quarta-feira, setembro 12, 2007

Chocolate Madeleines

Depois de fazer as madeleines tradicionais e as madeleines de framboesa, ainda faltava testar uma receita de madeleines de chocolate. Para não correr o risco de errar, usei exatamente a mesma receita das madeleines tradicionais, que já vinha com as adaptações necessárias para a versão "achocolatada". Não preciso dizer que ficaram deliciosas, macias por dentro e com uma leve casquinha no desenho da concha... Com certeza uma receita para ser repetida várias vezes!


Madeleines de Chocolate

2 ovos

3/4 colher (chá) de essência de baunilha

1/8 colher (chá) de sal

1/2 xícara de açúcar

1/4 xícara de farinha de trigo (bem cheia)

1/4 xícara de chocolate em pó

1/4 xícara de manteiga (55g)

Açúcar de confeiteiro para decorar


1) Pré-aqueça o forno a 180° C. Unte e enfarinhe as fôrmas para madeleines e reserve.

2) Derreta a manteiga e deixe esfriar em temperatura ambiente.

3) Na batedeira, bata os ovos, a baunilha e o sal em velocidade alta até a mistura ficar clara.

4) Batendo sem parar, acrescente o açúcar aos poucos, e continue batendo em velocidade alta até a mistura engrossar e clarear, por 5 ou 7 minutos.

5) Peneire a farinha junto com o chocolate sobre a mistura de ovos, 1/3 por vez, misturando gentilmente após cada adição.

6) Acrescente a manteiga derretida, misturando rápida mas delicadamente.

7) Com uma colher, preencha as cavidades das fôrmas de madeleines com a massa. Asse por 14 a 17 minutos, ou até a superfície "afundar levemente e voltar" quando pressionada com o dedo.

8) Use a ponta de uma faca para soltar as madeleines da fôrma e deixe esfriar sobre uma grade. Imediatamente polvilhe as madeleines com açúcar de confeiteiro.

30 comentários:

Café Vinil Poá disse...

Onde encontro esta forma de concha. Deve ser uma delicia , quero provar rsrsrs, beijos

Isabel Salvador disse...

hummmmmm k delicia essa trinca fui eu k dei...hummmmmmmmmm k bom...bjokas

Anônimo disse...

Cinara, que judiação com a gente....como resistir amiga?! Estão lindas mas, eu sinif...snif...não tenho est5as forminhas e nem encontrei pela internet para vender...vou ficar salivando do lado de cá.
Espero que tudo esteja bem com seu sogro e com a familia.
Abraços
Nora

Letrícia disse...

Hummmmmm... fiquei com água na boca. Parecem tão fofinhas...

laila radice disse...

cinara andas se aventurando mto em territorio frances, faz um convenio com a bia!brincadeirinha parassemotimas as madeleines...ai são tão fofinhas e leves, que a gente se segura pra nao coemr uma duzia...bjos!

Anônimo disse...

Cinara, que lindas ficaram.
Já vi essas formas na 25 de março, mas da última vez que fui estavam em falta na loja. Quando for novamente eu compro sem falta.
Beijos.

Cinara disse...

Julia, você não viu a saga que foi conseguir estas fôrmas, amiga... Dá uma olhadinha aqui e aqui.

Belinha, se ainda restasse alguma madeleine, eu deixava você dar mais uma mordidinha... :oD

Nora, estas fôrmas deram trabalho mesmo, amiga... Não me lembro se você viu, mas tem os links aqui com os posts sobre elas! Quanto ao meu sogro, só falta fazer um cateterismo amanhã. Se estiver tudo certo, volta para casa!!! Obrigada pela preocupação, querida...

Letrícia, ficaram fofas mesmo, do tipo "impossível comer uma só"... ;o) E toda vez que vejo o seu avatar eu fico com a música na cabeça: "Eu me remexo muito, eu me remexo muito, eu me remexo muito..." :oD

Laila, você nem imagina o quanto eu ando me aventurando, amiga! Logo vou publicar outra receitinha francesa que aprendi com a Elvira... E pretendo copiar algumas da Bia, também! ;o)

Verena, pelo visto, estas fôrmas são os itens mais difíceis de achar aqui no Brasil! Por um preço decente, pelo menos... Então, quando você vir formas de madeleines para vender novamente, agarre com unhas e dentes, amiga! :o)

Um beijão para vocês, meninas!

Marizé disse...

Fico entusiasmada com qualquer receita sua, mas assim de chocolate eu não resisto mesmo!

risonha disse...

eu estou babando até agora só de olhar para as fotos... parabéns

colher-de-pau disse...

Tenho mesmo de comprar uma forma para as medeleines.....

Karla Maria disse...

Ai ai ai... que delícia!!!!
Estão lindas.
A forma de madeleines tá na minha lista.
Beijinho

Sheila disse...

Mais uma versão para eu ficar aguada! hahahaha
preciso ir atrás dessa forma. Só lembro quando vejo suas receitas, rsrs
tá tão lindinho Ci, perfeito neh?
bjão

Marizé disse...

Olá outra vez Cinara. Quero dizer-le que você mudou a minha opinião sobre a culinaria dos EUA,(essa mudança foi para melhor, entenda-se), ao ponto de na semana passada um supermercado da minha zona fez uma "feira" de produtos tipicos dos EUA, comprei Cranberries e pecan nuts. Vim até aqui para procurar receitas mas não encontrei. Tem alguma sugestão que me possa dar? Beijocas.

Cinthya Rachel disse...

que lindas! e que receita fácil! dá para adaptar para as forminhas de muffin? pq aqui no brasil não existem essas formas.

Cinara disse...

Marizé, que bom que consegui deixar a culinária americana mais atraente para você, amiga! Realmente, cranberries e pecans são ingredientes muito usados lá nos EUA, mas eu não gosto de pecans, por isso nunca fiz nenhuma receita com elas, e é muito difícil achar cranberries aqui no Brasil, se é que existem. Mas o pessoal gosta muito de torta de pecan! Vou pesquisar algumas receitas e depois escrevo lá no seu blog, OK? ;o)

Risonha, obrigada! Estes bolinhos são mesmo de dar água na boca... :o)

Colher-de-Pau, o formato das madeleines é uma coisa muito fofa, não é? Eu acho lindo!

Karla, além de gostosas, o formato de concha é muito chique! Vou colocar o seu link aqui no Cinara's Place, OK?

Sheila, como as fôrmas são difíceis de achar, pedi para a dona daquela loja tentar arrumar algumas... Vou ligar para ela para ver se já chegaram! ;o)

Cinthya, pode fazer em forminhas de muffins, sim! E às vezes você encontra formas de silicone para madeleines, mas me falaram que o preço é um roubo! Coloquei aqui nos comentários dois links sobre a minha saga para conseguir estas fôrmas, caso você queira ver. Mas valeu a pena! :o)

Super beijo para vocês, queridas!

Lua Limaverde disse...

Pra variar, amiga, você sempre arrasando! Faz tempo que não coloco minha forminha pra trabalhar, então estou adorando juntar suas dicas. :)
Só uma coisa: tem uma imagem no teu blog que não carrega aqui pra mim (fica embaixo de outra que tem "e-mail"), é só comigo?
Beijos!!!

Cinara disse...

Lu, todas vez que eu olho para as minhas formas, fico com vontade de fazer madeleines! :oP Quanto à imagem que não está carregando para você, é o meu tradutor eletrônico! A Elvira também tem no Bistrot. Eu ia dizer para vc dar uma olhada lá. Se você conseguir ver o dela sem problemas, é porque eu devo estar com algum problema aqui... Obrigada por me alertar, às vezes outras pessoas também não estão vendo mas não comentaram. Beijos, amiga!

Marizé disse...

Obrigada Cinara, vou tentar fazer a minha tarte de noz (torta), mas com pecan, mas mesmo assim vou aguardar a sua receita, pois tenho dois pacotinhos. Beijocas fofas.

Cinara disse...

Marizé, já te mandei as receitas por email. Beijos, querida!

Cláudia disse...

Cinara, como todas as madeleines que você já fez, esta também está apetitosa. Só estou a imaginar ela dentro da minha boca. Como eu queria achar essas forminhas!
bjs

Janna Joaninha disse...

cinara
vi a receita no seu blog e salivei... corri comprar as formas de madeleines e FIZ NO MESMO DIA !! ahahahaha

fica realmente muuuuito gostoso. só, acho que pelas formas serem novinhas em folha, elas grudaram um pouco (mesmo untando) e por isso nem todas tiveram a "cara" perfeita da conchinha.

as minhas forminhas são individuais, vem num pacotinho com 12 (renderam 24 - duas fornadas) !!

Cinara disse...

Jana, que bom que você gostou das madeleines! E este tipo de forminha gruda mesmo, por causa das ondulações... É preciso untar cada uma delas! O ideal é usar aqueles sprays para untar, sabe? Eu não vivo sem eles! Você vai publicar as madeleines no seu blog? Eu quero ver!! ;o) Beijos e bom final de semana!

Rachel Sponholz disse...

ai q tortura... isso deve ser deliciosoooooo... hehe
eu já vi dessas formas.. mas é bem como vc falou um rouboooo.

bjãoooo

estou a caça de uma receita de chocolate com pimenta, sei q a pimenta usada é a Jamaica, mas queria receita com medidas exatas.. vc conhece alguem do blog q já fez, esse chocolate??

Um Ótimo fim de semana.. =))
Kel

Cerulean Bill disse...

My golly, those look good! (Sorry, I don't know how to say that in Portuguese.)

Cinara disse...

Kel, chocolate com pimenta eu só ouvi falar naquela novelinha, lembra? Receita mesmo eu nunca vi... Aliás, eu nem saberia dizer como se come isso! Como chocolate, puro? Taí algo muito interessante, que eu adoraria ver no seu blog! ;o) Beijão!

Bill, thanks for the compliments! If you'd like to see the recipe in English, simply click here. The recipe is for regular madeleines, but at the end there are tips to make the chocolate version. I hope you enjoy it! ;o)

Cinara disse...

Olá, Anônimo(a)! Muito obrigada pela dica do site, vou conferir com certeza! Obrigada também pela visita e volte sempre... ;o)

Anônimo disse...

Cinara,
Eu testei o chocolate Madeleines. Como não tinha as formas, usei a de empada de silicone. Ficou muito gostoso, só um pouco pesado por dentro. Será que foi por não ter a forma certa ou eu ter feito na mão e não na batededeira?
Beijos

Cinara disse...

Anna, com certeza a massa não ficou leve porque você não usou a batedeira... A massa das madeleines precisa ser bem batida para ficar bem aerada e fofinha! ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Oi Cinara, minha mãe voltou dos EUA esta semana com forminhas de madeleine e muffin pra mim, por sua causa!!! ontem fiz as de chocolate, morrendo de medo de estragar...achei fácil fazer a massa, mas queimei umas madeleines porque demorei pra entender o ponto certo. Mas comemos as queimadas também. Ficam lindas e gostosas, hein?! Ja disseram que posso fazer mais!

Beijos e obrigada pelas dicas e receitas!!!

Cinara disse...

Cristina, que delícia receber forminhas direto dos EUA! Adorei saber que você aprovou a receita... Na próxima você acerta o ponto, tenho certeza! ;o)
Beijos e bom final de semana!