segunda-feira, julho 23, 2007

Carrot Cake with Cream Cheese Frosting

O bolo de cenoura americano não tem absolutamente nada a ver com o bolo de cenoura brasileiro, mas é delicioso também! O sabor da cenoura não é muito pronunciado, mas ele parece mais um bolo de especiarias, por causa dos condimentos usados. Esta receita é da minha mãe americana, e como a maioria dos bolos de cenoura de lá, a cobertura é um creme doce à base de cream cheese. O único porém é que não consegui obter a consistência correta da cobertura, já que não se acha mais o cream cheese em tabletes para vender por aqui... Fiz com o cream cheese de potinho, mas ele é cremoso demais e a cobertura não ficou como deveria. De qualquer forma, este bolo é tão gostoso e fofinho que vale a pena fazer até sem a cobertura!


Bolo de Cenoura Americano

com Cobertura de Cream Cheese

2 ovos

75ml de óleo vegetal

75ml de purê de maçã (usei papinha de maçã para bebês)

1/2 xícara de açúcar

1/2 xícara de açúcar mascavo

1 colher (chá) de essência de baunilha

1 xícara de farinha de trigo

1 colher (chá) de bicarbonato

1 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1 colher (chá) de canela em pó

1/8 de colher (chá) de noz-moscada

1 1/2 xícara de cenoura ralada


Cobertura:

1/4 xícara de margarina sem sal, amolecida (55g)

115g gramas de cream cheese (eu usei Philadelphia)

1 xícara de açúcar de confeiteiro

1/2 colher (chá) de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte e enfarinhe uma assadeira ou pirex quadrado de 20cm. Na batedeira, bata os ovos, o óleo, o purê de maçã, os açúcares e a baunilha. À parte, misture a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal, a canela e a noz-moscada. Adicione à mistura líquida, e bata até incorporar. Com uma colher, misture a cenoura ralada à massa. Asse por 30 minutos, ou faça o teste do palito. Caso queira desenformar, deixe esfriar por 10 minutos na assadeira.

Enquanto o bolo esfria, faça a cobertura: bata bem todos os ingredientes, até obter um creme claro e homogêneo. (Eu fiz no processador de alimentos.) Espere o bolo esfriar completamente para cobrir. Depois de coberto, o bolo deve ser guardado na geladeira, mas retire-o um pouco antes de servir, pois fica mais saboroso se não estiver gelado demais.

26 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ci, eu fiz um bolo de cenoura à moda americana há um tempo, mas nunca postei pois a foto ficou uma droga - achei super gostoso, úmido e adorei o toque de especiarias!
Eu ainda prefiro o bolo de cenoura daqui, mas gostei bastante de provar um tipo diferente - o seu parece tão gostoso - e eu não tinha receita que pedia purê de maçãs, achei bárbara!

xoxo

Elvira disse...

Adoro bolo de cenoura à americana! :-)

Que delícia, querida Cinara!

colher-de-pau disse...

Sempre quis experimentar este bolo na versão americana. Parece que vai ser desta!
Tem tão bom aspecto!

Gourmandisebrasil disse...

Coincidência, ontem mesmo dei esta cobertura de cream cheese para os meus alunos. Eles gostaram poruqe ela não muito comum no Brasil. bjo, Nina. Vou fazer o seu bolo de cenoura para experimentar.

semente de sésamo disse...

Esse bolo também não tem nada a ver com o bolo de cenoura português, mas deve ser uma delícia.

Lua Limaverde disse...

A aparência lembra mesmo um bolo de especiarias. Achei engraçado você usar papinha de bebê, rs. Tem uma linha de sobremesa de frutas que pode funcionar também, pois é 100% fruta:
http://www.andros.com.br/fruitier.shtml
Beijos, amiga! :)

Cláudia A. disse...

Fiquei imaginando o sabor. Deve ser ótimo nos dias frios que têm feito. Beijo.

Carla Ventura disse...

Hum....interessantíssimo! É o tipo de receita que me dá vontade de ir correndo pra cozinha :)

Ana disse...

Esse eh uma delicia, nos adoramos esse bolo de cenoura aqui em casa!
Faco muito em forminhas de muffin tbem, mas sem cobertura, pois congelo e comemos no cafe da manha!!!
Beijos!
Ana

Cris disse...

Ci, você leu meu pensamento, eu achei esta semana uma receita de bolo de cenoura americano e quase fiz, fiquei imaginando que o sabor seja parecido com um pão de mel. Bjs e adorei sua visita! Ah, adivinha o que tivemos de almoço? :-)

Cláudia disse...

Que legal,Ci, eu também tenho uma receita de bolo de cenoura americano que eu já fiz, mas não quis postar porque ficou muito baixo. E levava farinha de trigo integral, e açúcar demerara. Além do restante com cobertura de cream-cheese. Mas o seu está mais alto e bonito. Vou testar.
Bjs

Agdah disse...

Menina, eu também uso papinha de bebê quando estou em Salvador. Bem que senti falta do "cream cheese" lá. Que pena!!!

Cinara disse...

Paty, eu tinha esta receita há anos, mas nunca havia feito. Nos EUA é comum usar o purê de maçãs para substituir parte do óleo, para o bolo ficar menos calórico, e agora pude ver que o resultado fica incrível! Mas continuo adorando o "nosso" bolo de cenoura, claro... ;o)

Elvira, eu também adoro este bolo! Agora você precisa provar o bolo de cenoura brasileiro, amiga! :o)

Colher-de-pau, se não quiser fazer a cobertura, garanto que o bolo puro já vai fazer muito sucesso!

Nina, o curioso é que lá nos EUA eles usam esta cobertura em quase tudo! E agora vou pedir sua ajuda: você conseguiu obter a consistência mais firme? Eu já imaginava que a minha iria ficar líquida demais por causa do tipo do cream cheese, mas talvez você tenha alguma dica para me dar. Sei que o cream cheese em tabletes é o ideal para a culinária, mas temos que "nos virar" com o que encontramos por aqui...

Semente de Sésamo, eu nunca provei o bolo de cenoura português... Será que é parecido com o brasileiro?? Fiquei curiosa!

Lu, você sempre me dando dicas valiosíssimas, amiga! Eu já vi essa sobremesa da Andros para vender, mas nunca comprei por não saber qual consistência ela tinha! Quem deu a dica da papinha de bebê foi a Karen, do Kafka na Praia. Já vi applesauce para vender por aqui, mas é absurdamente caro. Vou provar o Fruitier com certeza!

Cláudia, este bolo realmente vai muito bem com um café ou um chazinho...

Carla, tem receitas que também me inspiram, sabia? E caso você faça esta, não vai se arrepender!

Ana, adorei a idéia de fazer este bolo em forminhas e depois congelar! Só que vou precisar dobrar a receita, porque esta aqui rende um bolo quadradinho, pequeno, e não sobrou nem uma migalha... ;o)

Cris, o sabor deste bolo é ainda mais suave que um pão de mel, que quase sempre leva cravo, além do mel, é claro. Acho que se fizermos em forminhas de muffins, e talvez sem a cobertura, este bolo vai fazer sucesso com as crianças! ;o) E também adorei nosso encontro hoje, foi super gostoso!

Cláudia, será que seu bolo não ficou baixo por causa do tamanho da fôrma? Este aqui eu fiz naquele pirex quadradinho, de cerca de 20cm. Depois quero conhecer a sua receita!

Agda, já faz um tempo que tiraram o Philadelphia em tablete do mercado brasileiro... É uma pena mesmo, pois já deixei de fazer várias receitas que levam cream cheese por saber que não ficariam com a consistência correta!

Beijinhos para vocês, meninas!

laila radice disse...

que coisa...hoje mesmo eu e minha tia falavamos de um bolo de cenoura com especiarias e cobertura de cream cheese e oque eu acho por aqui...ai adorei! farei em breve! beijos

Camila L disse...

Hum.. q diferente mesmo! Acho q devo preferir esse americano pq já enjoei do brasileiro :s Adorei nosso café da manhã de hj!! Precisamos fazer mais vezes!

Unknown disse...

Hahahaha, viajei na maionese! Quando li o título pensei que fosse um bolo... salgado! Por causa da cenoura e do cheese, heheheh

Este bolo, aliás, não conheço praticamente nada da culinária americana. Ou a gente pensa que conhece (ex: bagel, eggs and bacon... ou seja, o básicão cheio de estereótipos).

Receitas como esta mostram que é bem mais diversificada e abrangente que se pode imaginar!

Cinara disse...

Laila, mas que coincidência, amiga! Como eu disse, este bolo é bárbaro, mas a cobertura não ficou boa devido à consistência do cream cheese. O sabor da cobertura continuou bom, mas mesmo sem ela, o bolo é delicioso!

Camila, este aqui não é tão doce quanto o nosso, mas é igualmente saboroso! Eu também adorei nosso encontro... Se pudéssemos, acho que duraria a manhã toda! Vamos repetir com certeza!

Vítor, pela nome e pela aparência, até podia ser salgado mesmo! E você acaba de definir a "essência" do meu blog: acabar com os estereótipos da culinária americana! Está certo que eu não faço os pratos mais leves e saudáveis que se encontra por lá, mas tá valendo... ;o)

Um beijão para vocês!

Sheila disse...

Que diferente, nunca comi essa cobertura que vcs tanto comentam... ah! não tenha duvida que vou experimentar =)
Duro é o lance da consistencia neh? Mas tipo, o sabor é parecido com o da cobertura original (feita com os ing. certos)?

Silvia Arruda disse...

É bem diferente mesmo!! Eu nunca comi um bolo de cenoura à americana!

Akemi disse...

Depois que fiz uma vez, fiquei apaixonada por este bolo de cenoura americano! É realmente uma delícia! Mesmo a consistência da cobertura não tenha ficado mais firme, essa cremosidade também é de dar água na boca!

Unknown disse...

Olá!
Querida Cinara,

O seu blog esta fazendo o maior sucesso aqui em casa, meus pais, irmã, tia...rs. estão acessando!
Pois todos aprovaram as receitas que peguei em sua página.
Depois de fazer o aussie bread,que ficou maravilhoso... me animei a fazer novas receitas com a minha máquina de pães, dia 24/07 fiz o Cassoulet, td de bom foi ótimo pq o prato caiu bem, na noite fria de ontem.

Sinto um enorme prazer em cozinhar e estou muito feliz de ter descoberto o seu blog, aqui aprendo várias coisas novas e me aperfeiçou na arte de cozinhar.
Eu costumo fazer receitas de um livro sírio - líbanes da mamãe, agora estou abrindo meu horizonte!
Logo irei fazer este bolo de cenoura, mostrei a foto para mamãe ela adorou.. acho que hoje iremos juntas pra cozinha!

Beijoooo

Um ótimo dia para vc!!

Cinara disse...

Sheila, o sabor fica igual, sim, como se fosse um glacê no qual você sente o gosto do açúcar, mas também sente um gostinho mais "ácido", embora não fique com gosto de cream cheese. Mas como eu disse, se você quiser deixar o bolo sem cobertura, garanto que vai fazer muito sucesso! ;o)

Silvia, você deveria provar! É super saboroso...

Akemi, fui procurar a receita que você fez em seu blog, e vi que você a fez em junho do ano passado, quando eu ainda nem tinha blog... Adorei a receita da Valentina que você usou! É bem mais elaborada que a minha, mas deve ficar super gostosa também. (Eu só tiraria as nozes.) Com certeza, ainda vou fazer várias versões deste bolo, amiga... ;o)

Letícia, que bom que você voltou para me contar sobre as receitas que fez! Adorei saber que o pão e o Cassoulet deram certo! Como você, eu adoro receitas sírias, mas ainda não publiquei nada aqui porque o blog é de receitas americanas... Mas eu sempre faço pratos como tabule, homus e quibe assado aqui em casa. E se você quiser outra receita excelente para máquina de pão, experimente os Cinnamon Rolls. Você não vai se arrepender... ;o) Beijos e obrigada pelo carinho!

Beijinhos para vocês, queridas!

Karina disse...

Hummm, que delícia... mais uma para a imensa lista de receitas para testar.

Cinara disse...

Eu sei como é, Maria Carambola... Para fazer tudo que tenho na minha lista, vou precisar viver até os 110 anos, no mínimo! :oD Bjs!

Valentina disse...

Ci, esta receita é típica daqui. Acho que a receita foi daqui pros EUA. A primeira vez que provei foi na casa de uma senhora inglesa muito curiosa que comentou que são evolução de um carrot pudding da idade média. confesso que prefiro esta receita à nossa do Brasil.

Cinara disse...

Val, é bem provável que a receita deste bolo seja originária do Reino Unido! Eu só tenho a impressão de que no caso específico do bolo de cenoura com cobertura de cream cheese, a "invenção" seja americana... Mas se a cobertura também for popular por aí, então é uma receita 100% british! ;o) Beijos, querida!