quarta-feira, junho 13, 2007

Peanut Butter and Banana Muffins

Quando fiz a pasta de amendoim caseira e pedi sugestões de receitas para testá-la, a querida amiga Ana prontamente me enviou esta receitinha super fácil de fazer! Achei a combinação um pouco diferente porque, embora eu goste muito de banana e também de pasta de amendoim, nunca havia misturado os dois. No final das contas, os muffins ficaram fofinhos, mas o sabor de nenhum dos dois ingredientes principais se sobressaiu... Fiquei pensando no que eu poderia ter feito de errado, e cheguei a duas conclusões: talvez seja preciso aumentar a quantidade de pasta de amendoim para que o gosto dela predomine ou talvez eu deva usar bananas nanicas, que têm um sabor mais pronunciado (eu usei banana prata). Ajustes à parte, super obrigada pela receita, Ana! ;o)


Muffins de Pasta de Amendoim e Banana

1 1/2 xícara de farinha de trigo

1 xícara de aveia em flocos finos (usei 3/4 xícara)

1/4 xícara de açúcar mascavo

3 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de sal

1/3 xícara de pasta de amendoim

1 xícara de leite

1 ovo

2 bananas, amassadas

Pré-aqueça o forno a 180°C. Em uma tigela, misture a farinha, a aveia, o açúcar, o fermento e o sal. Reserve. Em outra tigela, misture bem a pasta de amendoim, o leite, o ovo e as bananas amassadas. Acrescente esta mistura aos ingredientes secos e misture apenas até incorporar. Asse em forminhas de muffins untadas (ou em forminhas de papel) por cerca de 20 minutos.

22 comentários:

Patricia Scarpin disse...

Ficaram lindões, amiga - cresceram tanto!!!

Lua Limaverde disse...

Ficaram enormes, mesmo! Eu adoro muffins de banana, mas acho que eles não ficam mesmo com o gosto pronunciado. O que acho legal é a textura que a banana dá ao muffin, fica parecendo um pãozinho. :)

Anônimo disse...

Cinara, devem estar divinos!!! Hummm! Amo muffins! Beijos!

www.mangiachetefabene.wordpress.com

Fer Guimaraes Rosa disse...

banana e peanut butter era o recheio do sanduiche favorito do Elvis Presley. fica uma deli! :-) bjs,

Cinara disse...

Pat, cresceram mesmo! O bom é que usei forminhas de papel impermeável, que achei por aqui recentemente! Não grudou nadinha... ;o)

Lu, se muffins de banana em geral não ficam com gosto forte, imagine usando banana prata... Mas você tem razão quanto à textura, ficaram parecendo pãezinhos!

Verena, eu também adoro muffins, e não me canso de testar variações!

Fer, essa eu não sabia... E olha que já fui fissurada no Elvis! :o)

Beijinhos, meninas!

Cris disse...

Cinara, ficaram com uma aparência linda!

Manu disse...

Cinara, obrigada pelos elogios!
Olha, quero fazer uma pergunta, porque achei seus muffins lindos demais!
Outro dia tentei fazer muffins. Daí, segui as instruções, enchi até menos de 2/3 das minhas forminhas (pra não ter desastres), e coloquei os bichinhos no forno.
Mas eles não cresceram assim, eles cresceram de um jeito meio estranho, subiram e foram se espalhando pros lados das forminhas, invadindo o espaço das outras.
Resultado: 12 bolinhos grudados pelas pontas, uma coisa horrível. Até que ficaram bons, mas esteticamente, credo!!!
Com o tempo melhora ou é o caso de eu comprar forminhas de silicone e deixar uma bem longe da outra quando eles estiverem assando?
Obrigada e desculpe por te alugar!
Bjo!

Sheila disse...

Ci,
como vc consegue fazer muffins tão lindos??? Os meus, ou crescem absurdamente, ou murcham no centro ¬¬'
sou um desastre pra muffins, definitivamente, hauhauhahau
bjão

Elvira disse...

Ficaram liiiiindos! :-)

Silvia Arruda disse...

Ci, como todos sabem, ainda não me aventurei a fazer muffins, mas vendo estes, como os seus, me dá uma vontade!!

Cinara disse...

Cris, obrigada! ;o)

Manú, pela sua descrição, parece que sua massa de muffins estava líquida demais. Os muffins conseguem crescer, mas a falta de "massa" não os segura lá em cima, e eles se espalham. Se você fizesse em forminhas de silicone, deixando-os separados, a massa iria escorrer pelas laterais da forminha. Mas não se preocupe que com o tempo melhora, sim! :o) Logo você vai conhecer a textura correta de uma massa de muffin, que não pode ser seca demais e nem líquida demais. E o mais importante é ter uma boa receita, porque receita ruim não se salva nem com milagre! ;o)

Sheila, não foi sempre que consegui muffins perfeitos, amiga... Geralmente, eles crescem demais quando há fermento demais, ou quando enchemos demais as forminhas. E eles "afundam" quando a massa está líquida demais. Como eu disse para a Sheila aqui em cima: não desista, sempre preste atenção à textura da massa e procure usar receitas testadas e aprovadas (leia sempre comentários e críticas). Boa sorte!

Elvira, obrigadinha!

Silvia, quando você começar a fazer, verá como os muffins são práticos. Eu faço meus muffins de Chocolate com Gotas de Chocolate praticamente toda semana!

Beijinhos, queridas!

Cláudia disse...

Cinara, eu estou adorando estas receitas que vão manteiga de amendoim. E com todas essas amigas especialistas em muffins, os meus também estão ficando muito bons. Agora só falta testar esta pasta de amendoim, que vc nos ensinou.
Eu acho que ela vai bem nos muffins de chocolate tb!
Bjs
Cláudia

P.S. Ci, tenho uma novidade q vc vai amar, brevemente te conto.

Ana disse...

Cinara, que lindos ficaram os seus!
Fico feliz que gostou, mas pena q nao foram la tao bons quanto voce esperava.
Quando fiz tbem achei q o peanut butter nao sobressaia na receita, e creio q se vc usar as bananas beeeem maduras (daquelas escuras q ja estao ficando "feias" na fruteira, sabe?!), ai acho q o sabor das bananas ira prevalecer.
Fiz um bolo de chocolate com recheio de peanut butter mousse ontem p/ o aniversario do meu marido e lembrei de voce! hehe!
Depois vou postar a foto e receita la no blog, esse acho q vc ira gostar viu!
Beijos!
Ana

Cinara disse...

Cláudia, eu adoro pasta de amendoim com chocolate, com certeza vai render um muffin delicioso! E agora você me deixou curiosa para saber qual é a novidade, viu? :o) Bjs!

Ana, com certeza, usando bananas nanicas super maduras, o gosto deve ficar mais forte. Mas na verdade, pensei em usar mais peanut butter, que eu adoro! ;o) Agora, esse bolo de chocolate com mousse de peanut butter deve ser um verdadeiro manjar dos deuses, amiga! Estou aguardando ansiosamente para ver no seu blog. Beijos e mais uma vez obrigada pela receita!

Carla Ventura disse...

Que muffins mais lindinhos!

Anônimo disse...

What a delicious combination!

Valentina disse...

Ai, ai ,ai ci.esta receita me agradou e muito...Posso copiar?!?

Cinara disse...

Carla, obrigada! ;o) Bjs!

Kristen, it really is! And soon you'll see one of your wonderful recipes here... Thanks for your visit!

Valentina, não só pode como deve! Mas não se esqueça de aumentar a quantidade do peanut butter ou de banana, o que mais lhe apetecer! ;o) Beijão!

winnie disse...

Fiquei apaixonada, esta vou ter que experimentar brevemente.

Cinara disse...

Obrigada, Winnie! Mas quando decidir fazer, não deixe de seguir o conselho que dei para a Valentina aqui em cima, OK? Bjs!

Eli disse...

Quanta coisa boa!!! Ficaram tão lindos os muffins!

Cinara disse...

Obrigada, Eliana! Bjs e uma ótima semana para você!