quarta-feira, março 10, 2010

Banana Cookies

Só agora, na hora de escrever este post, percebi que esta receita de cookies de banana é do mesmo autor da receita de Red Velvet Cupcakes, também publicada no Simply Recipes! Estou com a ligeira impressão de que devo explorar mais as receitas do Garrett, do blog Vanilla Garlic, pois estas duas foram aprovadíssimas! Esta receita de cookies de banana estava arquivada há algum tempo, e como tem feito um calor infernal por aqui e as bananas amadurecem rápido demais, gosto de procurar receitas novas para fazer algo com elas. Eu gostei muito destes cookies, só acho que preciso deixar uns minutinhos a mais no forno, para ficarem mais crocantes.


Cookies de Banana

1/2 xícara de manteiga sem sal, em temperatura ambiente

1 xícara de açúcar

1 ovo, em temperatura ambiente

1 xícara de banana amassada (cerca de 2 ½ bananas grandes)

1 colher (chá) de bicarbonato de sódio

2 xícaras de farinha de trigo

Uma pitada de sal

1/2 colher (chá) de canela em pó

1/2 colher (chá) de noz-moscada

1/2 colher (chá) de cravo em pó (não usei)


1. Pré-aqueça o forno a 180° C. Bata a manteiga e o açúcar na batedeira até formar um creme leve. Adicione o ovo e bata até incorporar.

2. Em uma tigela, misture a banana amassada com o bicarbonato. Deixe descansar por 2 minutos. O bicarbonato vai reagir com o ácido das bananas, fazendo com que os cookies cresçam.

3. Adicione a mistura de banana à mistura de manteiga. À parte, misture a farinha, o sal e as especiarias, peneire-as sobre o creme de banana e manteiga e misture até incorporar.

4. Coloque porções da massa em assadeira forrada com papel-manteiga (não é preciso untar). Asse de 11 a 13 minutos, ou até dourar. Deixe esfriar sobre grades.

Rende cerca de 30 cookies.

23 comentários:

Claudia Lima disse...

Eu tb adoro as receitas do Garret. Tenho várias arquivadas.
Amo bananas, uma fruta super versátil.
Já fiz algumas receitas de biscoitos com banana e ficam realmente ótimos!
Bjs :)

Elisabete disse...

Maravilhosos cookies. Devem ser deliciosos.

Richie disse...

Oi Cinara!

Fiz a tua receita de Red Velvet, postei lá no Cozinha Coletiva, depois olha lá pra ver se vc aprova ;)

Esses cookies tão de babar.. pela foto parece q ficam macios, tipo pão de mel... ou fica sequinho mesmo?

bjo!

Carol Fernandes disse...

Ci, continue postando essas delícias e a gente vai aproveitando!!! hehehe...meu inglês não é lá essas coisas e quando preciso de ajuda e vou ao Google...aaaffff...o tradutor deles é triste e como sei que essa é a sua profissão...rsrsrs...vamos aproveitar!
Beijos doces, querida e um lindo dia pra vc!

Unknown disse...

Adoro bolachas, adoro banana, detesto deitar fruta estragada fora. Nada como aproveitar esta receita para usar as bananas ja para la de maduras. Bela sugestao.

Beijinhos

Nane Cabral disse...

Olá Cinara, adorei essa receita, sou louca por banana. Amei seu blog e já estou te seguindo. Tb tenho um blog de culinária, qdo puder me faça uma visitinha. Bjinhos, Nane www.vovoqueensinou.blogspot.com

ameixa seca disse...

Gosto de doces feitos com banana mas também as uso mais no calor, quando elas não aguentam muitos dias e amadurecem bem rápido :) Devem ser óptimos com o delicioso gostinho de canela!

Verena disse...

Amiga, mais uma delícia de receita! Realmente esse calor deixa as bananas maduras num triz!
As minhas estão esperando para serem usadas...gritando da fruteira...!
Adorei!
Um beijo e saudades!

Carolina disse...

estou completamente viciada no seu blog! só queria tempo pra poder testar todas essas receitas! A unica que consegui até gora foram os cookies de M&Ms que ficaram divinos!!

Nereime disse...

Essa receita é daquelas que temos que ter sempre a mão ...aqui em casa não pode faltar banana...e nada melhor que variar seu aproveitamento!!!
bjokas

Isabelocas disse...

Olá
Venho sempre espreitar as suas receitas, são sempre fantásticas, hoje fiz estes biscoitos e gostei muito, obrigada.
Bjs

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Cinara, magnífico, pois vou lhe dizer minha amiga, banana é tudo de bom e mais um pouco, transformada em cookies, é um pecado, tá lindo querida, bom fim de semana p/ vc, bjkas ;)...

Cinara disse...

Cláudia, eu acho que só tinha estas duas receitas do Garrett arquivadas, mas agora preciso conferir, talvez haja outras! Eu também adoro tudo que leva bananas, só não gosto de banana empanada com a comida.

Obrigada, Elisabete!

Richie, pode deixar que vou conferir os seus cupcakes! E você acertou na mosca: estes cookies ficam com a textura de pão de mel, bem macios. Mas acho que a parte de fora poderia ficar mais sequinha, por isso vou deixar alguns minutos a mais no forno na próxima vez!

Carol, o tradutor do Google (bem como a maioria dos tradutores eletrônicos) realmente deixa a desejar... Sempre que precisar de alguma ajuda, pode me escrever, OK?

Cacahuete, eu também fico aborrecida quando tenho que jogar frutas (e comida em geral) no lixo. Por isso sempre fico feliz quando encontro boas receitas para aproveitá-las!

Nane, fico feliz em saber que você gostou do Cinara's Place! Vou visitar seu blog em breve, pode deixar!

Ameixa Seca, a combinação de banana com canela é maravilhosa mesmo, eu adoro!

Verena, hoje pensei em você, amiga: fiz um sorvete que você vai adorar! Em breve ele aparece por aqui... ;o)

Carol, obrigada pelos elogios! Adorei saber que você aprovou os cookies de M&Ms! Não deixe de me contar quando fizer outra receita, OK?

Nereime, eu achei estes cookies melhores que o bolo de banana, que acaba ficando seco demais se demoramos demais para comer. Já estes cookies podem até ser congelados!

Isabelocas, adorei saber que você já fez os cookies de banana e que aprovou! Obrigada pela visita e pelos elogios!

Ana, bananas são gostosas de qualquer jeito, não são, amiga? Eu também adoro!

Um grande beijo e um lindo final de semana para vocês!

Fernanda B disse...

Também não suporto jogar comida fora, ainda mais bananas que são tão deliciosas e porem ser aproveitadas de diversas maneiras!
Cinara, queria tirar uma dúvida sobre seus pães. Vi que suas receitas são para máquina de pão, mas queria saber se quem não tem uma pode fazer também, se dá de usar as receitas para o forno. Obrigada.

Rafael disse...

Obrigado pelo link, Cinara.
Ficaram lindos, nossa. E parecem delíciosos, quem sabe um dia eu tente fazer. =p

Patrícia Gomes disse...

Sou louca por banana, e com certeza experimentarei essa receita!

Xerinhos
Patrícia

Lua Limaverde disse...

Como eu adoro muffins de banana, provavelmente eu iria adorar esses cookies! E os red velvet ficaram lindos também! Beijos, amiga! ;D

Cinara disse...

Nanda, o que acontece é o seguinte: a maioria das receitas feitas à mão pode ser adaptada para a máquina de pão, mas o contrário nem sempre dá certo. Então você teria que procurar a mesma receita com o modo de fazer manual. Os cinnamon rolls, por exemplo, podem ser feitos à mão. Se você quiser a receita, me mande um email que eu te mando!

Rafael, pode fazer estes cookies sem medo: são muito fáceis!

Patrícia, espero que você goste!

Lu, estes cookies ficam com a textura de um pão de mel, eu não conseguia parar de comer!! Esse é o problema de gostar de cozinhar, não é, amiga? ;o)

Beijos e uma ótima semana para vocês!

bete disse...

Cinara, eu assisti voce em algum programa de culinara, mas não lembro qual foi. Eu ouvi voce dizer que tinha um blog de comida americana e aí eu anotei o seu nome o o nome da receita que voce fez (whoopie pies). Agora eu entrei no seu blog e adorei. Que blog maravilhoso. Espero que voce não se desfaça dele. Tchau. Bete.

Cinara disse...

Obrigada, Bete! Não pretendo me desafazer dele tão cedo, pode deixar... ;o)
Beijos e feliz 2011!

sweet_lorraine disse...

Olá Cinara!
TODAS as receitas que faço do seu blog, ficam perfeitas.
Hoje fiz o cookie e como sempre, nota 10.
Obrigada pelo blog!
Amo seu trabalho!

Cinara disse...

Que bom que você gostou, Sweet Lorraine! Eeu é que agradeço seus elogios e seu carinho! :o)
Beijos e bom final de semana!

Unknown disse...


It gave me great quinces, and the recipe that I am not happy, I am very grabs! thank you in advance
I board a good recipe already dealt a site like this
recette couscous