segunda-feira, abril 07, 2008

Aproveitando Melhor os Limões

Se você não precisar usar o suco de um limão inteiro, pode espremer apenas a quantidade que vai usar e depois guardar o restante para usar depois. É só fazer um furo com um palito de dentes (ou um garfo) e espremer o suco pelo orifício até obter a quantidade necessária. Depois, é só inserir novamente o palito (ou um pedaço dele) no orifício, colocar o limão em um saquinho e guardá-lo na geladeira!

Esta dica eu li na revista Woman's Day, mas depois achei este site em inglês, que fala *tudo* sobre limões! As fotos são desse mesmo site.

28 comentários:

Natércia Ramalho disse...

Cinara essa dica com os limões eu não sabia aqui eu aprendo muito um beijo. Natércia...

cozinha da drica disse...

Olha só Ci que ótima dica pois perdemos muitos limões...Bjks e excelente semana!!!

Luciana Macêdo disse...

Ótima dica..eles sempre ficam perdidos na geladeira e acabam ressecando.
Bjs!

Marizé disse...

Valiosissimo esse truque.
Os nossos limões são amarelos e ovais, esse aí parece uma lima.

Bjs

Fabi disse...

Cinara, vi a receita do Macaroni & Cheese no Cozinha Pequena e fiquei com água na boca! Adorei! Preciso fazer! Beijos e adoro seu blog!

Marcia disse...

Ci, essa dica é bárbara! Detesto desperdício... Bjs

Isabel (pipoka) disse...

Adorei a dica!

bjs

Anônimo disse...

Cinara,
Que dica maravilhosa!
Hoje mesmo usei parte de um limão...já embrulhei em papel alúminio, papel filme, vasilhas...mas sempre resseca!
Acho que o palito vai funcionar melhor!
Beijos!

laila radice disse...

minha avó me ensinou isso do furinho, faltou-me imaginação pra colocar o palito no msm lugar e voltar a geladeira...colocava ele diretamente na branquela...adorei as dicas!bjs

Nereime disse...

Vivendo... e aprendendo ...agora não vou mais perder as metades dos limões!!!
bjs

Cinara disse...

Natércia, esta dica também foi novidade para mim, querida! E achei muito útil!

Drica, eu detestava ver aquelas metades de limões esturricados na geladeira... Fiquei tão feliz com esta dica que decidi publicar aqui! ;o)

Luciana, é verdade. Eu já tinha tentado de tudo, e nada adiantava... Já testei esta dica e deu certo! :o)

Marizé, nos EUA, estas frutas da foto também são limas (limes). Aqui, o "seu" limão é chamado de "limão siciliano", e não é utilizado tão largamente quanto este limão verdinho. Você já provou a nossa caipirinha, feita com estes limões, amiga? São boas demais! ;o)

Fabi, o Mac & Cheese do Leandro ficou realmente um espetáculo! Agora sou eu que vou copiar a receita dele... ;o) Obrigada pela visita e pelos elogios!

Marcia, eu também fico contrariada toda vez que tenho de jogar algo fora sem usar... Pelo menos no caso dos limões já encontrei a solução! ;o)

Pipoka, obrigada, querida!

Raquel, você tem razão: não adianta embrulhar que o limão cortado resseca mesmo. Com o furinho fica bem mais prático, e o interior da fruta continua protegido! ;o)

Laila, a sabedoria das avós não tem preço, não é, amiga? Eu *nunca* tinha ouvido falar nem do furinho! Mas agora vou ensinar para a minha neta, quando eu tiver uma! :oP

Nereime, eu também adorei aprender mais esta! Chega de desperdício! ;o)

Um super beijo para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Cinara, eu tenho limões sempre á mão é só apanhar, mas gosto sempre de aprender coisas novas, valeu. Bjinhos

Patricia Scarpin disse...

Não conhecia esta dica - que bacana! Vai ser útil lá em casa, Ci, uso limões e limões sicilianos sempre!

Anônimo disse...

Com tantos elogios à cozinha da Cinara, tinha que cá vir espreitar. E logo aprendi algo de muito útil! Também detesto desperdiçar seja o que for. Obrigada pela partilha. Bjs. Bombom

Laurinha disse...

sempre ficava com 1/2 limão rodando - na verdade, acabava usando para lavar as mãos após preparar as refeições, qdo via que ele não tinha destino certo...
adorei a dica, vou adotar!
Beijinhos,

Isabel de Miranda disse...

Adorei a diga obrigada por partilhares...beijinhos doces

Ana Canuto disse...

Cinara:
Eu sempre tive esse problema pois acabo cortando e não utilizando tudo.Aí ele vai pra geladeira e também não usamos.

Muito valiosa mesmo esta dica.

Anônimo disse...

Adorei a dica!! Afinal de contas, a maioria das receitas nunca pede um limão inteiro, né? e depois de ressecado, já era...
=)
beijinho!!

Carla Ventura disse...

Novidade pra mim!
Ci, pelamor! Acabei de fazer aquelas Madeleines! Que delícia!
Ainda bem que dá poucas, pq eu tenho vontade de comer todas! Quando eu tiver câmera de novo, posto no meu blog paradinho. Beeeijo!

Mel L. Ramos Bryar disse...

Nossa..meu Deus...amei esta dica...vc é demais Cinara...compartilhar conosco este achado!! Eu aproveito os limões cortados(pq não sabia desta dica!!) para limpar em volta do ralo da pia da cozinha...faz uma super limpeza(coloco bicabornato no limão e esfrego) e ainda ajudo o meio ambiente!!Mas agora, vou economizar mais ainda no limão e usar as partes já usadas para a limpeza! beijos

janeca disse...

Cinara,que truque valiosissimo!!!Vir aqui só se aprende...
Obrigado,não vou deitar mais limões fora.
bjs

Cinara disse...

Mónica, que maravilha ter limões à vontade! ;o)

Paty, e dá uma pena jogar limões fora, não dá, amiga?

Bombom, eu é que agradeço pela sua visita! Volte sempre, viu?

Laurinha, a dica de lavar a mão com a metade do limão também é ótima, amiga! Pelo menos ela não vai para o lixo sem ser usada... ;o)

Cozinhar com os anjos, fico feliz que tenha gostado! Em breve vou visitar o seu cantinho... ;o)

Ana, é o trabalho de guardar e depois jogar fora, não é mesmo? Com esta dica eles devem durar bem mais! ;o)

Gi, aquela metade de limão ressecada fica muito feia, não fica? Mesmo que desse para usar, dá até medo! :oP

Carla, que saudades, amiga! Você tem razão: é impossível comer uma madeleine só... Que bom que você gostou da receita! Depois quero ver as suas!

Mel, obrigada, querida! Mas a sua dica também é muito valiosa, adorei! Agora, além de usar o limão inteirinho, vou usar as metades já espremidas para limpar o ralo. Valeu!

Janeca, acho que essa é mais uma das coisas boas que os blogs de culinária nos proporcionam: aprendemos bastante umas com as outras, não é mesmo? ;o)

Um beijão para vocês, meninas!

risonha disse...

cinara do meu coração!!!! as coisas que eu aprendo por aqui.
nota 10 para as dicas que deixaste.
beijos

Cinara disse...

Obrigada, amiga! Eu também não conhecia esta dica, e quando fui procurar as fotos para publicar, acabei conhecendo várias outras... Super legal! ;o)
Beijos e bom domingo!

Valentina disse...

Achei show esta dica.

Cinara disse...

Obrigada, Val!
Beijinhos!

. disse...

Cinara

Gostei da dica,porque as vzs não uso todo o limão,e ele acaba por estragar,mesmo na geladeira.
Bjs

Cinara disse...

Vivendo e aprendendo, não é, Sônia? Eu também sempre ficava contrariada por jogar as metades secas de limão... Agora podemos aproveitar o limão até o fim! ;o)
Beijos, querida!