quinta-feira, julho 23, 2009

Applesauce Bread


Nos Estados Unidos, muitos bolos são chamados de "pães", como é o caso deste aqui. Muita gente pensa que eles são chamados assim por causa do formato, parecido com um pão de fôrma. Na verdade, eles são Quick Breads (Pães Rápidos), que utilizam fermentos químicos, como o fermento em pó, o bicarbonato de sódio e o cremor tártaro, e não fermentos biológicos como os pães em geral. Da família dos Quick Breads também fazem parte biscuits, muffins, panquecas e scones, além de quase todos os tipos de bolos. Como eu esperava, este bolo ficou bem úmido e saboroso, e acabou em um piscar de olhos! A receita original levava cravo em pó, nozes e uvas-passas, mas eu decidi não usar para ter um bolo simples e de sabor mais suave, que agradaria mais ao paladar "seletivo" do meu filho...

Bolo de Purê de Maçã
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina amolecida
1 xícara de açúcar
1 ovo
1 1/4 xícaras de purê de maçã
1 1/2 xícaras de farinha de trigo
3/4 colher (chá) de bicarbonato
3/4 colher (chá) de canela em pó
1/2 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada
Pré-aqueça o forno a 180° C. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar até virar um creme. Adicione o ovo e o purê de maçã e misture bem. À parte, misture a farinha, o bicarbonato, a canela, o fermento, o sal e a noz-moscada. Aos poucos, adicione esta mistura ao creme apenas até incorporar. Coloque a massa em uma fôrma de bolo inglês pequena (20cm x 10cm x 5cm), untada e enfarinhada. Asse por cerca de 40 minutos, ou até que um palito inserido perto do centro do bolo saia limpo. Deixe esfriar durante 10 minutos antes de retirar da fôrma.

22 comentários:

Vânia Costa disse...

Que aspecto delicioso! Simples e com sabores tão confort-food...
Adorei!

Beijinho*

Docinhos e Miminhos da SweetSofia disse...

Delicia.. adorei.
beijocas

angela disse...

nossa, Cinara, vc me deixou homesick com este bread, bjs.

Janna Joaninha disse...

nossa.. essa semana mesmo eu tava com umas maçãs maduras e pensando em fazer uma geléia.. mas eu não como geleias e ia congelar... acabei usando pra outra coisa! se soubesse dessa receita aaaaantes hehehehe

Claudia Lima disse...

Ficou maravilhoso!
Aqui em casa nunca falta applesauce. Gosto de usar nas receitas de bolos.
Este deve ter ficado super delicado. Adorei!
Bjs :)

Mari disse...

Ci, nunca tentei fazer bolo com purê de maçã... a massa do teu está tão fofinha e linda, que me deu uma vontade imensa de tentar também... pode ter certeza de que esta delícia estará pintando no meu blog muito em breve!!
Super beijo,

Mari

P.S.: Achei melado no extra no domingo, e de quebra já comprei dois potes... agora posso fazer o teu pão do outback tbm, oba!

ameixa seca disse...

Maça e canela, que casamento feliz :)

Lúcia disse...

Oi Cinara!

Adoro doces de maçã, pena que meu marido não curte muito, então não faço tanto quanto eu gostaria (em compensação meus pais AMAM!).

Esse bolo lindinho nessa tarde fria... hum...

Ah, vi seu comment lá no blog só agora e respondi, eu tinha esquecido de ativar a moderação de comentários e simplesmente não voltei pra olhar =P

Claaaaaaro que eu quero ser linkada no seu blog. Ueba!

Beijos

Carolina Andrade disse...

Nossa, esse pão deve ser uma coisa!! Muito bom. Bjs

Cinara disse...

Vânia, você disse tudo: este bolo é realmente comfort food! ;o)

Obrigada, Sofia!

Angela, sabe o que me deixa homesick? Homemade roastbeef with mashed potatoes, biscuits and gravy... Yummy! :o)

Janna, eu chegava a jogar maçãs fora, acredita?? Agora todas elas vão virar purê, que por sua vez pode virar bolo... ;o)

Cláudia, é a primeira vez que uso applesauce em uma receita, e aprovei! Ele dá uma umidade e um sabor incomparáveis, nota 10! :o)

Mari, este também foi meu primeiro bolo com purê de maçã, e a textura ficou divina! Também espero testar novas receitas com ele em breve. Que bom que você achou o melado!! Depois me conte se fizer o pão do Outback, OK? ;o)

Ameixa Seca, maçã com canela é tudo de bom, não é mesmo?

Lúcia, eu já não tenho esse problema, pois meu marido come de TUDO! :oD E até meu filho adorou este bolo, então acabou rapidinho... E eu vi sua resposta lá no Burreca: as pessoas realmente adoram ganhar guloseimas, ainda mais feitas especialmente para elas. É puro carinho! ;o)

Carol, ele é bem simples, mas fica com um sabor e uma textura incríveis! Na próxima vez talvez eu inclua as uvas-passas para ver como fica... ;o)

Beijinhos e bom final de semana, meninas!

Kriska disse...

Oi Cinara, fiquei curiosa pra saber quanto de cravo e nozes deveria usar no bolo....help?
beijos e bom fim de semana!

Cinara disse...

Kriska, que mancada a minha! Esqueci de colocar o link para a receita original, onde as pessoas poderiam ver as quantidades dos ingredientes que não usei!!! Vou adicionar o link agora, mas de qualquer forma, aqui vão as quantidades:
1/8 de colher (chá) de cravo em pó
1/2 xícara de uvas passas
1/2 xícara de nozes picadas
Beijos e uma ótima semana para você!

angela disse...

Ci, ficaria homesick também... bjs

winnie disse...

olá querida, ainda bem que gostaste dos post com os links de ponto de cruz.
Habitualmente visito esyte blog de biscornus:

http://basketofbiscornu.blogspot.com/

Ainda não me atrevi a fazer nenhum. lol

Luciana Macêdo disse...

Fico feliz da vida quando encontro uma receita diferente de bolo de maçã. Esta cm purê de maçãs eu não conhecia. Não vou deixar de experimentar.
Bjs!

Tânia disse...

Por aqui nunca tinha visto ainda um pão com purê de maçã na massa! Parece que fica mesmo muito fofo.E tão fácil de fazer, não?
Vou fazer.
Bjs

Cris disse...

Ci:

Esse bolo com um chá de hortelã quentinho nesse dia frio e chuvoso deve ser o paraíso!Hummmm!!!
Gostei bastante da saga Twilight. Comecei a ler meio om o pé atrás, achando que era um romance muuuito adolescente e não consegui largar os livros. Lua Nova é o mais "chatinho" da saga, mas dei muitas risadas com Eclipse, principalmente com as brigas da Bella e do Jacob! No fim, o Ale leu, minha tia leu e todos gostaram.
Com relação ao filme, eu vi sim, mas baixei da internet porque achei que seria demais ir ao cinema!!! Eu gostei...Lógico que o livro é melhor. Esse primeiro filme foi feito com "sérias restrições orçamentárias" e os efeitos especiais são bem sofríveis (como o brilho da pele do Edward) e a narrativa é bem corrida. Fica a impressão de que falta "alguma coisa", sabe. Mas com o sucesso que o primeiro filme fez, o próximo que deve estrear por aqui em novembro, tem um orçamento bem maior e acho que vai ser mais interessante. Mas vale ver como sessão da tarde!


Bj grande,

Cris

Cinara disse...

Angela, dá para fazer uma lista de coisas que nos deixam homesick, não é mesmo? :o)

Winnie, eu ainda não conhecia esse blog de biscornus! Obrigada pela dica, já vi alguns esquemas lindos por lá... E você devia fazer um biscornu, é bem mais fácil do que parece. O problema é que vicia! ;o)

Luciana, eu também adoro bolos com maçãs! Tem outra receita aqui no blog que talvez você goste: é o Apple Coffeecake, que é muito fácil de fazer também e fica uma delícia!

Tânia, a textura deste bolo fica divina! E às vezes a gente precisa de um bolinho fácil para não perder muito tempo na cozinha, não é mesmo? ;o)

Cris, eu pensava o mesmo que você, que seria um romance muito adolescente, mas acabei adorando! Que bom saber que o Lua Nova é o mais chatinho, e que os próximos são melhores! Eu vi o filme duas vezes: uma logo após ler o livro, e detestei, porque parecia um resumo grosseiro do livro. E achei a atriz que faz a Bella meio ruizinha... Mas depois assisti de novo e achei um pouco melhor, pois baixei minhas expectativas. Eu li que o Twilight foi gravado em 48 dias! Com certeza o próximo será melhor. Preciso comprar Eclipse urgente!!! :o)

Beijos e uma semana maravilhosa para vocês, meninas!

Verena disse...

Amiga, esses filhotes só querem chocolate...não???? O meu aqui é super seletivo...faz uma careta quando eu quero que experimente algo diferente do chocolate...!
O bolo é lindo, imagino que deva ser delicioso!
Beijos!

Cinara disse...

Verena, aqui é igualzinho: meu filho só quer bolo de chocolate, muffins de chocolate, brigadeiro... Mas este aqui ele gostou! Comeu várias fatias assim que saiu do forno, um verdadeiro milagre!!! :oD
Beijos!

Unknown disse...

Oba, to cheia de maça em casa e sem imaginaçao...vou fazer!!! bjos

Cinara disse...

Esta receita é ótima para usar aquelas maçãs que estão sobrando, ainda mais porque dá para congelar! ;o)
Beijos!