terça-feira, junho 10, 2008

Funnel Cake

Desde que a Agdah publicou a foto de um funnel cake (ou "bolo de funil"), eu estava com vontade de comer novamente esta guloseima servida em parques de diversões e festas regionais por todo os Estados Unidos. Apesar do nome, o funnel cake não é realmente um bolo, mas uma massa doce que é derramada no óleo quente através de um funil, o que dá a ele seu formato característico. Eu diria que, no sabor e na textura, o funnel cake parece um bolinho de chuva, ou mesmo um donut, mas pode ser servido com várias coberturas, como mel, calda de chocolate, chantilly e frutas ou apenas com açúcar de confeiteiro. A receita original vocês podem ver aqui.


Funnel Cake

2 ovos

1 1/3 xícara de leite

2 2/3 xícaras de farinha de trigo

1/4 xícara de açúcar

1/4 colher (chá) de sal

2 colher (chá) de fermento em pó

Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Óleo para fritar

Com uma colher ou fouet, bata os ovos em uma tigela, adicione o leite e bata novamente. Peneire os ingredientes secos em uma tigela grande. Adicione a mistura de ovos e bata até incorporar. Aqueça o óleo a 200° C. Coloque 1 xícara da massa dentro de um funil que tenha o bico bem largo. Deixe a massa pingar no óleo quente, começando do centro para as bordas, com um movimento circular, fazendo um ziguezague por cima quando a massa estiver acabando. Deixe dourar de ambos os lados e escorra sobre toalhas de papel. Polvilhe com açúcar de confeiteiro ou coloque a cobertura de sua preferência. Eu gosto de comer os funnel cakes ainda quentinhos!

52 comentários:

laila radice disse...

ai eu nao havia visto..que belezura...e essa foto mordida etsa um escandalo Ci...judiação pura!!!bjs

Letícia disse...

Oi Cinara, muito diferente este bolo, adoro visitar os blogs pq sempre tem algo que não faço idéia que exista e esse bolo é uma dessas coisas. Um beijo e parabéns pelo blog, adorei a tabela de conversão de medidas, sempre que pego livros em inglês fico fazendo cálculos malucos. Essa tabela facilita a vida.

Laurinha disse...

Não onhecia....
A descrição que vc fez deles, lembrando um bolinho de chuva, aiai... deu uma vontade...!
E fica tão lindo!
Beijinhos,

Janna Joaninha disse...

noooosssaaaaa que vontade!

Lua Limaverde disse...

Menina, me parece que esta massa é a mesma de rosca, que era muito vendida nas cantinas de escola na década de 80 e eu adorava, hehehe.
Acho que vou fazer pra matar a saudade...
;-D

Goreti disse...

Cinara, to fugindo das frituras e dou de cara com essa foto, com essa receita, ai meu Deus...me segura Papai.

brisa disse...

Tao gostoso e tao unhealthy!!Sempre me prometo comer um mas na hora "H" nao tenho coragem mesmo..e eh gostoso!! aiai

Bjs amiga

Carla disse...

Ci, que maravilha! Adorei conhecer =)

bjs

Elvira disse...

É muito lindo, esse doce. Parece as farturas das feiras. :-)

Beijos.

Anônimo disse...

Nunca tinha visto este bolo...nem nos EUA, mas tem uma cara ótima...mas o colesterol deve ser demais não? risos
Beijos

Filipa disse...

Que formato lindo, a última foto está uma tentação!
A massa achei parecida com a das nossas farturas.

Beijocas

Glau disse...

Cinara,

Olá!! Há tempos descobri teu blog e sempre dou uma espiadinha, pois adoro as receitas que vc coloca. Mas essa, tive que comentar!!! Adoro esse "bolo"... Nunca tinha visto a receita! Já tinha pedido para minha host family, amigos e nunca recebi... acho que nao sabem fazer hehehe
Resumindo: adorei!

Um abraço,
Glauce.

Silvia Arruda disse...

Estou enganada ou este bolo lembra muito um sonho de padaria?
Que bonito que ele fica, né?

Clumbsy Cookie disse...

Ficou lindo, eu já comi algumas vezes mas caseiro é bem melhor!

Marcia disse...

Não conhecia o funnel cake, e adorei! Acho que ia preferí-lo quentinho como vc... Bj

Anônimo disse...

Cinara,
Amiga, o que quê é isto? Se pela foto já é uma delicia imagine mordendo rsrsrs. Não conhecia, vai com certeza para minha lista...mas acho que vou esperar um ventinho mais frio para "aprimorar" a receita, o que acha?!
Será que aguento esperar o frio em Rib. Preto? rsrsr
Abraços

Nereime disse...

ai...ai...ai...eu quero uma mordida dessas!!!!Que fofinha essa massinha!!!
bjs

Patricia Scarpin disse...

Minha amiga, que morou em NY por muitos anos na década de 70, fala de funnel cake sempre, Ci! Vou mostrar teu post a ela.

Manu disse...

Vai, Cinara... acaba com as dietas do povo, hehehe!!!
=)
Bjooo

carmencita disse...

Oi Cinara tudo bom? Amei o seu blog.Eu sou fissurada pelos USA.E aquí tem as receitas todas traduzidas que maravilha.Eu comprei um livro que se chama:NOT JUST HAMBURGERS de Virginia Klie com receitas em ingles/português .Agora descobrí você Wow!!!Não é o máximo!!!Bjss

Anônimo disse...

Quando a gente acredita que já viu quase tudo vem você com essa novidadíssima!
Que tentação!
Como disse a Laila... as fotos são judiação pura!
Bjos

Letícia disse...

Oi Cinara, fiz o Funnel Cake, mas o meu ficou mais para Funnel Pancake...rs
Não sei qual foi o problema, acho que o meu funil não era adequado porque a massa não passava por ele. Aí eu dei uma afinada na massa com leite, mas eles ficaram fininhos, os fios de massa não saíram grossos como o seu. Ainda assim ficaram ótimos e não ficaram feios, só diferentes. De qualquer forma, gostaria de pedir autorização para postar a receita no meu blog, porque eu adorei e vale a pena repetir. Um beijo.

Letícia disse...

Oi de novo, obrigada pela resposta e pela autorização, vou tentar novamente com um outro funil. Quanto ao link, muito gentil, obrigada. Bjos.

Anônimo disse...

Oi Cinara, sou fã do Cinara's Place e da comida americana. Ficaria muito feliz se você publicasse ou me enviasse uma receita de cheese cake que minha família tanto gosta. Sei que existem inúmeras receitas desse delicioso cake, mas ainda não encontrei uma que faça justiça ao sabor original. Beijos!!!

Agdah disse...

Você agora me lembrou que já estamos nessa época de comidas de parque outra vez. Com o 4 de julho se aproximando, o povo vai estar em polvorosa esperando para andar muito, comer muito e ver os fogos de artifício nos parques de diversões...
Esse seu FC caseiro me pareceu muito mais apetitoso do que os comercializados por aqui.

Claudia Lima disse...

Ficou tentador. Eu não conhecia esta delícia!
Bjs :)

Claudia Lima disse...

Deixei um selinho da sorte no neu Blog para ti. Não deixe de confeirir!
Bjs :)

Cinara disse...

Laila, eu juro que não foi de propósito, viu? :o)

Letícia, obrigada pelos elogios e pelo feedback! Fico feliz em saber que o Cinara's Place está sendo útil!

Laurinha, o formato é bem diferente, não é? É um mega bolinho de chuva!

Janna, este "bolo" é perfeito para fazer um lanchinho, naquelas horas em que a fome aperta... ;o)

Lu, jura que vendiam algo assim na cantina da sua escola? Que delícia! Depois me conte se você fizer!

Goreti, eu também *tento* evitar as frituras, mas às vezes eu não resisto... :oP

Bri, eu faço o contrário de você: sempre prometo que *não* vou comer um, e na hora H, acabo comendo dois!!! :oD Unhealthy it is, but hard to resist!

Carla, agora só falta você conhecer o sabor... Fica delicioso! :o)

Elvira, eu nunca ouvi falar das farturas! Vou procurar uma foto e/ou receita na internet!

Fer, realmente não é um bolinho dos mais saudáveis, mas como a gente não come todo dia, acho que dá para abrir uma exceção... ;o)

Filipa, ele fica bem diferente, não é mesmo? Vou agora mesmo pesquisar para saber como são as farturas portuguesas!

Glauce, que bom que você gostou da receita! E viu como é fácil? Acho que lá nos EUA eles estão mais acostumados a comprar os funnel cakes prontos... E também não é algo que dá pra gente comer a toda hora, não é? Obrigada pelo comentário e pelos elogios!

Silvia, eu também adoro o visual dele! E a massa lembra a de um sonho, sim! Perdição total... :o)

Clumbsy Cookie, eu não comia há muitos anos, e agora consegui matar a vontade!

Marcia, difícil é conseguir comer apenas com o açúcar de confeiteiro, como eu fiz, amiga... O funnel cake *pede* um monte de coberturas calóricas!

Nora, acho que você não devia esperar pelo frio, não, amiga... Até porque este funnel cake fica delicioso com morangos, e agora está na época deles!

Nereime, ela fica super fofa mesmo!!! Por isso mesmo é um perigo para a dieta: eu não sosseguei enquanto não comi um inteirinho! :oP

Paty, espero que sua amiga goste! Eu achei que ficou igualzinho aos que eu comia nos EUA!

Manu, já estou consciente da minha fama de "destruidora de dietas"... E a primeira que eu boicoto é a minha mesmo!! :oD

Carmencita, eu já ouvi falar desse livro, dizem que é bacana mesmo! E adorei saber que você gosta do Cinara's Place... É sempre bom conhecer mais fãs da culinária norte-americana! Obrigada pelos elogios e volte sempre!

Vic, esta é uma das guloseimas deliciosas que são vendidas nos parques e feiras americanos, e combinam perfeitamente com o clima animado desses locais... Acho que ninguém vai até lá para comer sanduíche natural, não é mesmo? ;o)

Letícia, mais uma vez eu te peço desculpas, pois não deixei claro na receita de que o funil precisava ter um furo largo... A massa realmente é espessa, e se o funil não for grande, não vai passar mesmo! Vou acrescentar essa informação ao post agora mesmo!

Meire, eu já publiquei uma receita de cheesecake, que é a que sempre faço e as pessoas costumam gostar! É o New York Style Cheesecake, mas como nos EUA existem diversos tipos de cheesecake (tem alguns que nem vão ao forno!), você precisa ver se este será parecido com o tipo que você gosta... Até hoje eu não tive reclamações! ;o) Se tiver alguma dúvida, não deixe de escrever, OK?

Agdah, eu vou estar aí no 4 de julho, obaaaaaaaa!!!!! Pretendo ver os fogos em Embarcadero, em São Francisco. Meu irmão disse que é lindo!! E o funnel cake ficou bom mesmo, deixei escorrer bem para não ficar oleoso. Vamos ver os que vou comer por aí no mês que vem... ;o)

Cláudia, não deixe de provar um funnel cake por aí, quando tiver oportunidade! E agradeço pelo selinho da sorte, vou conferir com certeza!

Beijinhos para vocês, meninas!

Letícia disse...

Oi Cinara, eles realmente ficaram crocantes, os seus me parecem bem fofinhos, como um bolo, por isso quero tentar fazer a receita de novo. Só me tira mais uma dúvida, vc faz a fritura por imersão, com bastante óleo? Porque eu percebi que eles sugam a gordura, alguns eu fiz com um pouco menos de óleo e deu certo também, só pra ter certeza de quanto óleo vc usa. Bjos.

Cinara disse...

Letícia, eu usei o mínimo de óleo que achei necessário. Como usei uma panela alta e funda para evitar respingos, acho que deixei uns 2 dedos de óleo no fundo. Depois que pinguei a massa, metade do funnel cake ainda ficou acima da superfície do óleo. Como você disse, ele suga bastante, mas depois que você deixa escorrer bem, eles ficam fofos e sequinhos! ;o)
Beijos!

Alessander Guerra disse...

Cinara, isso tem uma cara tão gostosa de coisa de vó!

bjs
Alessander
www.cuecasnacozinha.com

Luciana Macêdo disse...

Como adoro bolinho de chuva e churros, sei que não vai ser diferente com o Funnel Cake. Este não vai me escapar.
Bjs!

Akemi disse...

Também não tinha visto na Agdá mas fiquei apaixonada pelo formato deste bolinho! Lindo! Bjs

Cinara disse...

Alessander, eu nunca havia pensado nisso, pois associo os funnel cakes a locais barulhentos e cheios de gente, mas realmente parece coisa de vó! ;o)

Luciana, se você é fã de bolinho de chuva, churros, sonhos e afins, tenho certeza absoluta que vai adorar o funnel cake! Depois me conte se fizer, OK?

Akemi, ele fica muito bonitinho, não fica? E garanto que fica delicioso também, amiga... :oP

Beijos e bom final de semana para vocês!

Anônimo disse...

Oi Cinara, Obrigada por responder ao meu pedido. Você é mesmo uma querida! Vou fazer a sua receita de cheesecake, mas, gostaria de tirar uma dúvida: como você faz para que a massa base de bolacha não queime no forno, antes que o recheio esteja assado? Beijos.

Sweet disse...

Oi, Cinara
Adorei o seu blog de receitas e seu cultivo pela culinaria americana, foi muita conhecidência pois estava procurando uma receita cheesecake e assistindo um filme telecine, e qdo escutei Bolo de funil e estava no seu blog...
vou fazer parece ser bom demais.....

Ana Canuto disse...

Inusitado mesmo esse formato e maneira de fritar.
Covardia pura !!!! Cara de férias e de criançada pedindo bis.

Dani Bros disse...

oi Cinara, que original esta receita eu nao conhecia.
Bjks

brisa disse...

haha Ci!! Mas eu comeria o que voce fez num segundo!!:)) Eu fico impressionada com o oleo over cooked dos parques.Adorei a receita e a foto:))

bjs

Karla Maria disse...

Isso é uma maravilha.
Ai que vontade.
Cinara,
desejo que a ausencia do seu sogro os aproxime cada vez mais e aumente o amor, a alegria de estar junto e a cumplicidade que une a sua família.
Beijo

Cinara disse...

Meire, me desculpe a demora para responder, mas ando super ocupada! Olha, para não queimar a base de bolacha, o forno precisa estar baixo, como pede a receita, e você deve deixar o cheesecake na grade mais alta do forno. A minha base de bolacha às vezes queimava quando eu forrava as laterais da forma também, mas agora eu só forro o fundo. Acho que fica mais bonito e não corro o risco de ficar queimada! E acabo de ver que o link que te passei aqui em cima está errado. Este é o link certo do New York Style Cheesecake, OK?

Claregina, que coincidência mesmo! Acho que nunca ouvi falarem do bolo de funil em filmes e programas de TV... E olha que eu traduzo filmes para TV a cabo! Não deixe de me contar se fizer o funnel cake, OK? ;o)

Ana, o bom é que o funnel cake é rápido de fazer! Se você visse as filas que se formam nas barracas de funnel cake das american fairs... :o)

Donna Dani, o formato é bem diferente, mas a massa se parece muito com nosso bolinho de chuva! Acho que não tem quem não goste, não é mesmo? ;o)

Bri, o problema é que nos parques não dá nem tempo de escorrer os funnel cakes direito... Em casa a gente deixa ficar bem sequinho, pelo menos para diminuir a culpa! ;o)

Karla, obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio, querida!

Um beijo enorme para vocês, meninas!

Cláudia disse...

Cinara, vou detonar a minha dieta! A primeira impressão foi de um pretzel em formato louco! Que funil que se usa? Você poderia mostrar uma foto?

bjs

Beatriz Belliard disse...

achei super interessante este funnel cake, fica bonito ! bjs

Cinara disse...

Claudia, é mesmo, ele lembra um pretzel!!! Quanto o funil, eu usei um bem velhinho, de plástico, que eu já tinha cortado o bico para ficar com o buraco maior... Ele está horrível, por isso não bati nenhuma foto dele, mas depois eu bato e te mando, OK? ;o)

Bia, ele chama a atenção pelo formato, e também conquista pelo sabor... Uma combinação letal! :oD

Beijos, meninas!

Sweet disse...

Oi Cinara,
Quanto ao filme e a As Sete Regras Do Amor, um filme bem suave e engraçado.. pois foi a primeira vez que escutei este o Bolo de Funil
Bjs
Claregina

Cinara disse...

Obrigada, Claregina! Vou tentar assistir também! Já vi a sinopse do filme e parece bem legal, além de falar do bolo de funil, é claro! ;o)
Beijos e bom final de semana!

Sweet disse...

Oi Cinara,
Hj finalmente fiz, adorei sabor mais leve que o nosso bolinho de chuva... coloquei no meu blog.
Acabei deixando eles mais finos, pois tive improvisar com uma manga de confeitar (já mudei a caracteristica da receita) upspspsp.....

http://claregina.blogspot.com/2008/06/funnel-cake.html

bjss
Claregina

brisa disse...

Amiga, eh isso mesmo!! Os seus estao sequinhos e garanto que o oleo nao esta "vencido" (super-usado). Deep-fried is not TOO bad for you IF the temperature is proper and the oil is good - it seals the food and it doesn't absorb much. Ahh..sorry..nao conseguih expressar em port:))

Bjs Ci!!

Gabriel disse...

HAHAHA.. eu fiz.. ficou muito gostoso.......gosrduroso obvio...!!
MAs adorei foi um ótimo lanche no meu sábado! Já comi um interio... agora estou esperando se depois q esfriar ele continua tão gostoso!

Obrigado pela receita!

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Gabriel! Realmente, este não é um lanche nada light, mas de vez em quando não faz mal... ;o)

Anônimo disse...

Eu comi funnel cake em Coney Island, com açucar de confeiteiro ...delícioso!!!!!!!!!!!!!!!
Arlete

Cinara disse...

Arlete, o funnel cake sempre me faz lembrar das feiras e parques de diversão americanos... É bom demais, não é? ;o)
Beijos!