domingo, julho 15, 2007

Brownies

Minhas experiências com brownies nunca foram muito boas. Mesmo usando receitas tradicionais americanas, nunca consegui fazer um brownie perfeito: ou ficavam uma sola de sapato, ou pareciam um bolo de chocolate comum. É claro que acabávamos comendo tudo, porque chocolate não se joga fora, mas a frustração era grande. Agora imaginem onde fui encontrar uma receita de brownie que chega bem perto da perfeição: na revista portuguesa Blue Cooking (edição de outubro de 2006)! E aqui está ela:


Brownies

6 colheres (sopa) de manteiga ou margarina sem sal (85g)

180g de chocolate meio-amargo

1/4 xícara de cacau em pó (eu usei chocolate em pó)

3/4 xícara de farinha de trigo

1/4 colher (chá) de fermento em pó

1/4 colher (chá) de sal

1 xícara de açúcar

2 ovos grandes

2 colheres (chá) de essência de baunilha

Pré-aqueça o forno a 170° C. Forre uma fôrma quadrada (de 20cm) com papel alumínio ou vegetal, deixando uma borda de 2 dedos de fora da fôrma. Unte o papel com manteiga, exceto a parte de fora, e reserve.

Coloque a manteiga, o chocolate picado e o cacau em uma tigela média à prova de calor, ponha em banho-maria e mexa até o chocolate e a manteiga estarem derretidos. Retire do fogo e deixe esfriar ligeiramente. (Eu derreti no microondas.)

Numa outra tigela, misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve.

Na batedeira, bata o açúcar, os ovos e a baunilha em velocidade média até a mistura ficar pálida, cerca de 4 minutos. Adicione a mistura de chocolate e bate até ficar bem misturado. Junte a mistura de farinha e bata, raspando os lados da tigela para ficar homogênea. Coloque a massa na fôrma e leve ao forno.

Estará pronto quando puser no centro um palito e este sair com umas migalhas coladas, mas não molhado, após 35 minutos (o meu ficou pronto em 30 minutos). Deixe esfriar ligeiramente na fôrma, mais ou menos 15 minutos. Retire da fôrma puxando pelo papel e deixe esfriar por completo numa grade própria antes de cortar em quadrados.

Observação: Se alguém achar que esta receita é parecida com o Double Chocolate Brownie da Martha Stewart, não será mera coincidência. É exatamente a mesma receita. Mas como vi primeiro na Blue Cooking, o crédito vai para a revista.

54 comentários:

Beatriz Belliard disse...

estou aqui com o olho bem grande neste brownie !! Da para sentir a perfeiçao dele, vai para minha cozinha logo logo !! bjs

colher-de-pau disse...

Também já fiz esses brownies da Blue Cooking e ficaram aprovadíssimos!
Os seus estão lindíssimos!

laila radice disse...

que lindos que ficaram! outro dia fiz uma receita da Valentina que só leva chocolate em pó...vale a pena ficou otima!!!parecia conter chocolate em barra..uma delicia! beijos

Eli disse...

O seu parece delícioso! Minhas experiências com essa receita também não são das melhores. :(

Sheila disse...

Aiii que delícia!
Será que eu acerto fazer? É uma coisa que sempre tive vontade, mas faltou coragem mesmo, rsrs
lindo lindo
bjocas

Patricia Scarpin disse...

Ci, faz muito tempo que não faço brownies (quase 1 ano, pois os últimos fiz para o aniversário da Jéssica). Que vontade de roubar um quadradinho dessa pilha!

Camila L disse...

Brownies são umas D-E-L-Í-C-I-A! O seus estão lindos! Eu sempre tive epxeriências boas com brownies, mas não tenho uma receita preferida pq não faço com tanta frequência. Sào uma overdose de chocolate! Com nozes então... Até aqueles de caixinha q a gente só mistura já deram certo. Vai entender... Mas tenho vários "azares" na cozinha tb... Beijos e boa semana!

Agdah disse...

Eu não consigo gostar muito de brownies, sempre acho densos e pesados. A foto ficou legal.

Cláudia A. disse...

Pela foto, esses brownies ficaram perfeitos. Adorei.

Cláudia disse...

Que vontade de dar uma mordidona e comer metade de um quadrado! Bem animal. Que delícia. Já está na lista dos pecados.
Bjs

Gourmandisebrasil disse...

Gosto da casquinha que se forma em cima do brownie cremoso. bjo, Nina.

Elvira disse...

Posso matar para comer brownie assim...! ;-)

Silvia Arruda disse...

Eu nunca fiz brownie... os seus estão lindos e, pelas fotos, parecem tão fofinhos.... hummmm

Laurinha disse...

A foto denuncia: estão deliciosos!!
E a casquinha de cima, confirma! Parabéns!
Beijinhos,

Cinara disse...

Bia, fiquei tão feliz de ter conseguido, amiga... Espero que você goste!

Colher-de-Pau, obrigada! Quando vi a foto destes brownies na revista, não via a hora de fazê-los. E também não me arrependi! ;o)

Laila, eu tenho uma receita que só leva chocolate em pó, e é super prática, mas fica parecendo um bolo comum, e não um brownie... Depois vou conferir a receita da Valentina, obrigada pela dica!

Eliana, acho que não é fácil obter a textura correta de um brownie... Este aqui mesmo devia ter sido tirado um tiquinho antes do forno, para ficar mais molhadinho. Mas eu ainda chego lá! :o)

Sheila, você não acredita a quantidade de chocolate que eu já "perdi" em receitas de brownies, amiga... Mas acho que vale a pena arriscar!

Paty, você não imagina a força de vontade que eu tive para não "encher a cara" de brownies, amiga... Mas resisti bravamente e comi só dois quadradinhos!

Camila, acho que questão é ter "mão" para bolos, e essa não é minha especialidade. Esta foi a primeira vez que fiz um brownie que pode ser chamado de brownie! Vamos ver se consigo repetir a façanha... ;o)

Agda, acho que os brownies combinam muito com sorvete e calda quente de chocolate. Aliás, a sobremesa favorita do meu marido sempre foi Hot Fudge Brownie Sundae!

Cláudia A., acho que vão ficar perfeitos na próxima vez, amiga. A prática leva à perfeição, certo? ;o)

Cláudia B., para não exagerar, fui obrigada a fazer exatamente o contrário: cortei um dos quadrados em quadradinhos minúsculos e fui saboreando aos poucos... :oP

Nina, é a primeira vez que um brownie meu ficou com casquinha, acredita? Estou realizada! :o)

Elvira, este brownie ficou um crime mesmo, amiga! Agora só resta um pedaço, e com certeza vai ter briga aqui esta noite... :oD

Silvia, não quero decepcioná-la, amiga, mas eles não ficam fofinhos... Eles ficam com uma casquinha por cima e por baixo, e com o meio cremoso. Quando ficam fofinhos, é porque são "cake brownies", que também são deliciosos. Aliás, era o único tipo que eu acertava fazer!

Laurinha, obrigada! Eu também vibrei com a casquinha, sabia? Brownie que é brownie sempre tem casquinha! ;o)

Beijinhos e uma ótima semana para vocês, meninas!

Lua Limaverde disse...

Cinara, esses brownies ficaram um espetáculo! Fico na espera que você faça depois um blondie perfeito, já tentei alguns mas não consegui que ficassem legais.
Toda vez que penso em fazer brownie acabo fazendo o marronzinho ligeiro da Dadivosa - que é uma delícia, mas é improvisado - na próxima vou tentar essa, com certeza! :)

Cinara disse...

Obrigada, Lu! E você leu meus pensamentos, amiga: eu já estava pensando em procurar uma receita de blondies para testar! Preciso analisar as receitas com cuidado porque nunca fiz blondies, mas acho que será um desafio divertido... ;o) Beijão, querida!

Cláudia disse...

Oi, Cinara, lendo os comentários de volta, fiquei curiosa, o que são blondies?
bjs

Cinara disse...

Cláudia, blondies são brownies que não levam chocolate preto, por isso ficam claros, ou "loiros". Existem várias receitas de blondies, que podem ou não incluir chocolate branco, e, que eu saiba, todas são feitas com açúcar mascavo. Particularmente, prefiro blondies sem chocolate branco derretido na massa, porque acho que ficam enjoativos demais. Mas gotas de chocolate branco ficam divinas! ;o) Beijinhos...

Ana disse...

Ai que delicia, brownie eh demais de bom!! Adorei Cinara!!
Beijos!
Ana

Cris disse...

Ci:

Meus brownies também nunca deram muito certo...Geralmente, ficavam "embatumados", ou seja, crú no meio...Agora vou tentar essa receita!!!

Beijos,

Cris

Anônimo disse...

Cinara,

Pois justamente hoje estava pensando em Brownies!
Abro o PC, venho dar a minha passadinha habitual e encontro a maravilha que vc fez!
O seu está me chamando! Ele está dizendo que está perfeito e delicioso! Vou criar coragem e ver se os meus vão melhorar!
Bjos

Cinara disse...

Ana, este brownie fez muito sucesso aqui em casa também! Meu filho adorou, e como ele é super picky, deve ter ficado bom mesmo... ;o)

Cris, pela minha experiência, realmente não é tão fácil conseguir um brownie perfeito... Só não deixe o brownie assando tempo demais, porque ele precisa ficar cremosinho no meio!

Vic, eu analisei dezenas de receitas até escolher esta, amiga... E acho que desta vez dei sorte, ou escolhi certo! :o)

Um beijão, queridas!

Anônimo disse...

Cinara, ficaram mesmo lindos os seus Brownies, eu amoooo... mas que vergonha, aqui no Canada come-se tanto e eu nunca experimentei fazer, parece que e desta que ganho coragem e faco.
Bjinhos e obrigada pela receita ;)

Cinara disse...

Irina, que bom que você gostou da receita! O ideal seria você provar um brownie tradicional por aí antes de fazer, para saber qual é a textura que precisa obter, mas se quiser arriscar a receita direto, esta eu garanto que é boa! ;o) Beijos e uma ótima semana para você!

Cris disse...

Hum, esta casquinha crocante levantando me deixou com água na boca, ficou lindo este brownie!

Anônimo disse...

Oi Cinara!
Obrigada pelos parabéns! Meu aniversário foi bem legal apesar da festinha tamanho micro.
Estou de olho nesse brownie. Já peguei a receita, agora só falta fazer e me deliciar!
Beijos
Bruna

Cinara disse...

Cris, como diz a Brisa, é uma receita da "tia Martha"! :oD

Bruna, não importa o tamanho da festa, o que importa é comemorar! E depois quero saber se você gostou do brownie!

Beijinhos para vocês!

anacarolina disse...

Receita excelente: rápida, fácil e os brownies ficaram deliciosos!!!!!!!!
Sucesso geral!!! Aprovadíssima!
Parabéns!

Cinara disse...

Ana Carolina, fico feliz que você tenha gostado dos brownies! Demorei para encontrar uma boa receita, mas acho que valeram as tentativas, não é? ;o)
Beijos e uma ótima semana para você!

Lílian disse...

Oi Cinara!!! Você tá aí? hehe
Quero fazer esta receita amanhã bem cedo... please me diga qual o tamanho da fôrma. Obrigada
Bom final de semana

Cinara disse...

Oi, Lílian! O tamanho da forma está lá na receita, amiga! Até assustei quando recebi seu comentário, porque sempre procuro dar todos os detalhes possíveis... Logo depois dos ingredientes, está escrito: "Pré-aqueça o forno a 170° C. Forre uma fôrma quadrada (de 20cm) com papel alumínio ou vegetal".
Eu uso aquele marinex médio, quadradinho, sabe? É perfeito! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Unknown disse...

Cinara,
recebi uns amigos em casa ontem e o maridão pediu para eu fazer brownie com sorvete de sobremesa. Fazia uns 10 anos que não fazia brownie porque minha receita leva muita manteiga, é gordura pura.
Então pensei: a Cinara vai me salvar...

E foi o maior sucesso!! Meu brownie (sua receita) ficou com a casquinha por cima e molhadinho por dentro, beirando a perfeição!!!

Cinara disse...

Ju, adorei saber que você gostou da receita!!! Eu também não faço estes brownies há algum tempo, porque agora a "moda" aqui em casa são os blondies... Mas realmente não tem sobremesa melhor que brownie com sorvete! ;o)
Beijinhos!

Anônimo disse...

Olá, é a primeira vez que participo aqui, entretanto, sou leitora assídua.
Infelizmente, o meu não deu certo, ficou muito cremoso, parecendo cru, mas a casquinha ficou igual!

Olha...queeu deixei 40 minutos num forno de 180 graus.

Segui tudo à risca, que triste! :(


Gabriela

Unknown disse...

Oi Cinara! Será que posso adicionar umas nozes trituradas à massa? Me manda a receita em ingles por gentileza? Muito grato! jorgeluiz_n@hotmail.com

Unknown disse...

Melhor receita de brownie!!!!!!! Já tinha visto na Martha Stewart, mas não tive a vontade de fazer como tive quando vi aqui no seu site...fiz e nooooossa, muito bom ! Finalmente uma receita de brownie que dá certo!! Experimentei colocar nozes , ficou bárbaro e aí fiz outro com franboesas frescas e tb ficou o máximo, com o contraste do azedinho...huuummm. Virou mania aqui em casa...obrigada! beijo,
Vicky

Cinara disse...

Vicky, como escrevi no post, eu também demorei séculos para achar uma boa receita de brownies! Agora só faço esta. Adorei a sua idéia de acrescentar framboesas frescas, deve ficar divino!! Vou experimentar assim que eu conseguir comprar framboesas bem bonitas! ;o)
Beijos!

vicky disse...

Oi, Cinara! Com framboesas ficou realmente muuuuito bom. Mas, na falta das frescas, e querendo chutar o balde de vez, siva o brownie morno com sorvete de creme e uma geléia de framboesa...o Pão de Açúcar tem uma da marca francesa deles, a Casino, que é divina, pois não é muito doce...huuuummmmm bjs

Cinara disse...

Obrigada pela dica, Vicky! Eu conheço a marca Casino, uso vários produtos e adoro, mas a geléia ainda não provei. Mas agora vou provar! ;o)
Beijos!

Eu disse...

Ainda está esfriando, mesmo assim é uma das melhores coisas que já comi na vida!!! (Você esqueceu de dizer para sair correndo de perto da cozinha enquanto ele está assando... o cheiro deixa uma chocólatra maluca! Tive que provar assim que a temperatura permitiu rsrsrs)
E ficou lindo, apesar de o meu forno não ajudar muito (ficou mais de 40 minutos), ficou mais cremoso que o da foto, mas com a mesma casquinha!!! Amei.

Cinara disse...

Acho que o seu brownie deve ter ficado perfeito, então: o meu ficou um pouquinho mais seco do que deveria! Fico feliz que você tenha gostado! ;o)
Beijos e feliz 2010!

Melanie disse...

Oi Cinara, descobri esse blog por acidente na sexta-feira passada e agora não consigo parar de ler!

A receita de brownies que mais chega perto do "Extra chocolate fudge da Pilsbury" foi essa daqui que achei:
http://www.verybestbaking.com/recipes/detail.aspx?ID=30254

No lugar do Choco bake da Nestle, uso chocolate meio amargo derretido no fudge, tudo de boM!

Cinara disse...

Super obrigada pela dica, Melanie! Vou experimentar com certeza.
Beijos e obrigada pelo carinho!

Anônimo disse...

Querida Cinara!
Que tal postar pra nós alguma receita de "blondies"? Fiquei muito curiosa ao ler os comentários...
:O)

Cinara disse...

Oi, querida! Eu já publiquei uma receita de blondies. Dá uma olhada aqui: Blondies. É uma perdição... ;o)
Beijos e bom final de semana!

Anônimo disse...

Cinara querida, minha experiência culinária, e já se vão 40 anos de cozinha, indica que o segredo do brownie é o forno. Experimente fazer as receitas tradicionais americanas em forno elétrico a 180°C e nunca deixe maos de 30 min... ao fincar o palito na massa, ele deve sair úmido, porém não melado com a massa. Retire do forno mas não tire da forma antes de esfriar, pois ele vai secar mais por dentro. Se gostar de calda, cubra os brownies com a calda antes que estejam completamente frios, isso faz com que eles preservem mais a umidade. Beijos.. amo suas receitas.

Cinara disse...

Muito obrigada pelas dicas e pelos elogios! Pena que você não deixou seu nome para que eu pudesse agradecer adequadamente...
Desejo um 2011 maravilhoso para vc e sua família!
Beijos!

Gabix disse...

Acabeiiiiiiiiiiiiii de tirar do forno, esta esfriando, mas parece OTIMO!!! E adorei esse lance do papel aluminio, nao suja a forma, supre pratico... ainda piquei uns chocolates por cima pra ficar PIOR hihihihi

Obrigada pela receita!

Cinara disse...

Seu brownie deve ter ficado fantástico com chocolate picado por cima, Gabbix!
Fico feliz que tenha aprovado a receita! ;o)

♥ Nat ♥ disse...

Esse Brownie realmente é perfeito, fiz e coloquei uma foto no meu blog, se puder ir lá conferir, agradeço!!
Beijos!!
Nat

Cinara disse...

Claro que vou conferir o seu brownie, Nat! Fico feliz que vc tenha aprovado a receita!
Beijos!

Anônimo disse...

Cinara, eu fiz a receita hoje, e até que não ficou ruim. O problema é que eu não tinha uma forma pequena o suficiente, e a massa ficou bem espessa, e difícil de espalhar, daí eles não cresceram muito. A massa fica assim mesmo, bem grossa e difícil de manusear? E daria certo se eu fizesse a receita em dobro pra ficarem mais altos, usando minha forma? Obrigado.

Cinara disse...

Olá! A massa não fica espessa demais, não. Talvez tenha faltado líquido na sua massa. Será que os ovos que vc usou eram grandes o suficiente? Tente usar 1 ovo a mais na próxima vez. Se vc quiser dobrar a receita, dobre também o tamanho da assadeira, OK? E use 1 ovo a mais em cada receita, caso eles sejam pequenos.