segunda-feira, julho 09, 2007

Madeleines

Eu já havia lido o trecho da obra "Em Busca do Tempo Perdido" onde Marcel Proust descreveu o êxtase que sentiu ao provar uma madeleine, mas só ontem consegui compreender exatamente o que o escritor francês quis dizer. Minha primeira fornada de madeleines foi tensa e cheia de expectativas, mas já nos primeiros minutos, o aroma delicioso que preencheu meu apartamento foi um ótimo presságio. E sem ousar me comparar a Proust, devo dizer que a primeira mordida que dei em uma madeleine recém-saída do forno foi um momento incrivelmente poético e marcante! Afirmo sem medo que minha "carreira culinária" agora pode ser dividida em duas etapas: antes e depois das maravilhosas madeleines... E é com grande prazer que divido com vocês esta receita!


Madeleines (French Butter Cakes)

2 ovos

3/4 colher (chá) de essência de baunilha

1/8 colher (chá) de sal

1/3 xícara de açúcar

1/2 xícara de farinha de trigo

1 colher (sopa) de raspas de casca de limão

1/4 xícara de manteiga (55g)

Açúcar de confeiteiro para decorar

1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte e enfarinhe as fôrmas para madeleines e reserve. (Esta receita rendeu 14 madeleines nas minhas fôrmas.)

2) Derreta a manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.

3) Na batedeira, bata os ovos, a baunilha e o sal em velocidade alta até a mistura ficar clara.

4) Batendo sem parar, acrescente o açúcar aos poucos, e continue batendo em velocidade alta até a mistura engrossar e clarear, por 5 ou 7 minutos.

5) Peneire a farinha sobre a mistura de ovos, 1/3 por vez, misturando gentilmente após cada adição.

6) Acrescente as raspas de casca de limão e a manteiga derretida, misturando rápida mas delicadamente.

7) Com uma colher, preencha as cavidades das fôrmas de madeleines com a massa. Asse por 14 a 17 minutos (as minhas ficaram prontas em 10 minutos), ou até as madeleines dourarem e a superfície "afundar levemente e voltar" quando pressionada com o dedo.

8) Use a ponta de uma faca para soltar as madeleines da fôrma (como a minha fôrma é antiaderente, as madeleines saíram praticamente voando!) e deixe esfriar sobre uma grade. Imediatamente polvilhe as madeleines com açúcar de confeiteiro. É melhor servir as madeleines no dia em que são assadas, mas garanto que elas continuam deliciosas no dia seguinte. Isso se sobrar alguma! ;o)

E não posso deixar de compartilhar com vocês outras receitas de madeleines igualmente maravilhosas, feitas por amigas muito queridas!

Madeleines com Mel e Limão, da Akemi;

Madeleines com Água de Flor de Laranjeira, da Luna;

Madeleines de Canela, da Renata;

Madeleines de Amêndoas, da Bia;

e Madeleines com farinha sarracena e Madeleines com Água de Rosas, da Valentina.

47 comentários:

Cláudia disse...

Primmmmeeeiiirrraaaa!

Cláudia disse...

Cinara, desculpe a brincadeirinha, mas é muito gostosa. Faça um dia, vc vai se sentir criança!
Também gostei muito das madeleines, pelo que entendi, pois nunca experimentei uma, é um bocadinho de um bolo muito macio e saboroso em forma de concha. E todas as receitas parecem ótimas.
A sua foto ficou muito linda e delicada. Parabéns!

Cinara disse...

Você é muito divertida, Clau! Eu gostei da brincadeira, não precisa pedir desculpas! Vou copiar assim que for possível, pode deixar... :oD
E as madeleines são realmente muito macias por dentro, com uma casquinha levemente crocante na parte onde fica o desenho de concha. Um sonho, amiga!
Beijinhos!

Anônimo disse...

Oi Cinara!! Hoje é feriado e estava afim de inventar alguma coisa na cozinha!!Daí vim a ki no seu blog ver qual era a mais nova receita!! já fiquei com vontade!!Hehehe!!! Vou fazer a recieta fácil q vc me disse!!!Depoie te falo como ficou! Beijos !Sds !! Camila

laila radice disse...

Cinara Parabens!!! ficaram lindérrimas suas madeleines!! são jóias esses bolinhos...de uma delicadeza, uma elegancia, únicos!!!madeleines e macarrons me encantam! beijos!!!

Vitor Hugo disse...

Borbulhando na invejaaa! hahahah Ficaram muito apetitosas!

Meu aniversario foi em maio, as aceito presente atrasado mesmo! :)

brisa disse...

"Fiuuuuuu, Fiuuuuuuuu":)) O melhor da festa parece ter sido a festa em si e nao esperar por ela..hehehe..Lindonas amiga!!:)) Parabens:))

Bjs

Bri

Beatriz Belliard disse...

Parabens Cinara, elas ficaram lindas, eu bem que pegaria uma dessas ! bjs

Elvira disse...

Estava ansiosamente à espera delas, aqui estão! :-)

Ficaram perfeitas, querida Cinara!

Sheila disse...

Ai Cinara do céu! Assim vc me mata (de inveja e de lombriga) huaauhauhau. Lindas, lindas, lindas! Parabéns!
Estou aqui, com água na boca e louca pra testar essa receita... na boa, vou correr atrás dessas forminhas, P-R-E-C-I-S-O tê-las, rsrs

Patricia Scarpin disse...

Ci, ficaram tão lindas! Amei!

Ganhei as forminhas de uma pessoa super querida mas ainda não consegui fazer a receita. Estou super ansiosa e agora mais ainda, depois de ver as suas!

Anônimo disse...

Cinara,

Vendo a foto linda das madeleines posso imaginar a maravilha que devem ser!
Cheguei até a sentir o perfume delas!
Oh! mundo cruel!Vejo que agora sou uma pobre "SEM forminhas de madeleines"
Parabéns pelo sucesso da nova etapa de sua "carreira culinária"

Karen disse...

Eu ainda farei uma fornada...

Dona Juju disse...

Ci!!! Ficaram lindas! Ahhh tb quero essas forminhas! Depois me dá as dicas de onde/como comprar? Um beijo, queridona! Parabéns, ficaram muito lindas!

Flor de Sal disse...

Acho ke essas forminhas não vão ganhar pó na prateleira! Adorei a introdução!

Cinara disse...

Camila, que bom "te ver" aqui no meu blog! Fiquei super feliz com sua visita! Você vai fazer os Chocolate Chocolate Chip Muffins? Depois me diga se gostou, OK? ;o)

Laila, você descreveu muito bem as madeleines, amiga! Virei fã total! Agora só falta eu criar coragem para fazer os french macaroons...

Vítor, quem sabe antes do aniversário do ano que vem? Devo ir para os EUA em janeiro... ;o)

Bri, obrigada, querida! A primeira fornada foi em sua homenagem, viu? :o) E você ainda precisa passar a sua receita para eu testar!

Bia, obrigada! Em breve devo testar a sua receita, que também me parece muito apetitosa!

Elvira, eu queria que você pudesse sentir o aroma delas, amiga... Quando será que vão inventar um computador que transmite cheiros? :oD

Sheila, eu fiquei fascinada como você, quando vi as madeleines da Akemi. E também não sosseguei enquanto não comprei as fôrmas! Vou tentar encomendar com a dona de uma loja que eu freqüento, OK? ;o)

Paty, você vai adorar, amiga! Esta minha receita fica com um sabor delicioso de limão, mas todas as receitas que vi me pareceram divinas... Mal posso esperar para ver a sua!

Vic, que tal criar o MSFM (Movimento dos Sem-Forma de Madeleines)? Acho que vai ter muitos membros, porque estas fôrmas são tão difíceis de achar por aqui, amiga... Mas você pode encomendar dos EUA ou pedir à sua amiga que mora lá! Garanto que vale a pena! E talvez o pessoal daquela loja possa encomendar... ;o)

Karen, faça mesmo. É poesia pura!

Dona Juju, obrigada, amiga! No post "Chegaram" tem um link para a página do eBay onde eu comprei as fôrmas. Por aqui é difícil de achar, e quando se acha, o preço é exorbitante! Mas se eu conseguir encomendar por aqui, eu te aviso, OK?

Flor de Sal, com certeza, estas fôrmas serão bastante usadas! Não sei como vivi até hoje sem saborear madeleines caseiras... :o)

Um grande beijo para vocês!

Diego disse...

Hmmmm. Eu adoraria entender também o que proust sentiu. Tenho certeza que a sensação é maravilhosa.
Tô aqui babando com essas madeleines.
Bjos
Diego

Silvia Arruda disse...

Estreou bem suas forminhas, hein?
Suas madeleines ficaram lindas!

Cris disse...

Eu quase poso sentir o perfume dessas medeleines maravilhosas!! Com um chazinho deve ser tudo de bom!!!!

Bjs,

Cris

Cris disse...

Estréia triunfal! Que bom que correspondeu aos meses de expectativa, e agora você já tem mais um motivo para o chá com as amigas, pois estas forminhas pouca gente tem, e elas encantam pelo formato e sabor. Bjs!

Rosana Garcia disse...

cinara , apesar de estar fazendo reeducação alimentar , eu sempre passo aqui pra pegar suas receitas , eu adoro seu blog , e te acho maravilhosa ..bjs

Cinara disse...

Diego, a sensação é pra lá de maravilhosa! A minha expectativa era grande, mas o sabor delas conseguiu superar tudo... Você precisa provar! ;o)

Silvia, obrigada! E o medo que eu tive de dar errado? Mas acho que rezei tanto que Deus me ajudou! :o)

Cris, você tem razão! Agora nunca mais terei dúvidas do que servir às visitas, com chá ou mesmo com café... Acho que até com água elas combinam, amiga! :oD

Cris, eu fiquei apaixonada pelas minhas madeleines... Mas não o suficiente para deixar de devorá-las! :o) Agora quero ver a sua receita! Você vai ver como as madeleines são "viciantes"... ;o)

Rosana, muito obrigada pelo carinho, querida! Só espero não estar atrapalhando sua reeducação alimentar com minhas receitas engordativas! Eu acabei exagerando nas madeleines, mas acho que comer uma ou duas não faz um estrago muito grande na dieta... ;o)

Beijinhos para vocês!

Gourmandisebrasil disse...

Elas não agradam apenas a familia, mas são ótimos presentes de natal. bjo, Nina.

Anônimo disse...

Hummmmmm, estou sentindo o perfume...
Beijos e parabéns!

Cinara disse...

Nina, acho que as madeleines são presentes lindos para qualquer ocasião! Ainda mais se a gente se inspirar em embalagens como a Akemi e a Paty fazem... ;o)

Verena, é mesmo de enlouquecer, amiga... :o)

Beijão, meninas!

Sheila disse...

Ci!!!!
Sério que vc vai fazer isso?????

Aiiiii que demais!!!

*pula*
*abraça*

Obrigada messsssmo!!!!
Que loja é essa?

Akemi disse...

Enfim as madeleines! E que lindas ficaram, Cinara! Adorei ler o post, a emoção de receber as forminhas, o preparo e, por fim (ou talvez apenas o começo de uma nova etapa na sua cozinha como vc mesma fala) a degustação. Esses bolinhos são divinos mesmo e espero que venham muitas e muitas receitas usando essas forminhas, amiga! Beijos

Cinara disse...

Sheila, a loja é a Suriani, que fica praticamente na Orozimbo Maia com Av. Brasil, ao lado de uma locadora Megamil. A dona já me disse que encomendou as forminhas de silicone para muffins, e vai me avisar quando chegar. E por estes dias eu devo ir lá para levar as fôrmas de madeleines para ela ver se consegue encomendar! E quando ela me avisar, eu te aviso... ;o) Mas se quiser passar lá de qualquer forma, eles têm coisas lindas!

Akemi, você sabia que tem participação em tudo isto, amiga? Graças ao seu post, fiquei obcecada pelas fôrmas, e agora fiquei apaixonada pelas madeleines... Obrigada, viu? Ainda vou experimentar a sua receita e as das outras meninas. Vou virar expert em madeleines! ;o)

Beijos, queridas!

brisa disse...

Querida, thanks pela homenagem:)) Eu faco a receita da tia Martha (Stewart..hehehe). Rose Water Madeleines, e tb a que voce publicou da Akemi:)) As vezes sou boring assim, fico repetindo as receitas, mais por saber que deram certo..:))

Te mando a da Martha por email (sera que ja nao mandei??)

Bjs

Bri

Cinara disse...

Não há de quê, Bri! Você ainda não me mandou a receita da tia Martha... :oD Mas pode deixar que eu procuro no site dela. Se eu não achar por lá, te aviso! Eu também quero experimentar várias receitas, mas sempre que precisar de algo "certeiro" vou fazer esta que publiquei aqui. A primeira madeleine a gente nunca esquece! ;o) Beijos, querida!

Camila L disse...

Já falei pra Cirs q essa moda de madeleines espalhou pelos blogs e tá me deixando intrigada! Eu nunca experimentei tb... mas já percebi que existe um longo caminho até conseguir adquirir as fôrmas... vai ter q me mandar umas amostras ;o

Cinara disse...

Camila, eu estava obcecada pelas madeleines desde que vi a receita da Akemi! Depois, quando não consegui encontrar as fôrmas, fiz o post Procura-se Desesperadamente, e um monte de gente tentou me ajudar a encontrar as fôrmas e também recebi ofertas de pessoas queridíssimas querendo me enviar as fôrmas... Mas quando a Bri achou estas no eBay, eram exatamente como eu queria! Aí perguntei se a Cris queria, e encomendei mais duas para ela. Demoraram para chegar, mas valeu a pena! Talvez em breve apareçam algumas fôrmas à venda aqui por Campinas... Pode deixar que eu aviso! ;o) Beijão!

Valentina disse...

Ci, que delicia que sao,nao?!/ Vi que tua forma chegou.Ate que enfim!!! E mais importante, que voce tenha adorado as madeleines. Assim, a espera valeu a pena.bjocas.BTW. obrigada por mencionar as minhas receitas.

Cinara disse...

Val, virei fã número 1 das madeleines, amiga... Realmente, valeu a pena esperar! E eu não podia deixar de mencionar suas receitas, que também pretendo fazer em breve... ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

Katia Barga disse...

adorei a foto das suas madeleines, aliás as suas fotos são simplesmente bárbaras!
Fiquei muito contente de encontrar a sua página quando procurava a receita do pão australiano. Parabéns!
Katia

Cinara disse...

Olá, Kátia! Muito obrigada pela visita e pelos elogios... Eu tenho tentado caprichar nas fotos, porque só sei enquadrar e apertar o botão, mais nada! Mas comparadas às primeiras fotos do blog, acho que já melhorei bastante. E comentários como o seu me incentivam ainda mais, sabia? Depois me conte se fizer o pão australiano! Beijos e volte sempre!

July!!! disse...

Oi Cinara, ha pouco tempo descobri os blogs e passo horas apreciando rs, me desculpe sou leiga em culinaria, mas gostaria de saber como mede as colheres como 1/8 por ex.
Adoraria fazer essa receita, mas preciso tirar a duvida antes abraço!

Cinara disse...

Oi, Juliane! Ao seguir receitas, você não deve ficar com dúvidas, senão pode sair tudo errado! Então pergunte mesmo, viu? Olha, eu tenho um jogo de colheres medidoras que vai de 1/4 de colher de chá até 1 colher de sopa. Para medir 1/8 de colher de chá, é só pegar a colher equivalente a 1/4 de colher de chá e encher até a metade! Caso você não tenha colheres medidoras, eu diria que 1/8 de colher de chá equivale a uma pitadinha de qualquer coisa. Pegue uma porçãozinha com as pontas dos dedos indicador e polegar, e é isso aí! ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Cinara,
uma pergunta: a receita de madeleine não leva fermento em pó?

Cinara disse...

Beto, esta receita (e a versão dela em chocolate) não levam fermento, não. Já as madeleines de limão e mel levam fermento em pó. O curioso é que a textura de todas fica bem parecida!

Anônimo disse...

maravilhosos!

Angela disse...

Oi Cinara,
Eu também estou doida pra comprar essas forminhas de Madeleines. Eu já encontrei aquelas mais comuns, mas eu queria destas que você ganhou, que são mais redondinhas.
Será que voce consegue com sua amiga o site da loja onde ela comprou? obrigada desde já.

Cinara disse...

Olá, Angela! Eu estou com muito trabalho agora e não pude ler todos os comentários deste post, mas não me lembrei de nenhuma amiga que comprou estas formas pelo site de alguma loja... Você leu esta informação aqui? Por favor, me mande um email (usando o botão da minha barra lateral) que eu respondo diretamente para você, OK? ;o)
Beijos!

Luciana Betenson disse...

Ci, fui procurar uma receita 'confiável' de madeleines e cai aqui :-) Fiz pela primeira vez este final de semana, só mudei uma coisinha, tirei a baunilha e as raspas de limão e coloquei um açúcar de especiarias que comprei em Chicago. Ficaram divinas!! Adotei sua receita :-) Um bj,

Cinara disse...

Oi, Lu! Adorei saber que você gostou desta receita básica de madeleines... Sua versão com açúcar de especiarias deve ter ficado fabulosa! Aliás, estou pensando seriamente em fazer esta receita hoje, vc me deixou com vontade! ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Unknown disse...

Cinara, não consigo abrir a receita das Madeleines de Canela! Tem como vc postar no site, eu tava morrendo de vontade de fazer...
Beijinhos e parabéns pelo site! adoro suas receitas! =D

Cinara disse...

Oi, Esther!! Infelizmente o blog da Renata não está mais disponível, e eu também não tinha a receita anotada, só tinha o link do meu post para acessar... :(
Beijos e obrigada pelos elogios! :)