terça-feira, fevereiro 12, 2008

Speedy Salmon Fillet

Na semana passada eu fiquei com vontade de comer salmão novamente, então comprei 4 filés bem graúdos, mas sem saber qual receita eu faria. Quando cheguei em casa, constatei que não havia nada para repetir as deliciosas receitas que tenho visto em vários blogs... Então acabei optando pela receita mais básica que eu tinha. Apesar de ter ficado meio pálido, o salmão ficou delicioso e foi realmente bem rápido de fazer. Só que ainda não superou o meu salmão ao mel e limão! Acho que o primeiro salmão a gente nunca esquece... ;o)

Filé de Salmão "Rapidinho"

750g de salmão, cortado em filés ou postas

3 colheres (sopa) de suco de limão

2 dentes de alho amassados

1 colher (chá) de manjericão (usei seco)

1 colher (sopa) de óleo

1 colher (sopa) de shoyu (molho de soja) light

1 colher (chá) de molho inglês

1/4 colher (chá) de pimenta-do-reino

1 pitada de sal

Lave os filés de peixe e seque com papel-toalha. Em uma tigela, misture todos os ingredientes e passe sobre os filés. (Eu preferi deixá-los de molho nessa mistura por 1 hora.) Coloque os filés com a pele para baixo em uma frigideira com sulcos ou no grill elétrico (deve ficar melhor ainda na churrasqueira!). Frite-os de 4 a 6 minutos, dependendo da espessura dos filés, ou até que o peixe se despedace facilmente ao ser cortado com um garfo. Se os filés forem muito espessos, vire-os na metade do tempo para que fritem de maneira uniforme.

17 comentários:

Nogueirajcs disse...

O titulo é Filé de Salmão "Rapidinho" mas como ingrediente tem... "750g de atum".

Com mel e limão? Pois sim, é uma delicia. Temperar e deixar em marinada algum tempo antes de cozinhar... fica uma D E L I C I A

Marizé disse...

Pode não superar a receita anterior, mas eu gostei muito da simplicidade dos sabores.

Beijocas

Cinara disse...

Nogueira, obrigada por chamar minha atenção ao erro que cometi. É isso que dá postar uma receita de peixe enquanto se procura receitas com outro peixe... ;o) Preferi a minha receita anterior por causa do visual também, pois os filés ficam douradinhos!

Marizé, adoro seu carinho e palavras de incentivo, amiga! E meu marido também aprovou esta versão, por isso devo repeti-la também... ;o)

Um lindo dia para vocês!

laila radice disse...

cada receita tem seu momento né? qdo não temos tanto tempo não dá pra querer coisas mirabolantes então um pedacinho deste salmão já me deixaria mto contente Ci! bjos

Janna Joaninha disse...

adoro salmão!
combina muito com maracujá.. experimente ;)

Cláudia disse...

Cinara, salmão é bom de qualquer jeito, já fiz para as minhas crianças até no microondas e elas amavam o peixe cor de rosa quando eram pequeninas. E os temperos que usou também são gostosos.

bjs

Juliana disse...

Ah, Cinara, eu adoraria provar qualquer um dos dois, pois amo salmão. E com esses temperos deve ter ficado excelente.
Experimente fazer uma redução de balsâmico e usar como molho para o salmão, fica delicioso.
Ah, sobrou um pouquinho?
Beijinhos

Isabel (pipoka) disse...

Salmão é um dos meus peixes favoritos, por isso já tenho anotadas as suas 2 receitas. Achei as 2 deliciosas.

bjs

Patricia Scarpin disse...

Salmão é comigo mesmo, Ci - adoro!!
Deu até fome agora... E são 11:05 ainda, nada de almoço por enquanto! :)

Luciana Macêdo disse...

Gosto muito de salmão e a lista de molhos que podem acompanhá-lo é bastante grande. Prático, leve e delicioso.

Bjs.

cozinha da drica disse...

Ci mesmo básico ele ficou super apetitoso...ai que fome! bjs

Cris disse...

Eu estava mesmo procurando uma receita de peixe e você publica essa delícia!!!!

Beijo grande,

Cris

Leila disse...

esse salmao está com uma cara maravilhosa!

Cinara disse...

Laila, acho que eu estava mais inspirada quando fiz meu primeiro salmão... Mas outros virão, com certeza! ;o)

Janna, o salmão com molho de maracujá foi o primeiro que provei, e que me conquistou! Estou "ensaiando" para fazer com esse molho em breve!

Cláudia, acho que associei o salmão a um sabor um pouco mais exótico. Estes temperos são gostosos, sim, mas são coisas que uso sempre... Mas já comprei as alcaparras para fazer o molho da Goreti, e quero fazer a sua receita também!

Juliana, nunca fiz redução de balsâmico, mas deve ficar bom demais mesmo! Eu não sou chef nem nada, mas imagino que essa redução seja ferver o aceto balsâmico até sobrar um tipo de calda grossa no fundo. Se for isso, o sabor concentrado deve ficar divino! Obrigada pela dica! ;o) Infelizmente não sobrou nadinha dos meus filés de salmão, amiga: mesmo pálidos, nós devoramos os quatro! :oP

Pipoka, fico feliz que você tenha gostado, querida! Mas eu começaria primeiro pela receita de salmão ao mel e limão... ;o)

Paty, e o engraçado é que demorei para gostar do salmão, você acredita? Como eu digo, é provável que só agora eu tenha provado um salmão que agradasse ao meu paladar... Agora estou disposta a provar *várias* opções! :o)

Luciana, até hoje eu só fiz estes dois tipos, e ambos grelhados. Quero provar um belo salmão assado agora... Realmente o difícil é escolher o molho!

Drica, servi com uma saladinha de batatas simples, e acho que combinou perfeitamente! ;o)

Cris, este salmão ficou ótimo, mas como eu disse, não chegou aos pés do primeiro, que aliou o sabor divino ao visual de babar... :oP

Leila, eu preferiria que tivesse ficado mais douradinho, mas para quem gosta de salmão, o que importa é o sabor, certo? Quem bom que você gostou!

Beijinhos para vocês, meninas!

Anônimo disse...

Hum...salmão é meu peixe predileto, vou testar sua receita com mel!!!

Cinara disse...

Depois me conte o que você achou, OK? Mas garanto que vai gostar! ;o)

Vania disse...

Nossa que receita maravilhosa em vou fazer aqui em casa??