Minhas tias todas são especialistas em arroz doce, cada uma com seu segredinho.
Tem coisa com mais cara de Brasil.
Kisss e vou indo pro colinho da mamãe ver se ganho um ainda hoje. Hahahaha^^

Cinara disse...

Filipa, lindo e gostoso, graças à fofa da Risonha! ;o)

Natércia, pegue quantas tacinhas quiser, querida! :o)

Manuela, é uma receita muito prática mesmo: rápida, fácil, gostosa e sem sujeira!

Luciana, eu não sei a receita convencional, mas este arroz doce na panela de pressão é muito simples e rápido, vale a pena!

Ana, a minha mãe também faz com leite condensado, acho que é a receita que a maioria dos brasileiros faz. Também fica uma delícia, mas como ela não faz na panela de pressão, parece que é mais demorado. Então você já sabe como a receita é prática! ;o)

Agdah, o arroz doce americano também é muito bom, você já provou? Só que a maioria das receitas é bem mais trabalhosa, por isso ainda não me animei!

Cris, na primeira vez eu fiz meia receita e também ficou perfeito! Assim você mata a vontade mas não tem a obrigação de comer uma quantidade enorme de doce... É o mesmo prazer, com metade da culpa! :oD

Silvia, obrigada, amiga! Eu "redescobri" o arroz doce há alguns anos, porque não gostava quando era criança... Hoje também adoro!

Marizé, quando eu me casei, também tinha pavor da panela de pressão! Mas com o tempo, a má impressão sumiu, amiga! E com as panelas modernas, não há perigo algum, e elas aceleram bastante o preparo das receitas. Eu não vivo sem a minha!

Eduardo, fico feliz em saber que você gostou do Cinara's Place! Muito obrigada pela visita e pelos elogios... É claro que pode me adicionar a seus links, e pode deixar que vou visitar seu blog em breve, OK? ;o)

Fabi, que bom que você gostou dos English Muffins!!! Dá um pouquinho de trabalho, mas realmente vale a pena... Eu também preciso fazer mais! E não esquenta com os errinhos de digitação: eu também faço um monte, e seria impossível voltar para corrigir todos... ;o)

Leila, esse rice pudding orgânico que você compra é vendido em supermercados? Eu nunca vi rice pudding industrializado, que bacana!! Deve ser bom naquelas horas em que bate a vontade de comer junto com a preguiça de fazer... ;o)

Paty, eu nunca tinha feito arroz doce de jeito nenhum, amiga! Mas depois desta receita prática e rápida, é uma sobremesa que vai se repetir muito aqui em casa... :o)

Ana, agora vou tentar fazer o arroz comum, branco, na panela de pressão! Peguei uma receita que me disseram ser infalível: o arroz fica soltinho e fica pronto bem mais rápido!

Nani, é bom demais, não é? ;o)

Laurinha, é exatamente disso que a minha mãe reclamava. Mas este aqui é vapt-vupt!

Renato, ultimamente tenho dado preferência às receitas mais rápidas que encontro, pelo menos no dia-a-dia. Mas garanto que esta aqui não perde nada em sabor! ;o)

Laila, este arroz doce fica cremoso na medida certa, amiga... Mas você pode deixar a consistência a seu gosto: é só deixar menos ou mais tempo engrossando!

Goreti, eu não acho que fica ruim comer quentinho, mas é uma cisma minha: como o arroz salgado é quente, o arroz doce tem que ser gelado! :o)

Paty, a minha mãe sempre fez arroz doce igual a você, mas ela aprovou este aqui também! Acho que vale a pena provar, nem que seja pela rapidez no preparo. E obrigada pelos elogios, fiquei super contente com o seu comentário!

Risonha, mais uma vez, obrigada pela receita maravilhosa! Eu ia publicar quando fiz pela segunda vez, mas o arroz doce não durou tempo suficiente para eu bater uma foto... :oD E vou adorar receber mais receitas suas, querida!

Axly, antes desta receita, eu fazia igualzinho à você: sempre que me dava vontade de comer arroz doce, eu corria pedir para a minha mãe!! Agora acho que ela é que vai começar a pedir para eu fazer este doce... Acabou a minha "mamata"! ;o)

Um beijão para todos vocês!

Rosane Vargas disse...

Amei a receita. Nunca fiz um arroz doce que ficasse bom. Quem sabe agora?

bjs

Anônimo disse...

Finalmente tenho em casa tudo para sair voando e fazer esta receita!
Só não tenho uma super panela moderna!
Será que a minha já quase na terceira idade vai dar conta?
As fotos do seu Arroz Doce estão de dar água na boca!!!

Bjs

cozinha da drica disse...

Ci adoro arroz doce e o seu está magnifico!!! Bjks e ótimo feriado

Marcia disse...

Ci, teu arroz doce ficou lindo! Era a sobremesa preferida da minha sogra... Bjs

Anônimo disse...

Cinara!
Voltei só para contar que o Arroz Doce ficou MARAVILHOSO!
E não é que a minha panela, aquela da terceira idade deu conta do recado?
Obrigada a vc e á Risonha por esta receita que além de deliciosa me fez matar a saudade do arroz doce amarelinho da minha avó!

Bjos!

Agdah disse...

Cinara, arroz doce americano só acho o industrializado, menina. Ninguém tem paciência de fazer o caseiro não. Minha família americana não cozinha nem arroz. Só comem batatas e milho (coisas de IOWA), mas eu adoraria provar se encontrasse uma alma bendita que fizesse. Vou procurar a receita.

Claudia Lima disse...

Adoro Arroz Doce! É tudo bom. Faço com freqüência. Só que não tenho panela de pressão, dai tem que ser na comum mesmo ou na Crock Pot.
Eu aceitaria uma tacinha...
Bjs

Dona Francisquita disse...

Cinara o dia da mãe está a chegar (aqui em Portugal é no dia 4 deste mês , aí no Brasil não sei)e eu adorava fazer-lhe um pequeno almoço diferente. Noutro dia fiz-lhe panquecas e agora não sei o que fazer. Por favor ajuda me. Se não for possivel um pequeno almoço tambem me contento com uma refeição normal ou doce. Um beijo obrigada. Só peço a você porque acho que faz coisas fantásticas.

Cinara disse...

Rosane, este aqui é infalível! Depois me conte se você "arriscar"... ;o)

Vic, que bom que você gostou, querida!! É claro que a sua panela ia dar conta do recado, eu não tinha dúvidas... E obrigada por voltar aqui e confirmar que a receita da Risonha é nota 10!

Drica, obrigada, amiga! Passei o feriado trabalhando mesmo, mas estou feliz com este friozinho que está fazendo... ;o) Espero que você tenha descansado!

Marcia, obrigada, querida! Sabe que eu não sei se a minha sogra gosta?? Ainda não consegui dar nem um pouquinho pra ela... :oP

Agdah, a minha mãe americana tem uma receita muito boa de rice pudding, mas ele é assado e leva uvas passas. Demora bastante para ficar pronto, mas fica muito cremoso e gostoso! Nunca pedi a receita a ela, se você precisar eu peço, OK? ;o)

Cláudia, fazer arroz doce na Crock Pot também deve ser super prático, não? E você pode se servir de quantas tacinhas quiser, viu? ;o)

Dona Francisquita, aqui no Brasil o dia das Mães é no dia 11 de Maio, uma semana depois! Olha, eu sou suspeita para falar sobre o café da manhã americano, porque eu gosto de tudo, mas eu lhe sugiro a French Toast, que eu faço sempre! É super fácil de fazer e não exige nenhum equipamento especial, como os waffles. Hoje mesmo eu fiz para o meu filho, e ele adora... ;o)

Um beijão e bom final de semana para vocês, meninas!

Cláudia disse...

Oi, Ci, o L. tá aqui xeretando comigo e ele disse que quer que eu faça! Ele ficou morrendo de vontade. Agora quem sabe amanha teremos arroz doce aqui em casa de sobremesa, eu adoro tb comer quentinho ou gelado.

bjs

Cinara disse...

Clau, o L. não é nada bobo, hein?? Eu acho que você deve fazer o arroz doce para ele... É tão facinho! E depois me conte se vocês gostaram, é claro! ;o)
Beijos e um ótimo final de semana para vocês!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Que foto linda, vc consegue fazer um prato simples ficar luxuoso!!! Eu não sou muito fã de arroz doce, apesar da família fazer sempre...eu gosto de um que é feito c/ o açúcar caramelado, já experimentou??? Mas, Cinara, estes seus eu comeria...fiquei c/ vontade!!!Bjs

Cinara disse...

Mel, nunca provei arroz doce feito com açúcar caramelado, deve ser uma delícia!! Eu também não gostava de arroz doce, mas depois de muitos anos sem provar, agora não consigo parar de comer! :oP
Beijinhos!

Simone disse...

Gosto muito de arroz doce, este então, está com a aparência de estar perfeito, já anotei! rsrs
Bjs

Unknown disse...

Vai para meu blog esta receita Ci...
Meu marido adora!
Claro que terá seu credito, com foto e tudo.

Bj

Cinara disse...

Simone, eu sempre relutei em fazer arroz doce porque o da minha mãe era delicioso... Mas fico feliz por ter arriscado: este aqui é ainda melhor! ;o)

Zazá, fico feliz que você tenha gostado da receita, querida!! Depois me conte se fizer para o maridão, OK?

Beijinhos e bom domingo, meninas!