sexta-feira, julho 20, 2007

Cassoulet

Atendendo a pedidos (o seu foi o primeiro, Cláudia!), segue a receita do Cassoulet da minha mãe. Ela me disse que a receita original francesa é mais seca, e que a dela tem muito mais molho por ser a preferência da família (e acho que dos brasileiros em geral). Como eu mesma nunca fiz este Cassoulet, caso vocês tenham dúvidas, terei de consultar minha "mamis" antes de responder, OK? Mas acho que não tem segredo!


Cassoulet

1kg de feijão branco

100g de bacon picado

2 gomos grandes de lingüiça calabresa em rodelas finas

2 gomos grandes de lingüiça portuguesa em rodelas finas

1 lombinho de porco defumado (300g), picado

1 1/2kg de filé mignon picadinho

Deixe o feijão branco de molho por 12 horas. Troque a água e leve para ferver em panela comum por 1 hora com temperos a gosto (alho, cebola, sal e pimenta vermelha), com a panela semi-tampada. À medida que a espuma for se acumulando, remova com uma colher ou escumadeira.

Enquanto isso frite o bacon, as lingüiças, o lombinho e o filé mignon, um de cada vez, e reserve. Adicione tudo ao feijão cozido e ajuste o sal. Acrescente 2 latas de Pomarola (ou molho de tomate caseiro) e 2 latas de água. Deixe refogando por mais alguns minutos, ou até obter a consistência do molho desejada. Sirva com arroz e batata palha. Rende o suficiente para alimentar um exército.

23 comentários:

Valentina disse...

Ah, esta receita me deixou com vontade de ir para a cozinha.depois te conto como ficou o resultado.obrigada a tua mae por dividir a receita.

Anônimo disse...

Cinara!

Cada vez acredito mais nos ditados populares como o célebre "Quem não chora não mama!"
Obrigada a vc e à mamãe pela receita do Cassoulet!
Agora tenho a certeza do sucesso e o fantasma do apuro já vivido fica definitivamente afastado!
A receita é maravilhosa!!! Sucesso total com direito a replay na próxima semana!
bjos

Anônimo disse...

Cinara, eu não era muito fã de feijões...brasileira de meia tigela? Não, só não gostava muito. Depois que meu filho nasceu eu tive que aprender a fazer os ditos cujos e de vez em quando me aventuro em comer um pouquinho. Esse prato me deu água na boca!
Beijos!


www.mangiachetefabene.wordpress.com

laila radice disse...

hummm que delícia...adorei a receita facil e substanciosa!beijos

kuka disse...

Vou tirar essa receita. Fiquei com água na boca.

Unknown disse...

Está com um aspecto maravilhoso. Vou guardar esta receita. Goretti

Cinara disse...

Val, este sempre foi um dos pratos mais requisitados lá em casa. Espero que você goste!

Vic, depois quero saber com detalhes como ficou o seu Cassoulet! Foi bom eu ter te passado a receita por telefone, em primeira mão, para você poder dar o seu "depoimento" aqui. Fico feliz que tenha dado certo!

Verena, eu raramente como aquele feijão comum, do dia-a-dia, mas não resisto a um feijão diferente, como neste Cassoulet, em saladas, sopas ou comida mexicana. Só como "feijão chique", entende? :oD

Laila, você disse tudo: é realmente fácil de fazer, suculenta e rende uma barbaridade!

Kuka, que prazer tê-lo aqui! Depois me diga se aprovou a receita, OK?

Goretti, esta é uma receita ótima para alimentar bastante gente sem ter muito trabalho. Acho que um dia ainda lhe será útil! ;o)

Beijos e um ótimo domingo para vocês!

Agdah disse...

Já eu adoro todo tipo de feijão, exceto um feijãozinho chamado "andu" pelo qual minha mãe tem paixão.

Cinara disse...

Agda, não conheço esse feijão "andu"! Vou dar uma pesquisada para saber o que é... ;o) Beijos e boa semana!

Beatriz Belliard disse...

adoro cassoulet e faço da maneira tradicional (mas do meu jeito), o que da muuuito trabalho, gostei desta receita e vou faze-la aqui. bjs

Elvira disse...

Em Toulouse, fazem cassoulet com confit de pato. Fica divinal!

A sua mamãe cozinha muito bem, querida Cinara. :-)

Cláudia disse...

Ci, que delícia, amiga, obrigada por passar esta receita de sua mami. E olhe que tempinho gostoso para comer um cassoulet. Desta semana não passa e depois eu conto como ficou.
Bjs

Cinara disse...

Bia, realmente, a versão da minha mãe é bem simples de fazer. Espero que você goste!

Elvira, você precisa ver os bolos que minha mãe faz, amiga! Esse dom de fazer bolos recheados e confeitados eu não herdei dela...

Cláudia, minha mãe me passou a receita assim que eu disse a ela que você queria, e a Vic me ligou no mesmo dia pedindo a receita. Além disso, recebi mais 3 e-mails de amigas solicitando esta receita, então achei melhor fazer o post. Eu adoro este Cassoulet, espero que fique do seu gosto!

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Unknown disse...

Letícia Assadurian

Olá, Cinara!

Visitei seu blog pela primeira vez ontem... simplesmente amei!!!
Sempre quis saber como fazer pratos que amo comer em resturante.. e agora posso fazer em casa e o melhor é que não é difícil!
As receitas são maravilhosas...
Já peguei as receitas do Aussie bread, honey mustard, blue cheese e agora do cassoulet.

Parabéns

Agora vou sempre visitar seu blog!

Carla Ventura disse...

Comida de mãe é sempre boa! Estou voltando a fazer minha visitas aos foodblogs :)

Cris disse...

Ci, esta receita da sua mãe é muito bem-vinda! Eu também estava esperando ansiosamente aqui, ainda mais que sei o quanto é deliciosa, que bom que ela dividiu o segredo com o mundo todo agora! Bjs!

Cinara disse...

Letícia, fico feliz que você tenha gostado das minhas receitas, e agradeço muito pelos elogios! E não deixe de me falar como ficaram as receitas que você fizer, OK? ;o)

Carlinha, eu percebi mesmo que você andava sumida! Vou visitar o Feijoada Búlgara para saber o que você andou "aprontando"... :oD

Cris, você é a única aqui que já provou o Cassoulet da minha mãe, além de outras delícias que ela faz! O engraçado é que nem eu sabia que este Cassoulet era tão fácil de fazer! :o)

Um beijão para vocês, meninas!

Karina disse...

Nossa, que delícia, minha mãe sempre faz feijão branco com linguiça, bacon, mas eu não faço idéia de como ela faz... vou experimentar essa receita e depois te conto. Bjos

Cinara disse...

Maria Carambola, a receita da sua mãe talvez seja parecida com esta! O bom desta aqui é ser muito fácil de fazer, além de render bastante, claro. Caso você faça, não deixe de me dizer como ficou! Bjs!

Rosana Garcia disse...

oi cinara , minha mãe fez cassoulet no final de semana , acredita que na hora pensei em vc ?
bjs e continue fazendo coisas gostosas

Cinara disse...

Oi, Rosana! Essas nossas mães são muito chiques, você não acha? Sorte a nossa, que podemos comer pratos deliciosos como o cassoulet... :o) Beijinhos, querida!

Anônimo disse...

Esse cassoulet da mãe da Ci (a Dna. Cher :)) é de dar água na boca!!! Beijos para todos!!!
Fernando Pinto
Bélgica

Beijos, chocolates e cerveja.

Cinara disse...

Você lembra bem deste cassoulet, né, Fer? E a Dona Cher está loira agora... ;o)
Beijos!