quinta-feira, setembro 06, 2007

New Orleans Red Beans & Rice

Eu não costumo comer o nosso tradicional feijão carioquinha, mas quando se trata de um feijão diferente, incrementado e de preferência bem apimentado, aí eu não resisto! Como vocês podem conferir aqui mesmo, eu adoro feijão em saladas, sopas, ensopados e até feijões assados. Esta é outra receita americana que leva feijões, típica do sul dos Estados Unidos. Como encontrei várias receitas diferentes, acabei juntando algumas e criei minha própria versão. Para ser sincera, nem eu esperava que ficasse tão bom! É uma ótima pedida para quem quiser inovar o "feijão com arroz" de todo dia... ;o)


Feijão Vermelho com Arroz à moda de Nova Orleans

500g de feijão vermelho

1 folha de louro

1 pimentão verde, picado

2 dentes de alho, amassados

1 cebola grande, picada

2 colheres (sopa) de salsinha

400g de lingüiça calabresa

2 1/2 colheres (chá) de sal

1 colher (chá) de molho de pimenta vermelha (usei Tabasco)

1 pitada de pimenta calabresa

Na panela de pressão, cozinhe o feijão junto com a folha de louro por 40 minutos. Corte as lingüiças em rodelas ou fatias, frite e reserve. Na mesma frigideira, refogue a cebola, o alho e o pimentão. Quando o feijão estiver cozido, abra a panela de pressão, retire um pouco da água do cozimento e reserve. Deixe na panela líquido suficiente apenas para cobrir o feijão. Acrescente a lingüiça, o refogado de cebola, alho e pimentão e os temperos. Deixe cozinhando em fogo baixo até engrossar, cerca de 30 minutos, mexendo de vez em quando. Sirva com o arroz de sua preferência.

Observações:

* Todas as receitas levam 3 talos de salsão picados, mas não usei porque não gosto. Quem quiser usar, é só refogar junto com a cebola, o alho e o pimentão.

* O feijão não pode ficar mole demais e nem desmanchar, por isso, quem preferir deixá-lo de molho de véspera deve diminuir o tempo de cozimento na pressão.

* A água do cozimento do feijão que foi reservada eu usei na hora de congelar o que sobrou do feijão, para que não ficasse seco demais.

* Nos EUA, este prato é uma refeição completa e não é servido com mais nada. Eu acho que não precisa mesmo: o feijão fica tão gostoso que eu dispensaria até o arroz!

26 comentários:

Lua Limaverde disse...

Gosto muito de feijão, Ci, só tenho um pouco de preguiça de fazer. Mas como você gosto dele mais incrementado, minha mãe faz feijão um pouco parecido com essa receita. :)

Marizé disse...

òptima receita, Cinara, eu gosto muito de feijão como acompanhamento de tudo e mais alguma coisa, vou tomar nota da sua receita. Bom fim de semana.

Natércia Ramalho disse...

Cinara adorei esse feijão deve ser um pitéu e tanto.um bjs Natércia...

Cláudia disse...

Cinara, como brasileiríssima, eu adoro o nosso feijão carioquinha, mas ultimamente estou virando tex-mex-brasilex, adoro qualquer feijão, chili, com feijão branco, ou vermelho, vinagrete de feijão, etc...todas as receitas que aprendi com você e outras blogueiras. Nem preciso dizer que este feijão de categoria do sul dos EUA ganhou nota 10 e já está na minha lista!
bjs

Laurinha disse...

A foto ficou apetitosa! Mas posso confessar que não sou muito chegada a feijões, nem branco, nem preto, nem roxo ?... que feio, né!
Quem sabe pq não experimentei nenhum que me contradiga!
Bom, anotei a receita, quem sabe tomo coragem...
Beijinhos,

Elise Machado disse...

Oi, Ci! Amei essa receita!
Vc tem outras receitas sulistas?
Tipo Gumbo, Jambalaya etc.? É que eu sou uma sulista total, e nunca consegui reproduzir aqui aquelas delícias.
Beijas mil.

Sarita disse...

Feijão,k maravilha por mim comia feijão todos os dias,adoro.Gostei muito do seu blog.
Bjitos.

Agdah disse...

Cinara, o carioquinha é o mesmo mulatinho?

Sheila disse...

Nossa Ci, eu A-M-O feijões e esse prato tá de salivar mesmo! Que lindo e que delícia, aff*

Cinara disse...

Lu, eu gosto de fazer estas receitas com feijão porque, mesmo sendo demoradas, elas rendem bastante! Sempre sobra metade para congelar e saborear depois... ;o)

Marizé, eu já enjoei do carioca (o feijão mais consumido no Brasil) e também da feijoada, mas adoro experimentar estas receitas diferentes! Se fizer, depois me diga se gostou, OK?

Natércia, o problema é parar de comer, amiga... :oD

Cláudia, eu me lembrei de você ontem: comprei um pacote de feijão rajadinho para fazer refried beans! Você deve conhecer, é aquela pasta de feijão servida com nachos. Uma delícia! Na mesma hora imaginei que você iria gostar... Farei em breve! ;o)

Laurinha, não é nada feio não gostar de feijão, imagine!! Você ficaria surpresa se soubesse a quantidade de coisas que eu não como de jeito nenhum, amiga... Aliás, há muito tempo eu penso em fazer um post perguntando o que as pessoas *não* comem, e dizendo algumas que eu não como, mas estou com receio de chocar os leitores! :oD

Elise, eu conheço as receitas que você citou, mas ainda não tenho nenhuma testada porque elas costumam levar frutos do mar, que eu não como! Mas como existem variações com frango ou lingüiça, ainda não desisti de fazer. Um amigo meu sempre fazia Jambalaya para os amigos, e fazia uma porção sem camarões especialmente para mim... Fofo, né? :o)

Sara, muito obrigada pela visita e pelos elogios, querida! E espero que você volte sempre... ;o)

Agdah, eu não sei se o feijão carioca também é chamado de mulatinho, mas achei este site para você conferir se é o mesmo. Depois me diga se é, please!

Sheila, e ele é ótimo para preparar para a turma, porque rende que é uma beleza... ;o)

Um beijo enorme e um lindo final de semana para vocês, meninas!

Valentina disse...

Ci, também amo feijões. Este aqui está realmente tentador.Vou anotar.

Maria dos Açores® disse...

Adoro feijão!!! Se pudesse comia todos os dias. Obrigada por mais uma receita maravilhosa...

Cláudia disse...

Cinara, obrigada por se lembrar de mim assim à toa( e vou gostar de receita da pasta de feijão), mas voltei aqui porque fiquei muito feliz ao ler a atualização do post "Ausência" e de ver que o seu sogro após 20 dias na UTI, já vai para casa. Orei algumas vezes, (não vou mentir) pedindo para que Deus fizesse a vontade Dele e que tivesse misericórdia. As orações funcionam para que o nosso coração entre em sintonia com Deus.Pois nem sempre acontece o melhor, mas Ele nos dá forças para podermos passar pelas dificuldades.
Bjs! :-)

Cinara disse...

Val, fico feliz que você tenha gostado! É realmente muito saboroso... ;o)

Maria dos Açores, eu também gosto destes feijões diferentes, e só não faço sempre por causa das calorias... :oP Muito obrigada pela visita e pelos elogios, querida!

Cláudia, eu também sempre rezei pedindo pelo melhor para meu sogro, e estamos felizes porque Deus decidiu que ele deveria melhorar! Agora só falta ele voltar logo para nós, já que continua internado em São Paulo. Mas uma coisa de cada vez, certo? Muito obrigada pela sua preocupação e carinho, amiga!

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Anônimo disse...

Cinara, eu não sou fã de feijão, para falar a verdade comecei a fazer feijão só por conta do meu filho (antes só o marido comia e era fora de casa...) e tenho que experimentar...até que gosto bastante do meu tempero (que nojo de menina!). Mas não sou de comer o dito cujo.
Sua foto me deu água na boca! Um beijo.

Beatriz Belliard disse...

oba, mais uma receita de feijao diferente, adoro feijao, e meu filho tb ! bjs

Sheila disse...

Ci,
te indiquei pra responder a um meme lá no blog =)
bjus

Márcia disse...

Ci, queirda,
que bom que está tudo bem com seu sogro!!!
Fiquei feliz de ver q ele está se recuperando, e agora torço para q ele volte loguinho para casa!
E que vc possa fazer esse delicioso feijãozinho pra comemorar o retrono...
Beijos!

Anônimo disse...

Oi Cinara!Conheci seu blog hoje e amei as receitas.Gostaria si possivel que vc me enviasse por e-mail a receita de calda de chocolate,aquela igual a do McDonald's.Desde de ja agradeço a gentileza.
graci_marques@terra.com.br

Eli disse...

Esse feijão está muito chiquetoso!! :)

Cinara disse...

Verena, o meu filho não come feijão de jeito nenhum, acredita? Este aqui ele nem quis provar... :o( Já meu marido come feijão do jeito que eu fizer! ;o)

Bia, que bom que você gostou! Depois me conte se você fizer, OK?

Sheila, obrigada, amiga! Vou tentar responder ainda hoje! ;o)

Márcia, obrigada pela preocupação e pelo carinho, querida... Existe a chance de meu sogro voltar para casa esta semana! E vamos comemorar muito, com certeza! :o)

Graci, já te respondi por e-mail, OK? Muito obrigada pela visita e pelos elogios!

Lica, adorei o "chiquetoso", querida! :oD

Um beijão e uma ótima semana para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Ei Cinara!
Descobri seu blog ontem, nessas andanças a procura de receitas pelo mundo virtual e amei!!! Receitas maravilhosas e mesmo não te conhecendo, vc parece ser uma pessoa muito legal pelas postagens!
=]
Pode ter certeza que eu sempre estarei aqui roubando suas receitas pra ganhar uns quilinhos a mais!
agora me dá uma dica: como vc colocou aquele linkzinho do Flickr com as fotinhas e tal? Eu tb quero!

Grande beijo!
Gi

Cinara disse...

Olá, Gi! Adorei sua visita e seus elogios... Vai ser um prazer tê-la aqui, pode "roubar" receitas à vontade! :oD Quanto ao quadrinho com as fotos do Flickr, é só você clicar na frase "What's This?" que tem na base dele, e depois vai aparecer a frase: "This is a Flickr badge showing photos in a set called Food. Make your own badge here." Aí você clica no "here" e vai aparecer uma página com as instruções passe a passo para você criar o seu! É super bonitinho, não é? Se você tiver alguma dúvida ou dificuldade, me escreva de novo, OK? Um beijão para você também!

Camila L disse...

O seu blog anda 'comendo' meus comentários! Ontem mesmo passei aqui e sumiu! Enfim, queria dizer só q sou como vc: feijão só se for incrementado ou parte de um cardápio típico como o mineiro... Beijos

Cinara disse...

Camila, isso sempre acontece comigo no blog da Márcia, o Fouet! Eu também nem imagino o que acontece... Quanto ao feijão, estou contigo: nada de feijão sem graça!! ;o) Beijão!

Socorro Braga disse...

oI! nA MINHA TERRA NÃO TEM ESSE FEIJÃO VERMELHO...nÃO QUE EU TENHA VISTO. gOSTARIA DE ENCONTRÁ-LO, SERÁ QUE VC PODERIA ME AJUDAR?
mEU NOME É SOCORRO BRAGA MEU E-MAIL É SOCORRO@ECOSBR.COM