sábado, julho 07, 2007

Homemade Macaroni & Cheese

Depois que a Cláudia e a Witchie me pediram uma receita de Macaroni & Cheese feito em casa, encontrei algumas receitas que me pareceram bem interessantes. O problema era encontrar um queijo Cheddar decente... Aquele "pseudo-cheddar" vendido em fatias quadradinhas é apenas um queijo processado que nem chega aos pés do verdadeiro, nem em sabor, e muito menos em textura. Mas não é que acabei dando sorte? Encontrei um queijo Cheddar da marca Serrabella, resolvi experimentar e adorei! Finalmente, temos um queijo Cheddar bem parecido com os americanos, com textura firme e sabor marcante. Agora vou poder fazer várias receitas com Cheddar que estavam arquivadas, e aqui está a primeira:


Macaroni & Cheese Caseiro

250g de macarrão parafuso, cozido

4 colheres (sopa) de manteiga

4 colheres (sopa) de farinha de trigo

1/4 colher (chá) de sal

1/8 colher (chá) de pimenta-do-reino

2 xícaras de leite

3/4 xícara de queijo Cheddar ralado em ralo grosso

Em uma panela pequena, derreta a manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha e misture até incorporar e borbulhar. Acrescente o sal. Aos poucos, acrescente o leite, sem parar de mexer. Continue cozinhando, mexendo sempre, até engrossar. Acrescente o queijo e continue a cozinhar e mexer apenas até o queijo derreter. Despeje o molho de Cheddar sobre o macarrão cozido e misture bem. Serve 4 pessoas.

Observações:

* A receita original diz que o macarrão deve ser alternado em camadas com o molho de queijo, em uma assadeira ou pirex, e assado por 20 minutos em forno pré-aquecido a 180° C. Eu omiti essa etapa porque achei que o macarrão ficaria seco demais. Na minha opinião, o molho de Cheddar já estava com a "cremosidade" ideal.

* Qualquer tipo de macarrão pode ser usado nesta receita. Eu usei parafuso porque acho que ele retém bastante molho!

* Se possível, use manteiga de verdade nesta receita. O molho fica muito mais saboroso!

40 comentários:

Camila L disse...

Ci, Macaroni & Cheese está entre os top 10 aqui em casa... adorei a dica da marca de queijo cheddar pq aquelas fatias da Polengui são de fazer a gente 'desgostar' desse queijo delicioso! vou testar logo!

Elvira disse...

Obrigada, querida Cinara!

Adorei conhecer a receita genuína do Mac' n' cheese! :-)

Anônimo disse...

Já fiz algumas receitas,mas nenhuma me agradou.Mas esta tem um aspecto delícioso!!!!!
Vou fazer.Bjs

Silvia Arruda disse...

Eu amo massas e adoro sempre testar uma receita nova. Esta com ctz passará pela minha cozinha!
Bjos

Cinara disse...

Camila, este Cheddar Serrabella é tão gostoso que comemos quase inteiro puro! No dia seguinte já fui comprar outro pedaço...

Elvira, eu é que agradeço seu carinho e incentivo, amiga! ;o)

Kini, esta foi uma das receitas mais simples que encontrei, e agradou bastante ao meu paladar. Espero que você goste!

Silvia, eu também gosto de variar nas receitas de massa, mas como Macaroni & Cheese (de caixinha) é uma constante aqui em casa, acho que esta será uma das mais solicitadas pela família... ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Eli disse...

Ci, eu também adorei conhecer a receita!! E a foto está muito bonita!

Cláudia disse...

Cinara, obrigada querida, com certeza vou fazer, quem sabe até não acho o "elbow macarroni", vai ficar legítima. Outra coisa, que supermercado tem essa marca de cheddar? Já vou direto!
bjs

Cinara disse...

Obrigada, Eliana! A cor do Cheddar deixa o prato muito bonito mesmo... ;o)

Cláudia, o Cheddar eu comprei no supermercado Galassi da Av. da Saudade, e até hoje nunca vi em outro lugar. E eu já procurei o "elbow macaroni", mas ainda não achei... Se você achar, me avise! ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês, queridas!

Patricia Scarpin disse...

Nunca comi macaroni and cheese da maneira americana, Ci - deu água na boca, amiga!

Cinara disse...

Paty, embora seja muito artificial, eu já gostava da versão em caixinha. Imagine agora, podendo fazer em casa? Eu adoro o sabor do Cheddar "de verdade"! ;o) Beijos, querida!

Cris disse...

Yummy!!! Um favorito aqui, de caixinha, imagino este então... seja delicioso!

Cinara disse...

Cris, você *precisa* provar este Cheddar da Serrabella! Bom demais!! Já fiz outra receita com ele, e ficou ótima também. E, como eu disse, ele é delicioso para comer puro mesmo... ;o) Beijão!

Ana disse...

Cinara, esse eh classico!
Meu filho adora, mas realmente nem todo macaroni & cheese eh bom. Eu gosto quando faco em casa e posso controlar a cremosidade e a quantidade do cheese sauce, mas o Matheus gosta tbem do de caixinhas! hehe!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Ana, o mac & cheese caseiro é muito mais saboroso, claro, mas eu dependia do Cheddar para fazer o molho... As coisas demoram, mas acabam chegando por aqui! ;o) Beijos, amiga!

Anônimo disse...

Engracado, moro nos EUA, em NJ e tenho procurado por essas formas ja faz um tempao e ainda nao encontrei,acredita? vou tentar pelo e-bay,tomara que acabe a minha busca.Adoro Madelaines, as suas estao lindas.
Abracos,

Cinara disse...

Obrigada, Vaninha! E acredito que você não esteja encontrando as fôrmas: eu também enfrentei uma verdadeira "saga" até achar, porque eu queria neste formato, com as conchas redondinhas. A fôrma de madeleine tradicional, de concha mais comprida, é mais fácil de encontrar. Só não compre de silicone, senão suas madeleines não ficarão crocantes por fora! Beijos e boa sorte!

Larissa disse...

Cinara,

Há tempos que visito seu blog, mas antes não possuia meu próprio cantinho para trocar idéias e receitas com você. Seu blog foi uma fonte de inspiração e de idéias, como o foram o Elvira`s Bistrot, o Mangia che te fa bene, o Sopa Vermelha, entre tantos outros blogues de pessoas queridas. Fiz esta receita de macarrão e adorei. Publiquei lá no Trivial, com créditos todos seus, claro. Obrigada pela dica e pela receita divina. um beijo!

Cinara disse...

Oi, Larissa! Adorei saber que o Cinara's Place a incentivou a criar seu próprio blog! Você vai ver como é gratificante escrever, postar receitas e fazer amigos nesta comunidade... E fico feliz por você ter gostado da receita! Vou ver o seu Mac & Cheese agora mesmo! ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara eu moro em campinas e minha irma trouxe dos Eua macarrao com queijo na caixinha da Kraft , onde eu posso encontrar aqui no Brasil , em qual supermercado , se vc puder me dizer um de campinas te agradeço bjos

Cinara disse...

Olá! Há cerca de um ano, eu sempre encontrava o Mac&Cheese da Kraft para vender no supermercado Galassi da Av. da Saudade. Mas eles pararam de vender o produto de uma hora para outra, e eu pedi várias vezes que voltassem a vender, inclusive por escrito. Desde então eu nunca mais vi Mac&Cheese para vender em lugar algum em Campinas, infelizmente... :o( Caso você encontre em algum lugar e puder me avisar, eu ficaria muito grata! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Viviane disse...

Ci (olha a intimidade que eu já peguei hehe), meu marido não é chegado em Cheddar. Vc acha que seria possivel fazer a receita do macaroni&cheese com outro tipo de queijo???

Cinara disse...

Vi (retribuindo a intimidade), eu não sou especialista em queijos, e já tive algumas experiências ruins tentando substituir queijos em outras receitas, por isso não sei afirmar qual outro queijo você poderia usar! Obviamente, tem que ser um queijo que derreta bem, e o sabor não pode ser suave demais, senão fica sem graça. Eu pesquisei um pouco e achei uma receita de Mac & Cheese que leva queijos mussarela, suíço, parmesão, provolone e ricota! Portanto, podemos concluir que você pode usar qualquer um destes queijos. Lembre-se de ralar ou picar bem o queijo, para que derreta melhor. Depois me conte quando optar por alguma substituição!
Beijos!

Anna Lee Middleton disse...

Olá Cinara! Finalmente uma receita de Mac & Cheese que deu certo para mim!
Apenas fiz um experimento, utilizando cappelletti no lugar de macarrão comum. Ficou espetacular!

Cinara disse...

Oi, Anna! Fico feliz que você tenha gostado da receita! Já anotei a dica do capeletti, um dia experimento.
Beijos!

karina disse...

sua receita é uma das melhores pela net, é pratica e rapida.

ficou muito boa...
acho que ficou um pouco enjoativo tanto queijo ( mas ficou muito saborosa a recita), mas acho que é costume deles (EUA) comer queijo em tudo

Cinara disse...

É isso mesmo, Karina: eles usam bastante queijo, e o cheddar deles é ainda mais forte que o nosso! Mas você pode adequar a receita ao seu gosto, sem problemas!
Beijos e bom final de semana!

Lily disse...

Oi Cinara! Estava com desejo de mac & cheese ai corri aqui pro seu blog pq tinha certeza de q teria uma receita. Ficou maravilhoso!!! Td mundo adorou! Parabens pelo blog, otima referencia :)

http://lily-whatever.blogspot.com/2010/08/mac-and-cheese.html

Cinara disse...

Que bom que você aprovou a receita, Lily! Obrigada pelo comentário e pelos elogios... :o)
Beijos!

fhbfdh disse...

Oi Cinara!! Muito legal o seu blog! Adorei! Estava procurando uma receita de Mac n Cheese e encontrei o seu site. Eu fiz a receita, até com a marca do cheedar que vc recomendou...mas meu molho ficou com gosto de farinha de trigo :( Onde será que eu errei??

Cinara disse...

Oi, Davi! Fico feliz que você tenha gostado do Cinara's Place! Quanto ao gosto de farinha no seu mac & cheese, só posso concluir que talvez você não tenha cozinhado a farinha por tempo suficiente na manteiga, ou tenha usado menos manteiga do que a receita pede. 4 colheres equivalem a 80g de manteiga ou margarina para culinária. A mistura de farinha e manteiga tem ficar bem douradinha e sem pelotes. Espero ter ajudado!

Anônimo disse...

Você me dizer aonde encontro esse cheddar aqui em SP?

Cinara disse...

Olá, Anônimo! Entre no site dos queijos Serrabela e pergunte onde vc encontra o cheddar perto de onde vc mora! Essa marca faz o melhor cheddar nacional que já usei.

Anônimo disse...

Pequena contribuição para quem mora em Campinas: o delicioso cheddar Serrabela pode ser encontrado no Pão de Açúcar do Cambuí, a R$52,90/kg (preço de março/11).
Abraços!

Anônimo disse...

Achei essa receita por acaso e adorei. Já fiz várias vezes e até postei lá no meu blog. http://blushandco.blogspot.com

Carol Balan disse...

Seu blog é incrível! Sempre venho aqui pra pegar alguma receita, mas como sempre estou no meio do preparo, acabo não postando um comentário. Espero me redimir agora e vou acompanhar com mais frequência seu blog, afinal, você está mudando a minha concepção sobre a culinária americana!! ahaha Beijo

Se quiser me visitar, meu blog é
www.umcoracaodemae.blogspot.com

Cinara disse...

Anônimo, muito obrigada pela dica!

Blush and Co, que bom que você gostou! Vou conferir no seu blog! ;o)

Carol, obrigada pelo comentário e pelos elogios! Ainda tenho uma lista infinita de receitas para publicar: a culinária americana é bem mais rica do que parece!! ;o)

Beijos e bom domingo para vocês!

Iris disse...

oi...conheci hoje o seu blog...e gostei muito...achei bem legal encontrar alguem que goste da culinaria americana...sempre tive vontade de fazer aqueles biscoitinhos dos seriados...Parabéns pela sua iniciativa de nos ensinar...e muito obrigada...bjs

Unknown disse...

Para quem interessar, ontem encontrei queijo cheddar cremoso em pacote de 1,5 kg no SAM's Club na rod. D. Pedro (pra quem mora em Campinas). A receita ficou uma delicia!

Mel disse...

Cinara, Você tem encontrado esse Cheddar da Serrabella? Não acho de jeito nenhum e no site deles não mostra ele na lista de produtos. Alguma luz? Brigadão! Bjs

Cinara disse...

Mel, eu também não vi mais o cheddar Serrabela no supermercado. Recentemente vi um cheddar importado no Pão de Açúcar que parecia muito bom, mas não cheguei a comprar e não me lembro a marca. Vamos ter que testar uma marca nova para saber se é bom! Beijos!