domingo, fevereiro 13, 2011

FAZENDO SORVETE SEM SORVETEIRA

Como no post anterior muita gente perguntou como fazer sorvetes ou frozen yogurts sem a sorveteira, decidi buscar a orientação do guru internacional dos sorvetes, David Lebovitz. Então vou traduzir aqui um post que ele publicou em seu site para ajudá-los a reproduzir em casa algumas destas delícias geladas! (Clique nas fotos para ver as receitas.)

As pessoas começaram a fazer sorvetes muito antes da invenção da eletricidade, então não há motivos para você não fazer sorvetes e sorbets em casa sem uma sorveteira. A vantagem de usar uma sorveteira elétrica ou manual é que o resultado final será mais homogêneo e cremoso. Passar qualquer coisa do estado líquido para o sólido significa criar cristais de gelo. Então, se estiver fazendo isso manualmente, à medida que sua mistura de sorvete ou sorbet congela, você deve quebrar o máximo possível desses cristais de gelo, para que o resultado final seja o mais homogêneo e cremoso possível.

Mas como nem todos podem ter uma sorveteira, saiba como você pode fazer seu sorvete caseiro sem ela. Eu recomendo começar com uma receita de sorvete à base de crème de leite para obter a textura mais cremosa possível. Você pode usar meu sorvete de creme ou qualquer outra de sua preferência. Quanto mais gordura na receita, mais cremoso e homogêneo será o resultado. O sorvete feito manualmente fica melhor se for consumido assim que ficar pronto, o que não deve ser um problema. (David Lebovitz)


FAZENDO SORVETE SEM UMA SORVETEIRA

1. Prepare sua mistura de sorvete e esfrie-a sobre um banho de gelo.

2. Coloque a mistura em uma tigela funda, de plástico ou inox, e leve ao freezer.

3. Após 45 minutos, abra o freezer e verifique. Quando a mistura começar a congelar perto das beiradas, retire-a do freezer e misture-a vigorosamente com uma espátula ou batedor de claras. Bata com força, quebrando as partes já congeladas. Leve de volta ao freezer.

4. Continue verificando a mistura a cada 30 minutos, batendo vigorosamente enquanto ela congela. Para obter um melhor resultado, você pode use um mixer ou uma batedeira portátil. (Quem tiver uma Kitchen Aid pode deixar a mistura na tigela de inox e bater na tigela da própria batedeira.)

5. Continue verificando periodicamente e batendo enquanto o sorvete congela. Ele deve levar de 2 a 3 horas para ficar pronto.

32 comentários:

Barida disse...

Cinara,
esta ideia parece ser perfeita para mim, pois eu tambem nao tenho sorveteira :) Beijo

Sandra Peres disse...

Até eu poder comprar uma, terei qie me virar assim. Bjos

Edna disse...

OI...
Vc tem tb a idéia de mistura para o sorvete?
Valeu pela gde dica!
Bjs
Edna

Karen Alvares disse...

Cinara, você é mesmo muito atenciosa, valeu pela dica, vai ser muito útil pra mim que não tenho sorveteira e pra todos!

Beijos.

Gina disse...

Não tenho sorveteria e não tenho o que me queixar dos sorvetes que faço. Muito bom, não é?
Bjs.

Carla disse...

Agora sim hehe
Você acaba de matar as lombrigas criadas desde o post passado do seu frozen.
Adorei e obrigada por postar o sorvete sem sorveteira.

Grande beijo
http://prendadagarota.blogspot.com

Saam! disse...

Oi Ci!!
Muito obrigada por esse post, com certeza vai me ajudar muito, já fiz algumas tentativas de sorvete aqui em casa, mas sempre me decepciono.
Com certeza vou tentar de novo, ainda mais com um belo vanilla ice cream!!!
Dê uma passadinha lá pelo meu blog quando der Ci.

Beijos!

Saam! disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luciana Betenson disse...

Ci, que ideia boa... qualquer dia criarei coragem pra tentar! Eu sempre penso em comprar uma sorveteira, mas aí lembro que eu preciso tanto de sorvete como de um prego na cabeça rsrs!

Saam! disse...

Aqui estou eu de novo Ci, queria agradecer pelo carinho em comentar em meu blog!
Há quase 1 ano sigo seu blog, quietinha, sem comentar e agora ter um comentário seu em meu blog me fez tão feliz!
Muito obrigada! De verdade ;)

Unknown disse...

Cinara,que maravilhaaaaa!!Obrigada pela aula!Vou tentar fazer, valeu pelas dicas.Beijkas.

Carol e Mayko (Equipe Cozinhando o 7) disse...

Amei os sorvetes. Vou tentar fazer e depois mostro o resultado. Beijos

Fabiana disse...

Cinara,
Eu adorei!!!
Não tenho a sorveteira, e ainda tenho filhos que amam sorvetes.
vou seguir o passo a passo e vou tentar fazer.
beijos e obrigada

Érica disse...

Oi Cinara, adorei o blog, parabéns e obrigada por dividir tanta informação. Quero fazer uma pergunta sobre buttermilk (fiquei com receio de que vc não lesse coments em posts antigos e por isso vou perguntar aqui mesmo). Para fazer o buttermilk pode-se usar leite desnatado ou tem que ser o integral mesmo? Desde já, obrigada.

Anônimo disse...

Cinara,

MUITO obrigada pela tradução!!

Bjos
Henriqueta

Andréa Santana disse...

Sorvete é tudo de bom estes sorves estão ótimos!

Beijos.....

Cinara disse...

FICO FELIZ QUE VOCÊS TENHAM GOSTADO DAS DICAS, MENINAS! COM ESTE CALOR, NADA MELHOR QUE UM BOM SORVETINHO FEITO EM CASA... ;o)

Edna, cada uma das fotos corresponde a uma receita de sorvete. Se quiser ver mais, clique no Marcador "sorvetes" na barra lateral do blog!

Érica, o buttermilk pode ser feito com leite integral ou semi-destatado. O desnatado, por não ter gordura alguma, não vai talhar como se deve. Eu sempre uso o semi-desnatado e funciona direitinho!

BEIJOS E BOM FINAL DE SEMANA!

Camila disse...

Valeu, Cinara! Assim q eu terminar a dieta vou testar!

A União Faz a Vida disse...

Cinara, eu sempre passo por aqui, mas nem sempre comento... A verdade é que eu adoro teu blog, tuas receitas são super bem explicadas e teu texto é tão despretensioso.
:)
Um beijo, querida

Lari/Jê disse...

Conheci o seu blog hoje e me encantei!!!
Essas receitas de sorvetes parecem deliciosas... Como não tenho a sorveteira, vou experimentar todas =D
Adorei também a sua loja. Vou virar cliente...

Beijos
Lari

Unknown disse...

Cinara,

As suas dicas são excelentes para a preparação de gelados. Adorei.

Beijinhos

Cinara disse...

Obrigada pelo carinho, Talula! Comentários como o seu são um incentivo enorme, você nem imagina!

Lari, adorei saber que vc gostou do Cinara's Place! Obrigada pela visita e pelos elogios!

Obrigada, Cacahuete!

Um beijão para vocês!

Mundo do Sabor disse...

Adorei seu blog,muito boa a explicação de como fa\er sorvete caseiro.Amei.Já estou te seguindo.
Faça-nos uma visita: www.mundodosabor.blogspot.com

biscoitos de polvilho disse...

ADOREI, ótimo mesmo,obrigadinha!

Anônimo disse...

Cinara
Meu nome é Cristiana, moro no Rio de Janeiro e simplesmente estou apaixonada pelo seu blog!
Fico horas e horas curtindo tds comentarios, suas receitas e delirando, querendo comprar tds utensílios que vc sugere, Haja grana! Hahahaha
Agora estou delirando por uma sorveteira, vc afinal comprou uma para sua mãe? Costumo fazer sorvete mas fico muito triste pq eles formam cristais de gelo, e não gosto.Dai estou curtindo a idéia de comprar uma sorveteira.
meu e-mail é crisrpd_1@hotmail.com.
será um prazer receber uma msg sua!
Bjs
Cris

Helen disse...

Oi Cinara. Tudo bom?
Leio seu blog sempre, apesar de nunca ter comentado. Adoro as suas receitas e já experimentei algumas :)
Amanhã farei um post no meu blog com uma receita de sorvete de pistache, e gostaria de linkar essa página como uma alternativa para quem não tem sorveteira. Posso colocar o link?
Muito obrigada.
Beijinhos!
Helen

Cinara disse...

Helen, peço mil desculpas pela demora para responder!! Eu me mudei na semana passada e estava sem internet! Talvez vc já tenha desistido de colocar o link para cá, mas é claro que pode colocar se ainda quiser! E vou conferir seu sporbvete de pistache com certeza...
Beijos!

Claudiane Vieira disse...

Amei o blog. Sorvete é mesmo uma delícia! Também tenho uma receitinha básica no meu blog, visite http://tecendoossabores.blogspot.com/
Beijos.

Anônimo disse...

Estava vagando pela internet, como mulher não podia deixar de postar aqui,sou uma grande consumidora de sorvete ate no frio,hoje já existe no mercado preodutos novos para se fazer sorvete em casa sem sacrificios um dos produtos é o frutani com site de mesmo nome,com baixas calorias,e vegetal faz ate sorvete diet.,espero ter ajudado meu nome e Mara beijossssssss

Anônimo disse...

Olá! meu nome é Michele e adoro seu blog, tem ótimas dicas! Teus sorvetes são maravilhosos! também não tenho sorveteira, e já fiz sorvete caseiro algumas vezes. Acho essas receitas que levam creme de leite e gemas bem melhores que aquelas que usam ingredientes artificiais como emulsificantes. Mas no meu caso sempre tenho o problema de criar alguns cristais de gelo, mesmo batendo várias vezes. Outra dificuldade é que no Rio Grande do Sul não se encontra creme de leite fresco, então substituo por nata (creme de leite de pote) mais consistente que o fresco que é mais líquido. Fico imaginando se não é isso que está interferindo na cremosidade do sorvete. Alguma ideia ou sugestão?

Cinara disse...

Olá, Michelle! Obrigada pela visita e pelos elogios! Como eu não sou expert em sorvetes, não sei dizer se a nata faz diferença no lugar do creme de leite, mas você pode tentar diluir a nata com um pouco de leite para que a textura fique mais parecida. E repare que algumas receitas minhas levam creme de leite em lata ou caixinha: experimente um deles para ver como fica!
Beijos e bom final de semana!

Sorvete do Futuro disse...

Oi michelle concordo com voce o blog das Cinira e 10 desculpe por a colher, voce pode fazer o seu sorvete com emulsificantes sem gordura que é novidade, já esperimentei um deles o frutani. espero ter ajudado