sexta-feira, julho 13, 2007

Bacon, Egg and Cheddar Scones

Depois de ver receitas deliciosas de scones em vários blogs, fiquei com vontade de fazê-los novamente, mas as receitas que eu tinha eram todas para scones doces. Procurei uma receita de scones salgados e achei esta, que me deu mais uma ótima oportunidade de utilizar o delicioso Cheddar que eu havia comprado! Como os biscuits, os scones são chamados de Quick Breads (Pães Rápidos), que são preparados com fermento químico em pó ou bicarbonato, em vez de fermento biológico. Nos Estados Unidos, todos os scones que eu vi tinham o formato triangular, embora isso não seja uma regra. Para saber *tudo* sobre a origem dos scones, não deixem de ler este post da minha querida amiga Patrícia, do Technicolor Kitchen!


Scones de Bacon, Ovos e Cheddar

2 xícaras de farinha de trigo

4 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

5 colheres (sopa) de margarina sem sal, gelada

3 ovos grandes

3/4 xícara de creme de leite (eu usei buttermilk)

140g de queijo Cheddar, ralado grosso

2 ovos mexidos e cortados em pedacinhos

140g de bacon, já frito, em pedacinhos

Pré-aqueça o forno a 230°C. Unte uma assadeira ou forre-a com papel-manteiga.

Peneire a farinha, o fermento e o sal juntos. No processador de alimentos (com a lâmina), processe a farinha com a margarinadia ou na tigela do processador de alimentos, usando a l até incorporar completamente.

Bata levemente 2 dos ovos crus e o creme de leite, e acrescente aos ingredientes secos. Processe apenas até incorporar os ovos à farinha e à margarina. Não bata demais. Passe a massa para uma tigela limpa. Com uma colher, misture o queijo, os ovos mexidos e o bacon à massa. Ela ficará bem mole e pegajosa. Misture e sove a massa o mínimo possível enquanto distribui uniformemente o queijo, os ovos mexidos e o bacon.

Transfira a massa para uma superfície enfarinhada. Forme um retângulo de aproximadamente 30cm por 10cm, e 2cm de altura. Corte a massa em 3 quadrados de 10cm. Corte os quadrados na diagonal, formando seis triângulos. Coloque os scones na assadeira, deixando um espaço de 2,5cm entre eles.

Bata o ovo restante com 2 colheres (sopa) de água, e pincele os scones com esta mistura. Asse de 10 a 12 minutos, ou até dourar. Retire do forno e sirva morno.

Observações:

* A receita original sugere que estes scones sejam servidos no café da manhã, por causa dos ingredientes típicos de um desjejum norte-americano, mas eles também são ótimos para fazer um lanchinho à noite...

* Eu espalhei mais Cheddar por cima dos scones por minha conta, antes de assar. Só não os pincelei com a mistura de ovo e água, porque já tinha ovos demais na história.

* Depois de assados, estes scones podem ser congelados. Eu já descongelei alguns em temperatura ambiente, e eles continuaram com a mesma textura fofinha!

23 comentários:

Eli disse...

Humm, me parece delícioso!! Mais ainda tenho medo de tentar. :)

Cláudia A. disse...

Oi Cinara, eu amo scones. Eles são o único tipo de pão que eu me arrisco a fazer. Amei esses com recheio. Beijo.

Cláudia disse...

Cinara, adorei. E parece fácil, não tem que sovar particamente nada, pelo que entendi. Quando achar aquele cheddar de marca boa, já compro dois! Mas acho que vou fazer antes sem o cheddar, só com os ovos e o bacon já é bom o bastante!
beijão

Anônimo disse...

Cinara, querida, ontem estive procurando mil receitas de scones de morango para testar...nunca provei, acredita???? Vou já ler o post da Patricia para ver se acho "a receita" que quero! Amei seus scones salgados!!! Hummmm!
Beijos e ótimo final de semana!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Silvia Arruda disse...

Eu não conhecia os scones!! Os seus estão lindões!

Agdah disse...

Ficaram lindos!

laila radice disse...

nossa que delicia...só coisa da boa ai dentro..imagino que não restou nenhum pra contar história! beijos

Cinara disse...

Eliana, scones e biscuits são muito mais fáceis de fazer que os pães que levam fermento biológico: não precisa sovar e nem deixar crescer! Arrisque que você não vai se arrepender... ;o)

Cláudia A., eles ficam super fofos, não ficam? E dá para variar no recheio: quem não gosta ou não tem bacon em casa pode usar pedacinhos de presunto, peito de peru, mortadela, etc.

Cláudia B., é isso mesmo, o segredo é *não sovar* muito a massa! É preciso pôr um pouco mais de farinha para modelar os scones, pois a massa fica bem grudenta, mas nada de sovar ou deixar crescer!

Verena, a Karen, do Kafka na Praia, tem uma receita de scones de morango que parece deliciosa! Dá uma olhadinha lá, amiga! E os da Pat são de gotas de chocolate, divinos também... ;o)

Silvia, é um pãozinho super rápido e fácil de fazer! E o "recheio" vai misturado à massa ainda mole, não precisa nem abrir ou enrolar... Super versátil!

Agda, obrigada! Só não ficaram muito moreninhos porque não pincelei com ovo! Eu ia pincelar com leite, mas acabei me esquecendo... :oP

Laila, na verdade, não acabaram todos na hora, amiga! Meu filho não gosta, só eu e meu marido, e além disso, os scones sustentam demais. Meu marido comeu dois, eu comi um e congelei os outros três. Anteontem eu descongelei um para fazer um lanchinho, e estava perfeito! Então, ainda restam dois no freezer para alguma emergência... :o)

Beijos e um ótimo final de semana para vocês, queridas!

Camila L disse...

Ai se eu tivesse lido esse post mais cedo...por 2 motivos: 1) não teria usado todo meu Serrabela no Mac&Cheese q fiz hj (segui sua receit;-) Depois publico..) e 2) teria o q jantar hj.... estou só beliscando e ainda não matei minha fome! Amei a receita!!

Laurinha disse...

Delícia!!!! Parece apetitoso mesmo. Boa idéia para um super lanchinho.
Beijinhos,

Cinara disse...

Camila, você achou o Cheddar Serrabella!!! É uma delícia, não é? Nestes scones também ficou ótimo. É o tipo de pãozinho para ter sempre no freezer, para quando dá aquela fominha... Não vai ter jeito, amiga: você vai ter que comprar mais cheddar! ;o)

Laurinha, acho que já vou tirar mais um scone do freezer agora: ficar falando nele me deu vontade! E eu vou aceitar o seu cafezinho, querida... Pode deixar que eu levo as madeleines! ;o)

Super beijo e bom final de semana, meninas!

Gourmandisebrasil disse...

Em São Paulo é bem raro encontrar scones com tantos ingredientes, normalmente as cascas de chá servem o simples (sem queijo nem nada). O seu é bem mais apetitoso. bjo, Nina.

Cinara disse...

É verdade, Nina, os scones mais conhecidos são aqueles servidos como simples pãezinhos! Eu já gosto de "incrementar", sempre que possível... ;o) Beijos e um ótimo domingo!

Carla disse...

Cinara, mais uma receita deliciosa! Vou ter de experimentar a fazer scones para o pequeno almoço! Obrigada pelas receitas deliciosas! Bom fim de semana

bjs

Gourmandisebrasil disse...

Cinara,
Atualmente estou gostando de apreciar o gin, ontem experimentei o Gin fizz (gin, suco de limão e água com gás - o barman finalizou com clara levemente batida por cima num copo de long drink) e achei bem refrescante. bjo, Nina.

Valentina disse...

Querida, que delicia esta receita de scones. Gostei mesmo. Achei tao engracado esta coisa do scone triangular. por aqui os scones sao redondos, aqui na sua terra natal.Adoro estes teus posts, tao didaticos.bjocas e bom domingo

Cinara disse...

Carla, que bom que você gostou! Scones são sempre deliciosos, com ou sem recheio... Se preferir scones doces, há várias receitas deliciosas por aí, como a da Patrícia cujo link mencionei no post. Você vai adorar! ;o)

Nina, eu não bebia praticamente nada, e ainda não bebo cerveja e nem vinho, mas ultimamente tenho me animado a provar coquetéis diferentes... Esse Gin Fizz ainda não provei, mas gostei muito da dica!

Val, eu citei o blog da Paty porque ela explica bem a origem dos scones no Reino Unido. Nos EUA o formato acabou mudando, mas os scones continuam fazendo sucesso... ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Patricia Scarpin disse...

Querida!! Não acredito que não tinha visto este post!

Adorei os scones, faz tempo que quero provar os salgados. E obrigada pela menção, fiquei tão orgulhosa!

Beijos!

Cinara disse...

Paty, na verdade eu "me aproveitei" de você, amiga! Seu post estava tão explicadinho que eu achei melhor direcionar o pessoal para lá, claro... Eu é que agradeço por você ajudar a enriquecer o meu post! ;o) Beijos, querida!

winnie disse...

Agora fiquei completamente rendida, que coisa boa!

Cris disse...

Eu amo scones, você e a Verena me deixaram com água na boca, vou ter que fazer e experimentar! Bjs!

Cinara disse...

Winnie, e o melhor de tudo é que é muito fácil de fazer, você viu? ;o)

Cris, este foi o primeiro scone salgado que eu fiz, e gostei muito! Agora só preciso variar os recheios... E os scones doces são uma verdadeira perdição, Cris!

Beijinhos para as duas!

Priscila Schulz disse...

Nossa, essa receita tem uma cara ótima! Que delícia!!!
:D
Abraços