quinta-feira, abril 03, 2008

English Muffin Bread

Eu sempre faço english muffins no formato tradicional, e eles saem perfeitos todas as vezes, mas embora a máquina de pão faça metade do trabalho, a parte de abrir , cortar e "assar" os pãezinhos é um tanto demorada. Então, para ganhar tempo, decidi testar uma receita de English Muffin Bread, feito totalmente na máquina de pão. (A Claudia já havia feito este pão na máquina, usando uma receita da Cris que é feita à mão, por isso optei por testar uma receita feita especificamente para a máquina.) O resultado foi um pão muito gostoso, com a textura sequinha, bem parecida com a dos english muffins tradicionais. Eu ainda prefiro as fatias redondinhas, cobertas com fubá, do tamanho certinho de um ovo pochê... mas na hora da pressa, este pão é um ótimo quebra-galho!


Pão tipo English Muffin para Máquina de Pão

1 1/4 xícara de água

2 colheres (chá) de açúcar

1 colher (chá) de sal

1/4 colher (chá) de bicarbonato

3 xícaras de farinha de trigo

3 colheres (sopa) de leite em pó

2 colheres (chá) de fermento biológico seco

Coloque todos os ingredientes na ordem sugerida pelo fabricante de sua máquina de pão, e ligue no ciclo básico. Ao retirar o pão, a superfície pode ter "afundado" um pouco, mas isso é normal. Este pão é perfeito para fazer torradas e sanduíches!

24 comentários:

Elvira disse...

Parece bem leve e fofinho. Pena eu não ter máquina de pão (acho que a minha cozinha já não tem espaço para mais nenhum aparelho volumoso...!).

Beijos.

Suzana Parreira disse...

Oh eu a-d-o-r-o english muffins!! Tenho de experimentar assim. :)

Bj

Filipa disse...

Ainda não comprei máquina de fazer pão mas está na minha wish list, assim que comprar vou experimentar esta receita sem dúvida nenhuma. Parece-me bem fofinho.

Beijinhos

Marizé disse...

Cinara, as suas receitas são sempre muito uteis e deliciosas.
Este pão está com um aspecto tão fofo, e sem duvida que deixando a máquina fazer o trabalho só nos resta sentar à mesa e desfrutar.

Bjs e bom fim de semana

Laurinha disse...

O uso da máquina de pão é super bem-vinda, às vezes é a solução!
Vou experimentar!
Beijinhos,

Isabel (pipoka) disse...

Eu estou como a Elvira...adoraria ter uma máquina para fazer essa delícia, mas a minha cozinha está atafulhada de coisas (piorou bastante, desde que me tornei numa blogueira de culinária!)

bjs

laila radice disse...

parece tão fofinho...e a foto com geleia e manteiga etsa matadora! bjs

Luciana Macêdo disse...

Ainda faço parte das que não tem máquina de pão, mas a cada dia me convenço que é um aparelho a mais totalmente necessário.
O pão está com uma carinha ótima.
Bjs!

Marcia disse...

Ci, teu English Muffin Bread está um sonho: leve e fofinho, perfeito para um lanche guloso no meio da manhã... Bom final de semana! Bjs

Fabrícia disse...

Comeria uma fatia nesse instante...
Bjcas.

Anônimo disse...

Que beleza de pão. Tenho que comprar uma máquina de fazer pão e experimentar esta receita. Bjinhos e bom fim de semana

risonha disse...

receita anotadíssima para experimentar este fim de semana.
beijos

Anônimo disse...

Cinara,

Por partes: primeiro o pão que está irresistível!!! Já sabe que vai entrar na lista de espera ...mas vou fazer sim.
Segundo: obrigado pela resposta. vou tentar colocar mais farinha na old fashion pie pois foi a opção que ficou...depois te conto. Mas é a torta de maçã de maior sucesso aqui em casa.
Abraços agradecidos
Nora

Patricia Scarpin disse...

Ci, que saudades, querida!
O seu pão está lindo. Parece tão macio e fofinho...
Nunca comi English muffins, mas tenho certeza de que iria adorar.

Manuela © disse...

Que rico pãozinho! Quentinho com a manteiga a derreter... ai estas calorias que me perseguem!!! Mas ainda não comprei a máquina de pão...

Cláudia disse...

Cinara, demais, também vou testar a sua receita. A receita que eu faço da Cris, é a mesma que ela faz na mão e não adaptei nada. Coloquei na máquina ciclo rápido (1h40mim) e ficou perfeito, pesadinho, mais parecido com os English muffins bread (tipo aquelas panquequinhas grossas que vc faz na chapa de ferro).

Adorei ter mais uma receita de pão na máquina.

beijão

Danielle disse...

amo faezr pão... so preciso de uma maquina para aproveitar essa receita...:) delicia:) bjs dani

Batata Frita® disse...

Ci, manda daí uma fatiazinha quentinha que a mesa está posta, a manteiga já está em cima e o chá está quase pronto. Beijocas fofas

Nereime disse...

Essa máquina de pão é mesmo uma mão na roda...tão prática!!!
bjs

Cinara disse...

Elvira, também por falta de espaço, a minha máquina de pão fica guardada dentro do armário... Tenho certeza de que, se eu tivesse espaço para ela na bancada, ela seria muito mais usada!

Suzana, o melhor é que a máquina faz tudinho, não é mesmo? ;o)

Filipa, para quem gosta de pães caseiros, a máquina é uma beleza mesmo!

Marizé, é verdade, amiga! Nos dias de correria, nada como ter um pão quentinho feito em casa... ;o)

Laurinha, eu adoro conhecer novas receitas para a máquina de pão, sabia? Minha próxima "experiência" será uma massa de pizza!

Pipoka, eu também não posso ver uma novidade para a cozinha... O problema é que aqui também não há espaço para mais nada!

Laila, o duro é conseguir para de comer este pão, amiga... :oP

Luciana, uma das características que eu gosto na máquina é poder programar o preparo e acordar com o aroma de um pão fresquinho!

Marcia, eu fiz um grilled cheese para meu filho com este pão, e ficou tão bom que fui *obrigada* a fazer um para mim... :o)

Fabrícia, uma só? Acho que é pouco... ;o)

Mónica, a máquina também pode fazer apenas a massa, que depois pode ser modelada como você quiser e assada no forno convencional. Uma das receitas que mais gosto é a de Cinnamon Rolls!

Risonha, depois quero saber como ficou!!

Nora, a nossa lista de receitas por fazer ficam maiores a cada dia, não é, amiga? E estou torcendo para sua próxima apple pie ficar perfeitíssima!

Paty, tenho certeza de que você iria *amar* os english muffins! Eu ainda quero testar uma receita usando farinha integral, para deixá-los mais saudáveis também...

Cláudia, eu pensei que sua receita fosse diferente da Cris! Obrigada por me avisar, vou corrigir a informação errada no post. Eu tenho medo de tentar adaptar receitas para a máquina e perder todos os ingredientes... Mas se você aprovou, depois vou testar também!

Danielle, fazer pão à mão é uma delícia mesmo! Eu fazia muito, mas a falta de tempo me obrigou a aderir à máquina... Agora vivo atrás de receitas novas para ela!

Batata Frita, pode deixar que mando várias fatias, amiga... ;o)

Nereime, na correria do dia-a-dia, ela ajuda *muito* mesmo!

Beijinhos e um ótimo domingo para vocês!

Fabi disse...

Cinara, eu fiz ontem e deu super certo. Ficou igual ao seu da foto! Programei a máquina para assar o pão na hora em que eu estivesse chegando em casa e comemos ainda quente. Usei cor média e ciclo I (normal). Achei a consistência da casca uma delícia, bem crocante e lembrava a do pão italiano, mas menos dura, claro. Hoje coloquei uma fatia na torradeira e ficou ótimo também. Vou postar uma foto no meu recém criado blog e direcionar para sua receita...Abs!

Cinara disse...

Que bom que você gostou do pão, Fabi!!! Adoro saber quando fazem as receitas que eu publico, principalmente quando dão certo! ;o)
Vou ver o seu pão agora mesmo!
Beijinhos!

Solange disse...

Cinara,
Estou com a novidade da máquina de pão em casa e resolvi fazer como primeira receita a sua de English Muffin Bread e realmente foi um sucesso. Só tenho a agradecer, pois já tentei outra receita depois e não deu certo. Todos os dias dou uma olhada no seu blog e a cada dia me encanto mais. Parabéns!!!!!
Beijinhos
Solange

Cinara disse...

Solange, fico feliz em saber que seu pão deu certo! É normal levar algum tempo para "pegar a manha" da máquina de pão, mas logo você vai conseguir adaptar praticamente qualquer receita de pão para fazer nela. Não deixe de me contar se fizer outra receita aqui do Cinara's Place, OK? Muito obrigada pela visita e pelo carinho!
Beijos e uma ótima semana para você!