sábado, fevereiro 17, 2007

Chocolate Chocolate-Chip Muffins


Estava eu navegando pelo site do Food Network quando me deparei com esta receita de muffins de chocolate com gotas de chocolate. (Para chocólatra algum botar defeito, certo?) Como não havia foto, decidi analisar a receita, e ela me pareceu fácil e gostosa. Mas o mais interessante é que se tratava de uma receita da Nigella, e seria uma boa oportunidade de avaliar algo feito por ela. Veredicto: receita aprovadíssima! Estes muffins são maravilhosos, super fáceis de fazer, ficam fofinhos e abarrotados de gotas de chocolate... Um ponto para a Nigella! ;o)

Muffins de Chocolate com Gotas de Chocolate

1 3/4 xícara de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

1/2 colher (chá) de bicarbonato

2 colheres (sopa) de chocolate em pó

3/4 de xícara de açúcar

1 pitada de sal (eu acrescentei, não tinha na receita)

3/4 de xícara de gotas de chocolate meio-amargo, mais 1/4 de xícara para decorar

1 xícara de leite

1/3 xícara mais duas colheres (chá) de óleo (usei de canola)

1 ovo

1 colher (chá) de extrato de baunilha

Pré-aqueça o forno a 200 graus centígrados. Em uma tigela, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o chocolate em pó, o açúcar e o sal. À parte, misture o leite, o óleo, o ovo e a baunilha. Acrescente os ingredientes líquidos aos secos de uma só vez. Misture apenas até incorporar, lembrando que a massa de muffins deve ficar "empelotada" mesmo. Misture as gotas de chocolate à massa. Encha forminhas de muffin até 2/3 da capacidade. Distribua as gotas restantes por cima da massa, e asse por 15 ou 20 minutos, fazendo o teste do palito. Rende 12 muffins.

52 comentários:

Akemi disse...

Imagina se eu vou deixar de preparar esses muffins??? Estão super fofinhos e apetitosos, Cinara!
Bjs e bom Carnaval pra vocês!

Valentina disse...

Ci, que coisa mais linda!! Dá para sentir a fofureza deles menina. Voce é danadinha. Tirei o chapéu várias vezes.bjocas e bom carnaval.

Vitor Hugo disse...

Eu fiz a Chocolate lime cheesecake dela! :) Ficou ótima, poderia ter ficado melhor... se não tivesse entrado água onde não devia, uehueheuhe

Nigella é legal, tão home made(?), heheheh

Cinara disse...

Obrigada, Akemi! Estes muffins são tão fáceis que já fiz duas vezes! ;o) Beijos...

Obrigada, Val! Até eu me surpreendi com a fofura deles... Beijinhos!

Vítor, como esta deu certo, acho que vou tentar outras receitas da Nigella! E não entendi o que vc quis dizer com este "home made", sorry... Se quiser me explicar, eu passo o termo certo, OK? ;o) Bjs

Lua Limaverde disse...

Mais um pra minha lista de muffins!! Aqui eu nunca acho gotas, mas eu coloco pedacinhos de chocolate mesmo (rs). Estão lindos, Cinara! :)

Carla Ventura disse...

hummm...amo muffins! Salgado ou doce! Quero experimentar!

Cinara disse...

Obrigada, Lu! Mas você não acha gotas de chocolate para vender aí nunca, ou são difíceis de encontrar? É uma pena, porque elas são super práticas! Mas pedacinhos de chocolate também ficam deliciosos... ;o) Beijão!

Carla, eu nunca fiz muffins salgados, acredita? Eu vi o seu de espinafre! Também tenho algumas receitas, mas nunca me aventurei. Quem sabe não me animo? Bjs!

Vitor Hugo disse...

Eu acho que vi em algum lugar, mas o sentido seria de "feito em casa", uehuehuehe Tá errado, né?

Cinara disse...

Vítor, você está certíssimo: "homemade" é "feito em casa", sim. Mas a Nigella não pode ser "feita em casa", entende? A comida dela sim, então, você poderia dizer "As receitas da Nigella são bem homemade", passando a idéia de que são "caseiras". Era isso?
Aula encerrada. ;o)

Patricia Scarpin disse...

Ci, coisa mais deliciosa esses muffins, deu água na boca, aqui!

A Nigella é meio doidona mas é danada na cozinha, vc vai acabar gostando das receitas dela.

Cinara disse...

Obrigada, Pat! Depois desta experiência super positiva, acho que vou mesmo precisar rever meus conceitos em relação à Nigella... :o) Beijão!

Eli disse...

Ci, estou babando!! Que maravilha estão!

Cinara disse...

Obrigada, Eliana! :o) Beijos...

Cris disse...

Ci, que delícia de muffins, gostei da dica de decoração com as gotas, vou tentar na próxima vez!

Cinara disse...

Cris, esta receita is a keeper! Não precisa de batedeira, não faz sujeira alguma e só tem ingredientes que sempre temos em casa. O Victor até pediu que eu fizesse de novo para ele levar na escola! Bjs

Itza disse...

Ai ai ai, chocólatra assumida, PRECISO fazer este Chip muffins. Darei notícias deles esta semana! Beijocas Ci e como sempre delicia de blog!

Elvira disse...

Que muffins irresistíveis! Você me encanta, Cinara! :-)

Anônimo disse...

Cinara, que muffins! Realmente, para quem é fã de chocolate essa receita é um prato cheio, mas deve acabar vazio em pouco tempo. =) Beijinhos!

Cinara disse...

Itza, se você é chocólatra, vai pirar com estes muffins! Obrigada pela visita e welcome back!

Obrigada, Elvira! Você é muito gentil... ;o)

Renata, não sobra nem uma migalha mesmo, amiga... :oD

Beijinhos, meninas!

Paula disse...

Oi Cinara, adorei esta receita. Fiz os muffins e ficaram um desbunde, muito bom mesmo. Um beijão!

Cinara disse...

Obrigada, Paula! É uma receitinha super simples, mas fica boa demais mesmo... Eu faço direto! ;o) Bjs!

brisa disse...

Cinara,

Passando pra contar que ontem fiz estes muffins - finalmente!! - e ficaram deliciosos:)) Diz o marido e filhos, estou dietando e nao comih..Mas ainda assim quis dar um feedback:))

Obrigada:))

Bjs

Bri

Cinara disse...

Bri, que bom que você gostou dos muffins!! Mas acho que dava para você comer apenas um, não dava? Eu vivo de dieta, mas não resisto a doces. O jeito é comer só um pouquinho... Obrigada pelo feedback, adoro saber quando fazem as receitas que eu publico! :o) Beijinhos!

brisa disse...

Querida Cinara,

Valeu pelo puxao de orelha:)) Cortei uma coisinha akih, outra alih e comih o bolinho..Eskentei no MO por 20 sec., as gotinhas ficaram moles e quentinhas, yum, yum!:)) O que eu mais gostei (alem da facilidade em fazer), eh que nao eh muito doce..Mais uma vez, obrigada pela receita e pela msg carinhosa.

Bjs

Bri

PS: Voce chegou a ir em algum Chilis? Eu desenvolvih uma receita de chicken, baseada nos southwestern eggrolls deles, se vc quiser..Tamos aih:)) Eu nao como chicken, mas quem comeu, adorou!!

+bjs

Cinara disse...

Agora que você comeu um bolinho eu fiquei feliz, Bri! :oD Eles são ótimos mesmo, não são? Eu também esquento os meus, para comer com sorvete... (1 bolinho + 1 bolinha de sorvete apenas!) ;o)
Bri, não tinha Chili's na região em que morei nos EUA, amiga! Lá em upstate New York tinha apenas Taco Bell e Chi-Chi's. Mas se você quiser me mandar a receita, eu vou adorar! Aí eu fico conhecendo sua versão dos eggrolls!
Aliás, onde foi parar seu blog, Bri? Tentei acessá-lo pelo seu perfil, mas não consegui...
Beijos e bom final de semana!

brisa disse...

Dear Cinara, voce prefere a versao wok ou a versao panela de pressao?? :)) As duas dao bons resultados..Bom, vou ter que medir e explicar do meu jeito, mas mando nos proximos dias..

A proposito: o Chilis eh uma rede, mas nao eh mexicano, como o nome sugere. Como o Outback nao eh Australiano (eh uma rede da Florida!!)..hehe..Por falar nisso, fieki super intrigada com sua receita do pao do Outback..vou ter que fazer ir la pra comparar..nao vou sempre, pois sou vegetariana, entao soh qdo a ocasiao exige meeeeeesmo:))

Os eggrolls do Chilis sao bem legais, nada orientais, mas eu soh faco a chicken pra galera (marido/filhos), que eh uma copia do recheio deles..vai bem com arroz branco..Sao bem southwestern mesmo..

Bjs e otimo fim de semana..:))

Bri

PS: http://www.chilis.com/

brisa disse...

PS2: Eu nao blogo mais, parei em 2003..:))

Cinara disse...

Bri, eu prefiro a versão da panela de pressão, porque não tenho wok. A não ser que eu possa usar uma frigideira comum. E você pode me mandar para este e-mail: cinaracmf@hotmail.com
Acho que fica mais fácil do que escrever aqui, você não acha?
Eu sempre achei curiosa a história dessas redes de restaurantes... A comida servida nos restaurantes "mexicanos" americanos é na verdade uma versão dos pratos servidos no México, como puder constatar quando estive lá. Mas eu realmente prefiro a versão tex-mex, e é o que publico no meu blog. Eu sabia que o Outback não era genuinamente australiano, mas ainda não estive na Austrália pra provar os pratos e ver a diferença. Por enquanto, a versão ianque me agrada *muito*! ;o)
Eu vi os eggrolls no site do Chili's, e parecem deliciosos mesmo... Estou aguardando a receita!
No e-mail, me diga porque parou de blogar, Bri. Não sente saudade de seus leitores? Eu estou viciada nisto aqui... :o)
Beijão!

Anônimo disse...

Oi Cinara! Estou acompanhando seu blog há um tempinho e testei ontem esta receita de muffin, mas ficaram tão macios que desmontaram :( poderia me dar uma idéia do que fiz errado? segui a receita à risca, mas eles ficaram muito quebradiços mesmo... ficaram ótimos, um sabor delicioso, mas não consegui retira-los inteiros de nenhuma forminha... será que coloquei muito chocolate em gotas?

Cinara disse...

Que pena, Sheila! Vamos analisar: você usou a mesma medida de xícara para todos os ingredientes? Isso é importante, porque mesmo que sua xícara de medida seja diferente da minha, se você usar a mesma, sua receita ficará proporcional e também dará certo, entende? E o açúcar que você usou é o branco, comum? Usar açúcar cristal pode mudar a textura dos muffins. A questão das gotas também pode influenciar, dependendo do tipo de gota que você usa. As que eu uso ficam molinhas mesmo depois que os muffins esfriam. Se as suas voltam a endurecer, e você colocou gotas demais, elas não vão manter a massa "unida", ela vai quebrar mesmo. Ainda mais porque já é bem aerada. Você usou forminhas de papel? Se usou, tente assar sem as forminhas na próxima vez. Ou vice-versa. Se for assar direto nas formas de muffin, não se esqueça de untar bem. Fiquei chateada que os seus não deram certo... :o( Se você ainda tiver alguma dúvida, me escreva, OK? Bjs!

Anônimo disse...

Então, eu fiz assim: usei a mesma xícara para medir, untei e enfarinhei as forminhas pois não encontrei papel impermepavel e usei gotinhas de chocolate meio amargo na massa e depois algumas por cima. As gotinhas acumularam no fundo, o que acabou "molhando" demais a massa, mas ela em si ficou muito quebradiça... será que se eu diminui a quantidade de líquido ajuda? E outro fator, aqui está muito quente (chega a fazer 38C)... acredito que influencie neh? Bom, de qualquer forma, agradeço muito sua atenção e gentileza... suas receitas são maravilhosas, seu blog é lindo e vc é muito doce e prestativa. Obrigada mais uma vez! Virei visitante fiel, rsrs - bjus

Cinara disse...

Você me deixa sem graça com tantos elogios, Sheila... Obrigada, obrigada e obrigada! :o) Bom, se as gotas foram parar no fundo, é porque a massa estava líquida demais. Geralmente, a massa de muffins fica parecendo um mingau grosso e empelotado. Acho que diminuir um pouco o líquido pode ajudar, e use um ovo pequeno. O calor deixa tudo mais mole também, infelizmente... Quanto às forminhas de papel, elas não precisam ser impermeáveis. Eu uso forminhas de papel normal, e, se não me engano, pago 90 centavos por 100 delas! Eu trouxe forminhas de papel manteiga dos EUA, e com certeza são melhores, mas as outras quebram bem o galho. Espero que na próxima vez dê certo! ;o) Beijinhos!

Adriana disse...

Olá Cinara , sempre agradeço a Deus por existir o google , para que possamos conhecer pessoas abençoadas como vc , eu amo cozinhar e outro dia assistindo a uma série americana uma das personagens estava fazendo cupckaes para vender , e proucurando a receita te achei , fiz adoooooooorei , já fiz várias vezes , ontem fiz esses muffins e simplesmente desapareceram , graças a Deus aqui em casa todo mundo é magro , enão é por falta de comida rsrsrsr, Deus a abençoe e que continue nos presenteando.
Um abraço , da nova (espero) amiga.
Bjs.

Cinara disse...

Olá, Cris! Muito obrigada pelos elogios e pelas palavras carinhosas! Fico super feliz quando fazem minhas receitas e elas dão certo, por isso adoro quando as pessoas escrevem aqui contando boas experiências como as suas... Se Deus quiser continuarei com este blog ainda por muito tempo, e conto com suas visitas e comentários, OK? Beijos e uma ótima semana para você!

monica disse...

Oi Cinara querida tudobem?
Eu tenho uma pergunta:como faço pra rechear os muffins?para ficarem com aquele recheio cremoso dentro?Você saberia me dizer?
Obrigada e um grande abraço!

Cinara disse...

Oi, Monica! Olha, há várias maneiras de rechear muffins. Eu tenho uma receita (que ainda vou publicar), que você coloca um pouquinho de recheio de cream cheese por cima da massa e ela entra sozinha no muffin, e fica bem no meio! Outro modo é colocar um pouco de massa na forminha, colocar uma colher (chá) de recheio e depois cobrir com mais massa, mas isso só dá certo quando o recheio é mais viscoso, como geléias, por exemplo. Se o recheio for muito líquido, ele vai se misturar à massa. O outro modo, e o mais garantido, é cortar a "tampa" do muffin formando um tipo de cone, rechear e depois colocar a "tampa" no lugar. Se quiser ver fotos de como fica, clique aqui.
Espero ter ajudado!
Beijos!

Unknown disse...

Cinara,

Estou com muita vontade de fazer estes Muffins, mas todas as receitas que faço com medidas em xícaras ficam mal.

Será que consegue dizer aproximadamente os valores em gramas?

Obrigado.

Cinara disse...

Sandra, eu transformei as medidas usando a minha jarra medidora, por isso os valores são aproximados, OK?

250g de farinha de trigo
150g de açúcar
150g de gotas de chocolate
70g de gotas para decorar
240ml de leite
80ml de óleo

Espero que dê certo!
Beijos e bom domingo!

Unknown disse...

Já fiz os muffins e ficaram maravilhosos!!!
Obrigado Cinara :) Beijos.

Cinara disse...

Que bom, Sandra!!!
Se tiver mais alguma dúvida, escreva, OK? ;o)
Beijos!

Unknown disse...

Cinara,
fiz esta receita de muffins adaptada com minha filha e suas amigas. Foi um sucesso total! Veja as mãozinhas delas confeitando os muffins no meu blog (http://decoracasa.blogspot.com/2008/05/mozinhas-obra.html)
Thank you so for your valuable contribution. Even though you consider you blog an unpre­ten­tious one, it does change some lives.
Beijo,
Flávia

Cinara disse...

Flávia, que legal você ter feito os muffins com as meninas!!! Fico feliz que elas tenham gostado... And I really appreciate your kind words! Sharing love and friendship, as well as recipes, is the main purpose of this blog! ;o)
Vou visitar seu blog agora mesmo, querida!
Um beijo!

Sharlene Ara disse...

Cinara, adorei a receita de muffins... mas o meu não cresceu como os seus... fiquei tão triste... como faço??? Usei todas as medidas, mas usei açúcar cristal... e o forno a 200 C! Como faço para fazer com que eles cresçam???
Beijos

Cinara disse...

Sharlene, existem algumas hipóteses para seus muffins não terem crescido... Seu fermento está na validade? Você encheu 2/3 das forminhas (a massa chega acima da metade, mas não chega até a borda.) O forno estava pré-aquecido? Seu forno está regulado? Colocar o botão no 200C não quer dizer que a temperatura esteja correta... Fico chateada porque seus muffins não deram certo. Hoje mesmo fiz uma fornada destes muffins para meu filho levar na festinha do clube! Aliás, eu faço sempre esta receita, e nunca deu errado. Confira os itens acima e tente de novo, porque estes muffins realmente valem a pena!
Se precisar, escreva novamente, OK? ;o)
Beijos!

Anônimo disse...

Olá Cinara!
Visito seu blog há um tempo,mas ainda não tinha feito uma receita sua. Finalmente fiz esses muffins, e adorei! Ficaram maravilhosos, vc realmente sabe explicar o passo-a-passo de uma receita, Uma dúvida apenas: quando vc faz muffins nas formas de papel, vc deixa que eles fiquem nas forminhas depois de prontos, né? Ou seja, não os retira como faria se tivese assdo na forma de metal? É isso, parabéns pelo blog!

Bjs!
Marcella

Cinara disse...

Oi, Marcella! Adorei saber que você gostou dos muffins! Quanto à sua dúvida, é isso mesmo: eu deixo os muffins nas forminhas de papel, e cada um que vai comer, tira a forminha de papel do seu próprio muffin. Às vezes eu tiro a forminha de um deles para bater as fotos, mas dos outros eu deixo. Meu filho também leva na escola assim, e fica super prático! ;o)
Beijos!

christina disse...

Olá Cinara,
Adoro suas receitas, tentei fazer estes muffins mas não sei onde errei, eles não cresceram e o sabor do bicarbonato ficou muito forte, você saberia me dar alguma dica?

obrigada,

Chris

Cinara disse...

Oi, Christina! O fato dos muffins não terem crescido talvez seja a validade do fermento. Você conferiu antes de usar? E mesmo dentro da validade, algumas condições de armazenamento podem estragar o fermento. Sobre o sabor de bicarbonato, se você usou apenas a meia colher (chá) que a receita pede, não era para ficar com gosto forte. Na verdade, não fica com gosto nenhum de bicarbonato. Mas caso você tenha se enganado e colocado mais bicarbonato, talvez por isso os muffins não tenham crescido! O bicarbonato em excesso pode ter o efeito contrário do fermento. Se ainda tiver dúvidas, me mande um email, OK? ;o)
Beijos!

Eliana disse...

Uau, esses muffins ficam deliciosos! Um verdadeiro perigo. Fiz uma receita e sumiu rapidinho; todos gostaram. Usei cacau, que prefiro, e as gotas da lojinha. Beijos e obrigada por compartilhar a receita!

Cinara disse...

Eliana, como eu te disse, eu faço esta receita direto. É fácil, não faz sujeira e sempre dá certo! Fico feliz que você tenha gostado! ;o)
Beijos!

Cristina disse...

Olá Cinara, quando quero muffins venho aqui e nunca me decepciono!rs...
Fiz esses esta semana e ficaram muito bons, além de macios, são mesmo fáceis de preparar (estão no blog).
Tenho apenas uma dúvida, será que posso omitir o bicarbonato? eu sinto o cheiro residual dele nos preparos e usei a quantidade certa, pois tenho colher medida...o quê vc me diz, uma vez que leva fermento tbm!
Bjs e desde já agradeço!
Cris

Cinara disse...

Cristina, nesta receita acho que você pode omitir o bicarbonato, sim. Ele deve servir apenas para realçar a cor do do chocolate ou cacau em pó. Em algumas receitas, o bicarbonato de sódio realmente substitui o fermento em pó, que por sua vez contém bicarbonato de sódio (que é básico), cremor tártaro (que é ácido) e algum tipo de amido. Quando a receita pede os dois é porque ela contém algum ingrediente ácido, como o iogurte ou buttermilk. O bicarbonato vai contrabalancear a acidez desse ingrediente ácido, enquanto o fermento em pó fará o bolo crescer! Mas como não há nada ácido neste receita, acho que não fará diferença.
Beijos!