domingo, março 21, 2010

Toasted Chocolate Almond Ice Cream

Como eu adoro amêndoas, adoro chocolate e adoro sorvetes cremosos com pedacinhos crocantes, a chance de não gostar deste sorvete era mínima. E eu não gostei mesmo... eu adorei!!! A base de sorvete de baunilha é doce na medida certa, e combina perfeitamente com as amêndoas cobertas de chocolate meio-amargo. Aliás, o primeiro desafio foi esse: conseguir me conter e não devorar todos aqueles pedacinhos na hora de picar a placa de chocolate com lâminas de amêndoas! O segundo desafio foi não devorar uma tigela atrás da outra deste sorvete maravilhoso. A minha sorte é que os sorvetes caseiros não rendem muito, senão eu estaria perdida. Por precaução, mandei metade do sorvete para os meus pais, que também aprovaram sem ressalvas!


Sorvete de Amêndoas Torradas com Chocolate

1 ¾ xícara de leite

2 colheres (chá) de extrato de baunilha

4 ovos grandes

3/4 xícara de açúcar

1/2 colher (chá) de sal

1 xícara de creme de leite

1 ½ xícara de amêndoas em lâminas

1 xícara de chocolate meio-amargo derretido (200g)


1. Torre as lâminas de amêndoas da maneira que preferir: eu as torro em uma frigideira antiaderente sobre fogo baixo, mexendo sempre. Podem também ser torradas no forno, aquecido a 180° C, durante 8 minutos. Espalhe as amêndoas em uma assadeira e derrame o chocolate derretido sobre elas, espalhando em seguida com uma espátula. Leve a assadeira ao freezer. Quando tiver endurecido, pique em pedacinhos. Reserve, de preferência na geladeira.

2. Em uma panela sobre fogo médio, ferva o leite com a baunilha, cuidando para não queimar. Depois de ferver, tire do fogo e deixe esfriar um pouco. Enquanto isso, bata na batedeira os ovos, o açúcar e o sal, até clarear e dobrar de volume (apenas alguns minutos).

3. Sem parar de bater os ovos, adicione o leite aos poucos, lentamente. Quando o leite estiver incorporado, coloque a mistura em uma panela e volte ao fogo médio, mexendo sem parar, até engrossar (de 5 a 10 minutos). Tire do fogo e acrescente o creme de leite (pode ser fresco, de lata ou de caixinha), misturando bem.

4. Leve à geladeira por várias horas, ou de um dia para o outro. Coloque o creme na sorveteira, seguindo as orientações do fabricante. Eu deixei bater por 25 minutos. Nos últimos 5 minutos, adicione aos poucos os pedacinhos de amêndoas com chocolate. (Eu deixei metade para misturar à mão depois, porque fiquei com medo de forçar a sorveteira!) Leve ao freezer por algumas horas antes de servir.

24 comentários:

Só Quero festa! disse...

Cinara, quero te pedir desculpas por não ter colocado seu link.Como escrevo sempre correndo, tem vezes q realmente esqueço.1000 perdões.Já fiz ate´um post falando q as receitas q faço retiro dos sites e blogs q estão em meus lugares especiais para evitar este tipo de situação.
Corrigirei isto imediatamente.
Mas fico feliz por vc ter achado que meu cake ficou fofo, eu amei!!!!mas amei tanto que coloquei no meu cardápio como opção.bjos e obrigada pela sua generosidade.

Anônimo disse...

Olá Cinara, tudo bem?

É a primeira vez que posto um comentário aqui, mas gostaria de deixar registrado que gostei muito do teu blog.

Noutro dia dei uma olhada na receita de cookies que me pareceu fácil de fazer, mas ainda não criei coragem de preparar os engordativos disfarçados, pois estou precisando perder uns quilinhos, e agora você inventa esta receita de sorvete com amêndoas ao chocolate... que qué isso?? :-)

Só me tira uma dúvida: tem como substituir a sorveteira por algum truque culinário?

Um grande abraço, parabéns e sucesso
Silvia

ameixa seca disse...

A minha sorte é não ter espaço no congelador senão eu afundava-me em gelados :) Deve ficar super bom!

Unknown disse...

Bem, este gelado deve ser uma coisa do outro Mundo. Cinara que receita fantastica, adorei. Vou ter mesmo de comprar uma maquina de fazer gelados para fazer este.

Beijinhos

Patricia Scarpin disse...

Pois este aqui vai para a lista agorinha mesmo - que delícia essa idéia de chocolate com amêndoas no meio do sorvete, Ci!
Lindo!

Lua Limaverde disse...

Amiga, que tentação é essa?! Logo agora, que perdi 2 quilinhos, hehehe. Vou ter que fazer esse sorvete! :D
Beijos!

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Cinara, vou resumir em uma só palavra, perfeito!!!, sem mais comentários, bjkas querida e uma bela semana p/ vc, ;)...

Sandra Peres disse...

Engordei só de olhar, estou com agua na boca!!!´Já foi pra minha lista...

Renata disse...

Querida Cinara. Sou nova no mundo dos blogs e estou encantada com o seu. Lindo, cheio de receitas deliciosas, e super bem explicado, passo a passo. Fiz seus muffins com gotas de chocolate e ficaram deliciosos! Se puder visite meu blog: http://cozinhadadede.blogspot.com/
Beijo grande

Junia Ansaloni disse...

Seu blog è fantàstico, tanta coisa diferente e acessivel, adoro passear por aqui !!! Bjim e boa semana .

Patrícia Gomes disse...

Humm, parece mesmo um sonho de tão bom...

Bjos
Patrícia

Ana disse...

OMG, sem palavras Ci, nao tem como nao ser bom esse sorvete! Direto p/ a "to try list" ele foi!!
Beijos!
Ana

Nereime disse...

Humm...esse sorvete lembra aquela torta de amêndoa da Sweet pimenta, quando como, peço uma fatia ultra fina e depois vou embora querendo mais...
Preciso me aventurar a fazer sorvete urgentemente antes que eu invada o monitor.
*Gamei no potinho azul!

Verena disse...

Ci, que loucura, hein??? Amei a dica da placa de chocolate com as amêndoas tostadas...isso deve ser uma coisa de comer ajoelhada!
Vou ter que fazer, não????
Beijos, saudades!

cinara cristina disse...

Adorei esta sua receita, como sempre....
Preciso de uma dica, estou indo pra Miami dia 01/04 e quero trazer uma sorveteira, vc poderia me indicar uma marca/modelo? Vou usá-la somente em casa, nada profissional.
Obrigada
Bjus
Cinara Cristina Poepper

Cinara disse...

Dea, eu não quis cobrar a inserção do link, por favor, não me entenda mal! Eu só queria ter certeza de que a receita que você fez era a minha, para poder dizer que fiquei feliz que você tenha gostado... Senão fico parecendo uma convencida, né? Mas seus cupcakes realmente ficaram lindos!

Silvia, adorei saber que você gostou do Cinara's Place! Olha, a orientação que algumas receitas de sorvete dão é que você deve levar o creme ao freezer, tirar depois de uma hora e bater na batedeira. Volte ao freezer e repita a operação de tirar e bater mais 3 vezes, com intervalos de uma hora. É trabalhoso e o resultado não fica igualzinho, mas é o único jeito para quem não tem sorveteira. No caso deste sorvete, você deve adicionar as amêndoas com chocolate na última vez que for bater. Depois me conte se decidir fazer!

Ameixa Seca, este sorvete é realmente difícil de resistir, amiga... :o)

Cacahuete, eu acho que vale a pena! Em breve o verão chega por aí, e é uma delícia fazer sorvetes em casa.

Paty, eu também achei fantástico, e não deu outra: ficou uma perdição!

Lu, será que você deve, amiga? Acho que eu engordei 2 quilinhos só comendo este sorvete! Mas confesso que valeu a pena... :oP

Ana, obrigada, querida!

Sandra, é por isso que eu dou um belo intervalo entre um sorvete caseiro e outro... ;o)

Renata, muito obrigada pela visita e pelos elogios! Adorei saber que você aprovou os muffins de chocolate... Em breve te farei uma visita, pode deixar!

Junia, obrigada, querida! Pode passear à vontade... :o)

Patrícia, o sabor é realmente incrível!

Ana, foi exatamente o que pensei quando me deparei com esta receita! E não sosseguei enquanto não fiz. Tenho certeza de que vc vai adorar!

Nereime, eu nunca comi essa torta de amêndoa, mas garanto que a sensação é a mesma: é difícil comer só um pouquinho! O potinho azul é da Camicado e foi baratinho... eu também achei muito fofo!

Verena, como eu disse, esta é uma receita que exige muita força de vontade: quase comi a placa de chocolate com amêndoas inteira! Ainda bem que fiz bastante... ;o)

Cinara Cristina, eu recomendo a minha mesmo: é uma Cuisinart da mais simples. O modelo é Cuisinart ICE-20 Automatic, e nos EUA ela custa cerca de 50 dólares. Se vc quiser imprimir a foto/especificação para levar, procure no site da Amazon. E uma ótima viagem para você, xará!! ;o)

Beijos e uma linda semana para vocês!

conceicao disse...

Deve ser mesmo uma tentação.
Bjs

Ju Terpins disse...

Ola..Cinara!!
Comecei um blog recentemente e não podia deixar de comentar vc no mesmo:

http://relatosereceitas.blogspot.com/

Foi o seu blog q me animou a escrever um pouco tbm e postar receitas q gosto!!
Bom..aguardo um contato

Obrigada

Alisa-Foodista disse...

It looks really delicious! You did a wonderful job with it :)

Richie disse...

Cinara, chocolate + amêndoas + baunilha é pra ninguem botar defeito, né? O aspecto está delicioso, a foto da placa de chocolate está pecadora e eu to querendo uma sotveteira pra poder fazer o seu sorvete!rsrs

alias, pais de sorte os teus!

bjim

João Mario disse...

Que delícia de blog. Estou seguindo! Fica o convite para visitar o meu.

Um abraço

João Mario

http://picadinhodebacana.blogspot.com

Flavinha disse...

Eu adorei também!

Mas sabe que nunca me aventurei a fazer sorvetes? Claro, me falta a máquina!

Ficou de dar água na boca!

Beijinhos

Cinara disse...

Conceição, o pior é que é... ;o)

Ju, fico feliz em saber que o Cinara's Place foi uma inspiração para você! Pode deixar que vou visitar sem blog sem falta!

Thank you very much, Alisa!

Richie, ainda bem que eu sou uma pessoa que tem força de vontade, senão teria comido a placa de chocolate com amêndoas inteirinha... ;o)

Obrigada, João Mario! Vou te visitar em breve!

Flavinha, eu tinha uma única receita de sorvete de chocolate que era de bater no liquidificador, mas como ia gordura hidrogenada, eu raramente fazia. Agora, com a sorveteira, as possibilidades são infinitas!

Beijos e uma ótima semana para vocês!

Juliana disse...

Cinara, fiquei encantada com esse sorvete!! Deve ser uma delícia encontrar os pedacinhos de amêndoa e chocolate no meio...hummmm

Beijinhos