domingo, setembro 26, 2010

Garlic Mashed Potatoes

Mesmo adorando batatas de todos os jeitos, sempre tive muita preguiça de fazer purê de batatas em casa. Eu *amo* purê de batatas e sei que é fácil demais de fazer, mas eu simplesmente não tenho esse hábito. Ou melhor, não tinha. Depois que muitos leitores me escreveram pedindo a receita do purê de batatas com alho do Outback, decidi pesquisar e achei uma receitinha facílima e deliciosa! Só que ela não é igual à do Outback: é mil vezes melhor, na minha humilde opinião. O purê do restaurante é muito seco para o meu gosto e, ao fazer em casa, cada um pode deixar o purê na textura que preferir!


Purê de Batatas com Alho

1,4kg de batatas descascadas e cortadas em pedaços médios

1 colher (chá) de alho em pó

1 colher (chá) de sal

1/2 colher (chá) de pimenta-do-reino (preta ou branca)

2/3 xícara de leite

3 colheres (sopa) de manteiga

Coloque as batatas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo alto até ferver. Abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos, ou até as batatas ficarem bem macias. Escorra as batatas e volte a panela para o fogo baixo. Adicione o alho em pó, o sal e a pimenta. Amasse as batatas com um amassador, adicionando o leite aos poucos, e depois a manteiga. Quem não tiver problemas com a gordura pode usar creme de leite em vez do leite, em quantidade um pouco menor. Eu testei dos dois jeitos, e preferi com creme de leite: o purê fica com uma cremosidade incrível!

Eu encontrei esta receita no site da McCormick, que fabrica o alho em pó que costumo usar. Além do alho em pó vendido a granel, já existem várias marcas desse ingrediente à venda no Brasil, mas quem não tiver pode usar alho fresco, em pasta ou em flocos. Segue a tabela de substituição que encontrei em vários sites:

1 colher (chá) de alho em pó equivale a

8 dentes de alho amassados, ou

4 colheres (chá) de alho em flocos, ou

4 colheres (chá) de alho em pasta


Atualização em 20/10/2010:

Nos comentários, as queridas Ana e Karinny sugeriram usar alho assado neste purê! Eu adorei a sugestão, então segue aqui uma receita de alho assado que eu publiquei há algum tempo:

Alho Assado

Cabeças de alho

Azeite

Sal

Pimenta-do-reino

Temperos a gosto (opcional)

Tire as cascas soltas das cabeças de alho, sem soltar os dentes. Corte a parte de cima das cabeças de alho, deixando parte dos dentes exposta. Eu usei um garlic baker, mas vocês podem usar qualquer recipiente pequeno que vá ao forno, forrado com papel alumínio. Coloque as cabeças de alho sobre o papel alumínio, derrame cerca de 1 colher (chá) de azeite por cima de cada cabeça e tempere com sal e pimenta a gosto. Se preferir, acrescente raminhos de tomilho ou alecrim. Cubra com outra folha de papel alumínio, sem encostar nas cabeças de alho, para que o ar circule dentro do "pacotinho". Asse em forno pré-aquecido a 180° C, durante 1 hora. Sirva em seguida como aperitivo ou utilize em receitas.

16 comentários:

Quéroul disse...

outro dia eu fiz uma skordalia - que é exatamente o purê de batatas com alho, um pouco mais molinho pra ser servido com carnes e afins. é uma receita grega, que eu adoro.
não sabia que o Outback (blé) faz também.

mas eu usei o alho amassadinho mesmo; nunca usei em pó.
;)

é uma delícia, né? ô bafinho bom.

Ana disse...

Pure de batatas eh uma delicia, puro comfort food!
Eu adoro fazer com roasted garlic (alho assado). Asso uma cabeca pequena inteira de alho e dai misturo com as batatas conforme passo elas pelo espremedor. Fica uma delicia!
(parece bastante alho uma cabeca, mas quando assa ele fica com o sabor bem leve e adocicado e se colocar pouquinho nem da p/ sentir no meio das batatas, rs!)
Ana

ameixa seca disse...

Adoro puré de batata mas com o alho só pode melhorar. É um sabor que, embora não seja dos mais agradáveis, gosto muito :)

Karinny Cezar disse...

Cinara vi o seu blog citado no Canto da Lu e já virei fã e assinei o feed. Delícia!
Ah, aqui no Canadá a gente faz rosted garlic enrolando os dentes de alho no papel alumínio e colocando no forno até ele ficar molinho daí é só espremer junto das batatas, o sabor é bem mais leve.

Quitutes da Juju disse...

Perfeito acompanhamento para carnes. Delícia!!!! Bjs Juju

http://quitutesdajuju.blogspot.com

Mulher Poderosa disse...

Amo Pure!! Amei o blog!
manualdamulherpoderosa.blogspot.com
beijos

Anônimo disse...

Eu tb adoro purê...
Mas eu bato na batedeira as batatas cozidas, leite, margarina, sal...fica bem cremoso... receita da mamãe hehehehe
Nunca experimentei com alho, o pessoal aki de casa irá adorar..

Unknown disse...

Olá Cinara! estava correndo atrás de receitas de cupcakes e achei o seu blog e gostaria de dizer que adorei muito! Além de cupcakes, tenho "copiado" muitas receitas que você coloca no blog e sempre sai ótimo. Parabéns pelo blog. Boa sorte! Beijos, Erica do Rio de Janeiro!!!

FP disse...

querida amiga, sei que voce faz seu blog baseado na cozinha americana, mas ja que fez esta delicia de pure, tenta esta outra... se chama aligot e eh um espetaculo ... o que eh? http://en.wikipedia.org/wiki/Aligot
e o como se faz -
Ingredients
1 kg floury potatoes, such as King Edwards
2 large cloves garlic
60 g unsalted butter
120 ml cream
300 g tomme de cantal cheese, cut into very thin slices (see cook’s note below)
hot milk, for mixing

Method
1. Cook the potatoes in their skins until tender. Remove the skins and sieve them to give a dry purée. Season to taste with salt and freshly ground black pepper.

2. In a small bowl, crush the garlic with a little salt to soften.

3. Heat the butter and cream in a heavy saucepan until the butter has melted, add the potato and stir until thoroughly combined and hot. Add the garlic.

4. Stir in the cheese, all at once, and beat vigorously until the mixture becomes smooth and elastic. It should pull into bubblegum-like strings when you lift the spoon: if the mixture is too stiff, add a little hot milk.

5. Aligot should be served as soon as it is made.

No DOM (SP) eles fazem com queijo minas e gruyere... http://wn.com/Como_se_Faz_Purê_de_batata_com_queijo_aligot

depois me conte o que vc achou! XXX FER

ELIANE TAVEIRA disse...

Amoo purë de batatas, mas não sou a única, esse é um prato apreciado por muitos!
Bjuss

Eliane

maybe disse...

I'm appreciate your writing skill.Please keep on working hard.^^

liv disse...

adorei a receita de melting moments!
todo mundo adorou aqui em casa!
prox fds eu faço esse purê =D
bjs

Priscila Beneducci disse...

Oi Cinara que legal, vou tentar fazer do seu jeito.

Sula disse...

Cinara, descobri o seu blog há pouco tempo mas estou completamente APAIXONADA por tudo aqui, além de ser lindo, tem bom gosto nas receitas e nos comentários. Adorei. Saiu na Isto é hoje uma matéria falando que o programa da Martha Stweart vai ser transmitido pela GNT de segunda à sexta às 17hrs. Peninha que vai ser dublado! Mas só de passar o programa já fico feliz! Abraços.
A notícia está aqui: http://www.terra.com.br/istoegente/44/divearte/tv_martha.htm

Sulamita

Cinara disse...

MENINAS, EU IMAGINO QUE ESTE PURÊ DEVA FICAR AINDA MELHOR COM O ALHO ASSADO... EU TENHO UMA RECEITA DE ALHO ASSADO AQUI NO BLOG, QUE EU FAÇO EM UM RECIPIENTE PRÓPRIO. VOU COLOCAR A DICA DE VOCÊS NO POST!!

Fer, agora eu *preciso* experimentar esse aligot!!! It sounds delicious... Eu te aviso depois que fizer! Obrigada pela dica, querido! ;o)

Sulamita, eu traduzo Jamie Oliver para o canal GNT, mas não sabia da chegada da Martha Stewart! Deve ser porque eu só tenho feito traduções para legenda. Eu gosto do programa dela, mas dublado deve ser esquisito demais... :o(

Um beijão para vocês!

luada disse...

ótimas receitas dicas muitos legais obrigada