terça-feira, julho 03, 2007

Blue Cheese Dressing

No post "Favorites" eu citei um molho americano para salada que eu adorava, o Blue Cheese. Como nunca o encontrei por aqui, tive que procurar uma receitinha para matar as saudades... E não é que aprovei a primeira receita que testei? Ele ficou com sabor e textura perfeitos, e já usei em saladas, sanduíches e também para comer com Spiedies. É o "molho misterioso" que aparece na terceira foto! ;o)


Molho de Gorgonzola para Salada

3/4 xícara de sour cream (usei coalhada)

1 1/3 xícara de maionese (usei light)

115 gramas de gorgonzola, em pedacinhos*

1 colher (sopa) de mostarda

1 colher (chá) de molho inglês

1/2 dente de alho, amassado

1/2 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino

Em uma tigela, misture bem todos os ingredientes. Cubra e leve à geladeira por 24 horas antes de servir. *Eu amassei o gorgonzola, em vez de picar. Ficou com uma textura tipo ricota, com alguns pedacinhos mais graúdos, mas o tamanho dos pedaços de queijo pode variar de acordo com o gosto de cada um.

Em tempo: "blue cheese" ("queijo azul") é o nome genérico em inglês dado a queijos que levam fungos, como o gorgonzola e o roquefort. Eu adoro os dois, mas usei o gorgonzola por ser um pouquinho mais suave e também por eu sempre tê-lo em casa. Qualquer queijo desse tipo pode ser usado nesta receita.

21 comentários:

Elvira disse...

Tenho a sensação que esse delicioso molhinha vai andar muitas vezes juntinho com a salada durante o Verão, cá em casa... ;-)

Cris disse...

Hum, molho de salada é comigo mesmo, pena que que não vou ter companhia pois o hubby não gosta de blue cheese, o que não é nada mal para mim, sobra mais... Bjs!

Cláudia A. disse...

Que ótimo ter uma receita de molho blue cheese. Vou fazê-la muito em breve. Beijo.

Cinara disse...

Elvira, se você gosta de gorgonzola, vai adorar este molho, amiga!

Cris, faça para servir aos amigos, que será sucesso garantido. E se for fazer só para você, faça meia receita, porque rende muito! ;o)

Cláudia, pode fazer que eu garanto que é boa! ;o)

Beijinhos, queridas!

Sheila disse...

hmmmmm.... parece ser perfeito para acompanhar saladas e espetinhos :)
o maridão vai adorar a idéia
bjokas =)

Márcia disse...

Ci, Marido aaama gorgonzola e afins, sempre faço molho quente com ele. Agora acho que está na hora de testarmos o frio...
Receita impressa, desde já!
Bjos.

Eli disse...

Hum esse molhinho também vai brilhar junto as minhas saladas!! :)

Camila L disse...

Revelado o segredo! Obrigada por postar a receita! Quero mesmo experimentar com os Spedies

Patricia Scarpin disse...

Ci, provei esse molho umas duas vezes apenas, mas eram industrializados e não fizeram muito a minha cabeça.

Este aqui vale muito a pena testar, tenho certeza!!

Flor de Sal disse...

O meu marido que viaja muito para os States (penso ke foi lá que ele experimentou esse molho de blue heese) está sempre a pedir pr eu descobrir um molho pr saladas de blue chees! Você é o máximo! Acho ke vou fazer sucesso!!

Gourmandisebrasil disse...

Eu tendo a comer menos salada quando esfria e, um molho mais forte me encoraja a comer um prato frio. bjo, Nina.

Silvia Arruda disse...

Hummmm Cris, que bom que este molho de blue cheese pra gente!! Deve ser deliciosa, pq adoro todos os ingredientes que estão na lista!

Alessander Guerra disse...

Gorgonzola e Roquefort eu como puro, aliás já declarei minha paixão por queijos. Uma outra dica para que quer um simples patê suave é misturar o gorgonzola bem amassadinho com cream cheese.

Alessander Guerra
www.cuecasnacozinha.blogspot.com

Anônimo disse...

Cinara, eu amo Blue Cheese Dressing...pena que as calorias andam abundantes em minha cozinha...a foto está linda!
Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Cinara disse...

Sheila, e você viu como é simples de fazer? ;o)

Márcia, se o seu marido é fã de gorgonzola, pode fazer que ele vai pirar!

Eliana, depois me diga se gostou, OK? ;o)

Camila, a receita original pede grãos de mostarda e alho em pó, mas eu usei mostarda Dijon e alho amassado, como coloquei na receita em português. Use o que preferir ou tiver em casa! ;o)

Paty, eu sou suspeita, amiga, porque já gostava do industrializado... Este aqui, então, ficou uma loucura! :o)

Flor de Sal, foi nos EUA que conheci este molho, sim! Mas pode fazer esta receita para o maridão que eu garanto que fará sucesso! ;o)

Nina, eu também sou assim. Acabo trocando a salada por outro tipo de entrada. Mas para quem gosta de queijos fortes, este molho é um belo incentivo mesmo!

Silvia, fico feliz que você tenha gostado! (E não esquente por ter trocado os nomes, eu também já fiz isso...)

Alessander, obrigada pela dica do patê! Realmente, tem gente que acha gorgonzola e afins fortes demais. Eu sou como você: devoro puros mesmo! ;o)

Um grande beijos para vocês!

Cinara disse...

Obrigada, Verena! Eu fiz o que pude para deixar esta receita mais light, mas realmente ela não é ideal para quem quer cortar calorias... Mas de vez em quando não faz mal! :oD Bjs!

Anônimo disse...

Cinara, adoro suas receitas e gostaria de saber a receita da sua calda de chocolate quente, bem grossa, tipo aquela do McDonald's que voce comentou quando postou a receita de waffle.

Agradeço desde já.

Gabriela Rodrigues
gabiii_rodrigues@hotmail.com

Cinara disse...

Olá, Gabriela! Acabei de te responder por e-mail. Caso você não receba a resposta, me avise, por favor! ;o)
Bjs!

Cláudia disse...

Cinara, estou super feliz de você ter encontrado uma receita caseira, porque mesmo gostando desse molho, eu não compro molho pronto. Sou meio natureba.
Esse com certeza eu vou fazer, deu água na boca. Meu marido adora gorgonzola!
Bjs

Cinara disse...

Você tem razão, Clau. Salvo raras exceções, tudo que é feito em casa fica mais gostoso e saudável. Além de permitir que a gente exiba nossos "dotes culináros" e publique a receita no blog! ;o) Bjs!

Anônimo disse...

Gisele

Esse molho e divino!!!! Eu amo o outback mas como moro em Dubai e aqui ainda nao tem um eu tenho que me virar para matar as saudades da comida do outback. Faco sempre esse molho quando tenho visitas e todos amam. Aprovado!!!